Macramê de parede: o que é, como fazer + 20 modelos para copiar

Confira vários modelos de macramê de parede e ainda veja vídeos com o passo a passo para fazer sua decoração no estilo DIY

Para quem gosta de decorações com artesanato, o macramê é a opção perfeita! Afinal, esta é um tendência que nunca sai de moda e que combina com quase todos os tipos de decoração. Desta forma, fica muito mais fácil combiná-la nos cômodos da casa. Por isso, hoje separamos alguns modelos de macramê de parede para se inspirar!

Além disso, se você é do tipo que gosta de fazer seu próprio artesanato, ainda trouxemos uma série de vídeos que ensinam o passo a passo dessa técnica que vai transformar seu lar.

Em primeiro lugar, é preciso identificar o que é um macramê. Segundo alguns historiados, o macramê foi criado por tecelões turcos e a palavra em si significa “nó”. Estes profissionais usavam esta técnica para decorar toalhas de mesa.

Porém, pela beleza do trabalho, o macramê foi transformado em diversos outros itens decorativos. Mas, hoje, você verá como ele pode ser usado para decorar a parede. Como resultado, pode substituir um quadro ou mesmo complementá-lo. Afinal, tudo vai depender da sua criatividade!


  • Além disso, aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.


Macramê de parede para quarto de casal


A parede que fica atrás da cama de casal, é a de destaque no quarto. Portanto, é ali que o casal escolheu para colocar em exposição seu macramê de parede.



Quarto de casal com parede preta e macramê de parede grande. Fonte: Reprodução/Pinterest


Além disso, este artesanato pode ser utilizado como uma espécie de cabeceira de cama decorada. Como resultado, a ideia é super barata e pode ser feita no estilo DIY.



Macramê de parede formando uma cabeceira de cama. Fonte: Reprodução/Pinterest


No geral, o artesanato é feito de barbante. Além disso, fica ótimo quando combinado a outros artigos decorativos artesanais.



Macramê de parede com estilo do filtro dos sonhos. Fonte: Reprodução/Pinterest




Além disso, você também pode gostar:



Macramê de parede para sala


A sala de estar costuma ser o ambiente mais decorado da casa. Afinal, é aqui que os convidados costumam ficar. Como resultado, toda personalidade dos moradores precisa estar representada neste ambiente.



Macramê de parede simples e pequeno para uma decoração delicada. Fonte: Reprodução/Pinterest


O artesanato pode adotar formas de várias coisas, inclusive, de animais. Por exemplo, neste caso, o bichinho escolhido foi uma coruja.

Related Post


Coruja feita de barbante em um macramê de parede. Fonte: Reprodução/Pinterest


Além disso, o tom do barbante também faz diferença. Por exemplo, em uma casa com revestimentos neutros e uma decoração de outono com folhas secas, o macramê de parede fica discreto ao mesmo tempo em que oferece aconchego ao espaço.



Detalhe na parede com textura. Fonte: Reprodução/Pinterest




Além disso, confira:



Sala de jantar



A sala de jantar, assim como a cozinha, precisa ser um lugar que inspira criatividade. Desta forma, os itens decorativos são muito bem-vindos. Em casos de ambientes pequenos, o macramê de parede é ideal. Afinal, quase não ocupa espaço.



Macramê de parede ao lado da mesa na parede branca. Fonte: Reprodução/Pinterest


Combinar com outro elemento do mesmo material é uma opção que deixará a decoração ainda mais harmônica. Neste caso, a ideia foi incrementar um suporte para vaso de planta suspenso.



Macramê de parede em formato de árvore ao lado de um macramê para plantas. Fonte: Reprodução/Pinterest




Você também pode gostar:



Macramê de parede colorido



Para ambientes de cores neutras, uma forma de adicionar vivacidade e alegria é apostar em um barbante colorido.



Macramê de parede de madeira. Fonte: Reprodução/Pinterest


Por outro lado, a cor escolhida tem uma importância significativa na decoração. Afinal, existe a semiótica das cores que faz com que cada uma delas transmita algum tipo de informação.



Macramê de parede azul com várias camadas e desenhos. Fonte: Reprodução/Pinterest


Além disso, perceba que embora os modelos se pareçam, cada um possui um desenho diferente. Ou seja, cada um oferece um toque de delicadeza ao ambiente.



Escada com macramê em cor escura. Fonte: Reprodução/Pinterest


Por outro lado, cor cinza é está cada vez mais em evidência. Apesar de ser uma cor neutra, possui vários tons que podem ser interpretados de várias formas na decoração.



Macramê de parede ao lado de vaso de planta. Fonte: Reprodução/Pinterest


Geralmente, o artesanato em questão é feito através de uma arte com barbantes que ficam amarrados em um galho ou madeira. Como resultado, até mesmo a tonalidade na madeira interfere na decoração.



Macramê de parede e de planta em cores e tamanhos diferentes. Fonte: Reprodução/Pinterest




Além disso, leia também:



Com várias cores


Por outro lado, uma forma ainda mais exótica e diferente de usar o macramê de parede é investir em várias cores.



Sala decorada com macramê de parede. Fonte: Reprodução/Pinterest


Como resultado, o trabalho fica um pouco mais difícil de ser executado. Porém, o resultado é ainda mais lindo e exclusivo.



Macramê de parede com vários desenhos, cores e texturas. Fonte: Reprodução/Pinterest


Desta forma, é possível construir desenhos utilizando apenas barbantes de diferentes cores.



Barbantes desfiados formam desenho em cima de aparador. Fonte: Reprodução/Pinterest




Macramê com textura



Além disso, alguns artesãos mais experientes também podem fazer um macramê de parede com diferentes texturas. Afinal, isso trás ainda mais impacto para a obra e estimula o sentido tátil.



Desenhos diferentes formam texturas diversificadas. Fonte: Reprodução/Pinterest


Por outro lado, usar o barbante desfiado é uma técnica simples e que pode transformar o macramê.



Macramê de parede com formatos de ondas. Fonte: Reprodução/Pinterest




Suporte de plantas



Por fim, trouxemos um macramê de parede que possui suportes para plantas. Como resultado, a parede fica decorada de forma dupla!



Macramê de parede amarelo com três suportes para vasos de plantas. Fonte: Reprodução/Pinterest


Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados