Parede decorada: 50 ideias para fazer em casa + passo a passo
Qualquer cômodo ganha vida com uma parede decorada. Então, aprenda a enfeitar com quadros, cestos de palha, pintura setorizada e muito mais!
Quer você viva em um apartamento pequeno, quer more em uma casa ampla, já deve ter se perguntado: o que fazer em uma parede branca? Por isso, o Fashion Bubbles preparou um especial com 50 inspirações de parede decorada. Aqui você encontra dicas de enfeites, pinturas diferentes e revestimentos práticos.
Além disso, selecionamos tutoriais para quem gosta de colocar a mão na massa, no estilo DIY. São transformações fáceis de fazer e que cabem no seu bolso. Continue lendo e escolha a opção que mais combina com você e com a sua casa!
O que colocar para enfeitar uma parede?
Uma forma prática de fazer uma parede decorada é pendurando enfeites. Você pode combinar quadros, fotos, cestos de palha, pratos de cerâmica, assim como qualquer elemento decorativo que preferir. Veja, em seguida, algumas ideias para servirem de inspiração.
- Aproveite para seguir o Fashion Bubbles no Google News! Afinal, é a melhor forma de acompanhar nossos conteúdos de Decoração e Trabalhos Artesanais assim que eles forem publicados. É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha 🌟 lá no News.
Parede decorada com quadros
Quer transformar um cômodo de forma rápida, mas cheia de personalidade? Então, aposte na composição de quadros!
Com o intuito de trazer uma aparência mais séria para a decoração, prefira imagens e molduras em preto e branco.
Você pode, por exemplo, combinar molduras de diferentes formatos, mas da mesma cor. Desse modo, você quebra a monotonia da parede decorada!
Ao mesmo tempo, os quadros coloridos são ótimas opções. Para não sobrecarregar a decoração do cômodo, vale usar imagens que tenham paletas de cores parecidas.
Além disso, é uma boa ideia misturar elementos diferentes, como espelho, relógio de parede ou vaso de planta suspenso.
A dica para não errar na composição é, em primeiro lugar, dispor as molduras no chão. Assim, você arruma da melhor forma antes de furar a parede.
A fim de fixar os quadros na parede decorada, você pode usar prego, parafuso, fita adesiva do tipo fixa forte e até velcro. O importante é usar produtos que suportem o peso de cada quadro.
Aqui, por exemplo, cada quadro foi amarrado um cordão e pendurado na parede por meio desse fio.
Veja o passo a passo do arquiteto Maurício Arruda e aprenda como fazer composição de quadros!
Parede decorada com cestos
Sem dúvida, os materiais naturais estão em alta na decoração. Assim sendo, os cestos de palha são uma aposta certeira. Em tons neutros, eles trazem harmonia e delicadeza para o ambiente.
No entanto, os cestos coloridos dão vida e energia para a sua parede decorada.
Eles podem ser dispostos na vertical, como nesta parede entre duas janelas.
Na cabeceira desta cama, por outro lado, os cestos foram dispostos na horizontal.
- Confira ainda: Passo a passo de macramê de parede – 7 desenhos para copiar.
Parede decorada com louças
Se engana quem pensa que a decoração com pratos na parede é coisa de casa de vó! Esses enfeites estão na moda e deixam o ambiente cheio de estilo.
No entanto, a escolha de motivos mais tradicionais deixa a combinação com ar retrô.
Aqui, vale a mesma lógica da composição de quadros: combine cores e formatos a fim de formar uma parede decorada harmônica.
Nesta foto, os pratos de cerâmica foram organizados por tamanho.
Você pode, aliás, combinar as louças da parede com vasos e outros recipientes colocados sobre os móveis.
Cause impacto com pratos de cores fortes em uma parede escura.
Só que tome cuidado extra na hora de fixar na parede. Afinal, se eles caírem, vão quebrar.
Como fazer uma parede de destaque?
Em resumo, uma parede de destaque é uma superfície que pode receber textura, revestimento ou cor de tinta diferente das outras ao seu redor. Desse modo, ela se sobressai e atrai o olhar. Confira algumas ideias para fazer em casa!
Pintura setorizada
Como o próprio nome diz, a técnica consiste em aplicar tinta apenas em um setor da sua parede decorada. A pintura setorizada é tendência!
Você pode usar uma ou mais cores para obter o resultado desejado.
A pintura setorizada costuma ser usada a fim de delimitar espaços. É o caso do cantinho para leitura e dos dois home offices que você confere a seguir.
Os arcos estão em alta. Afinal, são uma ótima forma de dar um toque de cor a qualquer cômodo.
Neste quarto, o círculo fez as vezes de cabeceira da cama.
Além disso, você pode optar por formas abstratas.
A meia parede é outro tipo de pintura setorizada.
Para fazer a pintura setorizada, comece desenhando, à lápis, o desenho escolhido. Então, cole a fita crepe acompanhando o risco. Por fim, é só pintar do tom escolhido. Dê pelo menos duas demãos e espere secar completamente antes de remover a fita.
Confira, em seguida, o passo a passo do canal Ideias no Varal para fazer a sua parede decorada.
- Veja também: Parede de lousa – como fazer e usar na decoração com 27 fotos inspiradoras.
Parede geométrica
Apesar de ser muito fácil de fazer, a parede geométrica dá um efeito incrível em qualquer cômodo. Isso porque suas linhas marcantes são quase hipnotizantes!
É possível apostar na combinação de cores e formas, por exemplo.
Sem dúvida, o contraste entre tom escuro e branco tem muita personalidade. Para fazer, basta delimitar as áreas que forem ficar em branco usando fita crepe. Em seguida, pinte e espere secar bem antes de retirar a fita.
Por outro lado, quem prefere uma decoração mais discreta pode apostar no monocromático. Aqui, a parede recebeu um desenho feito com ripas de madeira. Depois, tudo foi pintado da mesma cor.
- Leia ainda: Moldura boiserie – 25 modelos inspiradores para decorar.
Cimento queimado
A técnica consiste em aplicar uma argamassa e, logo depois, fazer o processo de queima. Isto é, jogar o pó de cimento sobre a massa fresca e alisar a superfície. O resultado é uma textura rústica e muito interessante.
Além disso, o cimento queimado tem um tom bem neutro. Assim, permite combinações de elementos e cores por cima.
Você também pode imitar o efeito aplicando com esponja uma mistura pronta. Veja como fazer no vídeo da Karla Amadori, do Diycore.
- Confira também: Efeito cimento queimado, a nova tendência em decoração.
Como revestir uma parede gastando pouco?
Existem várias maneiras de revestir uma parede e dar a ela uma cara nova. Com toda a certeza, os papéis de parede estão entre os revestimentos mais acessíveis. Inspire-se!
Parede decorada com papel de parede
Existem vários tipos de papel de parede. Eles podem ser lisos, com textura, autoadesivos ou exigir uma cola especial para a aplicação.
Um papel de parede com estampa marcante dita o clima do cômodo inteiro.
Vale equilibrar os tons escuros com uma decoração neutra no resto do ambiente.
Aqui, por exemplo, o quarto e o home office inteiros em branco ganharam charme com papel de parede estampado.
Além disso, vale usar mix de estampas. Mas o papel de parede estrelado e o tapete listrado têm o preto em comum.
Por fim, é possível imitar texturas usando o papel de parede. Nesta sala, a estampa é de tijolinhos brancos. As vantagens são o valor mais acessível e a aplicação mais simples.