Unhas em gel: 7 dicas de cuidados para que elas durem mais tempo

Descubra como cuidar das unhas de gel, fazer com que elas durem mais tempo e não danifiquem a sua unha natural

Foto de PabloKlik

As unhas de gel fazem parte de uma moda que veio para ficar. Afinal, são muito práticas, duram mais tempo que o esmalte comum e possuem acabamento natural. Por isso, aprenda como cuidar delas da melhor forma possível.

Como as unhas de gel são feitas?

Essa forma de alongamento é feita através de uma camada de gel que é aplicado sobre a unha natural do modelo. Em seguida, é preciso pôr a mão em um aparelho que seca esse produto através da emissão de luz ultravioleta.

Para unhas artificiais mais duradouras, essa é uma opção perfeita. Além disso, dá para moldar e decorar conforme o seu gosto pessoal.

Um processo bem elaborado

  • Uma limpeza profunda;
  • Lixamento;
  • Remoção da oleosidade.

Feito cada um desses passos é aplicado um primer. Ele serve para evitar possíveis falhas, como proliferação de bactérias ou fungos nas unhas ou infiltração.

Técnicas unha moldada e tips, quais as diferenças entre elas?

A moldada é feita seguindo a estrutura da natural. Para isso, cola-se um adesivo por baixo das unhas naturais, que servem para guiar a manicure no molde das novas unhas. Em seguida, ela coloca o gel até chegar no formato desejado e leva para a cabine de luz.

No caso das tips, elas são semelhantes às unhas postiças, mas são feitas para serem encaixadas apenas nas pontas dos dedos. Assim, depois de coladas, elas são banhadas no gel e depois passadas na cabine. Em suma, as diferenças entre elas são:

  • Preço;
  • Tempo de produção;
  • Resistência da unha.
Legenda: As unhas de gel duram cerca de 15 a 20 dias. Imagem de atlascompany no freepik.

Manutenção das unhas de gel

A manutenção das unhas feitas em gel é um pouco mais barata do que refazer por completo. Nesse processo, a manicure nivela o gel com a unha natural que cresceu. Logo depois, ela aplica outra camada do produto e seca na cabine de luz.

Os retoques finais são feitos com o lixamento que vai definir qual será o formato e o comprimento. No geral, a cada 3 meses o alongamento já pode ser eliminado, afinal, as unhas já estão grandes o suficiente para receber banho de gel.

Alguns cuidados são necessários para que não aconteça quebras ou infiltrações, além delas durarem mais. Nesse sentido, tenha mais atenção na hora de fazer as seguintes tarefas:

  • Usar facas;
  • Fechar janelas;
  • Abrir coisas;
  • Dar a descarga.

Período de 15 a 20 dias

A depender do tempo de crescimento da unha natural de cada pessoa, os dias para manutenção podem variar. Sendo assim, eles ficam entre 15 a 20 dias. Porém, se a cliente desejar ou se houver alguma quebra, ela pode ser refeita antes desse prazo.

Os benefícios das unhas de gel

Quem gosta de ter as unhas sempre feitas e arrumadas já consegue amar de cara a unha em gel. Mas, essa técnica oferece ainda outros benefícios para quem a faz, como por exemplo:

  • Protege as unhas naturais;
  • São resistentes;
  • Ajuda quem tem o hábito de roer as unhas;
  • Duram muito tempo;
  • As unhas saem totalmente prontas da manicure.

Vale lembrar que a esmaltação dura por muito mais tempo, então não existe a preocupação de descascar o esmalte. Além disso, existe a opção das unhas decoradas encapsuladas, onde os detalhes são feitos entre uma camada de gel e outra. 

Como retirar a unha de gel?

Depois, recorte 10 pedaços de papel alumínio e coloque o removedor de esmalte em algodões. Em seguida, coloque algodão em cima de cada unha e embrulhe com o papel. Em 20 minutos o gel irá amolecer e dará para retirá-lo de forma simples.

Existem outros métodos possíveis para retirar esse material. Vale lembrar que para todos eles é preciso lixar as unhas decoradas antes. Em seguida, veja o nome de outras técnicas:

Related Post
  • Banho-maria;
  • Com pinça e espátula;
  • Esperar crescer 2 semanas e retirar.

Jamais faça esforços que podem danificar a unha. Por isso, nunca puxe o gel de vez, muito menos arranque ele a força, pois pode causar feridas difíceis de sarar. Em caso de dúvidas, o melhor é ir na manicure.

Vídeo ensinando a remover as unhas de gel em casa

Unhas de gel, cuidados importantes

1- Faça suas unhas com uma profissional

Busque bem por uma profissional de qualidade na internet. Feito isso, avalie as fotos que ela posta nas redes sociais dos trabalhos e artes nas unhas já feitas. Além disso, tente conversar com alguma cliente dela para saber como é a sua técnica.

Sempre se informe sobre os produtos utilizados

Não tenha medo de parecer chata ao perguntar quais são os produtos usados. Pois, isso é para a sua segurança e bem-estar. Aliás, vale a pena pesquisar os itens informados no site da Anvisa para saber da procedência deles.

2- Lixar unhas de gel em casa é uma boa ideia?

Não lixe as unhas em casa pois isso pode deixá-las com um aspecto falso, deixando-as grossas. Então, peça para a manicure deixá-las no formato que mais lhe agrada.

Legenda: Nunca lixe as unhas de gel em casa para não ficarem falsas. Imagem de Freepik.

3- Luvas são boas aliadas para proteger as unhas

  • Cloro;
  • Sabão;
  • Água sanitária;
  • Detergente.

Esses itens já são corrosivos e ruins para as unhas normais, então, para o gel a história é a mesma. Por isso, garanta as luvas de borracha na hora de fazer alguma limpeza.

Proteja-se até mesmo durante as atividades diárias

Tarefas como dar descargas, abrir tampas ou fechar portas devem ter cuidados redobrados. Além disso, evite o mau hábito de ficar batendo as unhas ou de usá-las para fazer tudo no dia a dia. Impactos como esses podem fragilizá-las e quebrá-las mais facilmente.

4- Ter uma rotina de hidratação ajuda a cuidar das unhas de gel?

Manter uma rotina de hidratação é tão importante quanto hidratar a pele e o cabelo e vai ajudar no resultado das unhas de gel. Isso porque a unha normal é feita de queratina e tem uma camada que impede que a água evapore.

Use cremes de sua preferência

Existem diversas opções de cosméticos que servem para hidratar as unhas. Dessa forma, você pode usar cremes, ceras, óleos hidratantes e até pomadas. No geral, o importante é ter esse cuidado no dia a dia.

Vídeo falando sobre os cuidados necessários para com a unha de gel

5- Cuide bem das suas cutículas

As cutículas também devem ser hidratadas para evitar aquelas peles levantadas e que chegam até a doer. Para isso, existem cremes específicos para essa área e também ceras. Aliás, recomenda-se fazer aplicações cerca de 3 vezes ao dia.

Legenda: Sempre hidrate as suas mãos e cutículas para unhas de gel mais bonitas e saudáveis. Imagem de Roman Titov no Pexels.

6- Unhas de gel e o processo de esmaltação

Para unhas saudáveis, o recomendado é esmaltar as unhas 1 vez por semana. Ainda mais, para quem gosta de esmaltá-las toda a semana, o ideal é deixar alguns dias sem nenhum esmalte, cerca de 1 a 2. Isso porque, usar em excesso pode deixá-las fracas.

Deixe suas unhas mais fortes

7- O uso de vitaminas ajuda a cuidar das unhas?

Para que elas cresçam e fiquem fortes da maneira certa, é essencial cuidar da suplementação. Isso porque, para que elas sejam saudáveis, é preciso que o corpo receba vitaminas e alimentos que fortalecem as unhas.

Invista então em uma alimentação equilibrada, rica em ingredientes que fazem bem para o corpo. Dessa forma, o tratamento será eficiente, pois iniciará de dentro para fora.

Não tome nada sem orientação médica

Vale lembrar que é importante consultar um médico antes de começar a tomar qualquer tipo de pílula. Afinal, por mais que alguns componentes sejam importantes, em excesso tudo pode fazer mal.

Vídeo falando sobre como cuidar das cutículas

Unhas de gel bonitas e saudáveis

Para ter um gel duradouro, bonito e saudável, busque cuidar primeiro da sua unha natural. Em seguida, procure um profissional qualificado. Por último, siga todas as dicas citadas neste artigo e aproveite essas que fazem parte das tendências de unhas 2022.

Posts Relacionados