Foto de prancheta com folha de sulfite e data 4 de dezembro.

4 de dezembro é Dia Mundial da Propaganda e Dia do Pedicuro. As datas comemorativas de hoje, domingo

Também é Dia do Orientador Profissional e Dia do Perito Criminal Oficial. Veja as datas comemorativas de 4 de dezembro

Compartilhe

Hoje é dia 4 de dezembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 4 de dezembro?

Foto com frase de bom dia "Bom dia - Tenha um dia incrível!".
Fonte: Canva

Em 2022, 4 de dezembro cai em um domingo. Trata-se do 338º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 27 dias para 2022. Além disso, a fase da Lua é crescente e estamos na primavera. Nascidos em 4 de dezembro, são do signo de Sagitário.

Assim sendo, estamos no início do décimo segundo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de dezembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 4 de dezembro?

fundo verde com símbolos dos signos e características do signo de Escorpião
Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 4 de dezembro, são de Escorpião. Sem dúvida, os escorpianos são conhecidos por sua força e por sua capacidade de se reinventar, mesmo diante dos maiores desafios.

Além disso, pessoas desse signo são misteriosas, sensuais, determinadas e emotivas. Têm boa memória, tanto para o bem quanto para o mal, o que pode torná-las obsessivas e vingativas.

O que se comemora no dia 4 de dezembro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 4 de dezembro? Então, confira mais a seguir sobre Dia Mundial da Propaganda, Dia do Pedicuro, Dia do Orientador Profissional, Dia do Perito Criminal Oficial e Dia do Trabalhador nas Minas de Carvão.

Dia Mundial da Propaganda

Esta data foi criada graças ao primeiro congresso que reuniu profissionais ligados à publicidade e propaganda, em 4 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires.

Dia Mundial da Propaganda
Fonte: CBN Recife

Dia do Pedicuro

Dia do Pedicuro, ou Podólogo, é celebrado em 4 de dezembro. Assim, esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam à saúde dos pés.

A origem desta data é uma homenagem à criação da Associação Brasileira de Pedicuro (ABP), em 4 de dezembro de 1964, em São Paulo.

Posteriormente, a ABP passou a ser chamada Associação Brasileira de Podólogos, em 1986.

Fonte: Pinterest

Dia do Orientador Profissional

O Dia do Orientador Profissional é celebrado anualmente em 4 de dezembro.

Dessa forma, esta data tem o intuito homenagear o profissional que se dedica a ajudar os alunos durante o processo de aprendizagem. A sua principal função é auxiliar os jovens a encontrarem a sua vocação profissional, por métodos psicológicos e pedagógicos.

Fonte: Pinterest

Dia do Perito Criminal Oficial

O Dia do Perito Criminal é comemorado em 4 de dezembro e é uma homenagem ao patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse mesmo dia.

Assim, o perito morreu em 1976, após cair de um penhasco em Minas Gerais enquanto investigava duas mortes que haviam ocorrido naquele local.

A Associação Brasileira de Criminalística – ABC aprovou a data 4 de dezembro como Dia do Perito Criminal Oficial durante o IV Congresso Nacional de Criminalística.

A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.654, de 15 de abril de 2008.

Dia do Trabalhador nas Minas de Carvão

O Dia do Trabalhador nas Minas de Carvão é uma data comemorativa nacional, proposta pelo Projeto de Lei 3691/1958, que sugeriu essa data ser celebrada no dia 4 de dezembro.

Imagem com fundo preto e foto de EPI's de mineradores. Escrito de branco e amarelo no topo "Dia do Trabalhador nas Minas de Carvão". No canto inferior direito, logo branca do Fashion Bubbles.
Fonte: Canva

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

  • 5 de dezembro – Aniversário de Maceió, Dia Mundial do Solo, Dia Internacional do Voluntário, Dia Nacional da Pastoral da Criança e Dia do Médico de Família e Comunidade;
  • 6 de dezembro – Dia do Neuropsicopedagogo, Dia da Extensão Rural no Brasil, Dia de São Nicolau e Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres;
  • 7 de dezembro – Dia do Médico Cirurgião Plástico, Dia Internacional da Aviação Civil, Dia Nacional da Assistência Social e Dia Nacional da Silvicultura;
  • 8 de dezembro – Dia da Família, Dia da Justiça, Dia Mundial da Imaculada Conceição e Dia do Colunista Social;
  • 9 de dezembro – Dia do Fonoaudiólogo, Dia Internacional contra a Corrupção, Dia Internacional da Comemoração e Dignidade das Vítimas de Genocídio, Dia Internacional da Medicina Veterinária, Dia da Criança Especial e Dia do Alcoólico Recuperado;

Domingo é dia de qual orixá?



Foto Orixá Nanã.
Fonte: Tungra



Nanã Burukú é o orixá de domingo. Ela é o orixá dos mangues, do pântano. É a senhora da morte, responsável pela entrada (reencarnação) e saída (desencarnação) da alma. Nanã e Oxalá tiveram quatro filhos juntos: Omol/Obaluaiê, Oxumarê, Ewá e Ossaim.

Nanã é dona de um cajado, chamado ibiri. Suas roupas parecem encharcadas de sangue, orixá das águas calmas que mata na hora, e ela mata uma cabra sem usar faca. Seus fios de conta são lilás e branco.

Qual o santo do dia 4 de dezembro?

No dia 4 de dezembro, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Bárbara.

  • Logo após, veja Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

Dia de Santa Bárbara

Como reza à lenda, Santa Bárbara era uma jovem de rara beleza.  Dessa forma, Dióscoro, seu pai, era um pagão ciumento que a todo custo desejava resguardar a filha dos pretendentes que a pediam em casamento.

Para tanto, Dióscoro trancou sua própria filha numa torre onde só havia duas janelas.  Contudo, Santa Bárbara mandou construir uma terceira, em honra à Santíssima Trindade.

Assim, um dia que seu pai viajou, Santa Bárbara se batizou na religião cristã, o que despertou a ira do  pai que começou a perseguir-lá. Fugindo de seu pai, os rochedos que cercavam a torre onde ela estava abriam-se para ela passar.

Contudo, um pastor descobriu o paradeiro de Barbara e a denunciou  a seu pai  que a levou a um tribunal. Dessa maneira, Santa Bárbara foi condenada a ser exibida nua por todo o país.

Deus, porém, se compadeceu de sua sorte e a vestiu com um suntuoso manto. Todavia, a Santa sofreu e toda sorte de suplícios: foi queimada  e teve os seios cortados.  No fim, ela foi executada pelo próprio pai, que lhe cortou a cabeça com uma espada.

Logo após sua morte, um raio fulminou seu assassino. Assim, Santa Bárbara passou a ser invocada contra tempestades, temporais e tormentas e como protetora contra os raios.

Segundo a igreja católica isso teria se passado no dia 4 de Dezembro, hoje em dia dedicado à Santa. O seu culto espalhou-se rapidamente pelo Oriente e pelo Ocidente, inclusive no Brasi onde Santa Bárbara é a Padroeira dos Mineiros.

4 de dezembro: as datas comemorativas de hoje, sábado
Fonte: ACI Digital

4 de dezembro: conclusão

Embora 4 de dezembro não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje o dia de Santa Bárbara. Dessa forma, o orixá de domingo é Nanã Burukú.

Em resumo, o  Dia Mundial da Propaganda, Dia do Pedicuro, Dia do Orientador Profissional, Dia do Perito Criminal Oficial e Dia do Trabalhador nas Minas de Carvão são as comemorações deste dia.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias