Neymar machucou tornozelo direito na Copa.
·

O que o Neymar machucou? Fisioterapeuta explica recuperação do jogador após lesão na Copa do Mundo

Diagnosticado com entorse, Neymar machucou o tornozelo em campo e segue em tratamento antes de voltar para os jogos no Catar

Compartilhe

A estreia do Brasil na Copa do Mundo foi bastante tensa. Apesar da vitória contra a Sérvia por 2 a 0, o principal jogador da seleção brasileira, Neymar, precisou sair de campo por conta de uma dor no tornozelo direito.

Sendo assim, o atacante foi substituído no segundo tempo e deixou uma dúvida: Neymar vai voltar a jogar durante a Copa do Mundo ?

O que aconteceu com Neymar na Copa?

Durante o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo no Catar, Neymar sofreu uma lesão no tornozelo direito. O momento ocorreu enquanto o atacante estava com a bola rumo ao gol adversário e sofreu uma falta do sérvio camisa 4.

Na ocasião, o jogador entra com as duas pernas embaixo de Neymar, uma manobra conhecida como carrinho”. Em vídeo, dá para ver o momento exato em que camisa 10 brasileiro é golpeado e tropeça, o que causa uma torção do tornozelo.

Em seguida, assista ao vídeo:

Na sequência, o jogador sai de campo mancando e recebe atendimento no gramado. Ao remover a chuteira e a meia é possível identificar o inchaço no local da lesão.

Sendo assim, os médicos começam o tratamento com gelo.

O que o Neymar machucou?

Segundo o médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, Neymar teve um quadro de entorse no tornozelo direito.

Em um primeiro momento, o profissional aponta que não há uma gravidade muito grande da lesão, embora o jogador precise ficar joga dos gramados por algumas partidas.

Além disso, vale destacar que essa não é a primeira vez que Neymar machucou esse mesmo tornozelo. Em 2019, durante um amistoso da Copa houve um quadro bastante parecido.

Neymar mostra tornozelo para comissão técnica.
Fonte: Twitter @choquei

O que é entorse?

A entorse é um quadro comum entre a população, especialmente nos atletas. Ela é caracterizada quando há uma torção no pé quando as pontas dos pés estão viradas para baixo e seguem no sentido contrário da rotação da perna.

Os principais sintomas do quadro são: inchaço, dor persistente e entorses frequentes. Assim, é importante que haja acompanhamento médico e que seja feito um tratamento adequado para evitar novas torções.

Caso contrário, a entorse pode evoluir para lesões na cartilagem que, consequentemente, interferem nos ossos e na articulação, além de piorar degenerações articulares.

Portanto, em qualquer sinal de lesão, procure imediatamente um médico.

Qual o tratamento?

Em primeiro lugar, é importante entender a gravidade da lesão. Assim que ela acontece, a melhor opção é aplicar gelo no local. Afinal, esse método diminui o inchaço, a dor e auxilia na prevenção de inflamações.

Na sequência, é possível que seja indicado uma imobilização rápida (menos de 10 dias), a suspensão de atividades físicas e repouso. Além disso, o uso do gelo deve ser feito durante todo o tratamento.

Em casos de entorse aguda, um médico poderá prescrever o uso de anti-inflamatórios sem esteroides a fim de reduzir o inchaço e a dor. Porém, o uso errado ou contraindicado nesse tipo de lesão pode acabar prejudicando a recuperação.

Por fim, existem também tratamentos essenciais para um boa recuperação como fisioterapia e massagem.

Neymar machucou tornozelo na Copa.
Stories do Neymar mostrando seu tornozelo após a lesão. Fonte: Twitter @choquei

Tratamento de Neymar

A Copa do Mundo tem duração de apenas um mês. Por isso, o jogador faz tratamento intensivo para conseguir voltar ao campo antes do final do Mundial.

Sendo assim, três vezes ao dia Neymar usa aparelhos de alta tecnologia de eletroterapia e crioterapia, tudo isso combinado a uma rotina intensa de fisioterapia.

“O jogador está passando por sessões de fisioterapia diária por longas horas ao dia, isso, na minha opinião, é o melhor método para tratar esse tipo de trauma já que quanto mais movimentos direcionados o tornozelo fizer, mais rápida será a recuperação”, explica o fisioterapeuta clínico, Cadu Ramos.

Em vídeo, é possível ver o atacante fazendo fisioterapia na piscina ao lado de Danilo:

Em qual jogo o Neymar se machucou na Copa?

Neymar machucou o tornozelo no segundo tempo em um jogo contra a Sérvia.

Sobre Cadu Ramos

Cadu é fisioterapeuta clínico (CREFITO 130030) e especialista em Fisioterapia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Além disso, também possui especialização em Aparelho Respiratório, pela Escola Paulista de Medicina (EPM), Ventilação Mecânica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Fisioterapia em Geriatria pela Escola Paulista de Medicina (EPM).

Este último é referente ao trabalho voltado para queixa principal, atividades da vida diária (AVD ‘S) e socialização do idoso (Instituto ILEA). Por fim, é graduado em Fisioterapia pela Universidade Bandeirante de São Paulo.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias