Jogadores usam máscara de proteção na Copa do Mundo no Catar.
·

Por que jogadores usam máscara na Copa do Mundo 2022? Veja explicação de otorrino

Jogadores da Coreia do Sul, Croácia e Tunísia aparecem em campo com máscara preta e internet vai à loucura para saber o motivo

Compartilhe

Super-heróis em campo? Durante a  Copa do Mundo no Catar, alguns fãs do campeonato perceberam que alguns jogadores usam uma espécie de máscara preta que cobre apenas parte do rosto. Com isso, surgiram muitas dúvidas sobre ela ter uma utilidade de proteção ou ser apenas um acessório ousado.

Sendo assim, conversamos com o médio otorrinolaringologia, Bruno Borges de Carvalho Barros.

Para que serve a máscara usada pelos jogadores?

Um dos jogadores que usam a máscara preta é o Josko Gvardiol da Croácia. Segundo o médico, o motivo do uso é um método de proteção para o nariz.

“O zagueiro sofreu uma fratura no nariz durante uma partida em novembro, depois de trombar com um colega de time em campo e como tratou-se de uma lesão que não requereu cirurgia, mas que precisa ser protegida para não correr o risco de uma nova lesão, a máscara faz essa função de proteção”, explica.

O profissional ainda ressalta que nem sempre é necessário uma intervenção cirúrgica quando há uma fratura no nariz, especialmente se os ossos não desalinharem.

“É importante controlar o sangramento nasal e acompanhar o impacto na respiração posteriormente” destaca o médico.

Portanto os jogadores usam máscara para diminuir o impacto em áreas lesionadas da face.

Quais jogadores usam máscara?

Ao todo, três jogadores já apareceram em campo com uma máscara preta. Em primeiro lugar, foi o Josko Gvardiol da Croácia.

Além dele, Ellyes Skhiri, meio-campista da Tunísia também usa máscara, mas em um formato diferente. Isso porque o objetivo do jogador é proteger a bochecha após uma lesão recente.

Por fim, o jogador Heung-Mín Son, da Coreia do Sul também utilizou o adereço, inclusive, durante os treinos preparativos da Copa. O atacante coreano sofreu uma fratura no rosto após uma disputa pela bola durante uma partida da Liga dos Campeões.

Na ocasião, o rosto de Son se chocou com o ombro do adversário.

Jogadores da Croácia e Tunísia com máscara de proteção.
Josko Gvardiol da Croácia e Ellyes Skhiri da Tunísia, respectivamente. Fonte: Twitter @duduprimavera e @sportv

Do que é feita a máscara preta dos jogadores?

Por se tratar de um produto de saúde voltado à proteção de uma parte do rosto, é importante que o material seja bastante resistente. Sendo assim, existem dois modelos: o primeiro é feito em policarbonato e é vendido em lojas especializadas.

Além disso, também há a possibilidade de criar uma impressa em 3D e se encaixe perfeitamente no rosto do atleta.

Sobre Bruno Borges de Carvalho Barros

Bruno é médico especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial. Mestre e fellow pela Universidade Federal de São Paulo.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias