passo a passo como limpar tenis branco

Como limpar tênis branco: guia com dicas, tutoriais e passo a passo

Quer saber como limpar tênis branco? Seja ele de couro, tecido ou material sintético, nosso guia ensina tudo – com passo a passo!

Aprender como limpar tênis branco é uma habilidade que faz toda a diferença na vida. Afinal, nada como um calçado bem limpinho e com aspecto de novo para deixar o look ainda mais incrível, não é mesmo?

Além disso, alguns cuidados e técnicas de limpeza são fundamentais para extender a vida útil das peças. E, com isso, deixar o seu armário ainda mais sustentável. Já se convenceu? Então confira nosso guia na sequência:

Como limpar tênis branco

montagem com duas fotos de mulheres usando looks de street style com tênis branco
Fonte: Pinterest

1. Com vinagre e bicarbonato

Em primeiro lugar, um dos métodos mais simples e acessíveis. Para isso, você precisará de:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre branco;
  • Água morna.

Passo a passo para limpar tênis branco com vinagre e bicarbonato

  1. Para começar, misture lentamente 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 2 colheres de vinagre branco e 1 xícara de água morna. Deixe a efervescência assentar antes de prosseguir para o próximo passo;
  2. Então, mergulhe um pano ou uma escova de dentes limpa na pasta e comece a esfregar a sujeira dos sapatos. A mistura de bicarbonato de sódio secará rapidamente;
  3. Quando terminar de esfregar, escove qualquer resíduo de pasta restante e deixe seus tênis brancos secarem ao ar livre.

mulher segurando pé de tênis branco Nike Air, limpeza dicas
Fonte: Pinterest

  • Logo depois, veja  Top de borboleta: tendência dos anos 2000 está de volta, confira os looks

2. Como limpar tênis branco com detergente e bicarbonato de sódio

Na sequência, um truque excelente para limpar tênis branco de tecido, em especial canvas (sim, o clássico All Star). Você vai precisar de:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Detergente;
  • Escova de dentes.

Passo a passo para limpar tênis branco com detergente e bicarbonato

  1. Em primeiro lugar, faça uma mistura com partes iguais de bicarbonato de sódio e detergente;
  2. A seguir, esfregue a mistura em seus sapatos com uma escova de dentes;
  3. Depois, enxágue e coloque os tênis brancos na máquina de lavar – apenas certifique-se de remover os cadarços e as palmilhas antes de lavar. Utilize o ciclo de roupas delicadas e nível de água extra baixo;
  4. Ao mesmo tempo, adicione algumas toalhas à lavagem para equilibrar a carga e impedir que os sapatos batam no tambor.

homem usando camisa branca, sapato branco e calça preta, passo a passo como limpar tenis branco
Fonte: Pinterest

Pode colocar o tênis na máquina de lavar?

De acordo com a fabricante de eletrodomésticos Electrolux, a lavagem de tênis na máquina requer cuidados redobrados. Isso porque, ainda que alguns modelos sejam bem resistentes, o ciclo e os produtos químicos podem danificar o calçado.

Embora esse não seja o método de lavagem mais indicado, alguns modelos de tênis podem, sim, ser lavados na máquina, mas com atenção. Tênis de tecido e canvas (como All Star) podem ir à máquina. Por outro lado, aqueles de couro ou camurça devem sempre ser lavados à mão.

Para minimizar os riscos, a dica é remover os cadarços e colocar a palmilha de forma invertida dentro do tênis. Então, na máquina, escolha o nível de água extra baixo. Caso a sua não possua o programa “tênis”, a Electrolux recomenda utilizar o modo “edredom”. Mas lembre-se: não exceda dois pares por ciclo e deixe secar em local arejado, à sombra.

Como limpar tênis branco de couro?

Antes de começar a limpeza do seu tênis branco, é importante avaliar o material. Isso porque o couro natural exige cuidados diferentes do couro sintético. Afinal, o natural é uma pele animal, enquanto o sintético é feito, geralmente, de poliuretano (um derivado do petróleo).

Para limpar tênis branco de couro natural, o ideal é utilizar uma pastinha de água morna e sabão neutro. Assim, você preserva o calçado por mais tempo.

homem usando calça jeans e tenis branco em pé no asfalto
Fonte: Pinterest

Lembre-se sempre de secar o calçado à sombra e nunca pendurado no varal, pois há o risco de deformar. Outra dica é, após seco, passar um hidratante corporal sem cheiro no tênis. Com isso, você hidrata o couro e deixa-o como novo!

Para uma limpeza mais pesada, remova as palmilhas e o cadarço e lave-os separadamente. Caso o seu tênis branco de couro esteja amarelado, é possível recuperá-lo com um mix de água oxigenada, vinagre e detergente neutro.

Truque para tirar o amarelado do tênis de couro branco

Como explicamos anteriormente, tem um truque super simples para recuperar a cor original do tênis. Após remover a sujeira com um pano úmido, você vai precisar de:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Água oxigenada;
  • Água.

Passo a passo

  1. Em primeiro lugar, misture 2 colheres de sopa de bicarbonato, 1 colher de sopa de água oxigenada e 1colher de sopa de água;
  2. Em seguida, passe a pastinha no calçado com o auxílio de uma escova de dentes;
  3. Por fim, coloque o tênis branco no sol e deixe a solução agir por cerca de 5 minutos;
  4. Para concluir, basta lavar o tênis com auxílio de um pano úmido, removendo toda a mistura.

Como limpar a parte branca de borracha do tênis?

Assim como limpar tênis branco, a borracha do solado também requer cuidados. Por sorte, há diversas técnicas bem fáceis. Inclusive aquelas que dispensam a lavagem, como é o caso do vídeo a seguir:

Assim, para limpar a borracha do tênis sem lavar você vai precisar somente de algodão e acetona. A dica é trocar de algodão sempre que estiver muito sujo.

O truque é excelente para aqueles dias de pressa, onde não há tempo de recorrer a algo mais elaborado. Outra dica que faz sucesso na internet é o uso de Cif, como veremos no próximo vídeo:

Então, para limpar a borracha do tênis branco com Cif cremoso você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de vinagre branco de álcool;
  • 1 colher (sopa) de Cif cremoso;
  • 1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio.

Passo a passo

  1. Para começar, misture todos os ingredientes em um recipiente e aguarde a espuma baixar;
  2. Em seguida, com auxílio de uma escova, esfregue bem a borrachinha do tênis;
  3. Caso as manchas sejam persistentes, deixe agir por alguns minutos.
  4. Do contrário, basta esfregar e já enxaguar, com auxílio de um pano úmido.
  5. Está pronto!

Conclusão

Como falamos lá no começo, aprender como limpar tênis branco é fundamental para preservar seus calçados como novos por mais tempo.

Além de garantir aquele toque extra no look, a higienização correta traz benefícios tanto para a saúde quanto para o meio ambiente. Por isso, esperamos que o nosso guia seja útil por muitos e muitos anos.

Se você adora estar sempre por dentro das novidades, não deixe de conferir nosso canal de Moda. Lá você encontra as coleções que as principais marcas apresentaram nas passarelas, looks das famosas, como usar as tendências que estão bombando e muito mais!


Participe da Enquete Ilha Record 2: após o exílio de Kaio e Nakagima, quem deve vencer o reality?

  • Bruno Sutter
  • Caique Aguiar
  • Fábio Braz
  • Kaik
  • Ste Viegas
  • Whendy Tavares


Stories

Matérias Similares