Ratched – Saiba tudo sobre figurino e decor da nova série de Ryan Murphy

A nova superprodução da Netflix apresenta toda a beleza e elegância dos anos 40 ao contar a história da terrível vilã do clássico “Um Estranho no Ninho”.

2 641

- Continue depois da Publicidade -

A estreia de Ratched causou comoção como poucas vezes na história da Netflix. De fato, o lançamento foi um dos mais assistidos na plataforma. No Brasil, os fãs da atriz Sarah Paulson aguardavam ansiosamente para conferir o trabalho da diva.

Nesse suspense sombrio que beira o terror, a atriz vive a perigosa e manipuladora enfermeira Mildred Ratched. O personagem foi retirado do filme ganhador do Oscar “Um Estranho no Ninho”. Aliás, a personagem rendeu uma estatueta à sua intérprete Louise Fletcher.

 

ratched 01
Imagem: Reprodução / Instagram @ratchednetflix

 

Na série de Ryan Murphy e Ian Brennan, conhecemos a enfermeira em uma fase de sua vida anterior àquela do filme. Ou seja, a intenção é retratar a construção da crueldade da personagem e como ela se tornou a vilã do clássico de 1975.

No entanto, os motivos para assistir essa deslumbrante produção não acabam aí. O figurino e cenografia impecáveis, que capturam toda o encanto da moda e decoração dos anos 40, são mais um dos encantos da série.

Assim, Ratched consegue a surpreendente façanha de contar a história de um pesadelo através de um cenário de sonhos. Um prato cheio para os apaixonados pela moda da época!

 

O figurino de Ratched

 

O figurino de Ratched é uma criação dos ganhadores do Emmy Lou Eyrich e Rebecca Guzzi, colaboradores de longa-data de Ryan Murphy. A dupla genial é quem dá vida às visões do famoso diretor.

Primeiramente, o que chama atenção é o uso das cores, que torna a série visualmente impactante e intensa. Por exemplo, o vermelho foi estritamente evitado pela dupla, sendo reservado para o batom e cenas de sangue. Dessa forma, cria-se uma ênfase nesses itens.

 

ratched 6
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Por outro lado, Eyrich citou em entrevista sua intenção de explorar a cor verde. Assim, a aparentemente inofensiva cor, tão comum em hospitais, aparece em diferentes tonalidades e texturas para comunicar diferentes emoções. Por exemplo, os verdes mais escuros servem para ressaltar a ambição luxúria, inveja, ganância e maldade de Mildred Ratched. 

Aliás, o verde Neo Mint já havia dado as caras por aqui, como uma das grandes tendências do ano que, é claro, fez sucesso nas telas.

Sendo assim, o contraste de cores primárias cria um esquema de cores vívido que ajuda a aumentar o suspense e a expectativa diante da narrativa. Por outro lado, as variações de tecidos e estruturas dos uniformes verdes evita a mesmice de um hospital e diferencia os personagens.

 

Os impecáveis figurinos de Mildred Ratched

 

Todo o figurino de Mildred Ratched foi inspirado nas coleções lançadas por Christian Dior nos anos 40. Sendo assim, a silhueta de cintura marcada do New Look de Dior predomina. Logo no primeiro episódio, Mildred usa um tailleur de crepe de lã mostarda inspirado no icônico Bar suit do estilista

Para compreender melhor o figurino da série, veja: O que é o New Look? História, importância, característica e imagens originais da década.

ratched 2
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Guzzi explica que o traje ajuda a manter a personagem em uma posição de destaque em qualquer lugar do cenário. Sendo assim, percebemos que o figurino é praticamente um recurso de cenografia na produção.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Após sua contratação, os figurinos inevitavelmente verdes de Mildred no hospital são qualquer coisa menos entediantes. Como já foi dito, a variação de tonalidades de verde dá o tom de cada cena. Porém, gostaríamos de enfatizar o uso de texturas e luz em cada peça. Por exemplo, o emprego de seda e outros tecidos extremamente finos confere brilho caimento impecáveis aos uniformes das enfermeiras chefes. Assim, cria-se distinção e refinamento para essas personagens.

 

ratched 4
Imagem: Divulgação / Netflix

 

Outros figurinos

 

Apesar de Mildred Ratched ser o centro da ação, Eyrich e Guzzi não descuidam do visual dos personagens secundários. Da mesma forma, seus figurinos expressam o caráter e emoções a cada cena.

Por exemplo,  a milionária Lenore Osgood, vivida por Sharon Stone, afirma sua indiscutível riqueza em cada detalhe de seu vestuário. Da inesquecível pantalona branca de seda às suas muitas joias, a personagem reflete seu poder, personalidade forte e mistério em suas roupas e acessórios.

 

ratched 3
Imagem: Divulgação / Netflix

 

Por outro lado, temos a Enfermeira Bucket, uma personagem que ocupa uma posição de autoridade. O traje sisudo e ombreiras marcadas ajuda a dar à personagem um ar mais intimidador. Já seu chefe, o egocêntrico Dr. Hanover, recebe um sem número de acessórios masculinos refinados: abotoaduras, relógios de bolso, anéis e afins. Dessa forma, os figurinistas deixar clara a vaidade e desejo de estar no centro das atenções do médico.

 

racthed 5
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Os cenários e a decoração de Ratched

 

Diante de figurinos tão fabulosos, a cenografia da produção não poderia destoar. Logo, encontramos nos cenários e decoração da série um trabalho impecável por parte da equipe de locação.

O hospital, amplo e requintado, é todo decorado no estilo art déco, com vasos, baús e cadeiras de tirar o fôlego de qualquer entusiasta de arte. As paredes trazem estampas complexas, coloridas e sofisticadas, e cortinas pesadas e mobiliário clássico arrematam o visual.

 

ratched-9
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Para as cenas externas do hospital, usou-se uma mansão dos anos 1920. O lendário King Gillette Ranch em Malibu Creek é um ícone da história cultural da Califórnia e cria a atmosfera perfeita para a história se desenrolar. No entanto, a equipe de locação criou os ambientes internos em estúdios da FOX.

 

ratched 10
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Em contraste, temos a mansão de Lenore Osgood. A decoração remete a uma visão eurocêntrica e fetichista do mundo oriental, característica de milionários europeus.

Assim, encontramos um ambiente repleto de santuários, bonsais e tapeçarias, destinado a afirmar a riqueza da proprietária.

 

ratched 11
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Em conclusão, a Ratched é, indiscutivelmente, um deleite para olhos. Em contraste com o clima tenso e sombrio da história, o cenário e figurino criam uma atmosfera apaixonante. Portanto, a série tem tudo para se tornar referência no tema e influenciar futuras produções.

Por fim, se você procura algo mais leve, divertido e descontraído, com toques de carreira e empreendedorismo, não perca Emily em Paris. A nova série fashionista da Netflix.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

- Continue depois da Publicidade -