Copa do Mundo, Brasil

Como funciona a classificação da Copa do Mundo 2022? Entenda o regulamento da fase de grupos até a grande final

A Copa do Mundo já começou e as seleções mundiais estão se enfrentando para o título. Mas você sabe como funciona? O Fashion Bubbles te conta

Compartilhe

Está acontecendo a Copa do Mundo de 2022 no Catar e as seleções mundiais estão competindo pelo maior título do futebol.

Daqui até a reta final tem muita bola para rolar, mas você sabe como funciona o cronograma da Copa até a consagração do campeão? O Fashion Bubbles te conta o passo a passo do campeonato.

Como funciona a Copa do Mundo?

A Copa do Mundo de 2022 possui algumas fases. Na primeira, as 32 seleções são divididas em oito grupos com quatro países.

Com as primeiras partidas, os países mais bem classificados avançam para a próxima etapa. Dessa forma, começa o mata-mata a partir das oitavas de final.

Seguindo para as quartas de final, semi e a grande final. Além disso, existe a partida para definição do terceiro colocado.

Como funciona a primeira fase?

Nas primeiras partidas da Copa do Mundo, as 32 seleções dos oito grupos disputam seus jogos em diferentes regiões do país sede. Assim, os times jogam entre si em turno único e as duas melhores passam para a fase final. Nesta fase, cada seleção joga três vezes.

A fase final da Copa

A fase decisória da Copa começa a partir das oitavas de final, com as seleções se enfrentando. Seguindo a regra, o primeiro colocado do grupo A enfrenta o 2º do grupo B; assim como o 1º do grupo B joga com o 2º do grupo A, e assim por diante.

As oito seleções vencedoras se enfrentam nas quartas de final. Os ganhadores disputam as semifinais, com os vencedores disputando a grande final. Os perdedores das semifinais também disputam mais um jogo pelo terceiro lugar.

Foto de Lucas Paquetá com Neymar e Richarlison
Fonte: Instagram @lucaspaqueta

Qual é a chance do Brasil ganhar a Copa?

A Seleção Brasileira possui o maior número de títulos e é por muitos considerada a queridinha para conquistar a Copa do Mundo.

Após 20 anos do último título, os brasileiros estão esperançosos que irão repetir o feito de 2002. O Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos Esportivos (Cies) analisou estatisticamente as chances de vitória e classificou os países com maiores chances de vencer.

Na análise, o Brasil aparece com as maiores chances de vencer, sendo seguido por Espanha e França. A classificação é feita através de números de 0 a 100.

A Seleção Brasileira aparece com uma média de 90,8 para vencer a Copa do Mundo, já a Espanha registra 88,9 e França e Inglaterra empatadas com 88,8.

Ou seja, o Brasil aparece com o maior índice de vencer na análise da Cies, que classifica a convocação e outros fatores do torneio.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias