Tapete para sala: como escolher + 24 modelos para copiar

Saiba qual o tamanho certo de um tapete para sala para que ela não pareça ser menor do que é e veja como escolher a cor e o formato

Tapete para sala.
Compartilhe

A sala é um dos ambientes mais aconchegantes da casa, só perde para o quarto. Porém, como é o cômodo onde recebemos visitas, é importante que este, junto ao aconchego, esteja muito bem decorado. Afinal, a da casa é a personalidade dos moradores. E um dos itens quase obrigatório neste ambiente é o tapete para sala!

Além de transformar o espaço pela cor, textura e tecido, o tapete também é importante para isolar a temperatura do chão. Por isso, este adereço é mais utilizado nas épocas mais frias do ano. Mas, nada impede que você possa usar um tapete com material mais leve durante o ano todo para dar um toque de conforto ao espaço.

Então, se você quer ter um desse na sua sala de estar mas ainda está em dúvida sobre qual modelo comprar, não se preocupe. Isso porque aqui você vai saber sobre:

  • Como escolher o tamanho do tapete
  • Qual o melhor tapete
  • Como escolher o formato do tapete
  • Como escolher cor de tapete para sala

Se você quiser saber isso e muito mais, continue lendo!

Como escolher o tamanho do tapete para sala

Tapete para sala de cor neutra.
Fonte: Pinterest

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

O primeiro passo ao pensar em comprar um tapete para sala, é definir o tamanho e o formato. Afinal, existem tapetes redondos, quadrados e retangulares. Por isso, é importante saber qual combina melhor com o restante da decoração.

Portanto, em primeiro lugar, meça o espaço disponível entre os sofás e o rack. Em seguida, leve em consideração que o tapete pode ficar posicionado de duas formas: com 15cm ou 20cm embaixo do sofá ou na mesma linha do móvel.

Caso sua sala seja pequena, a melhor opção é apostar em um tapete que cubra quase todo o chão do cômodo. Isso oferecerá uma sensação de amplitude no cômodo.

Por outro lado, se a sala for integrada com outros ambientes como a sala de jantar, por exemplo, o tapete deve atuar como delimitador de espaço. Desta forma, é importante que ele cubra todo o sofá, poltrona e mesa de centro. Assim, a área ficará mais agradável visualmente.

Em salas de jantar, as arquitetas Ieda e Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos, explicam que o tapete precisa ter ao menos 60cm a mais do que o lado grande da mesa.

“Assim, é garantido que, ao mover a cadeira, ela não enroscará na peça” Além disso, “é importante se atentar e respeitar o desenho da peça, valorizando-a”, ressalta Ieda.

  • Veja também: Cortina – dicas de como escolher o tamanho, cor e tecido!

Qual o melhor tapete

Tapete branco.
Fonte: Pinterest

Na maioria das vezes, a resposta desta pergunta está associada ao material do tapete para sala e é bastante simples: depende. Afinal, cada sala possui um estilo e, portanto, o material utilizado dependerá disso.

Por exemplo, os sintéticos são os mais comum. Além de terem um preço mais acessível é fácil encontrar uma série de estampas e cores diferentes. Como resultado, são super versáteis.

Já os feitos a partir de um trabalho artesanal como o crochê e a junção de vários tecidos são modelos que oferecem um aspecto rústico na decoração. Embora sejam um pouco mais caros, eles oferecem a vantagem da exclusividade.

Por fim, os tapetes para sala de nylon, algodão ou lã são os mais macios. Desta forma, estão altamente associados ao conforto e aconchego. Fato é que não existe um tapete que seja melhor do que o outro, isso só depende do seu estilo e gosto.

Como escolher o formato do tapete

Sala de estar com lareira.
Fonte: Pinterest

De fato, os formatos de tapete para sala mais usados são o retangular e o quadrado. Porém, se o seu objetivo na decoração é dar destaque a um abajur ou uma planta no canto do cômodo, a melhor opção é o tapete redondo.

Já os de couro, que são em formatos diferenciados, são indicados para ambientes grandes onde eles possam se destacar no chão sem influenciar na sensação de amplitude do espaço.

Ou seja, mais uma vez a escolha vai depender do estilo da decoração.

Como escolher cor de tapete para sala

Tapete de quadrados coloridos.
Fonte: Pinterest

Esta é uma pergunta que pode definir a harmonia da sua sala. Hoje em dia, existe uma infinidade de cores, estampas e costuras para tapete. Porém, é importante que o estilo de decoração esteja bem definido para escolher a cor certa.

Por exemplo, modelos estampados ou muito coloridos combinam com ambientes de cores neutras. Assim, o tapete para sala conseguirá ficar destacado em meio a decoração. Por outro lado, tapetes claros e neutros combinam com decorações mais extravagantes.

Neste caso, vale a pena incrementar o espaço com almofadas coloridas e estampadas.

Já os tapetes escuros dão um toque de modernidade e seriedade ao ambiente. Portanto, se esse é o seu objetivo, aposte no marrom ou no preto.

Necessidades dos ambientes

Decoração com cores neutras.
Para esse living sofisticado, Ieda Korman, do Korman Arquitetos, optou por um tapete desenhado pelo escritório, exclusivamente para o projeto | Foto: Gui Morelli

Cada ambiente da casa pede um tapete diferente. Por isso, é preciso levar em consideração a movimentação do local. Por exemplo, espaços movimentados pedem peças de gramatura mais baixa.

Como resultado, os modelos robustos e felpudos devem ficar em locais em que se passa mais tempo sentado.

“Quarto e home theaters são perfeitos para os modelos peludos, mas cuidado com clientes que possuem alergia. Amamos especificar tapetes que peguem toda a extensão da cama, mas, quando se trata de pessoas alérgicas, o melhor é optar por no máximo dois tapetes pequenos ao lado da cama de fibra lavável”, orienta a arquiteta.

Por outro lado, as cozinhas dispensa tapetes. Já os banheiros podem receber modelos pequeno à frente da bacia, chuveiro e pia. Desta forma, irá garantir uma pisada confortável no espaço.

Como combinar

Sala de estar com tapete colorido.
Destaque desse living projetado por Korman Arquitetos, o tapete com padrão geométrico traz cor para o ambiente | Foto: Edu Pozella

Combinar os tapetes com o restante da decoração nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, a melhor opção é criar um padrão de estampas e cores com texturas e paletas parecidas com os móveis.

“Se o cliente já possui uma peça marcante, ou optou por um desenho exclusivo e personalizado, o tapete será o ponto de partida. Mas, no geral, os tapetes são os últimos itens a serem definidos”, explica a arquiteta.

Esse recurso permite que o ambiente todo tenha uma única paleta de forma a criar uma decoração harmônica.

“Quando há o desejo por uma sobreposição de tapetes, que dão bossa aos projetos, o ideal é escolher uma peça mais neutra, para a base, e ousar no tapete que vai por cima”, orienta.

Ademais, alguns modelos de tapete com desenhos marcantes podem se tornar o ponto de destaque do cômodo.

Por outro lado, quem prefere optar pelo conforto da peça, as cores neutras são as mais indicadas.

Inspirações de tapete para sala

Por fim, trouxemos mais algumas inspirações de tapete para sala. Assim, ficará mais fácil identificar a aplicação de todas as dicas. Portanto, aproveite!

Parede preta.
Fonte: Pinterest

Nesta sala escura, o tapete preto ganhou algumas formas geométricas feitas com linhas brancas para quebrar a seriedade e a monotonia.

Sala simples.
Fonte: Pinterest

Este é um exemplo de um tapete para sala feito de crochê. A delicadeza do material e do desenho trazem requinte e elegância ao cômodo de uma forma super delicada.

Paredes brancas.
Fonte: Pinterest

Por outro lado, neste caso a proposta foi trazer vivacidade através das cores vibrantes do tapete para sala. Desta forma, para que ele ganhasse o destaque necessários, todos os outros elementos são de cores neutras.

Tapete para sala cinza.
Fonte: Pinterest

Além disso, que tal trazer uma nova proposta de decoração utilizando as cores dos móveis? Repare que, apesar de o tapete, o sofá e a poltrona serem em cinza e branco, o tapete ofereceu uma nova áurea ao espaço.

Tapete para sala com cores neutras.
Fonte: Pinterest

Este exemplo mostra a ideia de um tapete para sala que não cobre toda a mobília. Portanto, é importante que os sofás, cadeiras e poltronas sigam o mesmo padrão. Neste caso, apenas os pés frontais ficam em cima do tapete.

Ambientes integrados.
Fonte: Pinterest

Por outro lado, esta sala de estar integrada com a de jantar é totalmente delimitada pelo tapete. Assim, os ambientes ficam visualmente mais organizados. Além disso, para que a mudança seja sutil, é necessário que o tapete seja de cor neutra.

Sala com sofá e poltrona brancos.
Fonte: Pinterest

Os tapete indianos são queridinhos no Brasil. Como resultado, ficam perfeitos em ambientes decorados com branco, cores terrosas e amadeirada.

Decoração com pequeno vaso de planta.
Fonte: Pinterest

Neste caso, o tapete para sala redondo ganhou duas funções. A primeira é como isolante térmico para os pés de quem está na cadeira. Já o segundo é ser o tapete de entrada da pequena porta com acesso ao jardim.

Sala com tapete nepaleso.
Foto: Gui Morelli

Nesse projeto do Korman Arquitetos, o tapete de origem nepalesa traz um aspecto desgastado e palavras estampadas, conferindo descontração ao estar com piso de travertino rústico.

Tapete dois em um

Dois tapetes para sala.
Fonte: Pinterest

Se você quer inovar na decoração, não descarte o uso de tapetes sobrepostos. Apesar de serem de cores e materiais diferentes, a combinação foi essencial para criar um estilo único.

Geométrico

Sala com tapete colorido.
Foto: Edu Pozella

De pisada confortável, o tapete geométrico foi desenhado pelas profissionais do Korman Arquitetos especialmente para esse home theater.

Flat

Decoração cinza, preta e branca.
Fonte: Pinterest

Por fim, temos um flat com ambientes integrados e a sala dividida por meio de um tapete branco e preto. Além disso, as formas geométricas e as cores combinaram perfeitamente com o estilo industrial.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares