5 de maio é Dia da Língua Portuguesa. As datas comemorativas de hoje, sexta

Hoje é o quinto dia do quinto mês do ano, Dia Nacional do Líder Comunitário e Dia Nacional das Comunicações. Confira as celebrações de 5 de maio e também frases para compartilhar

Montagem: Equipe Fashion Bubbles

Hoje é 5 de maio! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 5 de maio?

Em 2023, 5 de maio cai em uma sexta-feira. Trata-se do 125º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 240 dias para 2024. Além disso, estamos no outono e a fase da Lua é Crescente. Enfim, quem nasce em 5 de maio é do signo de Touro.

Hoje é o quinto dia do quinto mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de maio de 2023. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

Qual o horóscopo de hoje?

Em seguida, veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o horóscopo de quem nasce em 5 de maio?

O dia do seu aniversário sugere que você tem muita força de vontade e determinação. A diversificação e a ação também são recomendadas, mas isso implica que você deve superar sua própria ansiedade.

Por ter uma mente aguçada, consegue avaliar rapidamente as situações e se sente bem enquanto trabalha em um projeto ou causa em que acredita fortemente.

A influência adicional de seu Sol no decanato de Virgem de Touro aumenta sua capacidade crítica e enfatiza a necessidade de fazer um bom trabalho.

Ela também implica uma capacidade analítica, um desejo por um método ou algum tipo de habilidade técnica. Comportar-se de maneira tensa e obstinada tem o potencial de bloquear o acesso a uma infinidade de oportunidades não relacionadas à data de nascimento.

O que se comemora no dia 5 de maio?

Está se perguntando, afinal, 5 de maio é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia da Língua Portuguesa, Dia Nacional do Líder Comunitário, Dia Nacional das Comunicações, Dia Nacional do Expedicionário, Dia do Marechal Rondon, Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos e Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Dia da Língua Portuguesa

O Dia da Língua Portuguesa é observado anualmente no dia 5 de maio entre os países lusófonos de todo o mundo.

Este dia homenageia o significado cultural e histórico da língua portuguesa para toda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Nesta data, os países que compõem a CPLP realizam eventos especiais na sede da ONU em Nova York.

A língua portuguesa também é homenageada no Brasil no Dia Nacional da Língua Portuguesa, que acontece em5 de novembro. Essa data foi instituída no país pela Lei nº 11.310, promulgada em 12 de junho de 2006.

Fonte: CPLP

Que tal promover suas redes sociais pensando na data comemorativa de hoje? Nesse sentido, você pode aproveitar para fazer questionários sobre nossa língua com seus seguidores, por exemplo.

Dia Nacional do Líder Comunitário

O Dia Nacional do Líder Comunitário é comemorado todos os anos em 5 de maio.

Este dia é dedicado a homenagear o responsável por servir de “voz do povo”, figura de grande importância na esfera pública que auxilia na representação das preocupações e desejos do povo junto aos poderes do Estado (executivo, legislativo e judiciário).

Para desenvolver adequadamente seu trabalho, o líder comunitário deve estar atento às reais necessidades da comunidade que representa, ouvindo a todos de forma igualitária e sem preconceitos.

O líder comunitário também deve aderir aos princípios fundamentais dos direitos humanos e da constituição federal que rege sua comunidade.

  • Em seguida, leia Frases motivacionais: 42 mensagens para se inspirar
Fonte: Anibelli

Dia Nacional das Comunicações

O Dia Nacional da Comunicação é comemorado todos os anos em 5 de maio.

A comunicação é fundamental para o desenvolvimento das sociedades, assim como suas características culturais e históricas. Os seres humanos sempre desenvolveram técnicas que lhes permitem comunicar entre diferentes locais ao longo do tempo.

Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, a comunicação se solidificou como um dos pilares do processo de globalização. As informações podem ser enviadas para qualquer parte do mundo (e espaço) de forma rápida e prática.

Related Post
Fonte: Reserva News

Você tem uma empresa que envolve a comunicação? Então, que tal hoje fotografar o pessoal e compartilhar a foto nas redes sociais pensando na data comemorativa?

Dia Nacional do Expedicionário

O Dia Nacional do Expedicionário é celebrado todos os anos em 5 de maio.

Esta data é uma homenagem aos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), força militar que lutou ao lado dos Aliados e contra fascistas e nazistas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

Esta data não é oficialmente reconhecida no calendário nacional, mas é comemorada como uma homenagem à bravura dos soldados da FEB que lutam contra os crimes hediondos perpetrados pela guerra.

Dia do Marechal Rondon

O Dia do Marechal Rondon é comemorado todos os anos em 5 de maio no Brasil.

Esta data é dedicada ao Marechal Cândido da Silva Rondon, que nasceu em 5 de maio de 1865, e é lembrado na história brasileira como uma figura militar e sertanista de destaque.

Entre as obras mais notáveis ​​do Marechal Rondon está a idealização do Parque Nacional do Xingu enquanto Diretor do Serviço de Proteção ao Índio.

  • Em seguida, leia Frases de fé: 48 mensagens para renovar sua força

Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos

A data existe para informar a população sobre os riscos à saúde associados à automedicação. O objetivo é enfatizar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e da automedicação como causas primárias das altas taxas de intoxicação medicamentosa.

Automedicação possui riscos para a sade, pois a ingestão inadequada de substâncias pode provocar reações como dependência, intoxicação e até morte. A importância do uso correto dos medicamentos e de um descarte adequado é reforçada por meio de discussões sobre o assunto.

Dia Mundial de Higienização das Mãos

No dia 5 de maio, comemoramos anualmente o Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Higienizar as mãos importa para a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).

Essa prática universal de saúde se baseia nas melhores evidências e demonstrou melhorar a qualidade do atendimento e a segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde.

Nesse sentido, a higiene das mãos adequada auxilia na prevenção e tratamento de infecções relacionadas à assistência à saúde.

Enfim, confira algumas frases sobre a data de hoje para compartilhar:

  • Lavar as mãos: este hábito pode prevenir doenças e salvar vidas.
  • Lavar as mãos, ainda é a melhor prevenção.
  • Nunca esqueça de lavar as mãos antes de suas refeições.

Sexta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a sexta-feira é dia de 1 orixá: Oxalá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é o Oxalá?

Oração para Oxalá. Fonte: Canva (adaptado)

Considerado o orixá mais poderoso de todos, Oxalá foi o primeiro a ser criado. Assim, é ele quem rege toda vida na terra. Para homenageá-lo, acenda velas na cor branca

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Ebô, uma comida feita com milho branco bem lavado e cozido sem tempero ou sal.

Qual o santo do dia 5 de maio?

O Santo de hoje foi um homem que se entregou à vontade de Deus. Santo Ângelo era um homem simples e gentil que vivia uma vida de oração e penitência.

Em nosso oráculo de 5 de maio, voltamos nossas orações a Deus, suplicando-Lhe que interceda em nosso favor para permanecermos firmes em nossa fé, como fez o mártir Santo Ângelo. Com fé, repetimos a oração:

Ó Deus de admirável providência, que, no mártir Santo Ângelo destes ao vosso povo pastor corajoso e forte, concedei-nos, pela sua intercessão, ajuda nas tribulações e firme constância na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Próximas datas comemorativas do mês de maio

  • 6 de maio – Dia da Matemática, Dia do Cartógrafo, Dia da Coragem, Dia do Psicanalista e Dia do Engenheiro Cartógrafo;
  • 7 de maio – Dia do Oftalmologista, Dia do Silêncio, Dia Nacional de Prevenção da Alergia, Dia Mundial da Exspondilite Anquiliosante e Dia Internacional da Luta contra a Endometriose;
  • 8 de maio – Dia das Mães, Dia Nacional do Turismo, Dia do Profissional de Marketing, Dia do Artista Plástico, Dia Internacional da Cruz Vermelha, Dia da Vitória, Dia da Talassemia, Dia Nacional das Hemeglobinopatias, Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni e Dia Mundial do Câncer de Ovário;
  • 9 de maio – Dia da Europa e Aniversário da Fundação de Mato Grosso;
  • 10 de maio – Dia do Guia de Turismo, Dia da Cozinheira, Dia da Cavalaria, Dia do Campo e Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus;

5 de maio: conclusão

Embora 5 de maio não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje o Santo Ângelo.

Dessa forma, o orixá de sexta-feira é Oxalá. Em resumo, celebramos hoje o Dia da Língua Portuguesa, Dia Nacional do Líder Comunitário, Dia Nacional das Comunicações, Dia Nacional do Expedicionário, Dia do Marechal Rondon, Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos e Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Laila Lopes: 26 anos, mineira (atualmente morando na região serrana do RJ) e amante de seus bichos: 2 cachorros e muitos peixinhos. Redatora digital há 4 anos, com mais de 2000 artigos publicados na internet
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais