Cozinha americana com lâmina tecnológica branca e preta.

Lâmina tecnológica: o que é? 17 fotos do revestimento que é uma alternativa à pedra natural

Diga adeus ao mármore e ao granito com a lâmina tecnológica, um revestimento que imita pedra natural e é tendência entre arquitetos de luxo

Compartilhe

Construir ou reformar é sempre uma desafio, especialmente na hora de escolher o revestimento. A cor, temperatura, facilidade na limpeza e beleza são quesitos que precisam ser levados em consideração. Portanto, se você está procurando a melhor opção, não deixe de considerar a lâmina tecnológica.

Caso você não saiba do que se trata, não se preocupe. Afinal, aqui você vai ver:

  • O que é lâmina tecnológica?
  • Vantagens e desvantagens
  • Onde colocar?
  • Quanto custa uma lâmina tecnológica?
  • Dicas de cuidados

Boa leitura!

O que é lâmina tecnológica?

Projeto de cozinha com bancada e armários de lâmina tecnológica.
Fonte: @lamtec

Provavelmente você já ouviu falar sobre pedras naturais como granito, mármore, quartzo seixos e ônix. Basicamente, a lâmina tecnológica é uma versão moderna desse tipo de revestimento.

Trata-se de um produto novo desenvolvido com minerais naturais que são compactados em micro grãos. Durante essa produção, esses micro grãos são colocados em alta temperatura que resultam no processo de sinterização.

Como resultado, ele forma um material sólido, resistente e homogêneo. Portanto, é um material sintético que imita o revestimento natural. Assim, você tem mais liberdade para escolher a cor, o tamanho e o tipo de pedra natural que você deseja ter.

Vantagens e desvantagens da lâmina tecnológica

Área de lazer com lâmina tecnológica.
Fonte: @dipietraoficial

Antes de comprar um material para revestir a casa, pesquise sobre as vantagens e desvantagens e veja se ele se enquadra dentro das suas necessidades. Por isso, listamos as principais características, tanto positivas quanto negativas da lâmina tecnológica.

De acordo com a Lamtec, as vantagens são:

  • Resistente a impactos;
  • Possui espessura fina, o que deixa o material mais leve;
  • É resistente a produtos químicos;
  • A cor não altera com a exposição solar;
  • Fácil de higienizar;
  • É impermeável;
  • Material durável com resistência à manchas;
  • É reciclável;
  • Suporta baixas e altas temperaturas;
  • Resiste a cargas de alta pressão;
  • É resistente ao fogo;
  • Resiste a riscos e mudanças de temperatura.

Por outro lado, a única vantagem do material é alto custo. Afinal, por conta da tecnologia necessária para sua produção, o produto é vendido por um preço mais elevado.

  • Veja também Piso de tacos: vantagens, desvantagens e preço do revestimento

Textura do revestimento que imita pedra natural

Embora seja uma imitação de pedras naturais, a lâmina tecnológica não possui a mesma textura, ou seja, ela não é porosa.

Um dos principais motivos para isso é a dificuldade de produzi-las e também evitar que haja acúmulo de poeira e água nesses pequenos espaços.

Qual a melhor: pedras naturais ou sintéticas?

Bancada de cozinha.
Fonte: @marmoraria_teixeira

A resposta para essa pergunta vai depender do que você espera para esse revestimento. Por exemplo, em relação à beleza, a lâmina sintetizada, que é novidade do mercado, possui tecnologia suficiente para imitar a beleza de uma pedra natural.

Por outro lado, se o objetivo é ter a textura de um material natural e que tenha suas irregularidades como ponto forte, então a pedra é a melhor opção.

Além disso, a tecnologia utilizada na produção da lâmina faz com que ela ofereça maior durabilidade e resistência em comparação às outras. Ademais, como vimos no tópico anterior, a versão sintética possui um preço maior.

O que posso usar para substituir o mármore?

Uma excelente opção para substituir essa pedra natural é lâmina sintética. Isso porque ela oferece a mesma beleza e há um aumento de durabilidade e resistência.

Desta forma, ela pode ser utilizadas em diversos cômodos da casa como no balcão na cozinha, por exemplo. Entretanto, vamos ver isso mais afundo no próximo tópico.

Onde colocar?

Área de lazer com bancada da pia e parede brancas.
Fonte: @nilgran

Apesar de ser um material resistente, existem locais onde a lâmina tecnológica é mais indicada, especialmente por trata-se de um material frio e de fácil limpeza.

Segundo a Rokka, os cômodos indicados são:

É claro que o revestimento pode ser adicionado em todos os cômodos. Porém, é importante conversar com a arquiteta/designer de interiores para avaliar qual o melhor custo/benefício.

  • Além disso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Quanto custa uma lâmina tecnológica?

Mesa preta feita de lâmina tecnológica.
Fonte: @rokka

Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que esse material é novo no mercado e exige alta tecnologia. Portanto, não será mais barato do que os comuns.

Porém, existem diversas marcas que possibilitam uma variação de preço. Para te ajudar nessa busca, existem algumas lojas especializadas como a Lamtec, Rokka e Nilgran.

As marcas costumam cobrar por metro quadrado ou por peças. Nessas lojas mencionadas é necessário fazer um orçamento para conseguir os valores exatos. Esse contato pode ser feito tanto pelo site, quanto por email, telefone e até Whatsapp.

  • Você também pode gostar Pastilhas: tipos e fotos do revestimento que nunca sai de moda

Dicas de cuidados

Banheiro com chão e parede revestida com lâmina tecnológica.
Fonte: @lamtec

Para manter a durabilidade do material é importante tomar alguns cuidados respeitando-o. Por isso, a Lamtec elaborou um guia sobre como limpar a lâmina tecnológica para manter a beleza da peça.

Como foi dito anteriormente, o revestimento é resistente a manchas. Porém, existem produtos abrasivos que podem causar danos irreparáveis ao material como: limpa inox, limpa alumínio e limpa forno.

Além disso, utilizar palha de aço, produtos de limpeza com pH maior do que 11, cloro, lixivia e soda cáustica são totalmente proibidos.

Para manter a peça com um brilho natural e limpa, a marca recomenda a limpeza com uma esponja macia, água morna e detergente neutro.

Ademais, há um quadro com dicas de que produto usar para cada tipo de mancha.

Tipos de mancha e agende de limpeza correto para o revestimento.
Fonte: Lamtec

Revestimento lâmina tecnológica

Por fim, separamos algumas imagens com as diversas cores do revestimento para ser usado em casa. Aproveite e salve as suas preferidas!

  • Em seguida, leia também Azulejo: aprenda a transformar o revestimento em decoração
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias