Imagem em fundo claro com objetos em cima. Por exemplo, grampos, fitas, lápis, canetas, notebook, caderno, etc. No centro, prancheta rosa e branca com folha de sulfite branca. Está escrito nela em cinza escuro "5 de dezembro". Abaixo, em marrom, "Datas comemorativas". Mais abaixo, logo do Fashion Bubbles, em cinza e rosa.

5 de dezembro é Dia Mundial do Solo e Dia da Acessibilidade. As datas comemorativas de hoje, segunda

Também é Aniversário de Maceió, Dia Internacional do Voluntário e Dia Nacional da Pastoral da Criança. As datas de 5 de dezembro

Compartilhe

Hoje é 5 de dezembro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 5 de dezembro?

Imagem de fundo com xícara com bebida, caderno, lapiseira, folhas e tecido. Escrito de marrom: "Bom dia, Seja como for, que seu dia seja incrível".
Fonte: Canva

Em 2022, 5 de dezembro cai em uma segunda-feira. Trata-se do 339º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 26 dias para 2023. Além disso, estamos na primavera e a fase da Lua é crescente. Enfim, quem nasce em 5 de dezembro é do signo de Sagitário.

Hoje é o quinto dia do décimo segundo mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de dezembro de 2022. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

Qual o horóscopo de hoje?

Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 5 de dezembro?

Ilustração do signo de Sagitário com o céu estrelado de fundo
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 5 de dezembro são de Sagitário. Sem dúvidas, os sagitarianos são conhecidos por serem sinceros, animados e aventureiros.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características extrovertidas e por isso, costumam ser comunicativas e não gostar da solidão. Além disso, também são pessoas de alma livre e por isso amam viajar e conhecer o mundo.

Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que não exigem rotinas rígidas. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com turismo, jornalismo ou educação.

O que se comemora no dia 5 de dezembro?

Está se perguntando: afinal, 5 de dezembro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Aniversário de Maceió, Dia Mundial do Solo, Dia Internacional do Voluntário, Dia Nacional da Pastoral da Criança, Dia do Médico de Família e Comunidade e Dia da Acessibilidade.

Aniversário de Maceió

Dia 5 de dezembro é dia de comemorar o aniversário de Maceió. A capital do estado de Alagoas completa, em 2022, 207 anos de história.

No ano passado, a prefeitura preparou alguns eventos para celebrar a data. Teve show de música, parque para as crianças, abertura do Natal, muito samba e apresentações culturais. O que espera por este ano?

Foto da cidade Maceió.
Fonte: Facebook

É maceioense e quer celebrar o aniversário da sua bela cidade? Então, confira algumas frases para compartilhar nas redes sociais:

  • Hoje visito a minha cidade natal Maceió. O município completa mais um ano de história, mais doze meses de serviço a toda população.
  • A minha cidade é a minha identidade, onde guardo as melhores recordações da minha vida. Hoje, o dia é dela. Parabéns!
  • Por acolher a diversidade de braços abertos, encontrei em você o meu lar. Parabéns, minha cidade linda!
  • Hoje é o aniversário da minha cidade, meu lar. Então, eu deixo aqui minha homenagem a este lugar que carrega tanta história, tradição e encantos. Parabéns!
  • Neste dia que celebra mais um aniversário da nossa querida Maceió, quero homenagear o povo maceioense e lembrar que quem faz a cidade são as pessoas. Parabéns!

Dia Mundial do Solo

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação instituiu o dia 5 de dezembro o Dia Mundial do Solo.

Na data são normalmente realizadas sessões de celebração e debate abordando temas atuais sobre o solo.

Mais que essencial para a produção de alimento para os humanos, o solo é necessário para a conservação da biodiversidade. Para a redução do impacto das mudanças climáticas.  Criação de agroenergia, sustento de construções, bem como proteção de águas subterrâneas e superficiais, entre outras funções.

Foto sobre o Dia Mundial do Solo.
Fonte: Pinterest

  • Ao mesmo tempo, veja O planeta Terra agora (oficialmente) tem 5 oceanos; conheça o oceano Austral

Que tal aproveitar o marco e criar conteúdo para as redes sociais? Se você é agrônomo, pode, por exemplo, falar da importância da proteção ao solo, da não poluição ou ensinar como aumentar a produtividade da plantação.

Dia Internacional do Voluntário

No dia 5 de dezembro comemora-se também o Dia Internacional do Voluntário.

O marco, criado pela Organização das Nações Unidas, tem por objetivo desenvolver o espírito de solidadriedade nas pessoas. Convidando-as a participar de ações que colaboram com o desenvolvimento e sustento do planeta.

Voluntário é aquele que possui espírito cívico e interesse por ajudar sem receber nenhum tipo de remuneração por isso.

Foto sobre o Dia Internacional do Voluntário - 5 de dezembro.
Fonte: Pinterest

  • Logo depois, leia 10 benefícios do café para a saúde, segundo estudos

Confira em seguida, algumas frases para compartilhar e incentivar as pessoas a se tornarem voluntárias, nas redes sociais:

  • O mundo precisa de voluntários, dedique um pouco do seu tempo a isso, você só tem a ganhar.
  • Seja voluntário, doe-se a algo além de você.
  • Você pode usar o seu tempo e suas capacidades para fazer a diferença no mundo.
  • Ser voluntário faz bem para o mundo e também para si mesmo.
  • Ser voluntário é crescer a partir das experiências do outro.

Dia Nacional da Pastoral da Criança

Em 5 de dezembro também é comemorado o Dia Nacional da Pastoral da Criança. Regulamentada pela Lei nº 11.583, de 28 de novembro de 2007, o marco é usado para promover eventos ou comemorações específicas.

De acordo com a importância da data para cada região, o Dia Nacional da Pastoral da Criança pode ser decretado um feriado municipal ou estadual.

Foto sobre o Dia Nacional da Pastoral da Criança - 5 de dezembro.
Fonte: Pinterest

Você que é uma entidade que luta em prol da criança, que tal compartilhar nas redes sociais algo sobre esta importante data comemorativa? Mostre como o dia será comemorado na sua comunidade, com fotos das crianças e de suas família.

Dia do Médico de Família e Comunidade

O Dia do Médico de Família e Comunidade é comemorado em 5 de dezembro. A data faz homenagem aos profissionais de saúde que atuam em consultórios particulares, Unidades Básicas de Saúde, áreas rurais, consultórios de rua e planos de saúde.

Contudo, o marco faz referência ao dia em que a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade foi fundada, em 1981.

  • Enquanto isso, confira Dia do Médico: 30 mensagens e frases para compartilhar

Foto sobre o Dia do Médico de Família e Comunidade - 5 de dezembro.
Fonte: Twitter

Para celebrar a data nas redes sociais, que tal compartilhar algumas frases? Então, confira algumas abaixo:

  • Porque a medicina é, antes de tudo, humana.
  • Não são especialistas em órgãos isolados ou doenças, mas sim especialistas em gente!
  • O médico de família e comunidade é aquele que acompanha todas as etapas da sua vida. Então, por tanta dedicação, feliz data comemorativa!
  • Médicos de família e comunidade cuidam das pessoas por completo. Parabéns a todos que se dedicam a cuidar da vida com respeito, dedicação e amor.

Dia da Acessibilidade

Nesta segunda-feira, 5 de dezembro, o Brasil comemora o Dia da Acessibilidade. O objetivo deste dia é estimular a conscientização e a ação proativa para a criação de uma sociedade inclusiva, solidária e que permita igualdade de acesso às oportunidades.

Imagem de teclado de computador com desenhos de acessibilidade nas teclas. Escrito de preto "Dia da Acessibilidade. Acessibilidade é tornar o mundo melhor para todos. Lucas Gonçalves. 5 dez".
Fonte: Canva

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

  • 6 de dezembro – Dia do Neuropsicopedagogo, Dia da Extensão Rural no Brasil, Dia de São Nicolau e Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres;
  • 7 de dezembro – Dia do Médico Cirurgião Plástico, Dia Internacional da Aviação Civil, Dia Nacional da Assistência Social e Dia Nacional da Silvicultura;
  • 8 de dezembro – Dia da Família, Dia da Justiça, Dia Mundial da Imaculada Conceição e Dia do Colunista Social;
  • 9 de dezembro – Dia do Fonoaudiólogo, Dia Internacional contra a Corrupção, Dia Internacional da Comemoração e Dignidade das Vítimas de Genocídio, Dia Internacional da Medicina Veterinária, Dia da Criança Especial e Dia do Alcoólico Recuperado;
  • 10 de dezembro – Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Dia Universal do Palhaço, Dia da Inclusão Social, Dia do Sociólogo e Dia de São Melquiades;

Segunda-feira é dia de qual orixá?



Foto de imagem dos orixás Exú e Omolú-Obalauaê - montagem.
Fonte: Caotize/ Camdomblemagia. Montagem: Laila Lopes



Exú e Omolú-Obaluaê são os orixás de segunda-feira. O Orixá Exú conecta os humanos ao mundo dos orixás, assim sem Ele nenhuma comunicação espiritual é possível, e não há proteção para o terreiro nem para os filhos.

Já Omulú-Obaluaê é o senhor das doenças. Ele é o orixá que renova os espíritos, senhor dos mortos e regente dos cemitérios. O consideram o campo santo entre o mundo material e o espiritual.

Qual o santo do dia 5 de dezembro?

Em 5 de dezembro a Igreja Católica celebra o São Sabas, o Santificado. Segundo registros, Sabas nasceu em Mázaca e viveu nos séculos V-VI.

Santo Sabas

Foi um eremita e em 483 fundou o mosteiro grego Lavra de São Sabas, conhecido como Mar Saba, em Cisjordânia, oeste de Belém.

Sabas, a partir de 494, passou a fundar diversos mosteiros (construção suntuosa, onde vive membros de ordens religiosas). Além disso, neste período houve registros de milagres ocorridos por causa das do santo.

5 de dezembro: conclusão

Embora 5 de dezembro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje o São Sabas, o Santificado. Os orixás de segunda-feira são Exú e Omolú-Obaluaê.

Em resumo, é comemorado neste marco o Aniversário de Maceió, Dia Mundial do Solo, Dia Internacional do Voluntário, Dia Nacional da Pastoral da Criança, Dia do Médico de Família e Comunidade e Dia da Acessibilidade.

Montagem: Equipe Fashion Bubbles

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias