Foto de 5 profissionais em torno de mesa de reunião. Eles colocam as mãos uma em cima da outra, simbolizando espiritualidade nas empresas
·

Como desenvolver a espiritualidade dentro das empresas

A espiritualidade nas empresas não se trata de religião, mas sim de respeitar a diversidade de crenças, promovendo um ambiente inclusivo e atividades interativas

Compartilhe

Empresas conscientes e/ou espiritualizadas são organizações que transcendem o modelo tradicional de negócios focado exclusivamente em lucros. Portanto, a espiritualidade está diretamente ligada à responsabilidade sócio ambiental, bem como com humanização.

Essas empresas incorporam práticas e valores que promovem um maior senso de propósito, responsabilidade com o macroambiente e estabelecem compromisso com o bem-estar de todos os envolvidos. Ou seja, isso inclui funcionários, clientes, fornecedores, comunidade e o meio ambiente.

Assim, as corporações buscam criar valor de maneira sustentável, com o propósito de impactar a sociedade e promover ações de diferenciação no mundo. Surpreendentemente, o lucro acaba sendo uma consequência natural, acredite!

O que é espiritualidade nas empresas?

A espiritualidade nas empresas refere-se à incorporação de princípios e práticas que promovem um senso de propósito, conexão e bem-estar entre os funcionários. Em seguida, selecionamos as principais características dos ambientes de trabalho conscientes e espiritualizados.

8 princípios e práticas que promovem um senso de propósito e espiritualidade nas empresas

Foto de dois trabalhadores de rede de fast food na janela do drive through. Os dois sorriem e usam uniformes pretos
Fonte: Shea B/Pexels
  • Propósito além do lucro: possuem uma missão clara que vai além da geração de lucro. Buscam impactar positivamente a sociedade e, por conseguinte, o meio ambiente.
  • Cultura de cuidado e respeito: promovem uma cultura organizacional que valoriza o cuidado com os colaboradores, clientes e todas as partes interessadas. Cultivam ambientes de trabalho saudáveis e, posteriormente, inclusivos.
Pedra de mármore com sacola ecológica e celular com símbolo de reciclagem na tela, simbolizando a sustentabilidade das empresas espiritualizadas
Fonte: ready made/Pexels
  • Desenvolvimento humano: investem no desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Reconhecem o valor do crescimento humano como parte integral do sucesso empresarial. Em suma, consideram que pessoas são mais importantes que o lucro.
  • Liderança servidora: adotam estilos de liderança que enfatizam a servidão, a empatia e o incentivo ao desenvolvimento dos liderados, em contraposição a modelos autoritários. Sendo esta a grande diferença entre chefe e líder!
Mulher de jaqueta marrom e óculos, com braços cruzados. Ao fundo, vemos uma equipe de trabalho implementando espiritualidade nas empresas
Fonte: fauxels/Pexels

Você também pode se interessar por Moda e espiritualidade: como trazer significado e proteção ao modo de se vestir

  • Decisões éticas e transparentes: pautam suas decisões em princípios éticos, não só mantendo a transparência em suas operações, como também em todas as relações.
  • Conexão e comunidade: constroem um senso de comunidade e, dessa forma, estimulam a conexão entre os colaboradores. Encorajam a colaboração mútua, o compartilhamento de ideias e, por conseguinte, o apoio humanitário.
5 mulheres trabalhando em uma mesa de madeira
Fonte: RF._.studio/Pexels
  • Inovação consciente: buscam inovar de maneira consciente, considerando as consequências de longo prazo de seus produtos, serviços e processos. A ideia é sobre bem-estar e, logo após, humanização dos processos.

Em seguida, veja Frases sobre empreendedorismo: 50 mensagens de motivação para o sucesso.

O que significa trabalhar com espiritualidade?

Foto de mãos de 6 pessoas interligadas, simbolizando o que significa trabalhar com espiritualidade
Fonte: Pixabay

Com toda a certeza, é importante definir o conceito de espiritualidade no contexto empresarial, diferenciando-o de religiosidade. Assim como os benefícios da espiritualidade para o bem-estar dos colaboradores e para o clima organizacional.

Empresas conscientes e espiritualizadas reconhecem que o sucesso a longo prazo depende de um impacto positivo e sustentável no mundo. Para isso, adotam diferentes práticas e/ou táticas de espiritualidade na rotina dos colaboradores. Seguem alguns exemplos:

Políticas de sustentabilidade: como redução de resíduos, reciclagem, em terceiro lugar uso de energias renováveis e práticas de negócios verdes.

Foto de mão segurando muda de planta
Fonte: Akil Mazumder/Pexels

Além disso, veja O que é ESG? Saiba quais são as práticas da governança ambiental, social e corporativa

  • Iniciativas de responsabilidade social: projetos que beneficiam comunidades locais, como por exemplo investimento em educação, saúde e bem-estar social.
  • Flexibilidade e equilíbrio trabalho-vida: oferecendo horários flexíveis, trabalho remoto e políticas que favorecem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  • Desenvolvimento de liderança consciente: programas de treinamento que enfatizam habilidades de liderança ética, empática e, por conseguinte, inspiradora.
Foto de mulher de negócios sentada em frente a um notebook. Ela usa óculos, cabelos presos e uma camisa branca
Fonte: Andrea Piacquadio/Pexels
  • Programas de mindfulness e meditação: empresas que já perceberam os inúmeros benefícios da espiritualidade e que são mais ousadas, implementam meditações ou atividade de autoconhecimento. Em suma, o intuito é promover o bem-estar mental e emocional dos colaboradores. Tudo é sobre pessoas! Tudo!
Foto de duas pessoas fazendo exercício de espiritualidade nas empresas na forma de meditação
Fonte: Monstera Production/Pexels

Qual a importância da espiritualidade no ambiente de trabalho?

Caro leitor, você consegue se imaginar trabalhando em uma empresa assim? Reflita, como deve ser o “clima” do ambiente, o bem-estar que proporciona para todos os colaboradores e o instinto de cooperação mútua que gera para toda a cadeia.

Infelizmente, ainda são poucos os empresários que entendem os benefícios de investir em pessoas e em ambiência espiritualizada. Um dos motivos disso, aliás, é a falta de conhecimento de como fazer, de como implementar e por onde começar.

Foto de mesa de trabalho vista de cima, com dois colegas dando aperto de mãos
Fonte: fauxels/Pexels

Ao longo de mais de vinte anos de carreira, mais de dez deles sendo treinadora comportamental e mentora empresarial, percebo uma deficiência no mercado, justamente pela falta de informação.

Como estamos passando por uma fase de transição planetária, de terceira para quinta dimensão de consciência, saindo da era da comunicação para a era da intuição, acredito ser uma das missões dos novos comunicadores, levar clareza dos novos moldes de mentalidade empresarial paras as mídias.

Neste contexto, vale destacar a importância de respeitar a diversidade de crenças e espiritualidade nas empresas. Por certo, corporações espiritualizadas têm como prioridade:

  •   Estratégias para promover um ambiente inclusivo;
  •   Evitar a imposição de crenças no ambiente de trabalho;
  •   Discussão de casos reais e soluções adotadas;
  •   Lições aprendidas e melhores práticas;
  •   Atividades de reflexão em grupo (visando o bem-estar coletivo);
  •   Dinâmicas para promover a conexão e o respeito mútuo;
  •   Atividades para troca de experiências e ideias entre os colaboradores;
  •   Investimento em treinamentos para promover a introspecção e o autoconhecimento.
Foto de mãos de 5 colegas de trabalho empilhadas sobre escrivaninha, simbolizando colaboração e espiritualidade nas empresas
Fonte: fauxels/Pexels

Relacionadas

Conclusão

Este conteúdo visa orientar sobre como introduzir o conceito de espiritualidade nas empresas. Lembrando que o mais importante é respeitar a diversidade e promover um ambiente de trabalho mais humano, conectado e, por conseguinte, mais produtivo.

Se você é empresário ou empreendedor, espero que este artigo tenha trazido reflexões sobre tendências de mercado e diferenciação. Será que sua empresa está pronta para viver na Nova Era, alcançar resultados exponenciais e implementar a espiritualidade?

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias