Passo a passo de macramê de parede: 7 desenhos para copiar

- Continue depois da Publicidade -

O macramê de parede é um recurso decorativo que tem ganhado o coração de muito decoradores. Isso porque além de ser um trabalho artesanal também oferece personalidade ao ambiente. Afinal, cada morador escolhe as cores, o formato e o desenho do objeto que irá decorar a parede. Pensando nisso, fizemos esta matéria com o passo a passo de macramê de parede para você fazer sozinha o seu!

Nem sempre um artesanato é a opção de decoração mais barata do mercado. Por isso, muita gente prefere aprender a fazer seu próprio macramê de parede. Desta forma, a atividade torna-se um passatempo, é possível criar um laço afetivo com o objeto e ainda ter uma peça única. Além disso, pode se tornar uma excelente fonte de renda, não é mesmo?

Então, fique ligada nas imagens ensinando o passo a passo do macramê de parede e siga à risca todas as instruções. Como sabemos, existem vários nós que formam diferentes desenhos no macramê. Assim, você verá um tutorial com os nós mais fáceis para fazer seu macramê de parede. Além disso, para deixar a decoração ainda mais sofisticada, vale a pena mesclar mais de um modelo.

- Continue depois da Publicidade -

Materiais necessário

- Continue depois da Publicidade -

Antes de começar a pensar no desenho que será formado e na dificuldade da execução, é preciso separar os materiais que são utilizados. A vantagem do macramê é que é um artigo decorativo que não precisa de materiais caros ou ferramentas difíceis de usar.

Como resultado, é possível que você já tenha todos os materiais necessários em casa, quer ver? São eles:

- Continue depois da Publicidade -

  • Tesoura
  • Corda
  • Fita métrica

Estes são os materiais básicos. Porém, dependendo da sua inspiração e do modelo escolhido é comum esta lista incluir um cabo de madeira, aros de metal, anéis e fivelas. Além disso, para dar diferentes texturas no macramê de parede, aposte de lã, linho, algodão, cânhamo e até couro. E por falar em corda…

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Qual a melhor corda para macramê de parede?

Vários tipos de corda.
Cordas de várias espessuras. Fonte: Alibaba

Seja o de parede ou qualquer outro modelo, a melhor corda para fazer um macramê é a de algodão. Isso se deve a maciez e flexibilidade do material, o que torna a corda muito mais fácil de ser manuseada. Além disso, possui uma durabilidade, pois não estica com o tempo.

Na hora de comprar o fio é comum encontrar uma variedade com diferentes grossuras. Por isso, peça sempre o fio de 3 camadas com 4-6mm. Este material pode ser encontrado em lojas online e também em lojas de artesanato.

Aqui, vale a pena ressaltar que não é indicado fazer um macramê com fios que são utilizados em crochê ou tricô. Isso porque eles costumam ser muito finos. Como resultado, o nó feito ficará menor do que o planejado.

Como fazer macramê de parede

Agora que você já separou os materiais para fazer seu macramê de parede, está na hora de aprender a fazer as técnicas básicas dos nós. Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que para que o trabalho final fique perfeito, é preciso de prática. Só assim as técnicas poderão ser altamente dominadas.

Além disso, a partir dos nós comuns que ensinaremos a seguir, ficará muito mais fácil fazer outros modelos mais complexos futuramente. Para isso, separamos os modelos em quatro categorias: nós de montagem, nós quadrados, nós de engate e nós de junção.

  • Confira: Crochê de oncinha: como fazer, com gráficos e passo a passo para bolsa e faixa de cabelo!

Você também pode gostar!

Passo a passo de macramê de parede

  1. Etapa 1: nó de montagem ou nó de cabeça de cotovia

    – Meça a corda e corte um pedaço. Em seguida, dobre a corda ao meio de modo que as pontas fiquem juntas;
    – Depois, pegue o laço e passe por cima da haste de madeira até chegar na parte de trás;
    – Com o laço na parte de trás da haste, passe as pontas das cordas por dentro dele;
    – Por fim, puxe as pontas para baixo até apertar o nó. Lembre-se que elas precisam estar no mesmo nível.


  2. Etapa 2: meio nó quadrado

    Para esta etapa serão necessários dois nós de cabeça de cotovia. As duas cordas externas serão chamas de cordas de trabalho e, as do meio, serão as cordas de enchimento.
    – Passe a corda de trabalho da esquerda por cima das cordas de enchimento e por baixo da corda de trabalho da direita;
    – Em seguida, pegue a corda de trabalho da direita, passe por baixo das corda de enchimento e por cima da corda de trabalho da esquerda;
    – Por fim, basta apertar o nó.


  3. Etapa 3: nó quadrado

    O nó quadrado é feito através de dois meio nós quadrados. Ou seja, basta fazer um meio nó quadrado duas vezes. Sendo que um será voltado `direita e outro à esquerda.


  4. Etapa 4: meio engate duplo horizontal

    Esta etapa é uma variante de um nó que pode ser feito no macramê de parede. Porém, é um pouco mais difícil do que os outros já apresentados.
    O nó chamado meio engate duplo horizontal é formado por uma fileira inteira com meio nó duplo. Para isso será necessário apenas uma cor da de trabalho, onde será feito dois meio nós a partir de cada nó duplo horizontal.


  5. Etapa 5: nó de meio engate diagonal duplo

    Se você conseguiu fazer o meio nó duplo horizontal, com certeza também conseguirá este modelo. Afinal, a única diferença entre eles é que a de nós é posicionada da diagonal e não na horizontal.



  6. Etapa 6: semi engate duplo vertical

    Basicamente, será feito um meio nó vertical na corda de trabalho.
    – Em seguida, usando a mesma corda, basta fazer mais um nó na corda de enchimento;
    – Por fim, basta repetir o processo usando outra corda na outra corda de trabalho.


  7. Etapa 7: nó embrulhado

    Este tipo de nó é utilizado para prender um grupo com várias cordas. Sendo que, geralmente, é feito no início ou no final do macramê de parede.
    – Em primeiro lugar, é preciso um pedaço de corda grande que você não irá utilizar mais no trabalho artesanal;
    – Em seguida, basta reunir todas as cordas que serão presas.
    – Por fim, basta enrolar a corda de trabalho em torno das cordas agrupadas. Agora é só passar o cabo de trabalho pelo laço e puxar para prender.


Como fazer franja no macramê de parede?

Este é um recurso muito utilizado e pedido no passo a passo de macramê de parede para dar um charme especial ao artesanato. Para isso, basta cortar as cordas no tamanho desejado e usar um escova de aço para desfiar as fibras da corda. Por fim, caso algumas fiquem fora do comprimento, basta corá-las.

  • Já pensou em apostar em franjas também em roupas? Então, confira nosso especial sobre abadás masculinos custumizados: 74 fotos e vídeos com passo a passo + ideias para inspirar!

Qual o tamanho ideal da haste?

Tudo irá depender do tamanho do seu projeto de decoração. Além disso, a corda que será utilizada também conta bastante. Afinal, quanto menor a corda, mais fino será o nó. Como resultado, caso a haste seja muito grande, os nós irão desaparecer e seu macramê de parede ficará desproporcional.

Quanta corda preciso comprar para fazer um macramê de parede?

Esta é outra pergunta também depende do tamanho da obra que você quer e também da quantidade de nós do seu projeto. Afinal, o nó diminui consideravelmente com comprimento da corda.

Porém, para que se tenha uma ideia, é indicado comprar cinco vezes mais corda do que o tamanho original do projeto. Com isso, não haverá imprevistos e você ainda poderá adicionar um franja ao final do projeto para que fique diferente.

Vídeos com passo a passo de macramê de parede

  • 28
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes