Se antes a Libras era pouco conhecida, nesta semana ela ganhou uma visibilidade nunca antes vista na televisão brasileira. No programa Big Brother Brasil, o apresentador, Tadeu Schmidt, fez parte de um importante discurso sem falar uma única palavra, apenas usando os sinais.

Tudo isso porque uma das emparedadas da semana, Jessilane, é mestra em Libras e fala regularmente dentro do reality show sobre a importância desse meio de comunicação.

Esse importante meio de comunicação é essencial para deficientes auditivos. Assim, a fim de incluí-los em todos os aspectos sociais, muito intérpretes se esforçam para tornar isso possível, tanto nas escolas, hospitais, delegacias, entre outros.

Portanto, se você também quer saber um pouco mais sobre isso, está no lugar certo!



Qual significado de Libras?


Basicamente, esse nome é uma sigla que significa Língua Brasileira de Sinais. Ela é composta por uma série de formas gestuais que auxiliam os surdos a se comunicares, seja entre eles ou com os ouvintes.

Libras é uma língua oficial brasileira, assim como o português. Por isso, ela não é utilizada em outros países como Estados Unidos ou Espanha.

No Brasil, essa língua foi estabelecida por meio da Lei nº 10.436/2002, que diz

Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas no Brasil.



Quem são os surdos e por que a Libras é uma língua?


Os surdos são pessoas que possuem um grau de deficiência auditiva, ou seja, possuem dificuldade ou não conseguem ouvir.

Portanto, a Libras é um conjunto de sinais que as permitem se comunicar. Embora muitos dizem que ela é caracterizada por gestos ou mímicas, isso é errado. Afinal, por ser caracterizada como uma língua, ela possui suas próprias regras gramaticais.

Desta forma, a mensagem é emitida por meio das mãos e os olhos são os receptores. Além disso, a expressão facial é muito importante. É através dela que se dá sentido a uma frase.

Em alguns horários ou canais de televisão, especialmente quando se trata de política, há uma pessoa no canto da tela fazendo a intepretação do que está sendo falado na imagem. Essa pessoa é chamada de intérprete, que é composta por uma pessoa ouvinte que faz a tradução da Língua Portuguesa para Libras ou vice e versa.


Libras - Linguagem Brasileira de Sinais.
Fonte: Pexels


Qual a diferença entre Libras e Língua de Sinais?


Nenhuma. Como falamos anteriormente Libras é apenas uma sigla para falar sobre Língua Brasileira de Sinais. Portanto, não há qualquer problema em se referir ao mesmo assunto dessas duas formas.

Além disso, é importante destacar que a Libras é a língua materna dos surdos. Ou seja, enquanto aprendemos a Língua Portuguesa, eles aprendem a Libras. Portanto, é comum que haja algumas falhas em traduções literais.

Por exemplo, as preposições não existem na Libras. Desta forma, a frase “Eu vou para a casa”, seria traduzida como “Casa eu vou”, já que para os surdos o objeto da frase sempre deve vir em primeiro lugar.


O que significa em Libras 🤟?


Os famosos emojis do WhatsApp é uma ferramenta interessante para aprender alguns sinais de Libras. Por isso, muitas pessoas questionam o significado de algumas delas.

Por exemplo, fazer o famoso símbolo do Rock and Roll (🤟), na Língua de Sinais significa “Eu te amo”, em inglês (I love you). Além disso, ao contrário de vários outros sinais, este é considerado um símbolo universal dessa língua.

Para entendê-la melhor, é preciso conhecer um pouco sobre o alfabeto em Libras. O dedo mindinho representa a letra I do alfabeto, já o dedo indicado para cima e o dedão para o lado formam o L, e o Y é um movimento que usa o dedo mindinho e o dedão.

Como resultado, elas formam as iniciais da frase “I Love You”.




Como falar em linguagem de sinais?


O processo de aprendizagem de Libras requer muita prática e dedicação. Na internet existem diversos cursos e aulas gratuitas.

Além disso, algumas prefeituras oferecem cursos presenciais gratuitos para profissionais das áreas de saúde, educação e segurança para que elas consigam atender uma pessoa surda.

Outro método para aprender a falar em linguagem de sinais e conversando com um surdo. Assim, além de aprender de forma mais rápida, você também terá oportunidade de aprender os sinais mais usados durante um diálogo. Desta forma, a prática é prioridade.



Curiosidades


Além do Tadeu Schmidt, outra pessoa que já fez muitas aparições na televisão brasileira utilizando a Libras é a esposa do presidente Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro. Ela é, inclusive, intérprete da língua.

E se você gosta de filmes e quer saber mais sobre Libras, vai gostar do longa chamado “Um Lugar Silencioso”, na trama há uma menina surda que se comunica desta forma e toda a família adere a essa linguagem.



Conclusão


A Libras é um meio de comunicação que deveria ser essencial a toda a população, seja ela surda ou não, para garantir a inclusão desse público.

Além disso, com um pouco de prática é possível aprendê-la e ajudar centenas de pessoas. Por fim, comece hoje mesmo a aprender Libras!