Espelho na Sala: Descubra como usar na decoração

- Continue depois da Publicidade -

Se você gosta de ter a casa decorada com estilo e personalidade, precisa aprender a usar bem os espelhos como parte da decoração.

Cômodos como a sala, que são o “cartão de visitas” da sua casa, precisam ter um aspecto elegante, mas ao mesmo tempo, aconchegante.

É exatamente esse o efeito do espelho na sala — além de, claro, favorecer o ambiente e torná-lo visualmente mais agradável e espaçoso.

Apesar de todas essas vantagens, é preciso saber usar o espelho na sala, além de escolhê-lo adequadamente, conforme as características do cômodo em questão.

Pensando nisso, a equipe Fashion Bubbles desenvolveu este artigo completo, com tudo o que você precisa saber sobre usar espelho na decoração da sala. Para conferir todas as dicas, basta continuar lendo. Acompanhe!

- Continue depois da Publicidade -

Por que usar espelho na decoração da sala?

Os espelhos estão presentes no cotidiano dos humanos desde a antiguidade, por volta de 3000 a.C, com a civilização egípcia e foram aprimorados ao longo dos séculos, até ser capaz de formar imagens nítidas, totalmente fiéis à realidade, como temos hoje.

- Continue depois da Publicidade -

Deu para perceber que faz parte da história humana ser atraído por espelhos e seus reflexos, não é? Mas, senão para analisar sua própria imagem, porque inserir essas peças na decoração da sala? A verdade é que existem bons motivos para fazê-lo! Confira os principais abaixo!

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Amplia o espaço

espelho na sala espaço
Foto: Pinterest | Espelho na sala para ampliar o espaço.

 

- Continue depois da Publicidade -

O primeiro motivo é a sensação de amplitude no espaço em que o espelho se encontra. Especialmente quando posicionado em frente a uma parede “limpa”, ou seja, sem muitos objetos ou decorações, a sensação de expansão espacial é ainda maior.

A ilusão óptica causada pelo espelho faz com que imaginemos o ambiente com mais profundidade e, consequentemente, espaço.

Assim, ambientes naturalmente estreitos e com pouca dimensão espacial, como lavabos, halls e corredores,podem ser facilmente transformados em locais totalmente novos, com novas proporções visíveis.

Destaca o ambiente

espelho na sala destacar
Foto: Pinterest | Espelho na sala destaca pontos estratégicos. 

Além de ampliar o ambiente, o espelho também é capaz de destacá-lo. Nesse aspecto, tudo depende da sua intencionalidade e estratégia.

Afinal, você pode escolher direcionar a atenção de todos os que chegam a sua sala, por exemplo, para aquele vaso chiquérrimo, que você pagou caro — ou ainda, usar essa tática para desviar os olhares de pontos que você não gosta tanto.

Promove elegância

espelho na sala elegância
Foto: Pinterest | Salas elegantes com espelho.

 

Espelhos bem posicionados, com molduras e acabamentos harmônicos ao restante da decoração podem dar o “toque que faltava” no ambiente, deixando-o elegante e interessante. 

Quem nunca foi na casa de um amigo ou conhecido e não ficou “babando” naquele espelho lindo, sobre o aparador na sala? Ou ainda, naquele jogo de espelhos geometricamente recortados, sobre o sofá?

É muito comum esse sentimento de admiração e encantamento ao se deparar com um espelho estrategicamente instalado, a fim de tornar o ambiente ainda mais sofisticado!

Traz iluminação

espelho na sala iluminação
Foto: Pinterest | Iluminação proporcionada pelo espelho na sala.

 

Por fim, dependendo do ângulo escolhido e do estilo de reflexo do espelho, é totalmente possível trazer mais iluminação ao ambiente — seja por refletir a luz artificial de um lustre ou luminária presente no ambiente, ou a luz natural que incide pelas janelas.

O reflexo da luz pode ser muito útil em ambientes usados com frequência, como escritórios, quartos com escrivaninhas para estudos ou mesmo as salas, que são o tema central deste artigo.

Esse ganho luminoso também representa um ganho energético (literalmente!) e, consequentemente, financeiro. Afinal, quanto menos lâmpadas e pontos de luz artificial forem necessários em um ambiente, mais econômico ele se torna.

Como escolher espelho para usar na sala?

Com todas essas vantagens em mente, fica claro que usar espelho na sala pode ser a melhor escolha para favorecer o ambiente, torná-lo mais agradável, espaçoso e, quando possível, econômico.

Apesar de todos esses pontos positivos, também é preciso ressaltar os pontos negativos dos espelhos, que podem torná-los seus inimigos, ao invés de amigos.

Se escolhidos e instalados erroneamente, os espelhos podem refletir partes indesejadas da casa, como mesas e estantes bagunçadas, janelas com iluminação intensa, a nível de ofuscamento visual e outros pontos não planejados.

Por isso, é preciso ter muito cuidado ao escolher o seu espelho, já que ele multiplicará todos os objetos do seu ponto de reflexão, sejam eles visivelmente agradáveis ou não.

Assim, entenda que existem vários tipos de espelhos, com curvaturas, alturas, comprimentos, recortes e molduras diferentes, que podem te confundir na hora da compra do espelho da sala.

Cada espelho tem uma função específica, seja alongar verticalmente ou horizontalmente um ambiente, ou apresentar um novo ponto focal para os visitantes, como uma estratégia de fazer com que direcionem sua atenção para o local que você deseja na sala.

Pensando nisso, o primeiro passo antes de decidir qual será o espelho na sala é definir o tamanho da sala — em termos técnicos, o pé direito do ambiente.

Sala pequena

espelho na sala pequena
Foto: Pinterest | Espelho na sala pequena. 

 

Para salas pequenas, o ideal é utilizar a jogada dos espelhos para ampliar o ambiente e deixá-lo visualmente mais espaçoso.

Por isso, prefira espelhos grandes, largos horizontalmente, caso você deseje simular uma sala mais ampla em sentido horizontal, ou compridos verticalmente, para dar a impressão de um ambiente maior e mais alto.

Logo após definir suas intenções e escolher o modelo de espelho ideal, instale-o sobre a parede do sofá ou aparador, por exemplo.

Evite posicionar o espelho na sala na parede oposta à janela, para evitar reflexos luminosos extremos e incômodos.

Caso a sua sala, mesmo sendo pequena, conte com uma parede lisa, sem decorações, você pode escolher posicionar o espelho nela, se isso não significar nenhum prejuízo para o cômodo.

Sala grande

Nas salas grandes, por sua vez, o objetivo é completamente outro: dar destaque a pontos específicos e trazer elegância ao local. 

Por isso, apostar em espelhos menores, ou mesmo uma coleção deles, pode ser o segredo para uma sala moderna, mas elegante, como é o caso da foto abaixo:

espelho na sala grande
Foto: Pinterest | Jogo de espelho na sala.

 

Ainda existe a possibilidade de destacar um ponto específico no seu ambiente, como na foto abaixo é destacada a escada como ponto focal do reflexo:

espelho na sala destaque
Foto: Pinterest | Espelho na sala para destacar um ponto específico.

Como usar espelho na sala?

De modo simples, usar o espelho na sala é uma estratégia extremamente útil, versátil e estratégica, e depende muito de qual o “aesthetic” ou estilo da sua casa e sala como um todo.

Não adianta, por exemplo, em um ambiente minimalista, com a paleta de cores mais neutras e objetos decorativos mais modestos, acrescentar um espelho com moldura rebuscada, estilo Luís XV (cheia de “frufrus” e que remete à nobreza).

Ao mesmo tempo, não é interessante economizar na estética do espelho se sua casa já é repleta de detalhes diferenciados, com o estilo vintage, por exemplo.

Cada peça deve ser escolhida de modo a entrar em perfeita harmonia com o restante da casa e seus cômodos, além dos objetos de decoração como poltronas e tapetes já presentes na sala, para que seja agradável aos olhos.

Conclusão

Percebeu como o espelho na sala pode alterar toda a atmosfera do ambiente? Por isso, é preciso ser consciente na escolha e levar em conta todos os pontos abordados neste artigo.

Se você gostou desse conteúdo, precisa conhecer mais a fundo a seção “Decoração”, aqui mesmo, no Portal Fashion Bubbles. Temos um artigo completo também sobre espelho para banheiro, que você pode gostar. Não deixe de conferir!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes