Raphael Sousa, criador e administrador da Choquei teve pedido de quebra de sigilo para investigar causa da morte de Jéssica.

Choquei tem quebra de sigilo pedida por delegado após caso de suicídio de Jéssica Vitória, aos 22 anos

A Choquei será alvo de investigação após a morte de Jéssica Vitória que foi alvo de notícias falsas e tirou a própria vida em MG

Compartilhe

O caso da morte de Jéssica Vitória, aos 22 anos ainda segue em investigação. O jovem tirou a própria vida após ter uma fake news com seu nome. A notícia falsa indicava que Jessica teria um affair com Whindersson Nunes.

O próprio digital influencer desmentiu a informação. Contudo a jovem passou a ser alvo de fortes ataques nas redes após a reverberação da notícia. A Choquei, que repostou a falsa informação, virou alvo de investigação da polícia.

Atenção Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e presencialmente.

Qual foi a fake news da Choquei?

Raphael Sousa, criador e administrador da Choquei teve pedido de quebra de sigilo para investigar causa da morte de Jéssica.
Falsa troca de mensagens entre Whindersson Nunes e Jéssica Vitória desencadearam ataques a jovem nas redes que decidiu tirar a própria vida. Fonte: Instagram

Foi tudo muito rápido, assim como a rapidez que as (falsas) notícias se espalham pelas redes. Em 18 de dezembro, após uma série de (supostos) prints vazarem nas redes Whindersson Nunes veio à público afirmar que não estava paquerando nenhuma garota nas redes sociais.

A garota em questão era Jéssica Vitória, jovem de 22 anos que morava na cidade de Araguari, MG. De maneira idêntica, Jéssica também negou que os prints da conversa eram verdadeiros. No falso papo, Whindersson Nunes elogiava a jovem e fazia a proposta de se conhecerem melhor. Ela, no entanto, recuava e se dizia traumatizada por antigas paqueras, que também não deram certo e terem começado do mesmo jeito. Whindersson, contudo insistia e pedia uma chance para “deixar as coisas fluírem”.

“Eu não faço ideia de quem seja essa moça e isso é um print fake”– escreveu Whindersson em suas redes.

Whindersson também apontou erros gramaticais nos falsos prints como a palavra “vim” ao invés de “vir”. “Vim? Eu escrevo tudo, eu não sei escrever ‘reveillon’, mas “vir” eu sei.

Enquanto isso, em suas redes sociais, Jéssica passou a ser massacradas por ataques nas redes com xingamentos e agressões verbais.

A Choquei foi um dos perfis de alto alcance que divulgou a mensagem. O perfil possui 21 milhões de seguidores no Instagram e quase 7 milhões de seguidores no X. No dia 22 de dezembro (quatro dias após a publicação), Jéssica tirou a própria vida tomando uma alta quantidade de medicamento.

Relacionadas

Delegado pede quebra de sigilo

Raphael Sousa, criador e administrador da Choquei teve pedido de quebra de sigilo para investigar causa da morte de Jéssica.
Raphael Sousa, criador e administrador da Choquei teve pedido de quebra de sigilo para investigação do caso da morte da jovem de MG. Fonte: Instagram

Felipe Monteiro, delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, ouviu na quinta (28) o depoimento de Raphael Sousa, criador e administrador da Choquei. Em sua defesa, Felipe apresentou provas de que a falsa notícia não partiu da Choquei.

Para dar prosseguimento à investigação, que avalia o crime doloso de indução ao suicídio, estamos aguardando a aprovação do pedido de quebra de sigilo das contas do veículo nas redes sociais. Também estamos avaliando quem serão as próximas pessoas interrogadas”- disse o delegado ao jornal O Globo.

Enquanto isso, o advogado da família de Jéssica pede uma investigação minuciosa para descobrir de onde partiram os falsos prints.

“Embora o direito à liberdade de expressão esteja consagrado na Constituição Federal, sua prática deve observar os demais direitos previstos na Carta Magna, sobretudo o princípio da dignidade da pessoa humana. Torna-se, portanto, imperativo responsabilizar aqueles que ocupam posições de comunicadores em redes sociais pelos impactos de suas ações na vida alheia, assim como determina nosso ordenamento jurídico” – Ezequiel Souza, representante da família de Jéssica.

O que diz a Choquei?

Após o acorrido, os perfis da Choquei chegaram a parar suas publicações por alguns dias, o que contradiz a postura ativa da página nas redes sociais. Em um dia comum, o perfil costuma realizar mais de 100 publicações.

Após dias de silêncio a página postou uma nota lamentando a morte de Jéssica.

“Neste momento, a Choquei passa por um profundo processo de reavaliação interna dos métodos adotados visando a implementação de filtros e códigos de conduta para evitar que episódios dessa natureza voltem a acontecer. Reiteramos nossa solidariedade e total apoio à família de Jéssica Vitória Canedo”– disse o perfil.

Veja como a notícia foi contada no Hoje em Dia da Record TV:

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias