Queda de cabelo: o que comer para ter um cabelo forte?

Queda de cabelo: o que comer para ter um cabelo forte?

Cabelo fraco e caindo é um problema que afeta um grande número de pessoas. Veja o que pode estar causando isso e aprenda sobre a queda de cabelo.

Por que o cabelo cai?

 

As causas da queda de cabelo podem ser diferentes – desde triviais até bastante graves.

  • Aproveite e nos siga no Google News para poder acompanhar o melhor da Moda, Beleza, Decoração, Famosos, BBB 21 e muito mais  direto em seu smartphone. Para seguir É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Deficiência de vitaminas e minerais

 

Uma das causas mais comuns de calvície excessiva são problemas com deficiências de vitaminas e minerais.

Essas deficiências são em grande parte devido ao uso de uma dieta pobre em nutrientes valiosos para o cabelo.

 

Estimulantes

 

Estimulantes, como álcool, cigarro ou mesmo energéticos, também têm um impacto negativo nos cabelos.

 

Estilo de vida inadequado

 

O estilo de vida também é responsável pela queda de cabelo. Grandes quantidades de estresse e fadiga a longo prazo colocam um fardo pesado no corpo, e o sintoma visível disso pode ser o aumento da queda de cabelo.

 

Doenças causam a queda de cabelo

 

A queda de cabelo também é frequentemente causada por doenças. Problemas com a glândula tireoide, anemia, doenças infecciosas são apenas algumas das condições que causam a queda de cabelo.

Vale a pena mencionar aqui sobre uma doença chamada alopecia androgenética. Afeta principalmente homens, mas também pode afetar mulheres. Esta doença é determinada geneticamente e tem uma origem hormonal.

 

Medicamentos causam a queda de cabelo

 

O cabelo também pode cair durante alguns tratamentos. Este é um efeito colateral de alguns medicamentos.

Curiosamente, cuidados inadequados também podem estar por trás da queda de cabelo.

Excesso de cosméticos, reações alérgicas a ingredientes contidos em preparações de limpeza, irritação do couro cabeludo – tudo isso, em vez de melhorar a condição de nosso cabelo, pode causar queda de cabelo.

 

Remédios caseiros para queda de cabelo

 

Foto: Freepik

 

Algumas pessoas dizem que a melhor maneira de prevenir a queda de cabelo é consultar um médico. Se o seu problema com o cabelo for realmente sério, esta é a melhor solução.

No entanto, se a queda de cabelo for relativamente leve ou tivermos suspeitas de que ela possa ser causada por, por exemplo, dieta inadequada, podemos tentar nos livrar desse problema eliminando sua causa, ou seja, melhorando nossa nutrição e usando os seguintes truques.

Existem muitos métodos naturais para a queda de cabelo que não apenas previnem a queda excessiva, mas também fortalecem a condição do cabelo. O que vale a pena usar para a queda de cabelo?

 

Shampoos e condicionadores

 

Foto: Freepik

 

Ao entrar em uma drogaria, encontramos uma grande quantidade de shampoos e condicionadores para diferentes tipos de cabelo. Vale a pena dar uma olhada naqueles que previnem da queda.

Esses cosméticos contêm ingredientes que penetram na estrutura do cabelo e fortalecem sua condição. Recomendam-se produtos com:

  •  Vitamina E – a vitamina E hidrata e nutre os cabelos. Graças a ele, as glândulas sebáceas funcionam bem e a pele fica devidamente hidratada. A vitamina E tem um efeito nutritivo e regenerador. Além disso, melhora a irrigação sanguínea do couro cabeludo, o que torna as substâncias ativas eficientemente absorvidas.
  • Vitamina C– desempenha um papel muito importante na síntese de colágeno. Melhora a circulação no couro cabeludo e, como forte antioxidante, evita os efeitos nocivos dos radicais livres gerados, entre outros, pelos poluentes ambientais.
  • Geleia real – rica em aminoácidos que regeneram células e tecidos. É um agente condicionador com efeito hidratante e anti-seborreico. Evita que os cabelos caiam e é cheio de brilho.
  • Biotina – a biotina, também conhecida como vitamina H é um elemento necessário para a formação da queratina, principal alicerce da haste capilar.
  • Cafeína – estimula a microcirculação e acelera o crescimento do cabelo.

 

Máscaras contra a queda de cabelo

 

Foto: Freepik

 

As máscaras capilares são a maneira perfeita de lidar com a perda de cabelo. Você pode escolher cosméticos prontos para uso em drogarias ou fazer sua própria preparação em casa usando ingredientes facilmente disponíveis.

 

 

Rituais de cuidado com o cabelo

 

Foto: Freepik

 

Problemas como queda de cabelo podem ser causados ​​por cuidados inadequados ou maus hábitos. Um deles é usar constantemente o cabelo amarrado. Para dormir, recomenda-se trançar os cabelos com delicadeza.

Também é perigoso para o cabelo usar uma escova de má qualidade. Uma boa escova deve ser feita de materiais que impeçam a estática. A escova de cabelo não deve arrancar os cabelos em nenhuma circunstância.

Também é desvantajoso secar o cabelo com ar muito quente. Um jato de ar muito quente sobe as cutículas as abre, deixando o centro do cabelo exposto a fatores externos negativos, e a umidade natural de dentro do cabelo escapa, fazendo com que fique ressecado. Isso causa fragilidade.

 

Massagem

 

Foto: Freepik

 

A massagem do couro cabeludo tem muitos benefícios. Além disso, melhora o suprimento de sangue e a circulação, o que tem impacto direto na condição do cabelo.

A massagem pode ser realizada a seco ou úmido – durante a lavagem. Deve ser feita diariamente por cerca de 5 minutos. Você tem que fazer movimentos circulares suaves com a ponta dos dedos.

Deve-se lembrar que somente a massagem sistemática trará os resultados esperados. Os primeiros resultados são visíveis após 2 – 4 semanas.

 

O que comer para evitar a queda de cabelo?

 

Foto: Freepik

Se não queremos introduzir suplementos em nossa dieta, devemos prestar atenção ao que está em nosso cardápio diário. A nutrição, que reduz a queda de cabelo e apoia o crescimento do cabelo, deve ser rica em proteínas, ácidos graxos insaturados, bem como vitaminas e minerais.

As gorduras ômega-3 contribuem para a estrutura adequada do folículo e da haste do cabelo. São responsáveis ​​por nutrir os cabelos, fortalecê-los e hidratá-los.

Fontes de boas gorduras ômega-3 são:

  • Salmão;
  • Atum;
  • Sardinha;
  • Frutos do mar;
  • Amêndoas;
  • Nozes;
  • Óleo de linhaça;
  • Óleo de amendoim.

Laticínios e carne fornecem proteínas essenciais para a construção do cabelo.

Micronutrientes, como zinco e silício, podem ser encontrados em nozes e sementes. Em contraste, vegetais e frutas são ricos em vitaminas e antioxidantes.

 

Em quais vitaminas vale a pena prestar atenção?

 

Foto: Freepik

 

  • Vitamina A – Quando seu corpo precisa de vitamina A, seu cabelo fica seco e quebradiço. A vitamina A estimula o crescimento dos folículos capilares e melhora a composição química dos lipídios produzidos pelas glândulas sebáceas.
  • Vitamina C – A vitamina C desempenha um papel importante na síntese de colágeno. A deficiência de vitamina C atrapalha a produção das proteínas da queratina, o que afeta sua estrutura defeituosa e, consequentemente, a fragilidade dos cabelos.
  • Vitaminas B1, B2, B6 – A vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B6 (piridoxina) desempenham um papel importante na produção de aminoácidos.

 

Descubra ainda todo o poder da aloe vera , ou babosa, como é popularmente conhecida.

Dieta para evitar queda de cabelo – do que vale a pena lembrar?

 

  • Limite a quantidade de café consumido;
  • Introduza vegetais na sua dieta, especialmente os verdes escuros;
  • Coma muitos peixes – de preferência gordurosos, marinhos;
  • Substitua o pão branco por grãos inteiros;
  • Use gorduras saudáveis ​​na cozinha;
  • Escolha nozes e sementes como lanches em vez de batatas fritas;
  • Coma a quantidade certa de proteína – você as encontrará em legumes, laticínios e carnes magras;
  • Substitua o açúcar branco por um adoçante natural como como xilitol.
Alimento para os cabeloscabelocabelo brancoCabelosCabelos 2021cabelos carnavalCabelos Crespos