cartão rosa onde está escrito 5 de outubro e datas comemorativas. Ao lado, há um buquê de mosquitinhos

5 de outubro é Dia do Empreendedor. Veja as datas comemorativas de hoje, quarta

Também é Dia de São Benedito e dia dos orixás Iansã, Obá e Xangô. Veja as celebrações de 5 de outubro e o que postar nas redes sociais!

Compartilhe

Hoje é 5 de outubro! Mesmo que não seja um feriado nacional, é um dia com comemorações muito relevantes. Por isso, aqui você aprende um pouco sobre a importância e a história de cada uma delas.

Do mesmo modo, o Fashion Bubbles preparou ideias de conteúdo temático, frases e cartões virtuais que você pode compartilhar nas redes sociais. Então, continue lendo e aproveite para gerar engajamento dos seus seguidores!

Quando é dia 5 de outubro?

frase de bom dia 5 de outubro escrita em foto de margaridas
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Em 2022, 5 de outubro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 278º dia do ano. Assim, agora faltam 87 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é crescente e a estação em que estamos é a primavera.

Por consequência, nos encontramos no início do décimo mês do ano! Aproveite, logo após, para conferir as datas comemorativas e os feriados do mês no calendário de outubro de 2022. Lá você ainda encontra ideias de conteúdo para postar nas suas redes sociais.

  • Com toda a certeza, você vai gostar de Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Ouça, no Spotify, o horóscopo de hoje para o seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 5 de outubro?

fundo marrom com símbolos dos signos e características do signo de Libra
Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 5 de outubro são de Libra. Sem dúvida, os librianos são conhecidos por serem diplomáticas e por buscarem justiça em todos os aspectos de sua vida.

Ademais, pessoas desse signo são sinceras, tranquilas, criativas e charmosas. Só que podem ter dificuldade de se posicionar, se mostrando distraídas e inseguras.

O que se comemora no dia 5 de outubro?

Quer descobrir o que é celebrado no dia 5 de outubro? Então, saiba tudo sobre o Dia do Empreendedor, o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o Dia das Aves, o Dia Mundial dos Professores e o Dia da Promulgação da Constituição de 1988.

  • Ademais, confira Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Por que dia 5 de outubro é Dia do Empreendedor?

O Dia do Empreendedor também é conhecido como Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Assim, é comemorado anualmente neste dia. Dessa maneira, a data é uma homenagem à criação do Estatuto da Microempesa e da Empresa de Pequeno Porte que foi instituído pela lei n° 9.841/1999.

Dessa forma, esta lei garante aos empreendedores de pequenas empresas tratamento diferenciado em relação a diversos setores, inclusive ao  pagamento de impostos. Além disso,  o dia do empreendedor é uma forma de parabenizar àqueles que fizeram de sua vida um ideal de negócio. Ou seja, uma verdadeira aventura.

O que falar no Dia do Empreendedor?

  • As pessoas podem duvidar do que você diz, mas elas acreditarão no que você faz.”  – Lewis Cass
  • Coragem é a resistência e o domínio do medo, não a ausência dele.”– Mark Twain
  • Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta a uma nova direção.” – Steve Jobs
  • Pense sempre além do esperado e mergulhe de cabeça nas oportunidades que aparecem no seu caminho.” – Lakshmi Mittal
Frase de Dia do Empreendedor de Augusto Cury escrita em foto de mesa de trabalho
Fonte: Pixabay (adaptada)

Dia das Aves

Como vimos, hoje é comemorado o Dia das Aves. A data foi  criada com o intuito de proteger os pássaros dos caçadores, principalmente os que estão ameaçados de extinção.

Além disso, em 2003, o Presidente Fernando Henrique Cardoso revogou o decreto que registrava o dia da ave no Brasil, para registrar o pássaro Sabiá como símbolo da comemoração Nacional do Brasil.

Pássaro sabiá
Fonte: Pinterest

Nesse sentido, o Brasil é considerado o 3° país com mais variedades de aves, e é necessário preservarmos para o país não desaparecer do ranking. Por isso, confira algumas dicas de preservação das aves:

  • Denuncie caso veja uma ave em cativeiro;
  • Evite comprar aves silvestres que estejam sendo comercializadas;
  • Plante árvores e arbustos;
  • Não jogue lixo nos rios e igarapés.
  • Em seguida, veja Bienal da Amazônia: Arte com consciência para ajudar a preservar a floresta brasileira

Dia Mundial dos Professores

Enfim, hoje também é comemorado o Dia Mundial dos Professores. A data é uma homenagem àqueles que contribuem todos os dias para o ensino e a educação da sociedade.

A comemoração foi criada pela UNESCO em 1994 com o objetivo de destacar a atenção para o papel fundamental dos professores na sociedade. No entanto, no Brasil o dia dos professores acontece daqui a dez dias, no dia 15 de outubro.

Nesse dia, é importante nos juntarmos para agradecer a todos os professores que fizeram parte da nossa história. Em seguida, confira algumas frases para homenagear àquele que se dedicou para te ensinar desde criança.

O que dizer no Dia Mundial dos Professores?

  • Parabéns aos professores pelo emprenho e pela dedicação com que se entregam às nobres tarefas de ensinar e educar.
  • Um bom mestre é aquele que inspira seus alunos a aprender e os ensina a pensarem por si mesmos. Feliz Dia Mundial dos Professores!
  • Ser professor é ser um condutor de almas e sonhos. É lapidar diamantes.
  • Parabéns pelo dia de hoje, pois é nele que a importância da sua profissão fica ainda mais evidente. Feliz Dia Mundial do Professor!
5 de outubro Dia Mundial do Professor
Fonte: Canva

Dia da Promulgação da Constituição de 1988

A atual Constituição brasileira foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988. A  promulgação ocorreu como resultado de um esforço político pela redemocratização do Brasil após o fim da Didadura Militar. Por isso, é conhecida como Constituição Cidadã.

Nesse sentido, a Constituição marcou a transição de um regime autoritário para um democrático. Assim, consagrou diversas conquistas para o povo dentro do campo dos direitos humanos e trabalhistas.

5 de outubro Dia da Promulgação da Constituição de 1988
Fonte: Pinterest (adaptada)

Sendo assim, dentre elas estão o fim da censura nos meios de comunicação, a liberdade de expressão, o abono de férias e o 13° salário para aposentados, a licença maternidade de 120 dias e a licença paternidade de 5 dias, a proibição da tortura, a igualdade de gênero e muito mais.

Além disso, a constituição de 1988  garante a preservação dos costumes, línguas e tradição dos povos indígenas. Ao mesmo tempo, também reconheceu o direito de posse de terras ocupadas pelos Quilombos.

Próximas datas comemorativas do mês de outubro

  • 6 de outubro – Dia do Tecnólogo, Dia Mundial da Paralisia Cerebral e Dia de São Bruno;
  • 7 de outubro – Dia do Compositor Brasileiro, Dia Mundial do Trabalho Decente, Dia Mundial do Sorriso, Dia de Nossa Senhora do Rosário e Aniversário de Varginha;
  • 8 de outubro – Dia do Nordestino, Dia Nacional de Doação de Cordão Umbilical, Dia Mundial de Cuidados Paliativos, 2.º Dia Mundial das Aves Migratórias e Dia de São Luis Beltran;
  • 9 de outubro – Dia do Atletismo, Dia do Açougueiro, Dia Mundial dos Correios e Dia do Profissional de Consórcio;
  • 10 de outubro – Dia Mundial da Saúde Mental, Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, Dia dos Veteranos da Marinha, Dia Mundial do Lions Clube e Dia de São Daniel Comboni;
  • 11 de outubro – Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, Dia Internacional das Meninas, Dia do Deficiente Físico, Dia do Teatro Municipal e Aniversário da Criação do Mato Grosso do Sul;
  • 12 de outubro – Dia de Nossa Senhora AparecidaDia das Crianças, Dia Nacional da Leitura, Dia Nacional do Mar, Dia do Engenheiro Agrônomo, Dia do Corretor de Seguros, Dia do Rio Tietê, Dia do Cirurgião Pediátrico, Dia Mundial da Artrite Reumatoide e Dia Nacional do Lobo-Guará.

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Com o objetivo de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 5 de outubro?

No dia 5 de outubro, é comemorado o Dia de Santa Faustina Kowalska, o Dia de Santos Plácido e Mauro e o Dia de São Benedito. Saiba mais!

Dia de Santa Faustina Kowalska

Freira polonesa que viveu no período entre as duas Guerras Mundiais, Faustina fez da misericórdia de Deus a sua missão de vida. Considerada secretária da Divina Misericórdia, a santa teve uma visão de Jesus e a pintou em uma tela. A imagem, então, teve grande propagação.

Dia de São Mauro e São Plácido

Mauro e Plácido foram os discípulos prediletos de São Bento. Diz a história que, um dia, Plácido caiu em um lago. Bento teve uma revelação divina e mandou Mauro para salvá-lo. Chegando lá, o santo caminhou, milagrosamente, sobre a água.

Dia de São Benedito

Esta data é uma homenagem e demonstra devoção ao santo Benedito Manasseri, que ficou conhecido por sua humildade. Afinal, ele viveu uma vida simples, sempre seguindo os ensinamentos de cristo.

Além disso, morreu em 4 de abril de 1589 em uma cozinha do convento onde trabalhava como um simples frade franciscano. Então, São Benedito é considerado padroeiro dos afrodescendentes, dos cozinheiros e das donas de casa.

Uma curiosidade é que o Brasil é o único país que comemora o Dia de São Benedito no dia 5 de outubro. Nos outros países, a comemoração acontece no dia 4 de abril.

Oração de São Benedito

Glorioso São Benedito, grande Confessor da fé, com toda confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com os dons celestes, impetrai-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus. Confortai o meu coração nos desalentos! Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres! Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto! Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e gozá-lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes. Assim seja. Amém!

Oração de São Benedito
Fonte: Magda Ehlers/Pexels (adaptada)

5 de outubro: conclusão

Ainda que não seja feriado, 5 de outubro é quando se celebram santos, orixás e datas comemorativas. Como vimos anteriormente, é o Dia do Empreendedor, o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o Dia das Aves, o Dia Mundial dos Professores e o Dia da Promulgação da Constituição de 1988.

Além disso, é o Dia de Santa Faustina Kowalska, o Dia de Santos Plácido e Mauro e o Dia de São Benedito. Fora que toda quarta-feira é dia dos orixás Xangô, Iansã e Obá.

Dia 5 de outubro
Fonte: Canva

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias