Azulejo: aprenda a transformar o revestimento em decoração

Confira 20 fotos incríveis de como o azulejo transforma a decoração de um ambiente. Além disso, veja vídeos ensinando como colocá-lo!

- Continue depois da Publicidade -

O que antes era apenas um revestimento, hoje, o azulejo se tornou até uma forma de expressão artística na decoração. São diversas cores, formas e texturas em que podemos encontrar esse material. Por isso, ficou ainda mais fácil decorar a cozinha, o banheiro, o lavabo ou qualquer outro cômodo sem precisar de artigos decorativos, apenas com azulejo.

E para que você encontre a melhor versão para o seu gosto e para cada cômodo, fizemos um artigo especial. Aqui, você saberá como usá-lo na decoração e combiná-lo com o outros elementos e como escolher o tamanho.

Por fim, você também irá conferir uma série de vídeos que ensinam o passo a passo de como colocar azulejo na sua casa!

 

 

Como escolher um azulejo

 

Azulejo português.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

Em primeiro lugar, é preciso entender que os critérios de escolha vão depender do cômodo e da funcionalidade que você precisa. Por exemplo, na cozinha, o ideal é não usar azulejos com textura nem muito pequenos com bastante rejunte. Afinal, este é um cômodo em que lidamos com gordura e isso pode dificultar a limpeza.

O mesmo critério é usado na hora de escolher o azulejo do banheiro, que também acumula gordura corporal.

- Continue depois da Publicidade -

Por outro lado, este modelo pode dar uma cara mais sofisticada em outros cômodos, como a varanda, por exemplo.

Já quando o assunto é o tamanho, não há uma regra a ser seguida. De acordo com a arquiteta Erika Mello, ao Uol: “Cada vez mais estamos abandonando a ideia do rejunte como complemento inerente na aplicação dos revestimentos. Adotamos critérios que também são empregados para outros materiais, mas que podem garantir um resultado lindo e muito funcional”.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News!

 

- Continue depois da Publicidade -

Azulejo para cozinha

 

A cozinha é o local que merece esbanjar criatividade. Afinal, é dali que saem pratos deliciosos e super requintados. Portanto, a decoração pode ter um toque de cor. Mas, para que não fique muito poluído visualmente, aposte em uma base de cor neutra e armários discretos.

Armário de madeira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, você também pode inspirar desenhos e formatos geométricos diferentes. Neste caso, intercalar cores foi uma solução criativa para o pequeno espaço onde o azulejo foi necessário acima do balcão da cozinha americana.

 

Armários brancos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Você também pode gostar:

 

Azulejo para banheiro

 

No começo, falar de misturar diferentes cores e formatos na parede e no chão parece loucura. Porém, com ajuda de um designer de interiores, a ideia ficará muito mais bonita e criativa.

 

Banheiro rosa.
Fonte: Reprodução/Google

 

Se você gosta de desenhos, aposte em azulejos desenhados no banheiro! Neste cômodo com estilo rústico, o ambiente ficou ainda mais charmoso com as flores dentro do box.

Azulejo florido.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, cuidado para não exagerar! Colocar cores muito chamativas ou azulejos desenhados demais podem deixar o cômodo com impressão de que ele é menor. Como resultado, o melhor a se fazer é escolher uma parede para dar destaque. Por exemplo, a do espelho com a pia.

 

Banheiro verde.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Este lavabo com um toque de modernidade e requinte possui o azulejo decorado no chão. Porém, repare que suas cores combinam tanto com a parede quanto com o vaso sanitário. Isso deixa o ambiente harmônico sem precisar de elementos decorativos.

 

Branco e azul.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Você sabia que colocar o mesmo azulejo na parede e no chão alonga o cômodo? Pois é, esta estratégia pode ser utilizada para ambiente menores. Além disso, outra dica de decoração é investir em um revestimento que combine com outros elementos. Neste caso, com as luminárias suspensas e o espelho com moldura redonda simples.

 

Azulejo preto e branco.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Você já deve ter percebido que o azul lidera as cores para revestir o banheiro, certo? Isso porque a cor traz tranquilidade e paz. Tudo que precisamos para a hora da nossa higiene pessoal.

 

Lavabo pequeno decorado.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Veja também:

 

Azulejo português

 

Afinal, você sabe o que é um azulejo português? Trata-se se uma série de peças que no final formam um quebra-cabeça. Popularmente, é mais encontrado nas cores branco e azul e nasceu lá em Portugal. Como resultado, ele forma um quadro no chão ou na parede.

Você também pode gostar!

Publicidade

Banheira branca.
Fonte: Reprodução/Google

 

Por outro lado, os mais criativos optam por juntar várias peças de diferentes quebra-cabeças para formar um mosaico colorido. E foi isso que tornou esse banheiro estilo japandi muito mais aconchegante e divertido.

 

Azulejo no box.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

E se você tem uma cozinha pequena e quer decorar o balcão, que tal revesti-lo com azulejos? Como ele será colocado em um espaço reduzido, não há problemas quanto a cor ou o formato. O importante é que os outros elementos sejam discretos. Por isso, um armário planejado de madeira é uma boa ideia!

 

 

Azulejo no balcão.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Não perca:

 

Azulejo decorativo

 

Além disso, trouxemos alguns exemplos de como o azulejo decorativo pode se tornar o centro das atenções de um cômodo. Para começar, esta cozinha com as paredes em cimento queimado chama atenção pelos armários azuis e o chão colorido com diferentes formatos.

Chão com azulejo.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Já neste hall de entrada, além dos azulejos formarem diversos desenhos na parede, a moldura redonda dá a ideia de que há um quadro com zoom. Afinal, os desenhos neste espaço são menores. Super legal e criativo, não é mesmo?

 

Planta no banco.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Nós já vimos anteriormente o azulejo utilizado no chão do lavabo. Porém, este morador optou por acrescentar mais algumas peças próximas a pia. Afinal, ali a parede também entra em contato com a água.

 

Azulejo na pia.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

E que tal investir nos azulejos nos espaços de transição da casa? A ideia foi utilizada com finalidade decorativa formando uma espécie de quadro no chão. Além disso, os nichos no fundo para organizar os livros e a decoração com fotos merecem atenção!

 

Escada.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Se você tem uma cor preferida, você pode colocá-la em quase todos os cantos que desejar. Desde que seja em tons e texturas diferentes. Para isso, o ideal é consultar um arquiteto ou um designer de interiores para fazerem um desenho de como ficará suas ideias.

 

Armário azul.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O home office será um espaço muito mais criativo com referências e cores marcantes. Por isso, em uma das paredes foi feito acrescentado alguns azulejos em formatos distintos. Além disso, é importante destacar que as cores combinam com a cadeira de trabalho.

 

Azulejo de duas cores.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O cantinho de leitura é um espaço para fugir da realidade para se entreter e agregar conhecimento. Por isso, um ambiente criativo e divertido ajuda neste processo. E não se esqueça de apostar no conforto deste espaço que pode ser feito com almofadas e uma iluminação direcionada.

 

Parede com azulejo.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Você também pode gostar:

  • Cloffice: a nova tendência em decoração de home office!
  • Crie sua própria parede geométrica em apenas alguns passos simples +25 inspirações!

 

Azulejo branco

 

O azulejo que possui o formato de tijolos está em alta. Não somente na cozinha, mas também no papel de parede da sala ou do quarto. Porém, com criatividade é possível fugir do óbvio com as posições tradicionais e colocá-las de diferentes formas.

 

Azulejo branco.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim, esta imagem representa a importância do azulejo branco em uma cozinha com armários coloridos. Afinal, ele também chama atenção! Além disso, é possível usar esta cor para servir de base com o azulejo desenhado colocado no chão do ambiente.

 

Cozinha branca e azul.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Vídeos

 

Agora que você já sabe tudo sobre decoração com azulejo, está na hora de aprender a colocá-lo. Por isso, separamos uma série de vídeos com o passo a passo que ensinarão este processo de uma forma super simples. Já pegue o papel e a caneta e anote todas essas dicas!

 

 

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes