Mulher de perfil em parede onde está sendo projetada uma mandala colorida, representação da cura do Sagrado Feminino

O que é a cura do Sagrado Feminino? Saiba como ativar este poder

A cura do Sagrado Feminino envolve um processo de reconexão com qualidades muitas vezes suprimidas ou desvalorizadas pela sociedade patriarcal

Compartilhe

O conceito do Sagrado Feminino refere-se ao reconhecimento e à valorização das qualidades e da energia feminina presentes tanto em mulheres quanto em homens, mas historicamente associadas ao feminino.

Só para ilustrar, entre as qualidades que incluem um feminino saudável e equilibrado estão a intuição, a empatia, a capacidade de nutrir e criar, a conexão com a natureza e o ciclo da vida. O Sagrado Feminino também está profundamente ligado à ancestralidade, reconhecendo o papel das mulheres ao longo da história e sua conexão com práticas e saberes tradicionais.

Como ativar o sagrado feminino?

Foto de mulher fazendo cura do Sagrado Feminino por meio da conexão com a natureza em um mergulho no mar
Fonte: Anastasiya Vragova/Pexels

A cura do Sagrado Feminino envolve um processo de reconexão com essas qualidades, muitas vezes suprimidas ou desvalorizadas pela sociedade patriarcal. Assim, isso pode ser feito através de:

  • Meditação e práticas espirituais: devem ser focadas na conexão com o feminino divino e na cura das feridas emocionais;
  • Círculos de mulheres: tratam-se de espaços seguros para compartilhar experiências, saberes e apoiar a cura mútua;
  • Terapias holísticas: como por exemplo reiki, terapia floral, aromaterapia, entre outras, que ajudam
    a equilibrar a energia feminina;
  • Conexão com a natureza: práticas que reforcem a ligação com os ciclos naturais, como a observação das fases da lua, jardinagem ou caminhadas na natureza.

Relação da ancestralidade com o Sagrado Feminino

A ancestralidade está intrinsecamente ligada ao Sagrado Feminino, pois reconhece o papel das mulheres ancestrais como guardiãs de saberes, rituais e práticas que honram a vida e a Terra. A cura do Sagrado Feminino muitas vezes envolve a reconexão com esses saberes ancestrais, resgatando práticas e rituais que foram marginalizados ou esquecidos.

Qual a importância do Sagrado Feminino?

Foto de mulher de costas, com os braços abertos, em um campo de papoulas. Ela é branca, loira e usa chapéu de palha e vestido branco
Fonte: Monicaaaaa aaa/Pexels

O Sagrado Feminino consciente e curado oferece uma série de benefícios transformadores para as mulheres e a sociedade como um todo. Entre eles, podemos citar:

  • Equilíbrio emocional: maior capacidade de lidar com emoções de forma saudável;
  • Conexão profunda: com o próprio corpo, ciclos e a natureza, levando a um estilo de vida mais harmonioso;
  • Empoderamento: reconhecimento da própria força, sabedoria e capacidade de criar e nutrir;
  • Relacionamentos saudáveis: melhoria na qualidade das relações interpessoais, com mais empatia e compreensão.

O que acontece quando o Sagrado Feminino está ferido?

Foto de rosto aproximado de mulher triste e desconectada com o Sagrado Feminino
Fonte: Maria Orlova/Pexels

Quando o Sagrado Feminino está ferido, pode-se observar uma desconexão com o próprio corpo e ciclos, dificuldades em expressar emoções, desvalorização do feminino e, ainda mais, problemas de saúde física e mental relacionados à repressão dessas energias.

Mulheres que têm cargos e funções masculinas, em suas vidas profissionais, acabam tendo energia predominantemente masculina. Então, elas podem se tornar mais cansadas, desconectadas da própria essência, autoritárias, controladoras.

Às vezes, acham que “não precisam de homem para nada”, são provedoras e assumem o comando de todas as tarefas. Enfim, costumam se afastar da leveza, serenidade e doçura da energia feminina em harmonia com o Universo.

Artigos científicos sobre a importância do sagrado feminino

Foto de mulher de perfil, em meio à natureza no pôr do sol, com a mão direita estendida para cima
Fonte: mauro savoca/Pexels

Embora a literatura científica específica sobre o “Sagrado Feminino” possa ser limitada, há estudos em áreas como psicologia, antropologia e estudos de gênero que exploram temas relacionados, como o papel das práticas espirituais femininas, a importância da conexão com a natureza para a saúde mental e o impacto da repressão de qualidades femininas na sociedade.

Existem pesquisas em bases de dados acadêmicas como PubMed, JSTOR ou Google Scholar. É um assunto pouco difundido, mas que ganha força e relevância no processo de transição planetária de terceira para quinta dimensão de consciência.

Dicas práticas para curar o sagrado feminino

Foto de mulher com Sagrado Feminino curado, de costas, com os braços levantados, e com uma trança nos cabelos longos e castanhos
Fonte: Mariam Antadze/Pexels
  1. Práticas de autoconhecimento: jornada, meditação, yoga e outras práticas que promovam a introspecção;
  2. Rituais de conexão com a natureza: celebrar as fases da lua, passar tempo em ambientes naturais, praticar jardinagem;
  3. Alimentação consciente: escolher alimentos que nutrem o corpo e respeitam a Terra;
  4. Expressão criativa: dança, pintura, escrita ou qualquer forma de arte que permita a expressão da energia feminina.

Ao longo da minha jornada profissional como mentora comportamental e facilitadora de vivências de resgate e cura do sagrado feminino, através de medicinas xamânicas, percebo que existe um preconceito e mesmo resistência em um primeiro momento por parte das mulheres com energia predominantemente masculina. Muitas vezes o que as fazem buscar esse tipo de alternativa é sentirem a vida como um fardo pesado
e saberem que estão desconectadas da própria essência.

Características de mulheres que passaram pelo processo de cura do feminino

Foto de mãos de mulher colhendo margaridas brancas em um jardim
Fonte: mitbg000/Pexels

Dentre as características que uma mulher com o sagrado feminino curado assume diante da vida, destaco:

  • Autoestima elevada: insto é, reconhecimento do próprio valor e capacidade;
  • Resiliência: capacidade de enfrentar desafios com força e sabedoria;
  • Intuição afinada: conexão profunda com a própria intuição e sabedoria interior;
  • Empatia e compaixão: habilidade de se conectar e compreender profundamente os outros.

A cura do Sagrado Feminino é um caminho de reencontro com a essência, sabedoria e força inerentes ao feminino, promovendo uma vida mais plena, equilibrada e conectada.

Permita-se reconectar com a essência do seu Sagrado Feminino! Além disso, continue acompanhando nosso canal de Espiritualidade. Afinal, lá você encontra dicas para te ajudar a buscar propósito e transcender o mundo material em uma jornada de consciência.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias