Preto na decoração: Como usar a cor + 58 fotos para se inspirar

Preto na decoração é a combinação perfeita para trazer aquele toque de elegância e modernidade. Saiba ainda o significado da cor preta e como utilizá-la para não deixar o ambiente pesado.

3 305

Elegância e modernidade são associados ao preto na decoração. Por isso preparamos um guia de como utilizá-lo sem erro!

Você já deve ter ouvido falar que usar preto na decoração pode torna o espaço escuro, pesado e que diminui a amplitude visual. E a cor realmente pode fazer cômodos pequenos parecerem ainda menores, se acaso for utilizada em excesso.

No entanto, sabendo empregar o tom na medida certa e junto com as melhores combinações, é possível criar um ambiente que exala elegância e força. Confira, em seguida, mais de 50 fotos para se inspirar e dicas para você seguir na sua casa.

Qual é o significado da cor preta?

De acordo com o livro A Psicologia das Cores, da socióloga, psicóloga e professora de comunicação Eva Heller, o preto é relacionado à modernidade. Isso porque, enquanto as pessoas mais conservadoras o associam ao luto, à obscuridade e à perda, os mais liberais atribuem o tom à moda, à elegância e à sofisticação.

Além disso, a cor representa mistério, segredo, seriedade, poder e força. E, por ser uma tonalidade autoritária, provoca emoções fortes. Aposte no preto na decoração se você quer um espaço atual, inovador e, ao mesmo tempo, sóbrio e refinado.

 

quarto com parede e roupa de cama na cor preta
Foto: Unsplash

Como usar o preto na decoração?

O preto é neutro, portanto, combina com qualquer tipo de decoração. O tom vai bem tanto em um espaço rústico quanto em um moderno. É possível uni-lo a outras cores neutras, como branco e cinza, ou ainda fazer uma combinação com tonalidades vibrantes, como amarelo e vermelho.

Tem medo de enjoar do preto muito rápido? Em vez de utilizá-lo em um item mais permanente, como os armários da cozinha ou o sofá da sala, use pontualmente. Você pode criar uma parede de lousa na área de refeições, ou comprar capas de almofadas nesse tom. Assim, fica mais fácil de trocar caso você não se acostume com o preto na decoração.

 

cozinha com armários pretos e azulejos vermelhos
Foto: Unsplash

 

Preto na decoração fica bem em qual cômodo?

A decoração de interiores é a melhor maneira de deixar a sua personalidade marcada no espaço onde você mora. Dessa forma, é possível utilizar preto na decoração de qualquer ambiente, contanto que a proposta seja condizente com o seu estilo. Em seguida, confira dicas para não errar na dose e inspire-se com mais de 50 imagens lindas.

Cozinhas

O espaço de preparo das refeições é onde mais se usa preto. Isso porque o tom esconde bem a sujeira. Com superfícies escuras, você não precisa limpar imediatamente toda migalha que derruba nem toda gota que derrama.

Confira ainda nosso especial de Churrasqueiras com modelos e decoração para dentro e fora de casa, além de varandas gourmet.

duas cozinhas com preto na decoração
Fotos: Instagram

As cozinhas americanas, isto é, aquelas que ficam integradas à sala de jantar ou de estar, ficam ótimas com a cor. Por causa de sua neutralidade, o preto na decoração evita sobrecarregar o espaço.

duas fotos de cozinha americana preta
Fotos: Instagram

A combinação de preto, branco e móveis ou piso de madeira não tem erro. Invista!

fotos de duas cozinhas decoradas
Fotos: Instagram

A união de cinza e preto também é clássica. Invista em superfícies com brilho para garantir elegância, ou use paredes com efeito de cimento queimado para um estilo mais moderno.

duas cozinhas decoradas com cinza e preto
Fotos: Instagram

Que tal colocar alguns toques de amarelo em sua cozinha preta? Pode ser em utensílios, quadros, nichos, puxadores ou até em alguns armários, por exemplo.

duas imagens de cozinha amarela
Fotos: Instagram

Outras cores que combinam bem com preto são roxo e azul royal.

cozinha roxa e cozinha azul royal
Fotos: Instagram

Você não precisa brincar apenas com a composição de cores. Outra boa ideia é juntar superfícies foscas e acabamentos com brilho no mesmo espaço.

duas cozinhas com contraste de superfícies foscas e com brilho
Fotos: Instagram

Se acaso você é um fã de estampas, abuse delas no seu espaço. Então, utilize o preto na decoração para equilibrar o resultado final.

duas cozinhas com piso e teto estampados
Fotos: Instagram

Por fim, o preto também compõe bem uma decoração minimalista para cozinhas, já que se trata de um tom básico. Nesse caso, prefira texturas opacas.

cozinhas com décor minimalista
Fotos: Instagram

Salas de jantar

Do mesmo modo que a cozinha, a sala de jantar é um espaço propenso a acidentes com comida. Usar mesas, cadeiras, paredes e pisos escuros são uma estratégia inteligente, principalmente se você tiver crianças pequenas em casa.

duas salas de jantar com cores escuras
Fotos: Instagram
Você também pode gostar!

Inspire-se com esses dois espaços que usaram e abusaram da criatividade, da cor e das fôrmas para criar um décor charmoso.

salas de jantar com decoração criativa
Fotos: Instagram

Salas de estar

Sua casa ou apartamento tem uma janela grande, que deixa entrar uma boa quantidade de luz? Então, que tal pintar uma parede de preto para gerar um pouco de contraste?

salas com parede preta
Fotos: Instagram

Nesses exemplos, a cor serviu para destacar uma parede diferenciada no cômodo: a primeira é em diagonal e a segunda leva para um corredor.

  • Gostou do toque das plantas? Veja nosso especial de selva urbana, com dicas de como usá-las na decoração, quais usar dentro de casa e como cuidar.
duas salas de estar com parede de destaque
Fotos: Instagram

Usar preto na decoração também é útil para delimitar espaços integrados. Aqui, uma das salas ficou bem dividida do hall de entrada por meio de uma parede pintada com esse tom escuro. Do mesmo modo, a outra foi separada visualmente da cozinha.

duas fotos de salas integradas
Fotos: Instagram

Quem acha que preto deixa o décor mais masculino vai se surpreender com esses ambientes. Combinada com quadros coloridos, sofás claros e tapetes felpudos, a tonalidade forte foi suavizada.

duas salas com decoração delicada
Fotos: Instagram

Juntar paredes pretas com tapetes geométricos deixa qualquer sala divertida e contemporânea.

duas salas com tapete geométrico
Fotos: Instagram

Escritórios

Uma vez que está associado à seriedade e ao poder, o preto é um ótimo tom para compor espaços de estudo ou de trabalho.

home office com parede escura
Fotos: Instagram

Quartos

Quem disse que não é possível ter um quarto preto relaxante? Esses dois dormitórios receberam cortinas, elementos naturais, vasos e iluminação amarela para ficarem charmosos, confortáveis e aconchegantes!

dois quartos aconchegantes com iluminação amarela
Fotos: Instagram

Aqui, a roupa de cama com estampa geométrica garantiu ainda mais estilo e modernidade para o décor.

dois quartos com roupa de cama geométrica
Fotos: Instagram

Parede preta + detalhes em madeira + os objetos de decoração certos = um quarto rústico para ninguém achar defeito!

duas fotos de quartos com estilo rústico
Fotos: Instagram

Você pode apenas pintar uma parede de preto. Em contrapartida, utilizar tijolinhos, ripas de madeira ou revestimento de cimento em 3D traz um charme extra para o quarto.

quartos com paredes pretas com textura
Fotos: Instagram

Quer criar a sua própria selva urbana? Sem dúvida, o preto na decoração é uma boa escolha para ser o pano de fundo para a sua decoração com plantas.

dois quartos com selva urbana
Fotos: Instagram

Veja, em seguida, que ótima ideia. Se você ainda não está pronto para sair pintando o quarto inteiro de preto, faça desenhos geométricos ou uma meia parede com essa cor!

dois quartos com detalhes em preto na decoração
Fotos: Instagram

Banheiros

Apesar de a cor mais comum escolhida para banheiros ser o branco, ousar com uma tonalidade mais escura permite um resultado incrível.

dois banheiros com paredes pretas
Fotos: Instagram

A fim de criar uma decoração de banheiro estilosa, aposte em revestimentos tridimensionais. Também é possível pensar em formas diferentes de aplicar os azulejos, como no modelo em ziguezague desse segundo exemplo.

banheiro com paredes geométricas
Fotos: Instagram

Anteriormente, você viu como a meia parede pode ser uma forma de usar preto na decoração, mas sem fazer uma transformação muito radical. Isso vale, ao mesmo tempo, para o banheiro!

banheiros com meia parede preta
Fotos: Instagram

Criar uma parede de destaque na cor preta permite trazer contraste e profundidade para um banheiro branco. Você pode fazer isso no boxe, uma área que costuma ficar encardida com o passar do tempo, se acaso forem utilizados azulejos claros.

dois banheiros com parede de destaque
Fotos: Instagram

Gosta de ficar inteirado sobre o mundo do design de interiores? Aproveite e dê uma olhada na casa das celebridades Antes e depois da fama, ou ainda veja por dentro a Casa de Bruna Marquezine.

você pode gostar também