Prateleiras e nichos: 21 formas criativas para decorar sua casa

Aprenda a fazer nichos e prateleiras de forma simples e barata. Além disso, são 21 exemplos criativos e diferentes para se inspirar!

  • 113
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Todo mundo tem algum objeto que gostaria de deixar exposto, seja um livro ou uma escultura. Mas, o que poucos pensam é na estética desses expositores, que podem ser nichos ou prateleiras. E, mesmo que você já tenha alguma dessas opções, saiba que é possível transformá-las em algo criativo e super diferente.

Por isso, trouxemos vários formatos e posições em que nichos e prateleiras podem ser colocados. Além disso, também tem exemplos de lugares inusitados para colocá-los! Quer mais? Ainda tem modelo que você pode fazer sozinha em casa, veja só!

 

  • Nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Prateleiras

 

A madeira é um material muito versátil. Além dos móveis planejados, ela pode estar presente no chão, no teto, nos materiais decorativos e até na prateleiras. Como resultado, basta usar a criatividade para sair do óbvio e construir uma árvore do conhecimento.

 

- Continue depois da Publicidade -

Prateleira em formato de árvore.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O uso de cordas na produção de prateleiras tem ganhado o coração dos decoradores. Isso porque além de dar um charme especial ao cantinho, ela evita a necessidade de vários furos na parede. Desta forma, basta colocar dois ganchos apenas para amarrar a corda. E, quanto maior ela for, mais prateleiras poderão ser suspensas.

 

- Continue depois da Publicidade -

Três prateleiras suspensas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, você já ouviu falar das prateleiras invisíveis? São pequenas chapas de metal fixadas na parede. E, para escondê-la basta deixar a contracapa do livro para baixo e colocar um pequeno ímã para prendê-la. Neste caso, o ímã utilizado foi de uma super heroína. Divertido, não é mesmo?

 

Prateleira com ímã.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

Uma das principais características da decoração industrial é a tubulação aparente. Neste caso, acrescentar um toque colorido ajuda a destacar a área. Além disso, quanto mais alegre a cor for, mais viva a decoração será.

 

Tubos amarelos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Brincar com formas geométricas parece coisa de criança, mas não é. Até na decoração, diferentes formatos criam sensações, texturas além de incentivar a criatividade. Por isso, essa técnica de nichos e prateleiras geométricas são ótimas para home office.

 

Prateleira de ferro com madeira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Faça você mesma prateleiras

 

Se você acha que não dá para inovar na decoração apenas com tábuas, é porque você não sabe o poder de uma tinta. Basta fazer um círculo com um lápis na parede e demarcar onde ficarão as prateleiras. Depois de cortadas, basta fixá-las na parede e pintar cada uma com a cor correspondente a cor da parede.

 

Prateleiras rosas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Sabe aquela escada sem uso que fica guardada no porão? Está na hora de passar um verniz e usá-la como prateleiras para livros e objetos decorativos.

 

Escada de madeira como decoração.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, aposto que você nunca imaginou ver prateleiras presas por cintos. Eles não precisam ser iguais e nem do mesmo tamanho, basta que sejam resistentes. Mas, evite colocar objetos pesados neste tipo de prateleira.

 

Cintos segurando a prateleira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Uma decoração com pallets é sustentável e super barata. Com criatividade, é possível transformar as prateleiras em um lindo jardim vertical na varanda pequena.

 

Jardim com prateleiras.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • Não deixe de conferir o nosso passo a passo de como construir um sofá de pallet. É muito simples, você vai adorar!

 

E já que estamos falando de pallets, que tal uma prateleira com ganchos para o banheiro? Assim, além da decoração, o local pode armazenar produtos de higiene pessoal. Mas, antes de pegar qualquer pallet na rua, lembre-se que é necessário ter alguns cuidados com pallet na hora da escolha.

 

Prateleira de pallet no banheiro.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Nichos

 

A arquitetura moderna tem trago o conceito do nicho embutido dentro do box. Assim, além de ocupar menos espaço no banheiro, ele também pode ganhar uma iluminação própria.

 

Nicho amarelo
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Isso é válido também para os outros cômodos, principalmente na sala. Para quem não gosta de curtir um filme ou série no escuro, os nichos iluminados proporcionam uma iluminação indireta. Por outro lado, deixam os objetos decorativos mais evidentes.

 

Você também pode gostar!
Decoração de sala de estar.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Os ambientes integrados oferecem diversos benefícios. Dentre eles está a sensação de amplitude no cômodo. Porém, alguns móveis ou elementos ajudam a fazer essa separação visual dos cômodos. Por exemplo, um sofá, um tapete e até um móvel repleto de nichos e prateleiras!

 

Nichos brancos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

A cozinha pequena é o local que mais precisa de funcionalidade na casa. Por isso, quanto mais artigos muito utilizados estiverem próximos das mãos, melhor. Como resultado, o nicho ao lado do fogão serve para guardar os temperos e as panelas mais usadas.

 

Nicho embutido na cozinha.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Tem gente que adora um cafézinho depois do almoço. Por outro lado, tem gente que adora uma taça de vinho durante o jantar. Por isso, uma bancada com um bar ou um cantinho do café na cozinha são tudo de bom!

 

Bar com bancada.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O quarto do bebê costuma ser um ambiente decorado com cores pastéis e objetos delicados. E, para trazer ainda mais alegria para o recém chegado, brincar com nichos em diferentes formatos é uma excelente ideia!

 

Nichos coloridos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Nicho para sala

 

Grande parte dos brasileiros possuem objetos não utilizados em casa que podem ser transformados em decoração. Por exemplo, estes nichos podem ser substituído por porta-retratos grossos ou por uma tampa de madeira.

 

Nichos com revistas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

A quina de uma parede não pode e nem deve ser esquecida durante a decoração. Mas, cuidado! Consulte um arquiteto ou um engenheiro civil antes de sair abrindo buracos pelos cantos da casa.

 

Nicho embutido na quina.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Hoje em dia, quase qualquer objeto decorativo pode ser feito sob medida. E, para decorar a sala de estar, basta medir a largura do sofá e fazer um conjunto de nichos com aproximadamente a mesma medida. Como resultado, o ambiente ficará simétrico.

 

Nichos cinza.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

DIY

 

Em final de feira o que não falta são caixotes no lixo. Então, que tal reutilizá-los e transformar um canto da casa em um belo expositor de artesanatos e suculentas? E, para deixar as peças presas, basta usar pequenos parafusos. Com um toque de tinta, eles ficarão imperceptíveis!

 

Caixotes pretos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, uma versão muito simples e delicada para fazer nichos é usando palitos de sorvete. Para fixá-los é preciso de cola quente. Além disso, caso você queira dar um toque de cor no ambiente, é só usar uma tinta spray.

 

Nicho simples.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Como fazer nichos e prateleiras

 

 

 

 

 

 

  • 113
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes