Metaverso: BRIFW e STATE lançam projeto de realidade imersiva

Em parceria com a STATE, a BRIFW apresenta projeto de realidade imersiva, o NR_LAB. Em seguida, confira toda programação do evento!

Montagem com duas fotos lado a lado: uma com o cartaz do pupila dilatada e uma com animais do metaverso
Compartilhe

A Brasil Immersive Fashion Week, primeira semana de moda digital da América Latina, retorna com a sua 3ª edição em novembro.

No entanto, de olho no crescimento acelerado do setor tecnológico e cultural a BRIFW, em conjunto com o STATE (Centro de Inovação Tecnológica, Criativa e Científica) apresentam, com exclusividade, o projeto do laboratório de realidade imersiva, NR_LAB.

O evento, aberto para a imprensa e convidados, acontecerá no dia 25 de agosto. Além disso, também haverá, em paralelo, uma exposição aberta ao público entre os dias 24 e 28 de agosto. Então, em seguida, confira detalhes dos eventos!

Em collab BRIFW e STATE apresentam projeto de realidades imersivas

Lançamento do NR_LAB

Foto com texto explicando o que é o NR_LAB
Fonte: Divulgação / BRIFW e STATE

No dia 25 de agosto, a partir das 10h, a BRIFW, em parceria com o STATE, fará o lançamento do laboratório de novas realidades, o NR_LAB. O evento, que será um Brunch, é exclusivo para a imprensa e convidados.

Dessa maneira, o projeto, que foi desenvolvido a quatro mãos, tem como objetivo fomentar a pesquisa, além de capacitar jovens talentos e projetos por meio do resgate cultural provido pelo uso da tecnologia.

Exposição na SP-Arte

Nesse sentido, entre os dias 24 e 28 de agosto, a BRIFW e o STATE marcam presença na nova edição da SP-Arte: Rotas Brasileiras, com duas exposições abertas ao público, onde apresentarão um panorama sobre como os espaços virtuais vêm sendo ocupados.

Foto de pessoa no metaverso cuidando de um pet, em volta bolhas verdes, azuis e roxas em um fundo azul turquesa. Em uma caixa de mensagem roxa, um convite para expor seu pet digital na SP-Arte
Fonte: Twitter

Assim, a primeira é em parceria com o coletivo Pupila Dilatada, para expor experiências criadas por artistas independentes do ambiente digital. E a segunda, com o apoio do PetVerso, irá transmitir a exposição Pet Digitais, criada por 10 artistas pré-selecionados por meio de uma chamada aberta ao público.

Com isso, o evento tem como propósito promover discussões acerca da ocupação do famoso “metaverso” sob a ótica de artistas brasileiros e latinos.

Mesas de discussão

Foto de mesas de discussões na STATE
Fonte: Twitter

Em paralelo às exposições, a BRIFW e o STATE farão duas mesas de conversa no dia 25 de agosto sobre cenário virtual.

Desse modo, às 16h, Olívia Merquior, fundadora da BRIFW, conversará com Giovanna Casimiro (Head da Metaverse Fashion e XR & Event Producer na Decentraland) na mesa “Ambientes virtuais, desterritorialização e cultura universal”.

Já às 17h, os artistas digitais Mariana Falcão, Pedro Brasil e Paulo Stocker, integrantes do Pupila Dilatada, participarão de um bate-papo sobre “O impacto das novas tecnologias na produção de artistas nacionais”, com a mediação de Olívia Merquior.

3º Brazil Immersive Fashion Week.

Com o tema “Outras histórias: o impacto das novas tecnologias na cultura”, a 3ª edição do Brazil Immersive Fashion Week ocorrerá entre os dias 10 e 20 de novembro.

Com diversas ações híbridas e imersivas, o evento tem como objetivo promover reflexões sobre a educação, cultura, negócios no metaverso, arte e moda – além de capacitar uma rede criativa de jovens profissionais latino-americanos que se interessam pelas áreas.

  • Logo depois, leia Filme da Barbie: fotos inéditas e o que já sabemos sobre o longa de Margot Robbie e Ryan Gosling

Confira a programação completa dos eventos

Foto da programação completa dos eventos da BRIFW e STATE
Fonte: Instagram @br_ifw

A parceria entre a BRIFW e o STATE visa fomentar a cultura digital, formando, assim, um novo ecossistema com conexões entre a plataforma e o centro de inovações. Toda essa sinergia entre os ecossistemas faz parte do cronograma da 3ª Brazil Immersive Fashion Week.

Em seguida, confira a programação dos eventos:

1. Horário do lançamento NR_Lab (para imprensa e convidados)

  • Ocorrerá no dia 25 de agosto, a partir das 10h;
  • Local: STATE – Avenida Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina.

2. Exposição Pupila Dilatada e Pets Digitais

  • Será entre os dias 24 e 28 de agosto, de 12h as 20h;
  • O evento será aberto para o público;
  • Local: Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP.

3. Mesa 1: Ambientes virtuais, desterritorialização e cultura universal

  • No dia 25/8, às 16h, com Olívia Merquior e Giovanna Casimiro;
  • Local: STATE – Avenida Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina.

4. Mesa 2: “O impacto das novas tecnologias na produção de artistas nacionais”

  • No dia 25/8, às 17h, com os artistas digitais Mariana Falcão, Pedro Brasil e Paulo Stocker, integrantes do Pupila Dilatada;
  • Local: STATE – Avenida Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina.

5. Programação da 3ª Brazil Immersive Fashion Week.

  • De 10 a 20/11 – horários a definir;
  • O evento será aberto ao público;
  • Local: STATE – Avenida Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina.

Sobre a BRIFW

A BRIFW é a primeira semana de moda da América Latina inteiramente dedicada à integração da moda e tecnologias imersivas.

Desse modo, a 3ª edição do evento acompanha o tema “Outras histórias: o impacto das novas tecnologias na cultura” e acontece do dia 10 a 20 de novembro, no STATE, em São Paulo, com 30 marcas, projetos e painéis de mais de 15 países, patrocinado pela Renner.

Além disso, a BRIFW também conta uma programação extensa de talks, exposições, cursos e experiências imersivas.

Onde encontro a BRIFW?

Sobre o STATE

O STATE é um hub independente que tem como meta ser o maior centro de inovação e de economia criativa do país e um dos maiores da América Latina.

Assim, o espaço — uma área de 20 mil metros quadrados na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, que na década de 1940 abrigou uma metalúrgica da Votorantim — foi totalmente reformado para operar nos moldes dos mais renomados complexos de inovação do mundo, como o Station F, em Paris, o New Lab, em Nova York, o Factory, em Berlim, e o La Nave, em Madri.

Segundo Jorge Pacheco, idealizador e CEO do STATE, a ideia é abrigar áreas de inovação e de pesquisa e desenvolvimento de grandes empresas, conectando-as com startups e universidades e criando, assim, um ecossistema de soluções para as indústrias 4.0 e criativa mobilidade urbana, deep tech e hard science.

Onde encontro o STATE?

E aí, o que achou da parceria entre a BRIFW e o STATE?

Por fim, acompanhe nosso canal de Notícias da Moda e fique por dentro de tudo que acontece no cenário fashion. Além disso, fique de olho em nossa categoria de Estilo para descobrir as principais tendências de moda!

Compartilhe

Stories

Matérias Similares