Polêmicas do BBB: de racismo a agressão, relembre as maiores confusões do reality
Várias polêmicas pesadas ocorreram na casa mais vigiada do Brasil ao longo das 24 edições. Relembre algumas delas em vídeos
O Big Brother Brasil, conhecido por seu formato envolvente, é também um palco de controvérsias. As dinâmicas intensas e a convivência forçada frequentemente resultam em situações polêmicas, que geram debates acalorados entre o público do BBB e nas redes sociais, mantendo o programa sempre em destaque.
Ao ler esta matéria, você descobrirá as maiores polêmicas que marcaram a história do BBB. Desde acusações de assédio até expulsões por agressão, cada caso é analisado para entender seu impacto no programa e na sociedade. Prepare-se para relembrar momentos que chocaram e dividiram opiniões.
Quais as maiores polêmicas no BBB?
O Big Brother Brasil é uma verdadeira fábrica de entretenimento, repleta de momentos divertidos e, inevitavelmente, controversos. Com isso em mente, reunimos as maiores polêmicas do BBB ao longo dos anos para você relembrar e refletir sobre esses episódios marcantes. Confira!
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha lá no News!
BBB 24: capacitismo, machismo e falas desrespeitosas
Durante a primeira Prova do Líder, o atleta paralímpico Vinicius Rodrigues enfrentou comentários desrespeitosos de Maycon. Este fez piadas sobre a condição física de Vinicius, sugerindo que ele subisse a escada “de boa” e propôs um apelido para o membro amputado do paratleta. Tais comentários geraram desconforto visível em Vinicius.
- Em seguida, leia Enquete BBB: qual foi a melhor edição até agora? Vote na sua favorita e relembre os 24 campeões do reality
Além disso, participantes como Maycon e Nizam foram acusados de machismo, provocando debates dentro e fora da casa. Thais Fersoza e Ed Gama discutiram as atitudes dos dois no programa “Bate-papo BBB” no Globoplay, gerando ampla repercussão.
BBB 23: polêmica de assédio
Próximo ao top 10 e à reta final da edição de 2023, dois participantes foram expulsos no mesmo dia, acusados de importunarem sexualmente a modelo mexicana Dania Mendez. Dentre eles, MC Guimê, participante do camarote, líder da semana e homenageado na festa de quarta-feira (15), e Cara de Sapato.
Durante a festa, Guimê e teria passado do ponto com a sister convidada. Em vídeo, é possível ver que o ex-participante passou a mão pelas costas e pelo bumbum de Dania que, incomodada com a situação, chegou a tirá-la. Momentos depois, ele repete o ato e, em outra conversa, ainda passa a mão no seio da mexicana.
- Logo depois, leia Quem foram os participantes expulsos do BBB? Relembre os casos de desclassificação do programa
Já Cara de Sapato teria beijado Dania à força, na mesma noite. Na internet, as pessoas logo comentaram o caso e começaram a apontar o assédio.
No programa, a edição mostrou a conversa realizada entre Dania e sua produtora. No entanto, apesar de explicar em detalhes o que aconteceu na festa, a participante convidada negou que tenha se sentido incomodada.
BBB 22: expulsão por agressão física
Após um mês de Big Brother Brasil 2022, Maria, participante do time Camarote, foi desclassificada da competição por agredir uma colega de confinamento durante um Jogo da Discórdia. Ao não curtir o que a adversária falou sobre ela, se tornou agressiva, como mesmo falou na ocasião.
A sister que foi agredida, Natália Deodato, de primeiro momento, foi questionada sobre a agressão, mas falou que estava tudo bem. Maria, na atividade, bateu com um balde na cabeça da confinada. A produção revisou as imagens e viu que não foi sem querer.
- Ao mesmo tempo, leia Como vai ser o BBB 25? Saiba as novidades da edição sem Boninho
O caso foi bastante comentado no Twitter, onde os usuários da rede pediram a expulsão imediata da cantora e atriz, o que não aconteceu. Só depois de uma revisão minuciosa é que a jogadora foi chamada no confessionário e não mais voltou. Ela é a primeira famosa que foi expulsa do reality show.
BBB 20: denúncia de assédio
Em 2020, o participante Petrix enfrentou uma grave acusação de assédio e precisava prestar depoimento à justiça. As autoridades marcaram a data para o depoimento enquanto ele ainda estava confinado na casa. No entanto, poucos dias antes, o público eliminou Petrix com 80% dos votos em um paredão.
BBB 17: expulsão após agressão
O BBB possui diversas regras que os participantes devem seguir, com punições que variam de leves a expulsão do reality, como ocorreu no BBB17.
A participante Emilly foi tratada de maneira inadequada por Marcos Harter, médico. O programa avaliou o incidente e classificou-o como agressão física, resultando na expulsão de Marcos. Assim, a polícia civil do Rio de Janeiro também se envolveu, investigando o caso para determinar se houve lesão corporal.
- Em seguida, leia Kelly Key negou entrar no BBB 25 com a filha? Cantora revela se aceitou o convite
BBB 14: racismo
O participante Cássio contou em uma conversa com Valdirene, personagem de Tatá Werneck, que estava respondendo na justiça um suposto processo criminal, após ter feito atos sexuais com uma afrodescendente e tê-la “atravessado”, como ele diz.

“E eu acho que assim, uma afrodescendente costuma se relacionar com quem? Com afrodescendentes. E eu pensei: pô, aguenta tudo. Eu atravessei. E eu até hoje sou acusado de assassinato, entende?”, contou o participante Cássio.
- Logo depois, leia Quais são as maiores porcentagens do BBB? Relembre a porcentagem das maiores rejeições do reality
BBB 12: acusação de estupro
Monique Amin do BBB 12 teria sofrido um suposto estupro pelo modelo Daniel Enchaniz, no BBB12. O fato teria ocorrido após uma festa no reality em que a participante estava alterada, devido ao excesso de bebida alcoólica. Daniel Enchaniz se deitou com ela embaixo de uns dos edredons.
Naquela época, a polícia ouviu os dois e negaram qualquer ato sem consentimento, Daniel Enchaniz levou suspensão do BBB12 e o processo se encontra arquivado.
Entre as polêmicas do BBB, o público considera a acusação de estupro na temporada 12 e a denúncia de assédio na temporada 20 como algumas das mais graves do programa.
- Logo depois, leia Thaynara OG ou Camila Loures: qual influenciadora estará no BBB 25?
BBB 2025
O BBB 25 vai começar! No dia 13 de janeiro de 2025, a casa mais vigiada do Brasil vai receber os participantes em duplas do Camarote e Pipoca para 90 dias de confinamento, com muitas provas, festas e, claro, polêmicas!
Enfim, agora que você já sabe quais as maiores polêmicas do BBB, saiba que o Fashion Bubbles é o melhor lugar para ficar por dentro de todas as novidades da próxima edição. Por isso, fique ligado em nosso canal do Big Brother Brasil!
Atualização de matéria por Kawane Licheski e Laila Lopes.