Foto de pessoa segurando calendário com a data 5 de setembro.

5 de setembro é Dia da Amazônia e Dia do Irmão. Veja as datas comemorativas de hoje, segunda

Também é Dia da Raça e Dia do Oficial de Farmácia do Brasil. Confira as datas comemorativas de hoje, 5 de setembro

Compartilhe

Hoje é 5 de setembro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!



Quando é dia 5 de agosto?

Foto com frase de bom dia "que hoje seja um dia repleto de conquistas".
Fonte: Canva



Em 2022, 5 de setembro cai em uma segunda-feira. Trata-se do 248º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 117 dias para 2023. Além disso, estamos no outono e a fase da Lua é Crescente. Enfim, quem nasce em 5 de setembro é do signo de Virgem.

Hoje é o quinto dia do nono mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de agosto de 2022. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

Qual o horóscopo de hoje?



Em seguida, veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.





Qual o signo dos nascidos em 5 de setembro?

Desenho de rosto de mulher de perfil em fundo vermelho com constelação do signo Virgem. Data 23 de agosto a 22 setembro escrita e "A Virginiana é perfeccionista de coração e não tem medo de melhorar suas habilidades por meio de uma prática cuidadosa e consistente".
Fonte: Canva

Nascidos em 5 de setembro, são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem perfeccionistas e por terem paixão por organização e limpeza.

Além disso, aqueles com este signo são atenciosos, sábios, sinceros e confiáveis. No entanto, eles podem ser excessivamente críticos e se mostrarem agitados e impacientes.

O que se comemora no dia 5 de setembro?



Está se perguntando, afinal, 5 de setembro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia da Amazônia, Dia Nacional da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, Dia do Oficial de Farmácia do Brasil, Dia Internacional da Caridade, Dia da Raça e Dia do Irmão.



Dia da Amazônia



No dia 5 de setembro de cada ano, as pessoas comemoram o Dia da Amazônia.

A Lei nº 11.621, de 19 de novembro de 2007, instituiu a data comemorativa com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e sua biodiversidade para o globo.

Dia Nacional da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística

No dia 5 de setembro, comemoramos o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose.

A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, o pâncreas e o sistema digestivo. Afeta cerca de 70 mil de pessoas em todo o mundo e é a doença genética grave mais prevalente na infância.

Símbolo da Fibrose Cística.
Fonte: BVSMS

Dia do Oficial de Farmácia do Brasil

Em 5 de setembro é celebrado o Dia do Oficial de Farmácia. A data é comemorada no mesmo dia em que aconteceu a primeira convenção dos oficiais de farmácia, em 1953, na Biblioteca Municipal de São Paulo.

Foto de mulher farmacêutica segurando remédio e óculos dentro de uma farmácia.
Fonte: OncoExpress

Dia Internacional da Caridade

A data é sempre comemorada no dia 5 de setembro para coincidir com o aniversário do falecimento de Madre Teresa de Calcutá. Ela foi ganhadora do Prêmio da Paz e modelo do extenso trabalho que realizou na luta contra a pobreza.

Dia da Raça

O Brasil comemora o Dia da Raça no dia 5 de setembro, data marcado por desfiles e comemorações cívicas.

O objetivo da comemoração do Dia da Raça é destacar a identidade cultural brasileira e todos os imigrantes que ajudaram a moldar a “raça brasileira”. A partir da implementação do calendário oficial da declaração de independência do Brasil, a data foi inserida.

"Dia da Raça" escrito em foto de mãos de pessoas de raças diferentes unidas - 5 de setembro.
Fonte: Twitter @wevertonrocha

Dia do Irmão

Todos os anos, no dia 5 de setembro, as pessoas comemoram o Dia do Irmão.

Quando usamos a palavra “irmão”, podemos nos referir tanto ao filho de nossos pais, caso em que temos autoridade parental, quanto àquela pessoa única considerada um amigo próximo e que você considera um membro da família.

  • Logo depois, leia Dia do Amigo: 40 mensagens para compartilhar com seu irmão do peito

Frase "Feliz Dia do Irmão! Ao seu lado cresci e construí as mais lindas memórias da minha vida" escrita em foto de duas crianças brincando em carrinho em gramado com árvores - 5 de setembro.
Fonte: Frases Top

Segunda-feira é dia de qual orixá?



Foto de imagem dos orixás Exú e Omolú-Obalauaê - montagem.
Fonte: Caotize/ Camdomblemagia. Montagem: Laila Lopes



Exú e Omolú-Obaluaê são os orixás de segunda-feira. O Orixá Exú conecta os humanos ao mundo dos orixás, assim sem Ele nenhuma comunicação espiritual é possível, e não há proteção para o terreiro nem para os filhos.

Já Omulú-Obaluaê é o senhor das doenças. Ele é o orixá que renova os espíritos, senhor dos mortos e regente dos cemitérios. O consideram o campo santo entre o mundo material e o espiritual.

Qual o santo do dia 5 de setembro?

O dia 5 de setembro é Santa Teresa de Calcutá. Veja tudo sobre a santa em seguida:

Santa Teresa de Calcutá

Foto de rosto de Santa Teresa de Calcutá sorridente, usando lenço na cabeça - 5 de setembro.
Fonte: Wikipedia

Há muito a dizer sobre a santa que representa o dia 5 de setembro. Santa Teresa de Calcutá, também conhecida como Madre Teresa de Calcutá, deu um testemunho de fé e declarou ter uma compreensão clara de sua missão: dedicar toda a sua vida a ajudar os mais pobres dos pobres.

Tornai-nos dignos, Senhor, de servir nossos irmãos que vivem e morrem pobres e com fome no mundo de hoje. Dai-lhes, através de nossas mãos, o pão de cada dia, e dai-lhes, graças ao nosso amor compassivo, a paz e a alegria.

Próximas datas comemorativas do mês de setembro



  • 6 de setembro – Dia do Alfaiate e Dia do Sexo;
  • 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil, Dia de Santa Regina, Dia de São Clodoaldo e Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul;
  • 8 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização, Dia de Santo Adriano, Dia de Nossa Senhora da Natividade, Aniversário de Vitória, Dia Nacional de Luta por Medicamento, Aniversário de São Luís, Dia Mundial da Fisioterapia e Dia Mundial da Fibrose Cística;
  • 9 de setembro – Dia do Administrador, Dia do Cachorro-Quente, Dia da Velocidade e Dia do Médico Veterinário;
  • 10 de setembro – Dia do Gordo e Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio;





5 de setembro: conclusão



Embora 5 de setembro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje, portanto, a Santa Teresa de Calcutá.

Os orixás de segunda-feira são Exú e Omolú-Obaluaê. Em resumo, celebramos hoje: Dia da Amazônia, Dia Nacional da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, Dia do Oficial de Farmácia do Brasil, Dia Internacional da Caridade, Dia da Raça e Dia do Irmão.



  • Por fim, confira também Feriados em 2022: Veja datas e dia da semana de todos!
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias