Decoração industrial: o que é, como usar +20 fotos

Saiba como decorar sua casa ou apartamento com o estilo da decoração industrial Veja os principais elementos e 20 fotos inspiradoras.

  • 2.7K
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Antes de falar o que é a decoração industrial, é preciso passar pela sua história e identificar suas referências. Esse estilo nasceu na década de 70 quando os galpões industriais foram adaptados para se tornarem um lar. Com isso, vários elementos desses lofts permaneceram e caíram no gosto de decoradores.

Por isso, vamos falar sobre os principais elementos da decoração industrial, como utilizar em cada cômodo e ainda ver diferenças referências para se inspirar.

 

O que é

 

 

Quarto cinza e branco.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Em primeiro lugar, é preciso resgatar o que havia nesses galpões e lofts que podem ser utilizados na decoração de uma casa comum. Neste caso, a decoração industrial é um estilo que junta uma série desses elementos a fim de ter um ambiente moderno, sério e cheio de personalidade.

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Principais elementos da decoração industrial

 

- Continue depois da Publicidade -

Decoração industrial no quarto
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Existe uma série de elementos que caracterizam uma decoração industrial. Por exemplo, a iluminação, as cores, o revestimento, a tubulação aparente e os ambientes integrados. Porém, esse estilo também pode ser misturado com outros tipos de decoração, como a rústica e a retrô.

E, para identificar uma decoração industrial, trouxemos exemplos para explicar exatamente o que compõe cada um dos elementos.

 

- Continue depois da Publicidade -

Iluminação na decoração industrial

 

Nos galpões industriais a iluminação é muito importante. Por isso, além das luminárias, as grandes janelas são muito marcantes. Como resultado, além de melhorar a ventilação, garante uma iluminação natural por mais tempo. Assim, a economia na conta de luz é certa!

Além disso, as luminárias possuem um estilo próprio. Muitas vezes são pretas, feitas de metal. Também é facilmente encontrada como trilhos no teto com luzes direcionadas.

Frigobar adesivado.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Cores

 

As cores características da decoração industrial são sóbrias. Desta forma, o preto, branco e cinza por meio do cimento queimado são escolhas tradicionais. Mas, para não abrir mão de um toque colorido, é possível acrescentar pequenos detalhes.

Neste quarto, por exemplo, na cama de pallet tem uma almofada amarela que combina com outros pequeno apetrechos.

 

Quarto de adolescente
Fonte: Reprodução/Pinterest

Revestimento da decoração industrial

 

A decoração industrial valoriza o revestimento utilizado nos próprios galpões. Por isso, os tijolos à vista são os mais utilizados. Além disso, revestimentos de metal, ferro e madeira rústica também estão presentes.

Mas, se você quer esse toque industrial mas não tem uma casa feita desses tijolinhos, não se preocupe! O papel de parede pode te ajudar a construir uma decoração única e cheia de personalidade.

 

Sala de jantar
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Tubulação aparente

 

Nas indústrias da década de 70 não havia uma grande preocupação com a estética. Por isso, os tubos que passam os fios da construção, ficavam aparentes. Com o passar dos anos, isso se tornou uma característica do estilo industrial e começou a ser adotado nas residências.

Percebe-se então que este elemento não possui apenas caráter estético. Mas, facilita a manutenção na parte elétrica da casa.

 

Sala com tapete azul.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Ambientes integrados

 

Nos galpões, não havia divisão de cômodos. Por isso, até hoje uma das caraterísticas da decoração industrial é a integração de ambientes. Para fazer as divisórias visuais, basta usar um tapete, como na imagem anterior, ou um balcão.

 

Decoração industrial na cozinha pequena.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Como usar a decoração industrial em cada cômodo

 

Está na hora de irmos para a parte prática! Para isso, separamos exemplos de decoração industrial na sala, cozinha, banheiro, quarto e até home office.

 

Sala

 

A sala é o lugar onde as visitas costumam ficar. Por isso, além de confortável o ambiente precisa ter uma decoração organizada, harmônica e coerente.

 

Sala de tv
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Você também pode gostar!

Nas duas imagens, percebe-se que a parede de tijolos está desgastada. Porém, na decoração industrial este tipo de defeito é valorizado. Como resultado, prova a rusticidade do ambiente.

 

Parede desgastada.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Cozinha com decoração industrial

 

A cozinha precisa ser funcional. Além disso, uma boa iluminação é essencial para o preparo dos elementos. Por isso, não há problema em misturar designs diferentes de luminárias. Quanto as cores, opte pelo preto, prata, dourado ou rose gold.

 

Decoração industrial na cozinha.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

As banquetas de couro também vieram para ficar! Além de elegante, as cores preta ou marrom combinam com o restante da decoração. Além disso, oferece conforto ao ambiente.

 

Cozinha com ajulejo branco.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Os móveis planejados fazem a diferença em qualquer tipo de decoração. Mas, quando se trata do estilo minimalista, os recursos amadeirados com design minimalista são perfeitos!

 

Divisória de nichos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Banheiro

 

Para uma casa decorada, é importante que cada cômodo apresente elementos de um mesmo estilo. Além de transmitir a personalidade dos moradores, um banheiro industrial oferece a ideia de um ambiente moderno.

 

Banheiro com decoração industrial
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Os fios não precisam ficar escondidos na decoração industrial. Pelo contrário, fazem parte da decoração. Além disso, repare no estilo da torneira que remete aos anos 70.

 

Banheiro com tijolos à vista.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

E, para decorar seu banheiro industrial, a utilização de quadros e plantas é muito bem-vinda. Para escolher as plantas, veja qual se adapta a ambientes sem exposição direta do sol. Além disso, elas precisam gostar de ambientes úmidos.

 

Nicho embutido na parede.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • Veja também os tipos de suculentas, como usar e ainda fazer um jardim incrível. São mais de 47 fotos de inspiração!

 

O espelho é item essencial na decoração de banheiro e lavabo. Por isso, investir em uma moldura diferente e moderna pode ser o diferencial da decoração.

 

Espelho redondo no banheiro.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Quarto

 

No quarto, além de ter elementos da decoração industrial, é o local onde você esbanja criatividade e coloca sua personalidade em pequenos detalhes.

 

Decoração industrial no quarto de solteiro.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Os blocos de cimento formam uma parede geométrica. Além disso, você pode ter uma parede de tijolos mas com desenhos de blocos. Basta um pouco de tinta, régua e criatividade!

 

Quarto de casal industrial
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

A fim de garantir um toque de privacidade no quarto sem perder a essência da integração dos ambientes, é preciso pensar no tipo de porta. Neste caso, a porta de correr com vidro embaçado é perfeita!

 

Porta de vidro no quarto.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Home office com decoração industrial

 

Muitas pessoas estão trabalhando em casa. Por isso, a decoração de home office cresceu significativamente. Afinal, seu ambiente de trabalho pode ser descontraído e com aspectos relaxantes, como as plantas e madeira.

 

Decoração industrial no home office.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, a organização é essencial. Afinal, é ela a responsável por melhorar a criatividade e o desempenho no trabalho. A desorganização também é um erro na decoração que faz o ambiente parecer menor.

 

Parede de cimento queimado.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim, procure combinar os artigos necessários para o trabalho com o restante da decoração. Por exemplo, se seu computador ou notebook forem pretos, use objetos na mesma cor.

 

Quarto cinza e branco.
Fonte: Reprodução/Pinterest
  • 2.7K
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também