Dia de Santo Antônio: o que fazer na data, 5 orações para pedir a intercessão do santo casamenteiro e 10 frases para compartilhar

13 de junho é dia de celebrar o santo casamenteiro! Conheça a história da data comemorativa e veja preces para o Dia de Santo Antônio

Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Assim que o mês de junho começa, uma tradição festiva se espalha por todo o Brasil, enchendo as ruas com cores, danças e sabores irresistíveis das comidas típicas de festa junina. E, no 13º dia desse mês, há a celebração do Dia de Santo Antônio, um dos mais populares do país.

É um momento de alegria, confraternização e devoção, em que as tradições se entrelaçam para celebrar a cultura brasileira e homenagear o santo casamenteiro. Em seguida, você confere a história de Santo Antônio, dicas do que fazer nessa data comemorativa e orações poderosas para fazer pedidos. Continue lendo!

Que dia é festa de Santo Antônio?

A festa de Santo Antônio é celebrada todos os anos em 13 de junho. Esse é o dia em que os fiéis e devotos homenageiam o santo padroeiro de Portugal e participam das festividades em sua honra. A data é marcada por procissões, missas, celebrações religiosas e outras atividades festivas.

Fonte: Katie Dobies/Getty Images/Canva

Além de ser um momento de fé e devoção, o Dia de Santo Antônio também é conhecido como uma ocasião propícia para pedir a intercessão do santo em assuntos relacionados ao amor e ao casamento, tornando-o popularmente conhecido como o “santo casamenteiro”.

Por que se comemora o Dia de Santo Antônio?

O Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho em homenagem a Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais venerados pela Igreja Católica. Ele foi um frade franciscano nascido em Lisboa, Portugal, no século XII.

O santo é celebrado por sua vida dedicada à fé e às obras de caridade e, ao mesmo tempo, é conhecido por ter sido um pregador eloquente e um grande milagreiro.

O que se deve fazer no Dia de Santo Antônio?

A data é uma oportunidade para os fiéis expressarem sua devoção e gratidão ao santo, buscando sua intercessão em suas vidas. Diversas festas juninas e celebrações religiosas ocorrem nessa data, principalmente nos santuários que têm Santo Antônio como padroeiro.

Além disso, ele é conhecido como o “santo casamenteiro”, e muitas pessoas recorrem a ele para encontrar um parceiro ou parceira. Acredita-se, então, que ele possua poderes para unir casais e abençoar os relacionamentos.

Dessa forma, o Dia de Santo Antônio também é uma ocasião para os solteiros fazerem suas orações, pedidos e simpatias em busca de amor e felicidade conjugal.

Aliás, as paróquias costumam oferecer o bolo de Santo Antônio, que contém uma medalhinha dentro. A tradição diz que quem encontrar a imagem irá se casar:

Quais as orações de Santo Antônio?

O Dia de Santo Antônio é uma oportunidade para renovar a fé, expressar gratidão e fortalecer os laços de comunidade, enquanto se busca as bênçãos do santo. Assim sendo, confira preces que você pode fazer nessa data:

Oração de Santo Antônio para alcançar uma graça

Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

A vós, Antônio, cheio de amor a Deus e aos homens, que tiveste a sorte de estreitar entre teus braços ao Menino-Deus, a ti cheio de confiança, recorro na presente tribulação que me acompanha (diga o problema que o aflige).

Peço-te também por meus irmãos mais necessitados, pelos que sofrem e pelos oprimidos, pelos marginalizados e aqueles que, hoje, mais necessitam de sua proteção. Fazei com que nos amemos todos como irmãos e que, no mundo, haja amor e não ódio. Ajudai-nos a viver a mensagem de Cristo.

Vós, em presença do Senhor Jesus, não cesses de interceder a Ele, com Ele e por Ele a nosso favor ante o Pai. Amém.

Consagração a Santo Antônio

Ó grande e bem-amado Santo Antônio de Pádua!
Vosso amor a Deus e ao próximo e vosso exemplo de vida cristã fizeram de Vós um dos maiores Santos da Igreja.
Eu vos suplico tomar sob vossa proteção valiosa minhas ocupações, empreendimentos, e toda a minha vida.
Estou persuadido de que nenhum mal poderá atingir-me enquanto estiver sob vossa proteção.
Protegei-me e defendei- me: sou um pobre pecador.
Recomendai minhas necessidades e apresentai-vos como meu medianeiro a Jesus, a quem tanto amais.
Por vosso mérito, Ele aumente minha fé e caridade, console-me nos sofrimentos, livre-me de todo mal e não me deixe sucumbir na tentação.
Ó Deus poderoso, livrai-me de todo o perigo do corpo e da alma.
Auxiliado continuamente por Vós, possa viver cristãmente e santamente morrer.
Amém!

Qual é a oração mais poderosa de Santo Antônio?

Oração a Santo Antônio do Padre Reginaldo Manzotti

Santo Antônio, curai as feridas da vida sentimental.
Santo Antônio, curai as feridas da vida sentimental.
Santo Antônio, curai as feridas da vida sentimental.

Santo Antônio, recorremos a Vós porque sabemos que o casamento é uma vocação abençoada por Deus.
É o Sacramento do amor comparado ao Amor de Cristo para com a Igreja.
Abençoai todos aqueles que se sentem chamados ao matrimônio.
Santo Antônio, ajudai que o namoro e o matrimônio sejam alicerçados pelo amor sincero e pela verdade constante.
Coloque no coração dos namorados e dos casais verdadeiros sentimentos de afeto.
Fazei com que contemplem um ao outro e busquem uma união abençoada por Deus, para que os namorados e os casais sejam capazes de vencer os possíveis problemas familiares e conservem sempre vivo o amor, para que nunca falte a compreensão e a harmonia familiar.

Oh! Glorioso Santo Antônio, que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai deste mesmo Jesus, a graça que Vos peço e Vos imploro do fundo do meu coração.

(Faça agora o pedido da graça)

Santo Antônio, Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem agora Vos implora, mas antes fazei valer o Vosso grande prestígio junto a Deus para atender-me nesta insistente súplica.

Santo Antônio, pedimos por aqueles que desejam o matrimônio, que encontrem pessoas que venham formar uma família católica. Por aqueles que a vida lhes deixou só, separados, solteiros e viúvos, que encontrem a felicidade nesta forma de viver.

Santo Antônio, proteja e defenda de todos os perigos, afaste de mim e do meu lar todas as tribulações.
Me proteja em todos os empreendimentos, me inspire na prática do bem e na busca da vida eterna.
Santo Antônio, rogai a Deus pelos namorados.
Santo Antônio, rogai a Deus pelos casais.
Amém.

Oração para Santo Antônio trazer a pessoa amada

Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno(a) e alegre.

Related Post

Que eu encontre um(a) namorado(a) que me agrade, seja trabalhador(a), virtuoso(a) e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social.

Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Amém!

Frases e mensagens de Santo Antônio para WhatsApp

Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

1) Santo Antônio, abençoa nossas vidas e nossos caminhos, guiando-nos sempre para a verdade e o amor.

2) Que a intercessão de Santo Antônio nos ajude a encontrar o amor verdadeiro e a construir relacionamentos sólidos e felizes.

3) Santo Antônio, protetor dos casais, abençoe nossa união e fortaleça o amor que nos une.

Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

4) Que a luz de Santo Antônio ilumine nosso caminho, trazendo paz, alegria e prosperidade para nossas vidas.

5) Santo Antônio, ajude-nos a superar os desafios da vida, fortalecendo nossa fé e esperança em dias melhores.

6) Santo Antônio, intercede por nós junto a Deus, atendendo assim nossas preces e necessidades com sua bondade e generosidade.

7) Que a sabedoria de Santo Antônio nos guie na tomada de decisões e, dessa forma, nos ajude a fazer o bem em todos os momentos.

Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

8) Santo Antônio, modelo de humildade e caridade, inspire-nos a ajudar os mais necessitados e a cultivar a compaixão em nossos corações.

9) Que a paz de Santo Antônio esteja presente em nossas vidas, acalmando então nossas preocupações e trazendo serenidade para nossas almas.

10) Santo Antônio, rogai por nós e conceda-nos as graças que tanto necessitamos. Confiamos em sua poderosa intercessão.

Qual é a história do Santo Antônio?

Fernando Martins de Bulhões e Taveira Azevedo nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1195. Ele entrou para a Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho e, logo depois, ingressou na Ordem dos Frades Menores, conhecida como a Ordem Franciscana.

Santo Antônio ficou famoso por sua sabedoria, eloquência e sua habilidade como pregador. Afinal, ele percorreu várias cidades europeias, pregando sermões e promovendo a fé cristã. Ainda mais, relata-se que suas palavras tocavam o coração das pessoas e que ele realizava milagres em nome de Deus.

Ele faleceu em 13 de junho de 1231, na cidade de Pádua, na Itália, aos 36 anos de idade, e foi canonizado rapidamente, apenas um ano após sua morte, devido aos inúmeros relatos de milagres atribuídos a ele. Seus restos mortais foram então transferidos para a Basílica de Santo Antônio, em Pádua, onde são venerados até hoje.

Quais são os milagres de Santo Antônio?

Ao longo dos séculos, muitos milagres têm sido atribuídos a sua intercessão. Com toda a certeza, o mais famoso deles é o milagre do peixe. Segundo a lenda, um jovem havia roubado um livro de salmos de um convento. Ao perceber seu erro, ele procurou Santo Antônio e devolveu o livro.

O jovem contou que, ao fugir, havia jogado o livro em um rio, e para sua surpresa, os peixes o seguraram em suas bocas e o trouxeram de volta. Esse milagre demonstrou a sabedoria e o poder do santo.

Em seguida, o Padre Leonardo conta sobre o primeiro milagre de Santo Antônio:

Por que Santo Antônio é conhecido como o santo casamenteiro?

Ele foi reconhecido pela Igreja Católica e é considerado padroeiro de diversas causas, como os pobres, os viajantes, os animais e os casamentos. Santo Antônio é conhecido especialmente como o “santo casamenteiro” por causa de várias histórias e tradições ligadas ao santo ao longo dos anos.

Uma das lendas mais famosas é a de uma jovem pobre que não tinha dinheiro para o dote, o que dificultava seu casamento. Santo Antônio, sensibilizado com a situação, teria jogado um saco de moedas de ouro pela janela da casa dela, permitindo que ela pudesse se casar. Essa história simboliza a crença de que Santo Antônio pode interceder para superar obstáculos financeiros relacionados ao casamento.

Por que o Santo Antônio carrega um bebê?

Fonte: Gito Trevisan/Getty Images/Canva

Ele é frequentemente representado carregando o Menino Jesus nos braços porque, segundo a lenda, enquanto estava em um convento em Pádua, na Itália, o santo recebeu uma visão do Menino Jesus. O bebê apareceu a ele em um momento de oração e colocou-se em seus braços. Essa experiência mística fortaleceu a devoção de Santo Antônio à Sagrada Família.

Conclusão

Em meio às festividades juninas, o Dia de Santo Antônio no Brasil é rico em tradição, devoção e cultura. Além de homenagear o santo casamenteiro, a data é marcada por manifestações de fé, orações, festas animadas e um ambiente acolhedor de confraternização.

Assim sendo, se você quiser se inteirar sobre mais celebrações, conferir sua origem, frases e mensagens para compartilhar nas redes sociais, não perca o nosso canal de Datas Comemorativas!

Laís Rodrigues: Laís Rodrigues é jornalista e produtora de conteúdo. Já trabalhou como redatora e editora de revistas de Decoração, Beleza e Comportamento e agora é pós-graduada em marketing digital e se dedica a escrever para a Internet.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais