Hoje é dia 26 de março! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 26 de março?

Bom Dia frases
Nesse sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 26 de março cai em um sábado. Trata-se do 85º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 280 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na outono. Nascidos em 26 de março são do signo de Áries.

Assim sendo, estamos no final do terceiro mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de março de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 26 de março?

Áries março
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 26 de março são de Áries. Sem dúvida, os arianos são conhecidos por serem pessoas sinceras, competitivas, corajosas e impacientes.

Similarmente, pessoas desse signo amam um novo desafio e por isso não gostam tanto de repetição. Sendo assim, tendem a ser líderes natos e por isso são mais propensos a trabalharem em áreas como empresário, bombeiro, cirurgião ou até mesmo de forma autônoma.

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum
Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Com o objetivo de homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual da orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá
Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 26 de março?

No dia 26 de março, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Larissa.

Santa Larissa

Santa Larissa é contada entre o grupo de 26 mártires que foram mortos pelos godos, por volta de 375 d.C. De acordo com antigos registros, 308 cristãos foram queimados até a morte, por conta de sua fé em Jesus Cristo, durante o tempo dos imperadores Valentiniano, Valente e Graciano.

Como resultado, 26 deles têm seus nomes reconhecidos. Estes, incluem o nome de Santa Larissa, virgem e mártir.

Oração a Santa Larissa

“Ó Deus, que destes a Santa Larissa a graça de perseverar na fé até o fim, a tal ponto de entregar a própria vida por causa de vosso Filho Jesus Cristo, dai também a nós a graça da perseverança e da coragem de testemunhar a fé em todas as situações da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. Santa Larissa, rogai por nós.”

Oração a Santa Larissa
Fonte: Canva (adaptado)

O que se comemora no dia 26 de março?

Você não sabe o que se comemora no dia 26 de março? Então, confira mais a seguir sobre o Aniversário de Porto Alegre, Dia do Cacau, Hora do Planeta, Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia e Dia do Mercosul.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Aniversário de Porto Alegre

No dia 26 de março, celebra-se o Aniversário de Porto Alegre. Fundada em 1772, por 60 casais portugueses, a cidade completa 250 anos em 2022.

Dessa forma, apesar da data não ser considerada um feriado municipal, durante o dia acontecem diversas comemorações pela cidade. São exemplos, atividades culturais como eventos musicais, feiras e outras opções de lazer para os porto-alegrenses.

Aniversário de Porto Alegre
Fonte: Canva (adaptado)

Em seguida, confira mensagens de homenagem à Porto Alegre.

Frases de Aniversário de Porto Alegre

  • Parabéns para essa cidade tão apaixonante, que dia 26/03 completa mais um ano! Feliz Aniversário POA!
  •  26 de março é o aniversário de Porto Alegre! Te carrego no peito, minha cidade!
  • Eu amo minha cidade, e hoje, mais do que nunca, é dia de declarar meu amor por ela. Feliz 26/03, Porto Alegre!

Dia do Cacau

No dia 26 de março, se comemora o Dia do Cacau. O Cacau, fruto típico da América Central e do Sul, é rico em antioxidantes. Com isso, ele faz bem para o coração e ajuda a melhorar o humor.

Sendo assim, o fruto é a principal matéria-prima para a produção do chocolate. E, por estar, justamente, próximo à Páscoa, algumas pessoas consideram o dia 26 de março como o Dia do Chocolate.

Por outro lado, o Brasil é o quinto maior produtor de Cacau do mundo, por isso o fruto é considerado um dos símbolos do país.

Dessa forma, caso você esteja em dúvida de como comemorar esse dia, fica a dica: coma bastante chocolate!

Dia do Cacau 26 de março
Fonte: Canva (adaptado)

Hora do Planeta

No dia 26 de março, acontece a Hora do Planeta. A Hora do Planeta é um movimento, organizado pelo World Wildlife Fund (WWF), que visa conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar do planeta, principalmente contra impactos ambientais negativos.

Dessa forma, a Hora do Planeta surgiu em Sidney, na Austrália, em 2007 e atualmente é realizada em mais de 180 países, incluindo o Brasil.

Em 2022, o evento, que consiste em todo o mundo apagar as luzes por uma hora, está marcado para o dia 26 de março às 20h30, horário local.

Hora do planeta
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia

No dia 26 de março, todo o mundo é convidado a usar a cor roxa, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia.

A data foi criada em 2008, por uma criança de nove anos, chamada Cassidy Megan, com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS).

Dessa forma, a epilepsia é uma condição médica, onde durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais, descargas ou impulsos elétricos incorretos.

Assim, essa condição é reversível e temporária, ou seja, após um período, a pessoa volta ao seu estado normal.

 Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, 25 de março
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Mercosul

Hoje, dia 26 de março, comemora-se o Dia do Mercosul. A data é uma homenagem ao surgimento do Mercado Comum do Sul (Mercosul), através da assinatura do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991.

Dessa maneira, o Mercosul é um bloco econômico integrado por cinco países do Cone do Sul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. No entanto, este último, está temporariamente suspenso do bloco, por não cumprir alguns dos objetivos traçados. 

Sendo assim, o bloco tem como principal objetivo promover a união dos países da América do Sul, nos quesitos políticos, sociais e econômicos. Além de também, visar preservar a democracia dos países sul-americanos.

 Dia do Mercosul
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de março

  • 27 de março – Dia do Circo e Dia Mundial do Teatro;
  • 28 de março – Dia do Diagramador e Dia do Revisor;
  • 29 de março – Aniversário de Salvador e Aniversário de Curitiba;
  • 30 de março – Dia Mundial do Transtorno Bipolar e Dia Mundial da Juventude;
  • 31 de março – Dia da Integração Nacional e Dia da Saúde e Nutrição.

26 de março: conclusão

Embora 26 de março não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco Aniversário de Porto Alegre, Dia do Cacau, Hora do Planeta, Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia e Dia do Mercosul.

Ao mesmo tempo, é o Dia de Santa Larissa. Fora que todo sábado é dia das orixás Oxum e Iemanjá.