Enquetes BBB: Confira votações sobre Paredão, liderança e muito mais

Confira todas as enquetes sobre o BBB, como funcionam as provas de liderança, os paredões, a dinâmica no mercado e muito mais!

- Continue depois da Publicidade -

10 443

O Big Brother Brasil tornou-se o reality show mais assistido do país. Querido, e ao mesmo tempo odiado, por muitos, a super produção confina participantes por cerca de três meses dentro de uma casa.

O jogo consiste em uma eliminação por semana, mas isso não é uma regra e pode variar conforme o humor do diretor Boninho. Desde a edição de 2020, o BBB traz além de anônimos, também famosos no grupo de participantes.

Durante as gincanas do reality show da Globo, os brothers e sisters, como são chamados, precisam passar por árduas provas, como de resistência, do líder, de raciocínio, memória, agilidade, paredões e muito mais.

Neste artigo você irá conhecer um pouco mais sobre como funcionam as principais provas do Big Brother Brasil, o Paredão, quarto do líder, quarto branco, entre outras, e também irá ficar por dentro de todas as enquetes sobre o reality show mais famoso do país. Confira!

 

- Continue depois da Publicidade -

Como funciona o Big Brother Brasil

 

O BBB consiste no confinamento de um número variável de participantes em uma casa cenográfica totalmente isolada do mundo real.

Nela, os confinados não podem ter acesso a nada do mundo exterior, tal como usar aparelhos eletrônicos como celular, computador, assistir TV, ler jornal, revistas e até mesmo livros. Absolutamente nada!

A casa mais vigiada do Brasil, como é conhecida, é totalmente equipada por câmeras de segurança que vigiam os participantes 24 horas por dia.

Aqui vai uma curiosidade: Você sabia que o único cômodo da casa mais vigiada do Brasil que não possuí nenhuma câmera é o banheiro?

 

  • Enquete BBB21: Qual musa fitness você quer ver no Camarote do BBB?

 

Mas, existem regras, como, por exemplo, é proibido trocar de roupa no local ou entrar com alguma peça extra. Os microfones também precisam ser retirados na hora em que o participante for fazer suas necessidades.

Os brothers e sisters se inscrevem através do site do BBB e passam por uma seleção rigorosa feita pela produção do reality show, mas eles ainda podem optar se querem participar, de fato, do programa ou desistir da candidatura.

Assim vale para os famosos, a única diferença é que eles não precisam se inscrever, são procurados pela própria Globo.

A cada semana, dois ou três participantes são indicados pelos colegas ao temido Paredão, onde se enfrentarão a voto popular e o mais votado pelo público permanecerá na casa do Big Brother Brasil.

 

Internautas especulam participantes do BBB21 - Glob
Internautas especulam participantes do BBB21 – Globo

 

Paredão do BBB

 

E assim chegamos na mais temida dinâmica do game: o Paredão. Nele, pelo menos um participante é eliminado do reality show e perde a chance de ganhar o prêmio milionário oferecido pela Globo.

A cada semana forma de votação muda, por exemplo, na semana 1 os brothers votam entre si. Na 2, pode ser que o primeiro eliminado de alguma de alguma prova vá direto para o paredão e os participantes votem entre si ou entre um determinado grupo.

As votações costumam ser privadas, mas isso não é uma regra, onde os confinados entram na sala do Raio-X e falam em quem vão votar e o porque do voto nesta pessoa.

 

  • Indicado por Manu Gavassi, cantor Jão está confirmado no BBB21

 

Geralmente, o Paredão do Big Brother Brasil é formado por três membros do reality show da Globo. A decisão de quem será o eliminado é tomada pelo público, que pode votar online no site do GShow para tirar seu participante menos favorito na casa.

O brother ou a sister que mais receber votos é o eliminado da noite. A eliminação costuma variar, podendo ser formado na sexta-feira e o participante dizer adeus ao reality no domingo.

 

Como funciona o Paredão do BBB
Como funciona o Paredão do BBB

 

Formação do Paredão

 

No Domingo, o Paredão é formado: O primeiro passo é o anúncio da decisão do anjo, que escolhe quem vai imunizar.

Na sequência, o líder do BBB indica um participante que vai direto para o Paredão. Em seguida, os outros confinados, inclusive o indicado do líder, vão ao confessionário anunciar seus votos.

 

 

O voto é individual, mas pode ser secreto ou não. Se houver empate, cabe ao líder o voto de minerva, para sacramentar qual dos mais votados deve enfrentar a avaliação do público. A eliminação acontece às terças-feiras.

Vale ressaltar que ações, como Big Fone ou votações-surpresa, podem alterar a dinâmica natural do programa.

Com o “Big Fone”, criado no BBB8, houve a estreia dos paredões triplos (três pessoas indicadas ao paredão), que não ocorriam antes da oitava temporada.

Nestas ocasiões, além do indicado pelo líder e do mais votado pela casa, um terceiro concorrente vai ao paredão, normalmente em consequência do “Big Fone” ou por outra surpresa determinada pelo programa.

 

Paredão do BBB20
Manu Gavassi, Felipe Prior e Mari Gonzales no Paredão do BBB20 – Globo

 

Paredão histórico do BBB

 

O Big Brother Brasil bateu um recorde histórico e acabou indo parar no Guinnes Word Records.

Isso porque, no décimo paredão do BBB20, foi contatada a maior votação da história do programa e de reality shows no mundo, com com exatos 1.532.944.337 votos na disputa entre os participantes Felipe PriorManu Gavassi e Mari Gonzalez.

 

 

Na época, o embate entre Manu e Prior movimentou famosos e incontáveis campanhas nas redes sociais, onde Prior acabou sendo o eliminado da noite no reality show.

O acontecimento foi tão memorável que entrou para o  Guinness World Records como “A maior quantidade de votos do público conseguidos por um programa de televisão”.

O recorde do Big Brother Brasil também foi mencionado no Jornal Nacional e ganhou uma matéria na revista eletrônica estadunidense Variety, que chamou o recorde de “colossal”.

 

Felipe Prior e Manu Gavassi no Paredão histórico do BBB20
Felipe Prior e Manu Gavassi no Paredão histórico do BBB20 – Foto: Globo

 

Como surgiu o termo ‘Paredão’

 

Quando o BBB1 entrou no ar, a eliminação ainda não tinha um nome específico. Como tudo era novo, tanto para quem produzia o reality show da Globo, quanto para os participantes e telespectadores, o termo Paredão não fazia parte do game.

Mas isso mudou quando o artista plástico Adriano Castro, um dos confinados no BBB1, foi indicado para disputar uma vaga no game e usou o termo Paredão para se referir ao momento da eliminação pelo voto do público.

 

  • Enquete BBB21: o reality deve ter mais participantes maduros ou apenas os mais jovens?

 

Adriano inventou o termo Paredão do BBB
Adriano inventou o termo Paredão do BBB – Foto: Globo

 

Invictos do Paredão

 

Apenas quatro participantes conseguiram chegar na Final do Big Brother Brasil sem nunca terem sido indicados para nenhum Paredão.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Nenhum deles, no entanto, conseguiu vencer o reality show, mas já podem comemorar de nunca terem quase tido um infarto antes de saber o resultado no dia da eliminação, não é mesmo?

Os brothers são: Maria Cláudia, vice-campeã do BBB16Mariana Felício, vice do BBB6Kadu Parga, o terceiro colocado do BBB10; e André Gabeh, que ficou em terceiro no BBB1.

 

Participantes que nunca enfrentaram um Paredão
Participantes que nunca enfrentaram um Paredão – Foto: Globo

 

Prova do líder

 

Na quarta-feira é dia de festa. Mas, logo no dia seguinte, quinta-feira, começa a disputa para se manter vivo no jogo: é o dia da Prova do Líder.

O vencedor da prova garante a imunidade para permanecer na casa do BBB por mais uma semana, além de um quarto exclusivo, cheio de regalias, com direito a comidinhas especiais e sessão de cinema. Por outro lado, o líder tem a árdua missão de indicar um dos companheiros ao Paredão.

A prova do líder é uma das, se não a mais, disputadas entre os participantes do Big Brother Brasil. Isso porque ela dá ao vencer poderes e benefícios dentro do reality show da Globo.

O primeiro poder adquirido pelo líder ao vencer a prova, decidida pela produção semanalmente, é escolher quem vai ficar na Xepa e quem fica no VIP.

 

 

Prova do Líder BBB - Globo
Prova do Líder BBB – Globo

 

Xepa e VIP

 

Quem decide as pessoas que ficarão no VIP do BBB é o líder da semana. A cada semana, ele tem uma quantidade de pessoas, que varia bastante, que pode levar para esse grupo. Os confinados escolhidos contam com as seguintes vantagens:

  • 1000 estalecas para gastar;
  • Supermercado variado, com carne de qualidade, muitas frutas, verduras e até leite condensado;
  • Vantagem de cozinhar dentro da casa.

Os que não foram escolhidos para o VIP vão direto para a xepa. Esses participantes da Xepa têm direito a:

  • 500 estalecas;
  • Compras restritas, com baixa variedade de frutas (goiaba, jaca e banana da terra);
  • Carnes mais simples como bucho de boi, moela, fígado e rabo;
  • Itens como queijo, por exemplo, têm um preço muito alto e dificilmente eles conseguem comprar;
  • Cozinham na área externa.

 

Rafa e Manu na Xepa do BBB20 - Globo
Rafa e Manu na Xepa do BBB20 – Globo

 

Benefícios da liderança

 

Além disto, na edição passada do BBB, apenas as pessoas do grupo VIP podiam entrar no quarto do líder e desfrutar das regalias disponíveis no cômodo.

O líder da semana no reality show continua com o poder de mandar os participantes direto para o Paredão, escolher quem frequenta seu cinema e quarto e, sempre que o jogo solicitar, usar o Poder do Não para vetar alguns brothers de participarem das provas.

O líder conta ainda com uma festa temática no BBB só para ele, na qual ele será o anfitrião da balada. O tema será inspirado em algum momento ou comemoração que marcou a vida do brother.

 

 

Uma das temáticas do quarto do líder do BBB19 - Globo
Uma das temáticas do quarto do líder do BBB19 – Globo

 

Prova do Anjo

 

Na sexta ou sábado, o grupo do BBB, com exceção do líder da semana, volta a se enfrentar na Prova do Anjo.

O vencedor conquista um colar, que lhe dá o direito de livrar um dos colegas de confinamento da votação para o paredão da semana, mas o colar também lhe atribui o status de “monstro”, pelo qual ele tem que indicar um ou mais participantes para cumprir tarefas nada agradáveis.

 

Anjo BBB - Globo
Anjo BBB – Globo

 

 

Estalecas e mercado

 

A moeda de troca no BBB é a estaleca. Todos os concorrentes começam o jogo com a mesma quantidade de estalecas, depositada em sua conta pessoal, e recebem um cartão magnético para sacar seu crédito num caixa eletrônico da casa, instalado no confessionário.

Com as estalecas que conquistarem ao longo da semana, em tarefas individuais ou coletivas, os participantes garantem uma conta bancária recheada e podem gastar no mercadinho que é montado no jardim da casa, sempre às segundas-feiras.

No mercadinho, os jogadores encontram dois tipos de mercadorias: os itens individuais, adquiridos livremente por cada um dos participantes, e as mercadorias coletivas, que só podem ser compradas se todos da casa concordarem em colaborar com uma quantia mínima.

 

  • Você pode ler também: Rapper PK e sertanejo Gustavo Mioto confirmam convite para BBB21

 

Brother fazendo compra no mercado do BBB - Globo
Brother fazendo compra no mercado do BBB – Globo

 

Big Fone

 

A partir do Big Brother Brasil 8, foi implantado o Big Fone, um telefone que qualquer participante pode atender.

A voz que o participante ouve dá uma ordem e a pessoa que atendeu deve segui-lá, normalmente não podendo revelar o conteúdo aos outros até o dia da votação.

O “Big Fone” pode dar uma notícia boa como imunidade para a pessoa que atendeu, o direito de imunizar outra pessoa, o dever de indicar alguém ao Paredão, uma promoção ou uma notícia ruim como ir para o Quarto Branco ou ser automaticamente emparedado.

 

Big Phone BBB
Big Phone BBB – Globo

 

  • BBB 21: Quando começa? Conheça todos os detalhes do programa

 

Quarto Branco no BBB

 

O Quarto Branco apareceu pela primeira vez no programa em 2009, a nona edição do BBB. Newton atendeu o Big Fone e escolheu Ralf e Leo para dividirem o castigo, que consistia em permanecer por horas dentro de um cômodo simplista, todo branco, com apenas alguns móveis e apenas um botão vermelho ao centro.

Eles só sairiam de lá se alguém desistisse do programa apertando o botão, ou se o indicado por eles ao Paredão fosse eliminado do reality. A espera não demorou muito: Leo acabou desistindo do desafio no dia seguinte à entrada no quarto.

Como o próprio nome diz, o quarto branco é um cômodo branco, com camas e um botão vermelho no centro, em que os participantes ficam isolados do resto da casa. Aqueles que entram no quarto usam um macacão branco e são proibidos de sair, não podendo aproveitar a infraestrutura da casa, como a piscina ou a academia. Eles recebem comida em bandejas.

 

Quarto Branco do BBB20 - Globo
Quarto Branco do BBB20 – Globo

 

  • Ao final, você pode conferir o porque o BBB 2021 será o maior da história

 

Prova de resistência mais longa da história

 

Com certeza você já ouviu falar das temidas provas de resistência do Big Brother Brasil. Com longas durações e desafios rigorosos, elas costumam deixar os brothers exaustos tanto fisicamente quanto emocionalmente.

Mas uma delas fez história no BBB. Kaysar e Ana Clara mostraram para o Brasil toda a força durante a prova de resistência mais longa do BBB. Eles batalharam durante 42 horas e 58 minutos por uma imunidade na reta final do BBB18. Por motivos de saúde, a prova foi encerrada e foi declarado o empate entre os participantes.

 

Ana Clara e Kaysar na Prova de Resistência mais longa da história do BBB - Globo
Ana Clara e Kaysar na Prova de Resistência mais longa da história do BBB – Globo

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes