Sala em tons de bege com sofá e diversas plantas, próxima a cômodo com parede cinza e escrivaninha

Plantas para apartamento: 10 espécies que se adaptam bem a ambientes fechados e como cuidar

Veja 10 espécies de plantas para apartamento perfeitas para trazer um toque de cor e vivacidade e arrasar na decoração dos ambientes do seu lar!

Compartilhe

Se você mora em um apartamento e está na dúvida se deve ou não comprar algumas plantinhas para cultivar, você precisa ler esse artigo até o final! É claro que é possível ter uma decoração verde dentro do seu cantinho. Porém, é preciso escolher as plantas para apartamento certas. Afinal, não costuma ter muito espaço e incidência de sol neste tipo de imóvel, e nem toda muda se adapta bem a essas condições.

Então, antes de sair às compras, informe-se para descobrir qual a melhor opção para um espaço onde não bata sol direto ou que receba luz apenas durante um período do dia. Além disso, tome cuidado na hora da escolha, porque existem várias espécies que são tóxicas e não devem ser mantidas em locais em que haja crianças e animais.

E para te ajudar nesse escolha, que não é nada fácil, hoje trouxemos um especial com 10 espécies de plantas para apartamento e como cuidar de cada uma delas! Então, prepare o papel e a caneta para já fazer sua lista! Dessa forma, escolha as suas preferidas e decore o seu lar!

Quais são as plantas ideais para apartamento?

As melhores plantas para apartamento são aquelas que se adaptam a ambientes internos, precisam de pouca luz para sobreviver e podem ficar em vasos.

Sala de TV com prateleiras de madeira cheias de vasos de diversas espécies de plantas
Fonte: Instagram @minha.casa.aconchegante

Pensando nisso, o Fashion Bubbles reuniu 10 espécies de plantas que são ideais para apartamentos e ficam lindas na decoração. Então, confira!

Parede branca com aparador branco com portas e diversas plantas de enfeite
Fonte: Canva
  • Ao mesmo tempo, leia Calathea: tipos, como cuidar e 24 fotos de ambientes decorados com a planta

Costela-de-adão

Essa planta apresenta uma cor verde que se destaca e uma aparência exótica. Dessa forma, é uma planta linda e que está em alta na decoração. Inclusive, ela pode embelezar o seu apartamento.

Costela-de-adão no canto de uma sala em bege, com sofás e poltronas claras, mesa bege com decorações em bege e outros itens decorativos nessa paleta de cores
Fonte: Instagram @decor_rachel

Pois é, a costela-de-adão é uma planta ótima para apartamentos. Isso porque ela não precisa da incidência direta da luz solar e apresenta fácil manutenção. Além disso, ela deixa os ambientes mais frescos e despolui o ar. Ou seja, suas grandes folhagens absorvem diversas substâncias, filtrando o ar.

Como citado anteriormente, a forma de cuidar da costela-de-adão é muito prática: basta regá-la cerca de duas vezes por semana, utilizar um bom substrato, limpar as folhas com um pano macio e fazer a poda quando necessário.

Dois vasos altos em bege, um deles com Costela-de-adão ao lado de dois enfeites dourados sobre um livro
Fonte: Instagram @decoreta_

No entanto, é necessário ressaltar que essas plantas podem ser tóxicas. Nesse sentido, elas produzem ácido oxálico, que pode causar irritações. Por isso, mantenha a costela-de-adão fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Plantas para apartamento: Lírio-da-paz

Além de elegante, o lírio-da-paz também é conhecido por trazer calma, paz, boa energia, harmonia e cura. Porém, é uma planta tóxica. Então, evite que crianças e pets façam a ingestão dessa planta. Apesar desse problema, essas plantas são ideais para apartamentos.

Cantinho de mesas com vasos em rosa e Lírio da Paz
Fonte: Instagram @cantinho_da_simone

Fáceis de cuidar, basta garantir que os lírios-da-paz se desenvolvam em solo rico em matéria orgânica, manter as plantas em ambientes mais quentes e com meia-sombra, fazer a poda sempre que necessário e regar cerca de 4 vezes por semana.

Palmeira-bambu

Ademais, a palmeira-bambu também é um planta muito bonita. Com folhas bem verdes, muitas pessoas utilizam essa espécie em projetos de paisagismo. Além de lindas, essas plantas são perfeitas para apartamento, por serem versáteis e de prática manutenção.

Aparador azul com porta-retratos ao lado de vaso grande off white com Palmeira-bambu
Fonte: Instagram @oficina_manual

Isso porque ela vive bem com iluminação indireta. Inclusive, é possível cultivar a palmeira-bambu sem proteção contra o sol. Porém, provavelmente suas folhas ficarão amareladas.

Assim como a costela-de-adão, a palmeira-bambu também exige poucos cuidados: mantenha o solo adubado e com boa vazão de água, regue de 2 a 3 vezes na semana (mas confira regularmente se o solo não está muito seco), borrife as folhas em dias muito secos e evite colocá-la em ambientes frios e úmidos.

  • Você também pode gostar de Cantinho do café: 50 fotos com tudo que você precisa para arrasar na decoração

Plantas para apartamento: Pleomele

A pleomele se assemelha a uma pequena árvore e é muito elegante. Dessa forma, ela é ideal para causar impacto na decoração de um espaço e traz um ar mais clássico ao ambiente. Então, se você deseja algo mais chamativo no seu lar, aposte nessas plantas para apartamento.

Pleomele em vaso claro sobre mesa branca ao lado de poltrona em madeira e estofado bege
Fonte: Instagram @claudia.mullertv

Nesse sentido, essa espécie gosta da luz solar, mas se adapta muito bem em ambientes de meia luz. Na dúvida, mantenha sua pleomele próxima à janelas que recebem a luz do sol por pouco tempo.

Além desse cuidado, é essencial manter essa planta em locais mais quentes, regá-la sempre que o solo estiver seco e podá-la regularmente. Ainda, monitore o crescimento da pleomele: perder muitas folhas é sinal de que ela precisa de mais luz.

Suculentas

As suculentas, definitivamente, estão em alta! E existem muitas razões para isso. Em primeiro lugar é o valor de compra. Elas são facilmente encontradas em floriculturas e supermercados. Além disso, são super baratas, o que torna a decoração sua casa muito mais econômica.

Terrário de suculentas na mesa de centro, próxima a sofá bege com duas almofadas azuis de borboleta branca.
Fonte: Pinterest

Outro ponto positivo de escolher a suculenta para decorar sua casa é sua versatilidade. São várias espécies e cores das mini plantinhas. Assim, elas combinam com todo tipo de decoração e podem ser colocadas em todos os cômodos.

Suculenta em pequeno vaso rosa ao lado de Torre Eiffel decorativa
Fonte: Instagram @lucinetepresentes

Além disso, estas espécies de plantas para apartamento são perfeitas para quem tem pouco tempo para cuidar delas. As suculentas possuem um armazenamento natural de água. Como resultado, as regas podem ser bem mais espaçadas. E é muito fácil perceber quando ela precisa de água: as folhas ficam opacas e sem vida.

  • Ao mesmo tempo, veja Suculentas: como cuidar, quais os tipos e 70 fotos de inspiração

Relacionadas

Plantas para apartamento: Espada-de-São-Jorge

Por outro lado, quem gosta de um toque de verde vibrante na casa com folhas chamativas, a espada-de-São-Jorge é a melhor opção entre as plantas para apartamento.

Espada de São Jorge em vaso bege ap lado de rack de madeira branco e televisão
Fonte: Instagram @mimoverdeplantas

Provavelmente você já viu essa versão vem grande em algum quintal ou jardim. Porém, o que poucas pessoas sabem é que essa é uma planta que cresce de acordo com o sol que recebe. Como resultado, como o sol de um apartamento é mais limitado, não haverá problema de que ela fique enorme.

Além disso, esta espécie é uma das plantas para apartamento que são mais resistentes. As lanças preferem um solo mais argiloso. Assim, você não precisará regar com tanta frequência. De modo geral, adube a espada-de-São-Jorge anualmente, regue sempre que ela estiver com solo seco e deixe-a em locais com luz solar ou meia-sombra.

Peperômia

Sabe aquela prateleira da sala que está sem vida com artigos decorativos de cores neutras? Então, ela está precisando de um toque de verde que pode ser feito com a peperômia.

Sala pintada com cimento queimado, rack branco, TV, mesa branca com cadeira preta, quadros na decoração e vaso de Peperômia
Fonte: Instagram @apto41_

Apesar de ser uma planta pendente muito requisitada, ela exige um pouco mais de cuidado. Afinal, ela precisa ser podada com frequência pela velocidade do crescimento. Assim, a peperômia também é uma das plantas para apartamento que é muito utilizada para decoração de varanda.

Além desse cuidado, mantenha a peperômia em ambientes com meia-sombra, utilize bom substrato e regue a planta cerca de 2 vezes por semana.

Plantas para apartamento: Jiboia

Esta é uma planta para apartamento muito utilizada na composição de jardins verticais. Afinal, trata-se de uma planta pendente. Além disso, o verde oferece cor na decoração. Por outro lado, se você possui crianças em casa, esta espécie não é indicada, pois é tóxica.

Jiboia em aparador de madeira com tampo branco, ao lado de outros vasos com diversas plantas, cesto de palha decorativo e dois quadros na parede
Fonte: Pinterest

Aliás, você sabia que ter plantas dentro de casa oferece o benefício de filtrar as energias negativas? Por isso, esse artigo decorativo acaba oferecendo benefícios também para o nosso interior.

Em relação aos cuidados, indica-se regar a jiboia 2 vezes por semana, enriquecer o solo com matéria orgânica e podar a planta na primavera.

  • Então, confira Planta jiboia: por que é bom ter em casa + dicas de cuidado e fotos de inspiração

Antúrio

Para os amantes das flores, finalmente chegou uma das plantas para apartamento com mais cor. O vermelho vibrante e as folhas verde-escuro dão a ela um toque de vivacidade e requinte.

Vaso de antúrio em mesa de centro branca com decorações de livros, em frente a sofá bege com quadro de menina com fone de ouvido branco em cima.
Fonte: Pinterest

Além disso, ela está no nosso artigo de flores que você pode cultivar dentro de casa. Por não precisar de muita luminosidade, o antúrio é perfeito para apartamento. Como resultado, você poderá usá-lo na decoração da sala, em cima da mesa de centro, no balcão da cozinha ou em um vaso grande no chão em algum canto da casa.

Outra opção é usá-la para decorar a sua mesa de estudos. Assim, o espaço ficará mais descontraído e com certeza também se tornará um espaço muito mais aconchegante.

Para manter o antúrio sempre lindo, invista em adubos naturais, regue a planta cerca de 2 a 3 vezes por semana e evite exposição direta ao sol.

Plantas para apartamento: Cacto

Apesar de você já estar pensando que o cacto é um tipo de suculenta, existem também as versões maiores. Nesse sentidos, elas podem ser plantas em vasos grandes para decorar o quarto, a sala, o banheiro ou a cozinha.

Cacto grande em vaso de palha no quarto, ao lado de móvel de madeira com talhe em preto, luminária redonda na parede, cama com lençol branco e tapete cinza
Fonte: Pinterest

Os cactos são conhecidos pela sua grande resistência a secas. Como resultado, é uma espécie de plantas para apartamentos que não precisa de muitos cuidados. Ou seja, se você tem uma agenda cheia no dia a dia, já sabe qual espécie escolher!

Inspirações do TikTok para decorar com plantas para apartamento

A seguir, você verá uma série de vídeos com decorações inspiradoras mostrando o poder das plantas na decoração de um apartamento. Preparada?

https://www.tiktok.com/@studiodesignmais/video/6894385986667695362?lang=pt-BR&is_copy_url=0&is_from_webapp=v1&sender_device=pc&sender_web_id=6940609060107765254
@decorhome

♬ SugarCrash! – ElyOtto
https://www.tiktok.com/@jardim.assombrado/video/6795203152388869381?lang=pt-BR&is_copy_url=0&is_from_webapp=v1&sender_device=pc&sender_web_id=6940609060107765254
  • Ainda, você também pode gostar de Piscina biológica: o que é, como funciona e quanto custa fazer essa tendência de decoração

Plantas para apartamento: conclusão

Agora que você já conhece plantas ideais para apartamentos, escolha as que melhor se encaixam no seu gosto e na decoração do seu lar! Além disso, não se esqueça da manutenção de cada uma! Ainda, se deseja saber mais sobre decoração, não deixe de conferir nossa categoria!

Revisado e atualizado por Luiza Mazon.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias