Tipos de porta: como escolher o melhor modelo +20 decorações

Conheça os tipos de porta: de correr, de abrir, pivotante, basculante, camarão, sanfonada, holandesa, rolo, vai e vem e veneziana.

  • 7K
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

De certo você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica. E, ao entrar na casa de qualquer pessoa, qual a primeira coisa que vemos? A porta! Por isso, esse recurso essencial precisa ser muito bem escolhido. Afinal, os tipos de porta ditam o estilo da casa e mais ainda, a personalidade dos moradores.

Mas, você sabe qual a melhor opção de porta para entrada? Qual o melhor material? Quais são os diferentes designs existentes no mercado? Para solucionar essa dúvida, vamos falar sobre cada questão e ainda te apresentar 9 tipos de porta:

 

  • Porta de correr
  • Porta de abrir
  • Porta pivotante
  • Porta basculante
  • Porta camarão
  • Porta sanfonada
  • Porta holandesa
  • Porta vai e vem
  • Porta veneziana

 

Tipos de porta para ambiente externo

 

  • Nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

- Continue depois da Publicidade -

Em primeiro lugar, pense que este material estará exposto ao sol e a chuva, por isso, precisa ser bastante resistente. Portanto, os materiais mais utilizados para a entrada da casa são: madeira, alumínio e vidro.

 

Porta de vidro

 

- Continue depois da Publicidade -

Embora não seja muito comum o uso de portas de vidro em residências, este estilo é mais indicado para escritórios. Como resultado, não basta simplesmente pedir a um vidraceiro que faça um recorte em forma de porta, é preciso uma película que não deixe o local transparente.

 

Porta de entrada branca
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Porta de alumínio

 

- Continue depois da Publicidade -

Definitivamente, este é um dos materiais que está em alta no mercado, e não é por acaso. A durabilidade do material e a leveza oferecem um ótimo custo-benefício. Além disso, pode ser combinado com outros materiais, como o próprio vidro. Seja fosca ou com brilho, com certeza  primeira impressão ao entrar em um casa com essa porta é a modernidade!

 

Porta preta fosca
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Porta de madeira

 

A porta de madeira é o material mais comum encontrado no mercado. Mas, na hora de colocá-la na porta de entrada, é preciso escolher a que tenha melhor qualidade. Caso contrário, ela poderá se deteriorar com mais rapidez do que você gostaria. As melhores madeiras para porta de ambiente externo são as maciças.

 

Porta de madeira
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Tipos de porta

 

Agora que você já deve ter escolhido o material que mais te agrada, está na hora de partirmos para os modelos. Agora, são 9 tipos de porta que servem tanto pra ambientes internos quanto para ambientes externos.

 

Porta de abrir

 

Este é o tipo de porta que está em 90% dos lares brasileiros. Portanto, o próprio nome já diz tudo. Por ser um modelo padronizado, para dar um toque de personalidade é preciso cor ou detalhes de desenhos ou maçanetas. Mais indicada para ambientes internos, esta é uma opção interessante para o cômodo que já tenha algum ponto destacada, como uma parede de lousa ou papel de parede, por exemplo.

 

Porta amarela
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, a porta de abrir basicamente é composta por um mecanismo de dobradiças verticais.

 

Porta de duas folhas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Porta de correr

 

Esse é o segundo tipo de porta mais comum no mercado. A porta de correr é ideal para apartamentos pequenos. Afinal, ela não precisa do espaço de abertura, apenas um trilho para que ela possa correr.

 

Porta minimalista de madeira
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Na hora de planejar, não esqueça que  trilho precisa ter o dobro da largura da porta. E, para dar sensação de amplitude ao ambiente, vale a pena investir em uma porta com espelho.

 

Porta espelhada
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Porta sanfonada

 

Quando falamos deste tipo de porta, é quase automático pensarmos naquela porta de plástico branco, não é verdade? Por outro lado, hoje em dia existem vários designs com diversos materiais.

 

Porta de madeira sanfonada
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O nome faz jus ao próprio instrumento musical. Apesar de também ocupar menos espaço, possui a desvantagem de não garantir um bom isolamento acústico. Além disso, para ambientes com maior umidade como banheiro e cozinha, a melhor opção é a porta sanfonada feita de PVC.

 

Você também pode gostar!
Porta preta sanfonada
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • Não deixe de conferir também nosso artigo sobre Cozinha Escondida! São várias dicas de decoração e fotos incríveis para se inspirar.

 

Tipos de porta: camarão

 

Apesar de ser muito parecida com a porta sanfonada, a porta camarão possui algumas características próprias. Por exemplo, a porta sanfonada é feita de um único material com dobras. Por outro lado, a camarão é formada por várias portas unidas com articulação.

 

Porta de vidro camarão
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Outra diferença é a quantidade de dobras, sendo em média 3. Por ser usada em varandas pequenas ou saídas para a área de churrasco gourmet, o vidro é o preferido. Afinal, mesmo com a porta fechada os ambientes ficam integrados e também garante uma boa luminosidade ao cômodo.

 

Porta de vidro com batente branca.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Porta pivotante

 

O estilo pivotante é o que há de mais moderno e elegante entre os tipos de porta. Este modelo faz movimentos giratórios por meio de 2 pivôs. Além disso, você já deve ter reparado que é bem mais larga do que as outras opções, não é?

 

Porta pivotante
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por ser feita sob medida, a porta possui um custo elevado. Além disso, é preciso ter muito espaço sobrando para que a porta consiga fazer o seu giro completo. Portanto, é mais comum em casas e empreendimentos de luxo.

 

Porta branca pivotante
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Tipos de porta: basculante

 

Com certeza você já deve ter visto este modelo em garagens ou armários de cozinha. A opção é mais utilizada em cômodo que fazem ligação ao espaço externo, como o quintal pequeno gourmet, por exemplo.

 

Porta em área de lazer
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, não é necessário ter um espaço para colocar os trilhos, como a porta ou o portão de correr. Por isso, é comum em projetos pequenos.

 

Porta basculante de vidro
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Veneziana

 

Está precisando de ventilação extra em algum cômodo? Então, aposte nas venezianas! As aberturas horizontais garante a circulação de ar. Além disso, ela pode ser feita em vários materiais, como a madeira, pro exemplo.

 

Porta de madeira veneziana.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, a porta veneziana pode ser de correr ou camarão. É ideal para varandas, closet e despensas.

 

Porta de correr veneziana.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Tipo de porta holandesa

 

A porta holandesa é a dividida ao meio sendo que cada uma é aberta de forma independente. No Brasil, é mais comum em haras, mas serve também como porta de saída para o quintal.

 

Porta azul holandesa
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, é uma excelente opção para quem tem crianças ou animais. Como resultado, ao mesmo tempo em que ela assume a função de janela aberta na parte de cima, embaixo há o controle de entrada e saída.

 

Porta de entrada holandesa branca
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Tipos de porta vai e vem

 

Conhecida também como bang bang, este tipo de porta é muito visto nos bares de filmes de velho oeste.

 

Porta vai e vem colorida
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim, a porta vai e vem não tem fechadura, abre para os dois lados e é mais comum em cozinhas.

 

Cozinha com porta vai e vem
Fonte: Reprodução/Pinterest
  • 7K
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também