O que a Zamioculca atrai? O que fazer para a planta ficar bonita? 6 dicas essenciais de cuidados

Se você se está interessado em uma espécie fácil de plantar, cuidar e que tenha baixo custo de manutenção, precisa conhecer a Zamioculca zamiifolia

Fonte: Canva. Montagem: Laila Lopes

Que tal trazer a natureza para sua casa de forma tranquila? Descubra a zamioculca: de fácil cuidado, mesmo com pouco tempo e espaço. Transforme seu ambiente com um toque de verde! E a melhor parte? Qualquer um pode ser um mestre da jardinagem, independentemente da experiência!

Se você se está interessado em uma espécie fácil de plantar, cuidar e que tenha baixo custo de manutenção, precisa conhecer a Zamioculca zamiifolia. Por isso, preparamos essa matéria, com muitas dicas de cuidados sobre a planta. Confira já!

O que fazer para zamioculca ficar bonita?

A zamioculca é uma espécie vegetal bastante indicada para pessoas que não tenham prática com jardinagem ou para quem não tem muito tempo para se dedicar às tarefas com as plantas. Por ser capaz de passar bastante tempo sem água, ela pode passar bastante tempo sem água, precisando de pouca rega.

Foto: Pinterest

Bastam duas regas por semana, sempre lembrando que o solo deve permanecer sempre úmido, mas sem ficar encharcado em nenhuma situação.

Por que a zamioculca está ficando com as folhas amarelas?

Essa é uma daquelas espécies em que é melhor deixar faltar água do que encharcar demais. Isso porque o excesso provoca o amarelamento das folhas. Em caso de muita água, a raiz pode até mesmo apodrecer, fazendo com que a planta morra.

#actampads1#
Foto: Pinterest

Se você quer uma planta ainda mais bonita e saudável, é importante adubar o solo da zamioculca de tempos em tempos. É possível usar matéria orgânica para isso, inclusive húmus de minhoca ao invés de utilizar compostos químicos.

Repor o adubo a cada 3 meses

Procure repor o adubo uma vez a cada três ou quatro meses e, sempre que houver folhas amareladas e mortas, lembre-se de removê-las para contribuir com a saúde do vegetal.

Lembre-se sempre que a zamioculca não suporta a incidência direta de luz solar. E mesmo em locais de incidência indireta de sol, você deve sempre girar o vaso com frequência para garantir a distribuição uniforme da luz na planta.

Foto: Pinterest

Se você preferir, pode cultivar a planta em jardins sombreados também, ao invés de manter isoladamente em um vaso pequeno.

#actampads1#

Vale salientar que nesse caso você deve ter ainda mais atenção à quantidade de água no solo. Então, cuidado com o regador e a mangueira.

Não requer podas

Como já foi dito, o crescimento dessa planta é lento, então ele não requer podas. Mas sempre que você perceber que o vaso está muito cheio e que as raízes estão demasiadamente grandes, é preciso trocar por um recipiente maior. Viu só como a manutenção da zamioculca é bastante simples?

Zamioculca: como cuidar, fazer muda e evitar doenças

Como fazer o plantio?

Assim como o cuidado em si, plantar a zamioculca é bastante simples. É possível obter mudas, seja na forma de touceiras ou pelas sementes que caem da haste.

Foto: Pinterest

Mas se você preferir, pode conseguir as mudas da zamioculca utilizando os galhos da planta. Para isso, basta remover um galho bem próximo à base e então deixá-lo na água até que surjam raízes. Quando isso acontecer, basta transferir para o vaso com terra.

#actampads1#

Seja lá qual for o tipo de plantio, você vai precisar de um vaso de tamanho adequado antes de iniciar. Escolha um que seja pelo menos três vezes maior do que a muda, para que ela possa se desenvolver adequadamente.

No fundo, você pode colocar argila e pedrinhas que ajudam a manter o vaso drenado. Isso garante a sobrevivência dessa plantinha que não gosta de água.

  • Logo depois, leia Decoração com plantas: como escolher e cuidar das plantas em casa + 38 fotos de inspiração para entrar na tendência da selva urbana
Foto: Pinterest

Aproximadamente ¼ do vaso deve conter argila. Depois disso coloque 2 partes de terra para uma de areia e uma parte de húmus de minhoca.

Misture muito bem todos os ingredientes e, então, coloque tudo dentro do vaso. Então coloque a planta bem no centro do vaso e vá ajeitando a planta com mais terra para garantir a fixação.

#actampads1#

Tenha em mente que o replantio será sempre necessário. Você deverá transferir a planta para um recipiente maior sempre que perceber que há essa necessidade. Mas não se preocupe porque isso vai demorar bastante para acontecer.

Related Post

Conforme a planta cresce, você pode ir pegando as mudas e transferir para outros vasos. Assim, você pode criar uma série de vasos de zamioculca e espalhar pela sua casa e pelo seu jardim.

Relacionadas

6 dicas para cultivar a planta

Atenção ao cuidar dos vasos

É muito importante salientar que a zamioculca é uma espécie bastante tóxica e, por isso, deve-se ter alguns cuidados com o cultivo e manutenção.

Foto: Pinterest

Primeiramente não se deve manter essa espécie em locais próximos aos animais de estimação. Jamais deixe as plantas onde os animais possam cavar e comê-las.

É preciso salientar que a espécie só é nociva em caso de ingestão ou contato direto. Por isso, não há problemas em colocar os vasos dentro de casa, desde que fiquem longe de animais e crianças.

Sempre que for fazer o manuseio da planta, é recomendado que se utilize luvas, seja para o transplante ou para a poda. Tenha atenção porque ela solta seiva durante o corte dos caules e, ele é irritativo para mucosas e pele.

Conheça melhor a Zamioculca

Zamioculcas zamiifolia, é uma planta da família das Aráceas, que é chamada também de Zamioculcas ou apenas ZZ. Ela é originária da Tanzânia, na África e, consegue se adaptar muito bem a ambientes fechados, com pouca incidência de luz.

Foto: Pinterest

Para seu crescimento e manutenção não existem muitas regras e, essa é uma plantinha bastante durável e resistente. Mas é claro que existem alguns cuidados básicos, assim como acontece para qualquer outra espécie.

Seja em ambiente interno ou externo, a espécie não gosta de luz direta e, deve ficar em uma temperatura entre 10 e 25 graus. Ela não precisa de muita água também, sendo que duas regas semanais são suficientes. Mas é preciso cuidar para colocá-la em um solo com boa drenagem.

Que terra a zamioculca fica bonita?

Para isso, o solo ideal contém uma parte de terra comum, uma parte de terra adubada e também uma parte de areia. Como possui crescimento lento, a planta não precisa de podas. No entanto, é preciso mudá-la para um vaso maior sempre que você perceber que a raiz está apertada.

A propagação é feita por meio de semente ou estaquia de galho. De tempos em tempos recomenda-se adubar a terra. Você pode usar um produto comum e seguir as orientações do fabricante.

O que a planta zamioculca atrai?

Descubra o que a sabedoria popular diz sobre a Zamioculca, entre outras 8 curiosidades!

Foto: Pinterest
  1. A zamioculca possui flores brancas, mas infelizmente o aparecimento delas não é tão comum, sobretudo porque se escondem no meio das touceiras de folhas. A floração ocorre geralmente entre o verão e o outono;
  2. Assim como acontece com tubérculos, essa planta possui rizoma que armazena água e amido. Isso permite que ela sobreviva a períodos longos de seca. Mesmo que as folhas sequem, o rizoma permanece vivo, permitindo que a planta sobreviva;
  3. Todas as partes dessa planta são venenosas quando ingeridas e podem também irritar mucosas e a pele;
  4. Mesmo em locais com ausência praticamente total de luz, essas plantas conseguem sobreviver;
  5. Jamais se deve limpar as folhas, pois a planta não é adaptada;
  6. Ela vive bem no ar condicionado, desde que a temperatura fique entre 10 e 25 graus;
  7. Pouca água enfraquece o rizoma, mas excesso de umidade faz com que as plantas amarelem e a planta fique aniquilada;
  8. Conforme a sabedoria popular, a zamioculca atrai a prosperidade e serve para proteger as pessoas. Para isso ela deve ser colocada dentro de casa.

Zamioculca: espécie exótica

A Zamioculca é uma espécie exótica, pertencente à família das Aráceas, que é bastante resistente e não necessita de tantos cuidados. Com grande resistência, ela sobrevive muito bem mesmo em situações com pouca água e luz e, mesmo quando a pessoa não tem muita prática, consegue cuidar dessa plantinha adequadamente.

De acordo com a sabedoria popular, as zamioculcas se relacionam a boas notícias e também ao sucesso profissional e atração de dinheiro. A planta tem também uma grande beleza e se aproxima bastante da aparência de plástico, pois tem a folhagem bastante brilhante.

Foto: Pinterest

Graças à beleza da espécie, sua capacidade de adaptação, ela é bastante utilizada em salas, escritórios, corredores e lojas. Colocá-la em local fechado é ótimo por impedir a incidência direta de luz e também proteger o vegetal do frio.

As inflorescências não são tão importantes para a ornamentação, visto que ficam no interior das folhagens, mas em compensação a folhagem chama muito a atenção, sendo muitíssimo utilizada na decoração.

Essa espécie é muito utilizada, seja dentro de casa, seja no quintal, varandas e terraços, ajudando na composição da decoração em qualquer ambiente.

  • Confira também Ora-pro-nobis: A planta rica em proteínas que você precisa conhecer

Conclusão

A zamioculca é uma planta de fácil cultivo, que pode ser utilizada tanto em ambiente interno quanto externo. Qualquer pessoa consegue fazer a manutenção dos vasinhos, sem precisar dispor de muito tempo para isso. Então, aproveite essa facilidade para cultivar essa plantinha na sua residência.

Editado e atualizado por Laila Lopes

Handreza Hayran: Handreza Hayran é pernambucana e adora descobrir os segredos do mundo, pois acredita na fonte inesgotável da sabedoria. Atualmente é redatora nos sites Mil Dicas de Mãe, Portal do Dog e editora do site Foco e Fama
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais