Foto escrito 27 de setembro com flor branca e papel no asfalto

27 de setembro é Dia Mundial do Turismo. Veja as datas comemorativas de hoje, terça

Também é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e dia do orixá Oxumarê. Veja celebrações de 27 de setembro e frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 27 de setembro! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 27 de setembro?

Ilustração de bom dia com foto de mesa com materiais em rosa e vermelho
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 27 de setembro cai em uma terça-feira. Trata-se do 270º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 95 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é nova e estamos na primavera. Nascidos em 27 de setembro são do signo de Libra.

Assim sendo, estamos no final do nono mês o ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de setembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 27 de setembro?

Ilustração do signo de libra
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 24 de setembro são de Libra. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem sinceros, charmosos e alegres.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características diplomáticas e por isso, costumam ser delicados e sociáveis. Além disso, os librianos também são pessoas muito indecisas, o que pode gerar uma dificuldade para tomar decisões.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões que exigem a capacidade de ouvir outras pessoas ou até mesmo algo mais intelectual. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como conciliador, psicólogo, maquiador, juiz e publicitário.

O que se comemora no dia 27 de setembro?

Você não sabe o que se comemora no dia 27 de setembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Nacional de Doação de Órgãos, Dia do Encanador, Dia Mundial do Turismo, Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo e Dia Nacional dos Vicentinos.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia Nacional de Doação de Órgãos

Hoje, dia 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. A data foi instituída através da Lei nº 11.584, de 2007, em homenagem ao dia em que foi realizado o primeiro transplante do mundo.

Com isso, ela visa conscientizar a população brasileira acerca da necessidade da doação de órgãos. Então, se você deseja ser um doador é necessário conversar com sua família e amigos.

Além disso, caso gerencie um perfil na rede social sobre saúde, não deixe de publicar um incentivo!

Ilustração com fita verde para o Dia Nacional de Doação de Órgãos
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Encanador

No dia 27 de setembro, celebra-se o Dia do Encanador. A data é uma homenagem aos profissionais responsáveis nos serviços de água e esgoto em moradias e empresas.

Eles são essenciais para o bem-estar e qualidade de vida da sociedade. Afinal, sem eles não conseguiríamos viver confortáveis nas cidades.

Então, se você conhece algum encanador, não deixe de enviar uma mensagem o parabenizando pela data!

Ilustração com desenho de encanador para o Dia do Encanador
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Mundial do Turismo

No dia 27 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Turismo. A data foi instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMIT), em 1980, em comemoração ao aniversário de uma década da instituição.

Assim, o dia tem como objetivo ressaltar a importância do turismo para a cultura e economia de um país.

Ilustração do Dia Mundial do Turismo
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo

Além do Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro, também se comemora o Dia do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo. A data é uma homenagem à profissão que foi reconhecida em 2012, através da Lei Federal nº 12.591.

Com isso, o dia visa celebrar os profissionais que se formaram no curso de turismo ou hotelaria e são responsáveis pelo planejamento de ações desta atividade.

Com isso, se você conhece algum Turismólogo, não deixe de enviar um cartão virtual em homenagem a data!

Ilustração do Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Nacional dos Vicentinos

Hoje, dia 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional dos Vicentinos. A data foi instituída através do projeto de Lei n 5.150, promulgado em 2001.

Nesse sentido, os Vicentinos são cristão católicos que prestam assistência às pessoas que estão passando por necessidades. No Brasil, a Sociedade de São Vicente de Paulo foi fundada em 1827 e atualmente possui cerca de 153 mil membros.

Ilustração do Dia Nacional dos Vicentinos
Fonte: Pinterest / Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de setembro

  • 28 de setembro – Dia do Hidrógrafo, Dia Mundial de Luta contra a Raiva, Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, Dia da Lei do Ventre Livre e Dia de São Venceslau;
  • 29 de setembro – Dia do Anunciante, Dia Mundial do Petróleo, Dia Mundial do Coração, Dia Marítimo Mundial e Dia dos Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel;
  • 30 de setembro – Dia da Secretária, Dia da Bíblia Católica, Dia da Navegação, Dia Nacional do Jornaleiro, Dia Mundial do Tradutor e Dia Internacional da Tradução.

Terça-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a terça-feira é dia de 1 orixá: Oxumarê. Logo depois, veja como homenageá-lo!

Oxumarê

Oração a Oxumarê
Oração a Oxumarê. Fonte: Canva (adaptado)

Também conhecido por renovar nossa criatividade, Oxumarê, acaba com ciclos dolorosos, trazendo alegria e nos fazendo tomar as melhores decisões para a vida. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas nas cores branca, ou bicolores amarela e verde.

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Aberém, uma comida feita com milho moído, macerado em água e cozido em folhas de bananeiras secas.

Qual o santo do dia 27 de setembro?

No dia 27 de setembro, a Igreja Católica celebra o o dia de Dia de São Cosme e Damião e São Vicente de Paula.

São Cosme e Damião

Hoje, dia 27 de setembro, a Igreja Católica celebra o Dia de São Cosme e Damião. Por conta da tradição, o dia dos santos é celebrado no dia 27, porém, em 1969, a religião católica alterou a data para o dia 26 de setembro, com o objetivo de não chocar com o Dia de São Vicente de Paula.

Dessa maneira, São Cosme e Damião eram irmãos e médicos que faziam as consultas sem cobrar nada em troca. Por isso, eles são considerados os padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos, além de protetores das crianças.

Neste dia, é comum as crianças irem pedir doces nas ruas com cristãos que estão pagando promessas para os santos.

Além disso, o Dia de São Cosme e Damião também é celebrado no dia 27 de setembro por seguidores de religiões de matrizes africanas, como o candomblé, xangô e umbanda.

Oração a São Cosme e Damião

“São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: ‘Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu’. São Cosme e Damião, rogai por nós. Amém”.

Ilustração da Oração a São Cosme e Damião
Fonte: Canva (adaptado)

São Vicente de Paula

No dia 27 de setembro, a Igreja Católica celebra o Dia de São Vicente de Paulo. Vicente foi um grande devoto do amor de Deus e não ficou parado diante dos problemas dos outros.

O santo além de participar ativamente na Reforma Católica que aconteceu na França, ele trabalhou em uma paróquia, onde convivia diariamente com a miséria e também foi o responsável por fundar a Congregação da Missão.

Dessa maneira, São Vicente de Paula faleceu em Paris, em 27 de setembro de 1660, aos 79 anos.

Oração a São Vicente de Paulo

“São Vicente, que tanto vos compadecestes dos pobres, eu vos peço, olhai para mim! Sou Pobre, mas tenho fé! Há gente mais pobre do que eu: são aqueles que não tem fé; porque esses têm a alma vazia. São Vicente, conservai minha riqueza, que é a fé; mas eu vos peço, aliviai também minha pobreza. Ajudai-me a adquirir ao menos o necessário para me alimentar bem, para me vestir honestamente e comprar os remédios que me conservam a saúde e as forças necessárias para fazer os meus trabalhos e cumprir as minhas obrigações e assim poder ser útil à minha família e a todos os que precisarem de minha ajuda. Amém.”

Ilustração para a oração a São Vicente de Paulo
Fonte: Canva (adaptado)

27 de setembro: conclusão

Embora 27 de setembro não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se a Dia Nacional de Doação de Órgãos, Dia do Encanador, Dia Mundial do Turismo, Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo e Dia Nacional dos Vicentinos.

Ao mesmo tempo, é o Dia de São Cosme e Damião e São Vicente de Paula. Fora que toda terça é dia do orixá Oxumarê.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias