Cimento queimado na decoração: Como usar e passo a passo para fazer em casa
Se tem uma tendência de décor que veio para ficar, com certeza é o cimento queimado. Veja como fazer o efeito, onde utilizar e inspire-se com 47 fotos
- 3Shares

- Continue depois da Publicidade -
Modernidade, charme, personalidade, inovação, praticidade, versatilidade e beleza. Usar cimento queimado na decoração permite trazer tudo isso e muito mais para qualquer ambiente. O estilo é uma tendência no design de interiores e pode ser o toque que faltava para transformar aquele cômodo da sua casa que precisa de uma renovação.
Assim sendo, selecionamos as melhores dicas de como usar esse efeito e quais as melhores combinações para conseguir um resultado harmônico. Tem também 47 fotos para você se inspirar, bem como um passo a passo para você aprender como fazer uma parede de cimento queimado. Continue lendo!
- Aproveite para conferir tudo sobre o Preto na decoração, com dicas de como usar a cor + 58 fotos para se inspirar. Além de Decoração Minimalista com 37 fotos para inspirar.
Vantagens do cimento queimado
O grande benefício da decoração com cimento queimado é que você consegue conferir um resultado impactante ao ambiente gastando pouco. Além disso, o material tem alta durabilidade e tanto a manutenção quanto a limpeza são práticas. E, quando é utilizado no chão, não é necessário assentar piso, o que reduz o tempo da obra.
- Continue depois da Publicidade -
A instalação de cimento queimado é rápida e fácil de fazer. Apesar de ter esse nome, o processo de colocar o material não tem nada a ver com fogo. Na verdade, é uma mistura de cimento, areia e água que você aplica no lugar que escolheu e depois nivela. Em seguida, faz-se a queima, que nada mais é do que peneirar pó de cimento sobre a massa e finalizar alisando com uma espátula.
Nas lojas de materiais de construção, existem também preparados prontos e até papeis de parede que criam o mesmo efeito. Ou você mesmo pode reproduzi-lo na sua casa, utilizando apenas massa corrida, corante, água, esponja, espátula e lixa. Confira o passo a passo no final da página!
- Continue depois da Publicidade -

- Está planejando uma renovação? Saiba como fazer a Reforma da casa sem dor de cabeça
Como usar cimento queimado na decoração
- Continue depois da Publicidade -
Se acaso você procura um material versátil, que pode ser aplicado nas mais diferentes superfícies, pode apostar no cimento queimado sem medo! Ele também é muito resistente e, por isso, é possível utilizá-lo tanto em áreas secas quanto molhadas. Conheça várias maneiras de usar cimento queimado na decoração!

Parede de cimento queimado
Esse é o lugar mais comum para usar o cimento queimado. Você pode ou criar apenas um ponto focal com o efeito, ou até revestir todas as paredes do cômodo.

Veja também Quarto Pequeno Decorado: Como transformar seu cantinho!
Piso de cimento queimado
Anteriormente, dissemos que usar cimento queimado no chão exclui a necessidade de aplicar um piso. Mas, se for utilizar em áreas molhadas, é necessário impermeabilizar para garantir sua durabilidade.

Teto de cimento queimado
Quer criar um décor ainda mais interessante? Então, deixe de lado os tetos brancos tradicionais e utilize a textura.

Para que o detalhe ganhe ainda mais destaque, planeje uma iluminação indireta. Isto é, quando a luz bate no teto antes de refletir para o resto do ambiente.

Bancada de cimento queimado
Por ser altamente resistente, o cimento queimado pode compor bancadas de cozinha muito duráveis.

A neutralidade do material permite, inclusive, uma boa combinação com armários de cores vibrantes.

- Se você está pensando em investir, não deixe de dar uma olhada nessas dicas para comprar o seu Primeiro apartamento.
Materiais e cores que combinam com cimento queimado
É muito simples de combinar o cimento queimado, por causa de sua versatilidade. Assim sendo, é uma escolha certeira para renovar um cômodo que já está decorado com outros tons e texturas. Veja alguns materiais e cores para se inspirar.

Madeira
Apostar no cinza para a decoração tende a deixar o cômodo um pouco frio. Desse modo, usar madeira e outros elementos naturais ajuda a trazer conforto extra.

Aqui, a sala integrada recebeu piso vinílico que imita madeira, enquanto o boxe do banheiro ganhou um deck estiloso.
- Continue depois da Publicidade -

- Outra forma de trazer aconchego para o lar é decorar com plantas e apostar na Selva urbana.
Metal
Qualquer tom metálico combina muito bem com o cimento queimado, mas o cobre fica ainda mais bonito. Use em objetos decorativos, como cachepôs e esculturas, e nos metais do banheiro.

Composição de quadros
Aposte no efeito a fim de servir de pano de fundo para expor pôsteres, banners, quadros e qualquer outra peça de arte que você tiver.

Tubulações expostas
O cimento queimado é bem característico do estilo de decoração industrial. Dessa maneira, é uma ótima ideia combiná-lo com as tubulações elétricas expostas.

Cores neutras
O cinza por si só é uma tonalidade básica. Unido a outras cores neutras, como o preto, por exemplo, garante um espaço sóbrio e elegante.

Nesses dois ambientes, por outro lado, o material criou um pouco de contraste em cômodos predominantemente brancos.

Tonalidades vibrantes
Para quem quer trazer vida para um cômodo da casa, a dica é trazer paredes, móveis e outros elementos com cores fortes.

Tons pastel
As cores clarinhas, também chamadas de candy colors, são tendência na decoração e ornam muito bem com o cimento queimado.

Usar os tons pastel em itens avulsos, como almofadas e quadros, por exemplo, é uma boa pedida para quem gosta de trocar o tema do décor de tempos em tempos.

Estampas
Quer ousar ainda mais e marcar o ambiente com a sua personalidade? Use estampas em tapetes, quadros e até nas paredes!

Cimento queimado colorido
O revestimento costuma variar bastante entre os tons de cinza. E, com alguns pigmentos, é possível obter o mesmo efeito, só que em colorações como azul e verde.

Meia parede
Se você acha que fazer uma parede inteira com cimento queimado vai deixar o seu cômodo muito pesado, então, aposte na meia parede!

Como fazer uma parede de cimento queimado
Sabia que é possível fazer uma parede de cimento queimado gastando apenas R$ 50? Você só vai precisar de 1 rolo de fita crepe larga, papel ou plástico para forrar o chão, 1 bandeja para pintura, 1 colher, 1 lata de massa acrílica, 1 frasco de corante de tinta na cor preta, água, 1 espátula, 1 esponja pequena de cozinha, 1 esponja grande para lavar carro e 1 lixa P220. Confira o passo a passo:
- Antes de mais nada, delimite a área que vai receber o efeito com uma fita crepe larga. Proteja, ao mesmo tempo, o chão com papel ou plástico;
- Em segundo lugar, prepare a parede, lixando qualquer imperfeição e, se necessário, pintando uma base branca;
- Coloque, na bandeja, 10 colheres (sopa) de massa acrílica, algumas gotas de corante para chegar na cor desejada e água suficiente para tornar a mistura maleável. Então, misture com a espátula. Essas medidas valem para uma parede de 3m x 4m;
- Aplique a mistura nos cantos, usando a esponja menor umedecida. Em seguida, use a esponja maior, também úmida, para preencher toda a superfície. Evite fazer movimentos circulares, para que o resultado não fique marcado;
- Faça uma segunda e uma terceira demão, aguardando 1 dia entre uma camada e outra;
- Lixe toda a parede a fim de tirar o excesso de massa e dar um acabamento liso;
- Por fim, limpe a superfície com um pano macio molhado. Retire a fita e aprecie o resultado!
- Que tal se inspirar com a decoração usada pelas celebridades? Veja o Apto luxuoso de Zezé di Camargo e Graciele, conheça o Antes e depois das casas dos famosos, confira a Casa de Bruna Marquezine ou se impressione com a Casa dos sonhos de Sabrina Sato.
- 3Shares
- Continue depois da Publicidade -