Montagem com duas fotos de samambaia, uma em vaso branco em fundo branco e outra pendurada em na parede em cima de uma cama com roupa branca e outras plantas ao redor

Samambaia: como cuidar, melhor lugar para deixar e significado espiritual da planta

Na sua casa tem samambaia? Aprenda a cuidar da planta verdejante para ela enriquecer seu ambiente e florescer

Compartilhe

Em quase todo lar brasileiro, você encontrará uma samambaia, ou Nephrolepis exaltata, adornando o ambiente com sua folhagem exuberante. Essas plantas embelezam nossos espaços com sua presença verdejante e também possuem um charme e uma simplicidade que conquistam qualquer um. No entanto, apesar de sua popularidade, nem todos estão familiarizados com os cuidados específicos que essas plantas requerem para florescer.

Pensando nisso, preparamos um guia completo para você que acaba de adquirir uma samambaia ou deseja aprimorar os cuidados com a que já possui. Nosso guia abrange tudo: desde o melhor local para acomodá-la em sua casa, se é benéfico tê-la em ambientes internos, até seu significado espiritual e os diferentes tipos de samambaia. Prepare-se para conferir tudo sobre as samambaias e descobrir como cuidar delas da melhor maneira possível.

Qual o melhor lugar para deixar a samambaia?

O melhor lugar para posicionar sua samambaia em casa é um local que receba luz natural indireta ou filtrada, longe dos raios solares diretos que podem danificar suas folhas.

Estante de madeira e ferragem com decorações, TV e dois vasos de planta samambaia. Ao lado, bancos, sofá e tapete
Fonte: Instagram @giselerampazzo

Idealmente, um espaço próximo a uma janela voltada para o norte ou o sul, onde a luz do sol é mais suave ao longo do dia, seria perfeito.

Plantas em suportes em canto de cada com porta aberta para o quarto de um casal
Fonte: Instagram @casaejardim

Além disso, é importante que este local esteja protegido de correntes de ar diretas, sejam elas quentes ou frias, pois as samambaias são sensíveis a mudanças bruscas de temperatura.

Quarto com cama duas mesas de canto e plantas ao redor, há duas samambaias penduradas na parede em cima
Fonte: Instagram @hiltoncarter

Garantindo essas condições, sua samambaia não só sobreviverá mas também prosperará, trazendo vida e cor ao seu espaço com sua folhagem exuberante e verdejante.

Como cuidar de uma planta samambaia?

Para todos que desejam cuidar bem de suas samambaias, é fundamental entender que essas plantas têm necessidades específicas para prosperar.

Varanda de casa com uma porta de madeira, janelas de vidro e plantas em vasos, como zamioculca, costela de adão e samambaias
Fonte: Instagram @na_casa_da_fran

Vamos explorar, passo a passo, como você pode atender a essas necessidades, garantindo que sua samambaia cresça saudável e forte.

Iluminação

Primeiramente, é importante saber que as samambaias têm uma preferência marcante por luz indireta ou sombra parcial. Isso significa que a exposição direta ao sol pode ser mais prejudicial do que benéfica, podendo até queimar suas delicadas folhas.

Casa com porta, janela de vidros e plantas decorando a varanda
Fonte: Instagram @na_casa_da_fran

Portanto, o lugar ideal para sua samambaia é um espaço próximo a uma janela, onde a luz do sol seja suavemente filtrada ou indireta, proporcionando o ambiente luminoso perfeito para seu desenvolvimento.

Cozinha americana com um vaso de cerâmica com plantas diversas, incluindo a samambaia
Fonte: Instagram @ourhoppyhouse

Rega

Seguindo para a rega, o equilíbrio é a chave. O solo onde a samambaia está plantada deve ser mantido úmido, mas cuidado para não encharcar.

Móvel penteadeira rústico com espelho rústico redondo, decorações como quadro e vasos, e ao lado um suporte com planta samambaia
Fonte: Instagram @farmvalleyhome

Essas plantas não apreciam secar completamente entre as regas, então é uma boa prática verificar a umidade do solo com regularidade, assegurando que esteja sempre no ponto certo para a saúde da planta.

Estante com diversas mudas de plantas, incluindo de samambaia, jiboia, costela de adão, etc
Fonte: Instagram @green._.us

Umidade

Além disso, as samambaias adoram ambientes úmidos. Em locais mais secos, é aconselhável tomar medidas para aumentar a umidade ao redor da planta.

Ambiente de casa com diversas plantas penduradas, em vasos no chão, em suportes, etc
Fonte: Instagram @indoorjungledecor

Isso pode ser facilmente alcançado com o uso de um umidificador, colocando a planta sobre um prato com pedras e água, ou até mesmo borrifando-a regularmente. Essas ações ajudam a criar o ambiente úmido ideal que as samambaias tanto amam.

Painel vertical com plantas, incluindo samambaia
Fonte: Instagram @flaviacampos.arq

Temperatura

Quanto à temperatura, as samambaias preferem um clima ameno, idealmente entre 18°C e 24°C. É crucial evitar a exposição a temperaturas extremas, seja o frio intenso ou o calor excessivo, para não estressar a planta.

Sala de casa com planta jiboia, samambaia e outras decorando o ambiente
Fonte: Instagram @casinhaorganizadadicas

Solo

Falando sobre o solo, este deve ser rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Uma mistura de terra para vasos, perlita e turfa se mostra ideal para a maioria das samambaias, fornecendo a base perfeita para seu crescimento.

Sala com sofá marrom, almofadas, espelho e planta samambaia no canto
Fonte: Instagram @cantinho23a

Fertilização

Durante a estação de crescimento, especificamente na primavera e no verão, é recomendável alimentar as samambaias com um fertilizante diluído, rico em nitrogênio, uma vez por mês. No entanto, durante o inverno, quando o crescimento é mais lento, é melhor evitar a fertilização.

Entrada de casa rural branca e azul com pergolado e planta samambaia pendurada
Fonte: Instagram @casadycampo

Poda

A poda também desempenha um papel vital na manutenção da saúde da sua samambaia. Remover folhas mortas ou amareladas não só mantém a planta com uma aparência mais saudável e atraente mas também estimula o crescimento e ajuda a prevenir problemas de pragas e doenças.

Sala com estante decorada com objetos, livros, planta zamioculca, e em uma mesa de madeira um vaso com samambaia e vela
Fonte: Instagram @maximalist.decorating

Replantio

Com o tempo, sua samambaia pode começar a parecer superlotada em seu vaso, indicando que é hora de replantar. Geralmente, isso ocorre a cada dois anos. O replantio é uma ótima oportunidade para rejuvenescer sua planta e fornecer-lhe nutrientes frescos.

Painel de TV de madeira com decorações, plantas e uma samambaia
Fonte: Instagram @apedadenise

Prevenção e tratamento de pragas e doenças

Por fim, esteja sempre atento a sinais de pragas, como ácaros, cochonilhas e pulgões. Opte por métodos de controle orgânico sempre que possível e mantenha a área ao redor da planta limpa, como forma de prevenir doenças.

Ambiente de casa com planta samambaia, banco e estofado com gatos
Fonte: Instagram @jenifer_emcasa

É bom ter a planta samambaia dentro de casa?

Ter uma samambaia dentro de casa é uma excelente escolha para quem deseja adicionar um toque de verde e frescor ao ambiente.

Ambiente de casa com bar, cadeira de balanço, luminária verde e planta samambaia
Fonte: Instagram @casaejardim

Além de sua beleza estética, as samambaias podem contribuir para a purificação do ar, absorvendo toxinas e exalando oxigênio, promovendo assim um ambiente mais saudável.

Relacionadas

Quarto com parede de tijolinhos, cama de casal e planta samambaia
Fonte: Instagram @dacasa311

Elas também têm um efeito umidificador natural, o que pode ser particularmente benéfico em ambientes fechados mais secos.

Banheiro com planta samambaia na parede em cima do vaso
Fonte: Instagram @ape5zero7

Contudo, é crucial lembrar que, para manter sua samambaia florescendo dentro de casa, é necessário proporcionar um ambiente que simule seu habitat natural, o que inclui manter a umidade adequada e evitar correntes de ar frio ou quente.

Prateleira com vasos de planta sob uma tv com móvel abaixo em sala com  tapete
Fonte: Instagram @casinha_da_mayara

Com os cuidados apropriados, sua samambaia não só embelezará seu espaço mas também trará benefícios para a qualidade do ar e o bem-estar geral.

Sala de jantar com mesa e cadeiras pretas, na parede uma samambaia pendurada e uma zamioculca no canto
Fonte: Instagram @casa.da.pam
Quarto com planta samambaia pendurada em um prateleira sob a cabeceira da cama
Fonte: Instagram @tive_umaideia

Qual o significado espiritual da samambaia?

A samambaia carrega um profundo significado espiritual, simbolizando a purificação, a proteção e a renovação. Desde tempos antigos, ela é vista como uma planta capaz de limpar as energias negativas do ambiente, criando um espaço de paz e tranquilidade.

  • Logo após, leia Jardim suspenso: quanto custa, quais as plantas ideais e 27 fotos de inspiração
Pergolado em área externa com diversas plantas, incluindo samambaia, com mesa de madeira e ferro abaixo
Fonte: Instagram @casadycampo
Vaso com samambaia em tapete no canto de móvel de madeira de uma casa
Fonte: Instagram @christinas.cozy

Além disso, acredita-se que a samambaia traz proteção contra o mal, sendo um símbolo de abrigo e segurança para aqueles que a possuem.

Mesa com café da manhã em uma casa rural com diversas plantas penduradas, inclusive, samambaia
Fonte: Instagram @casadycampo

Sua capacidade de prosperar em condições de sombra e sua resiliente natureza de renovação constante também a tornam um emblema de esperança e perseverança.

Cozinha com pia de pedra preta, cortina de renda e plantas jiboia e samambaia penduradas
Fonte: Instagram @acasa17_

Cultivar uma samambaia em casa é, portanto, mais do que uma escolha estética; é um ato de convidar equilíbrio, crescimento e uma energia protetora para o seu lar.

Tipos de samambaia

Bem, agora que você já sabe tudo sobre como cuidar de uma samambaia, o Fashion Bubbles trouxe pra você quais são os 5 tipos de samambaias mais populares no Brasil.

Sala de estar com sofá cinza, almofadas, mesa de centro com decorações, janela de vidro, teto inclinado e móvel com planta samambaia no canto do sofá
Fonte: Instagram @casadycampo

Você confere abaixo as diferenças entre as espécies, também sobre o cuidado com a planta e ainda trouxemos um vídeo que explica sobre o tipo de samambaia detalhadamente. Confira:

1. Samambaia-americana (Nephrolepis exaltata)

Talvez a mais conhecida, a samambaia-americana se destaca por suas longas frondes arqueadas e folhagem densa e exuberante. É ideal para quem busca uma planta de fácil cuidado, adaptável tanto a ambientes internos quanto externos, desde que protegida da luz solar direta.

2. Samambaia-prateada (Pteris cretica)

Com um charme distinto, a samambaia-prateada apresenta folhas que parecem pintadas com traços prateados. Menor em tamanho comparada à samambaia-americana, é perfeita para espaços menores e para cultivo em vasos, trazendo um toque delicado e ornamental.

  • Logo após, leia Peperômia melancia: como cuidar + 5 motivos para ter essa planta linda em casa

3. Samambaia-de-boston (Nephrolepis exaltata ‘Bostoniensis’)

Uma variação da samambaia-americana, a samambaia-de-boston tem frondes mais longas e caídas, criando um efeito visual impressionante. É bastante apreciada por sua aparência volumosa e pode ser uma excelente escolha para pendurar em cestas.

4. Samambaia-rabo-de-peixe (Nephrolepis cordifolia)

Esta variedade se distingue por suas folhas únicas que lembram a cauda de um peixe. Com um crescimento mais compacto, é ideal para quem tem espaço limitado mas deseja adicionar um elemento verde e vivo no ambiente.

5. Samambaia-paulistinha (Nephrolepis pectinata)

Menor e mais delicada, a samambaia-paulistinha é reconhecida por suas frondes finas e detalhadas, oferecendo uma textura única e sofisticada. É uma escolha popular para decoração de interiores, especialmente em locais com espaço reduzido.

Cada uma dessas samambaias traz sua própria beleza e requerimentos de cuidado, permitindo que entusiastas de plantas escolham a que melhor se adapta ao seu estilo de vida e ambiente. Seja qual for a escolha, uma coisa é certa: a presença dessas samambaias irá enriquecer o espaço com verde, frescor e uma sensação de tranquilidade.

área de varanda com plantas em vasos e samambaias penduraas em parede
Fonte: Instagram @casaa537
  • Ao mesmo tempo, leia Jardim: como fazer um espaço verde do zero + 66 ideias para criar o seu

Conclusão

Enfim, agora que você já conhece os 5 tipos de samambaias mais populares no Brasil, descobriu como cuidar bem delas, qual o melhor lugar pra deixar, se é bom ter dentro de casa e ainda o significado espiritual da planta.

Que tal ler também Pedras para jardim: tipos, como escolher + 20 ideias para decorar seu espaço. Ou então, continue aprendendo mais sobre outras plantas em nossa categoria Decoração.

Produzido com auxílio de Inteligência Artificial.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias