Materiais naturais: o retorno ao Natural está na moda!

Tendências em décor para 2020 / 2021 por Fernanda G Fleur. Veja o conceito dos materiais naturais e porquê estão de volta. Além de fotos e dicas inspiradoras para inseri-los na decoração, trazendo aquele toque especial.

875

- Continue depois da Publicidade -

Materiais naturais – O conceito da natureza e o resgate ao que é natural nunca estiveram tão forte. Assim, essa tendência apesar de ser bem recorrente em todos os seguimentos do mercado, ganhou ainda mais evidência.

Agora confira muitas dicas e entenda o que está por trás desse conceito, aqui no Fashion Bubbles

Por que os materiais naturais estão de volta?

Fonte: TLC Interiors

A pandemia trouxe não só os aspectos negativos da doença. Ademais, ela também nos tocou de forma íntima, fazendo com que voltássemos ao nosso interior.

Desta forma, ajudou a nos sensibilizar e buscar conexões com a nossa própria natureza. Trazendo à tona, questões que ocorriam no cotidiano, mas que não dávamos tanta importância. E isso estava acontecendo nos vários aspectos da nossa vida, seja no meio ambiente, na nossa família ou no trajeto do  trabalho…

Decerto, este processo impactou diretamente na forma de morar,  refletindo também na busca por aconchego e conforto em casa. Por isso, vimos movimentos que já vinham, como os materiais naturais, ganharem ainda mais força!

Já outro movimento que entrou em destaque é sobre utilidade, necessidade e questões éticas. Assim, nunca foi tão importante saber o que estamos consumindo. Isto é, a origem de cada produto, a matéria-prima utilizada, e, se realmente era necessário continuar naquele ciclo de produto descartável.

O trabalho e seu novo conceito – o Home office

Home office com decoração clean e materiais naturais. Fonte: Business Insider

Já outro ponto que ganhou destaque devido a mudança de hábitos,  é que passamos a ficar mais tempo em  casa. Além disso, o trabalho ganhou um novo conceito: o de home office. Enquanto os serviços de delivery, aumentaram drasticamente. Enfim, tudo o que consumimos passou a ser dentro de casa.

As mudanças foram tão disruptivas, que impactaram também na decoração na nossa casa. Que  passou, portanto, a ser modificada a fim de atender todas essas novas necessidades.

 

  • Veja também, nosso especial de Decoração de home office: 4 dicas para organizar o seu escritório e muitas imagens de inspiração!

Não basta ser belo…

 

Fonte: TLC Interiors

 

Em virtude de tudo isso, o consumo de decoração ganhou um novo significado: agora o belo e luxuoso não era mais suficiente.

Antes de tudo, a decoração tem que ser prática, funcional, aconchegante! E ainda, atender a todas as suas necessidades em um curto espaço, já que as atividades dentro de casa, passaram a se dividir em trabalho, lazer, escola, espaço de convívio com a família, e, também,  lugar para as refeições.

 

Quarto trabalhado com materiais naturais e diferentes texturas. Fonte: Black And Bloomers

Veja também nosso especial de Decoração com plantas, com dicas de como escolher, cuidar e muitas fotos de ambientes decorados com um toque de selva urbana. Além de Jardim de Suculentas: baratas, fáceis de cuidar, descubra tipos e 47 fotos de inspiração para dar aquele toque especial na decoração.

Peças sustentáveis e reutilização

As indústrias e grandes importadoras viram suas vendas alavancar significativamente, pois, a busca pelo conceito de peças sustentáveis era constante. Logo, este fenômeno intensificou conceitos de sustentabilidade, versatilidade e reutilização. Assim, os próprios consumidores passaram a dar novas utilidades a produtos que antes eram direcionados a uma só função.

Desse modo,  grandes marcas também começaram a produzir e divulgar conteúdo online mostrando a versatilidade de seus produtos. Gerando assim, um maior interesse do público alvo, não só em consumir como também reutilizar as próprias peças.

Foto: The Spruce

A tendência dos materiais naturais e seu significado em nosso vida

Consequentemente, todo esse processo intensificou a busca por peças em materiais naturais. Ao mesmo tempo, fez com que as pessoas parassem para pensar nesse conceito. Que, apesar de já ter sido inserido às tendências antes, não tinha, contudo,  tido grande força para alavancar e se tornar uma febre como agora.

Mas, afinal de contas, o que é o conceito por traz do natural?

Natural é tudo aquilo que pertence ou se refere à natureza. Isto é, objetos que tem em sua origem  ou são produzidos com matéria-prima da própria natureza, em seu estado bruto. Como exemplos temos madeira, pedras, palha, linho, couro, bambu, argila, vime, juta, entre outros materiais.

Portanto, quando falamos de natural, estamos falando sobre peças que usam em sua produção elementos da natureza, ou seja, que não sofreram nenhum tipo de beneficiamento químico para sua elaboração.

O artesanal está na moda

Temos ainda, objetos que incentivam o artesanato local e que priorizam cores naturais. Isto é, que desde sua origem são exatamente daquela cor.

Destacamos ainda, quanto os trabalhos artesanais estão em alto e como podem trazer um toque todo especial ao ambiente. Veja aqui alguns trabalhos em Macramê com receitas e passo a passo para faz em casa, para você incrementar a decoração com este toque estiloso.

Foto: Farm House Living
Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Respeito à natureza

Também é necessário entender que mesmo não sendo adepto do veganismo, é importante antes de comprar um produto, saber sobre sua origem e se foi confeccionada de uma forma ética.

Saber, por exemplo, se ele é de origem animal e em quais condições foi produzido. Tentar ainda, evitar comprar peças que possuem algum tipo de crueldade. Substituindo, dessa forma,  por algo que não faça a grande indústria incentivar mais e mais a busca por esses animais, gerando assim um desequilíbrio na natureza.

A busca por equilíbrio

Agora como nunca, é tempo de nos reinventarmos. Além de buscar um melhor equilíbrio entre a nossa vida pessoal e profissional. Certamente essas mudanças também vão ser refletidas em tudo o que consumimos. Como por exemplo, no que vestimos e nos produtos que escolhemos para decorar a nossa própria casa.

Por tudo isso, a importância de valorizarmos o conceito do que é natural, não só como uma tendência mais como uma forma de vida!

Como usar a tendência dos materiais naturais na decoração

Peças como tapetes de juta e mesinhas de cabeceira de bambu podem ajudar a trazer vibrações extras da natureza para sua casa. A ideia ao evocar o poder dos materiais naturais é torna você um ser humano mais feliz!

Confira agora 5 formas de explorar os materiais naturais na decoração da sua casa:

  1. Brinque com as diferentes texturas;
  2. Aproveite da sua versatilidade;
  3. Eles têm grande poder de permanência;
  4. Ajudam a trazer a natureza para dentro de casa;
  5. Tem um toque de nostalgia Boho.

 

Adicione Texturas

Fonte: Modsy

Quer você ame tons neutros, que estão super em alta, ou prefira tons de cor, sua decoração vai ficar incrível se receber um ingrediente mais que essencial – a textura! E uma das formas mais fáceis de inseri-las , é usar e abusar dos materiais naturais!

Eles são uma ótima maneira de incrementar o seu espaço atual sem mudar o estilo ou comprar um novo conjunto de móveis. Desta forma, os materiais naturais complementam os espaços mais vibrantes ou até os neutros.

 

Aproveite da sua versatilidade

Um dos grandes destaque sobre o uso de materiais naturais é sua versatilidade. Do rústico ao moderno, passando pelo meio-termo, esta é uma tendência que fica bem em qualquer ambiente. Você pode usar cestos de juta no banheiro, mesinhas de vime na varanda ou nos quartos quartos ou em outros espaços da casa.

Veja no artigo de  Cestos e caixas, como usá-los na organização de ambientes, explorando toda sua versatilidade. Além diversas fotos de decoração usando cestos e outros materiais naturais.

Foto: Joyfullygrowingblog

 

Eles têm grande poder de permanência

Você conhece a sensação de quando você tem a mesma decoração por um tempo e de repente percebe que cansou? Ao contrário disso, os materiais naturais não sairão de moda tão cedo.

Essas peças podem ainda ser reutilizadas para trabalhar com suas escolhas de design atuais e reaproveitadas em diferentes espaços.

Imagens via Decor Tips

 

Ajudam a trazer a natureza para dentro de casa

Que tal trazer o ar livre para dentro de casa? Selva urbana, é um conceito super em alta, pois trazer plantas e flores para dentro de casa, é como ter amigos fotossintetizadores. Elas ajudam a tornar sua casa mais convidativa, limpa o ar e tornam você um ser humano mais harmônico!

Sem contar que os materiais naturais combinam perfeitamente com essa tendência! Trazendo um mais visual estiloso à décor.

Fonte: Morri

Um toque de nostalgia Boho

Se sua avó tinha poltronas de vime combinando com um ventilador de bambu, você deve se lembrar que a tendência dos materiais naturais começou muito antes do que os últimos anos.

Cortinas de algodão, tapetes de juta e luminárias de tecido são ótimas maneiras de sentir o gostinho Boho.

Inspiração de sala de jantar com moveis de fibra natural. Fonte: Pinterest

Fontes Bibliográficas

Hábitus Brasil, Revista Zapi Imóveis, Conceito De, Opaque, Armazém Oficinas, Arch Trends, Decor Tips, Revista Casa e Jardim, Modsy

Por Fernanda G Fleur

Fernanda G Fleur  é consultora de decoração e interiores, possui experiência de mais de 7 anos no mercado de decoração. Além de ser especialista em elaboração de ambientes conceituais e comerciais para lojas, e também consultoria pessoal e empresarial.

Autora do blog de cultura e decoração no Instagram. Consultora de imagem e personal stylist, experiência de mais de 8 anos. Na área acadêmica graduada em Designer de Moda pela UEG, com cursos nas áreas de moda e designer de interiores, marketing, marketing pessoal, marketing digital com foco em mídias sociais.
Por fim, confira o Insta profissional: @fernandagfleur.

Imagem por Xenia Maximova

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também