21 de setembro é Dia da Árvore e Dia do Fazendeiro. Veja as datas comemorativas de hoje, quarta

Também é Dia de São Mateus e o dia dos orixás Iansã, Obá e Xangô. Veja as celebrações de 21 de setembro e o que postar nas redes sociais!

cartão rosa onde está escrito 21 de setembro e datas comemorativas. Ao lado, há um buquê de mosquitinhos
Compartilhe

Hoje é 21 de setembro! Ainda que não seja um feriado nacional, é um dia com comemorações muito relevantes. Por isso, aqui você aprende um pouco sobre a importância e a história de cada uma delas.

De maneira idêntica, o Fashion Bubbles preparou ideias de conteúdo temático, mensagens e cartões virtuais que você pode compartilhar nas redes sociais. Então, continue lendo e aproveite para gerar engajamento dos seus seguidores!

Quando é dia 21 de setembro?

mensagem de bom dia para 21 de setembro escrita em foto de nascer do sol em estrada
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Em 2022, 21 de setembro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 264º dia do ano. Por consequência, agora faltam 101 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é minguante e a estação em que estamos é o inverno.

Assim sendo, nos encontramos no final do nono mês do ano! Aproveite, logo depois, para conferir as datas comemorativas e os feriados do mês no calendário de setembro de 2022. Lá você ainda encontra ideias de conteúdo para postar nas suas redes sociais.

  • Sem dúvida, você vai gostar de Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Ouça, no Spotify, o horóscopo de hoje para o seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 21 de setembro?

fundo amarelo com símbolos do zodíaco e características do signo de Virgem escritas
Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 21 de setembro são de Virgem. Com toda a certeza, os virginianos são conhecidos por serem perfeccionistas e por possuírem um amor pela limpeza e pela organização.

Ademais, pessoas desse signo são atentas, sagazes, sinceras e confiáveis. Só que podem ser críticas em excesso e, assim, se mostrarem ansiosas e impacientes.

O que se comemora no dia 21 de setembro?

Quer descobrir o que é celebrado no dia 21 de setembro? Então, saiba tudo sobre o Dia da Árvore, o Dia do Fazendeiro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Dia do Adolescente, o Dia dos Tios, o Dia Internacional da Paz, o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer.

  • Ademais, confira Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia da Árvore

A data foi criada com o intuito de conscientizar sobre a importância de preservar a natureza. Além disso, 21 de setembro foi a escolha por causa de sua proximidade com o início da primavera.

Não deixe esse dia passar em branco! Aproveite o tema sustentabilidade e aplique para a sua área de atuação. Por exemplo, se você gerencia as redes sociais de um escritório de advocacia, que tal fazer um post com as ações dos funcionários para economizar papel?

  • Leia ainda mais O que é ESG? Saiba quais são as práticas da governança ambiental, social e corporativa

Dia do Fazendeiro

21 de setembro também é dia de homenagear os empresários do ramo da agropecuária, que trabalham na produção de alimentos.

Se você cuida do perfil de um supermercado, é uma boa oportunidade para postar um pouco sobre seus fornecedores!

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Instituída pela Lei nº 11.133/2005, a data tem objetivo de mostrar a importância de promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Vale compartilhar nos seus Stories algumas dicas de como as empresas podem favorecer o bem-estar de quem é PCD no dia a dia.

Dia do Adolescente

Ainda é em 21 de setembro que celebramos a fase em que o ser humano mas passa por mudanças, não só físicas, como também emocionais e mentais. A data é comemorada desde 1996, a partir da proposta de lei feita pelo deputado Horário de Matos Neto (1951-2008).

Dia dos Tios

Conhecida também como Dia da Tia e Dia do Tio, a data tem origens desconhecidas. Mas uma coisa é certa: serve para celebrar pessoas muito importantes em nossas vidas!

Então, não deixe a data passar em branco. Poste um cartão virtual no seu feed e peça que seus seguidores marquem os tios a fim de homenageá-los!

Dia Internacional da Paz

Esta iniciativa mundial, estabelecida pelas Nações Unidas em 1981 e celebrada desde 1982, serve para pensar em maneiras de promover o fim dos conflitos entre os povos.

Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer

A data, instituída no Brasil pela Lei nº 11.736/2008, tem o intuito de conscientizar sobre a doença descrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer.

Causada pela morte de células cerebrais, a condição tem sintomas como demência, perda de memória, de orientação e de atenção, além de dificuldades de linguagem.

  • Decerto, você vai se interessar por Cérebro saudável: 9 hábitos que você precisa parar

Próximas datas comemorativas do mês de setembro

  • 22 de setembro – Início da Primavera, Dia do Contador, Dia Mundial Sem Carro, Dia da Juventude do Brasil, Dia da Banana, Dia Nacional de Defesa da Fauna, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens, Dia Mundial da Leucemia Mieloide Crônica e Dia de São Maurício;
  • 23 de setembro – Dia do Sorvete, Dia dos Filhos, Dia do Soldador, Dia de Combate ao Estresse, Dia Mundial das Línguas Gestuais, Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, Dia do Técnico Industrial, Dia do Técnico em Edificações e Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças;
  • 24 de setembro – Dia do Mototaxista em São Paulo;
  • 25 de setembro – Dia Nacional do Trânsito, Dia Internacional do Farmacêutico, Dia do Rádio e Dia da Radiodifusão;
  • 26 de setembro – Dia dos Primos. Dia Nacional dos Surdos, Dia Mundial do Mar, Dia Interamericano das Relações Públicas e Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares;
  • 27 de setembro – Dia de São Cosme e Damião, Dia Nacional de Doação de Órgãos, Dia do Encanador, Dia Mundial do Turismo, Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo e Dia Nacional dos Vicentinos;
  • 28 de setembro – Dia do Hidrógrafo, Dia Mundial de Luta contra a Raiva, Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, Dia da Lei do Ventre Livre e Dia de São Venceslau;

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Com o objetivo de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 21 de setembro?

Em 21 de setembro, a Igreja Católica celebra o Dia de São Mateus, o Dia de São Pânfilo e o Dia de Santa Efigênia. Saiba o porquê!

21 de setembro: conclusão

Mesmo que não seja feriado, 21 de setembro é quando se celebram santos, orixás e datas comemorativas. Como vimos anteriormente, é o Dia da Árvore, o Dia do Fazendeiro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Dia do Adolescente, o Dia dos Tios, o Dia Internacional da Paz, o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer.

Além disso, é o Dia de São Mateus, o Dia de São Pânfilo e o Dia de Santa Efigênia. Fora que toda quarta-feira é dia dos orixás Xangô, Iansã e Obá.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares