Você sabia que o Feng Shui é uma técnica milenar japonesa? Essa prática envolve sabedoria, técnica e arte para transformar uma casa ou um apartamento. Por isso, o objetivo da decoração Feng Shui é garantir que a energia consiga circular por um espaço, sem que haja acúmulo.

As principais características dessa prática é o uso de plantas, cores vibrantes, aplicação de materiais e a posição dos móveis. Portanto, se você quer saber mais sobre a decoração Feng Shui, está no lugar certo!

Afinal, além da explicação sobre o tema, trouxemos diversas imagens inspiradoras e ainda apresentaremos a transformação de um apartamento de 68m² projetado pela arquiteta Ana Rozenblite, dona do escritório Spaço Interior.


O que é Feng Shui?


Sala com parede verde.
Fonte: Instagram @fengshuiclasicoes

Basicamente, o Feng Shui é uma energia vital, chamada de “chi” que circula pelos ambientes de uma casa. Já o sentido literal da palavra quer dizer vento-água. Ou seja, a decoração Feng Shui reflete a manifestação da natureza no local que vivemos.

Portanto, essa técnica é age como um tipo de tratamento por meio do equilíbrio da energia vital dos cômodos.

Um dos primeiros passos para alcançar tal objetivo é colocar o máximo de elementos naturais na decoração. Por isso, apostar em janelas grandes, cristais, fontes de água, pedras, plantas e flores são sempre ótimas opções.

Como resultado, o Feng Shui busca fortalecer o chi de espaços que possuem energia estagnada ou acelerada demais a fim de garantir benefícios aos moradores.

Vale destacar que essa técnica também pode ser utilizada em empresas ou espaços comerciais. Afinal, o Feng Shui reflete nas amizades, relacionamentos, família, criatividade, saúde, trabalho, sabedoria e vida pessoal.




Como aplicar o Feng Shui na sua casa?


Cozinha


Cozinha integrada com sala de jantar.
Fonte: Instagram @projetandocomfengshui e @btliarquitetura

A cozinha é um dos principais cômodos da casa. Afinal, o fogão, item essencial no ambiente, representa prosperidade. Por isso, a decoração Feng Shui preza pela bom funcionamento e perfeito estado do fogão. Além disso, é importante estar atento ao local onde ele é instalado.

Por exemplo, colocá-lo ao lado da pia pode criar um conflito entre os elementos de fogo e água. Porém, se você já tem sua cozinha planejada nesse formato, saiba que existe uma solução!

A dica é colocar um cristal ou um sino de vento entre eles para equilibrar a energia.


Banheiro


Banheiro com decoração Feng Shui.
Fonte: Instagram @fenshui_buencambio

Por outro lado, o banheiro é o grande inimigo das energias positivas. Afinal, é ali que deixamos tudo que há de ruim no nosso corpo. Sendo assim, é importante que ele esteja sempre funcionando bem e em excelente estado para que haja um equilíbrio energético.

Além disso, a decoração Feng Shui sugere que a tampa do vaso fique sempre fechada, assim como a porta do cômodo. Isso irá evitar que a energia ruim saia em direção aos outros cômodos.


Sala


Sala com pé direito alto.
Fonte: Instagram @the.sbid

A posição dos móveis também é essencial em uma decoração Feng Shui. Sofás, camas e mesas devem sempre ficarem posicionados de frente para a porta e janelas e encostados em paredes sem janela.

Isso porque esse posicionamento garante uma visão ampla do cômodo além de garantir segurança e bem-estar ao cômodo. Porém, caso não haja possibilidade de trocar esses móveis de cômodo é possível pedir uma limpeza energética no espaço para especialistas na área.


Hall de entrada


Hall de entrada com decoração Feng Shui..
Fonte: Instagram @irisetleonie

O hall de entrada é a primeira impressão da visita. Por isso, deve ser bem iluminado e estar sempre limpo. Uma dica para dar cor e vivacidade ao ambiente é adicionar plantas na decoração.

Além disso, os espelhos também são bem-vindos. Afinal, eles são recepcionistas das boas energias.


Quarto


Quarto minimalista.
Fonte: Instagram @cedarstarfengshui

Assim como na dica oferecida da sala, o quarto também precisa que os móveis estejam encostados na parede que não tenha janela. Porém, além disso, é importante que a parede escolhida não faça divisa com o banheiro.

Isso porque essa parede pode acabar drenando as boas energias do quarto.


Plantas na decoração Feng Shui


Decoração com plantas.
Fonte: Instagram @monshui

Segundo os ensinamentos do Feng Shui, as plantas são importantes para renovar as energias e purificar o ar. Por isso, elas podem e devem ser adicionadas na maior quantidade de cômodos possível.

Portanto, aposte em folhagens, flores e árvores. O que vale é adicionar um toque de natureza no espaço.


  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Apartamento de 68m² com decoração Feng Shui


Banheiro com teto laranja.
No banheiro, o destaque é o teto pintado de laranja Foto: Kadu Lopes

Sala integrada com varanda.
No projeto realizado pelo escritório Spaço Interior, integração da varanda com a área social e a mudança do posicionamento da cozinha foram grandes destaques da obra. Foto: Kadu Lopes

Parede com faixas coloridas na decoração Feng Shui.
Na varanda integrada que recebeu a sala de jantar, a extensão do buffet rendeu espaço para a marcenaria que recebeu a cervejeira e nichos para a colocação de rótulos de vinho. Foto: Kadu Lopes

Sofá curvo na decoração Feng Shui.
Na entrada, o posicionamento do sofá curvo, o espelho, que contribuiu para a sensação de amplitude, e a delicadeza dos penduradores para bolsas instalados na parede. Foto: Kadu Lopes

Varanda gourmet.
Por outro lado, na varanda, o piso hexagonal foi usado na parte da cozinha para facilitar na limpeza e higienização. Foto: Kadu Lopes

Lavanderia.
Disfarçada, mas presente: a área de serviço foi envolvida pela marcenaria. Foto: Kadu Lopes

Suíte master com decoração Feng Shui.
Por outro lado, diferente do décor que impera na ala social, o dormitório se evidencia pelos tons neutros, em uma proposta de tornar o ambiente ainda mais calmo e relaxante. Foto: Kadu Lopes


Mais da decoração Feng Shui


Hall de entrada com decoração Feng Shui.
As práticas do Feng Shui podem ser aplicadas em qualquer estilo de decoração, do simples ao sofisticado. Fonte: Instagram @aleandraambientes

Cozinha com armário azul.
Na decoração Feng Shui, o azul estimula a criatividade. Portanto, não há opção melhor para a cozinha. Fonte: Instagram @reverieland.ca

Cozinha branca e verde.
Por outro lado, o verde é uma cor de ligação com a natureza. Desta forma, vale a pena combiná-la com plantas e flores. Fonte: Instagram @casasola_marbella

Sobre Spaço Interior  

 

Presente há 24 anos no mercado de arquitetura e decoração, a Spaço Interior Arquitetura tem no comando a arquiteta Ana Rozenblit. O escritório realiza dezenas de projetos por ano, que vão desde pequenas reformas até casas completas. As maiores inspirações da arquiteta vêm dos desafios propostos em cada obra. Sempre atenta às novidades do mercado e às necessidades do cliente, desenvolve soluções criativas e inusitadas para imóveis dos mais variados tamanhos.

 

www.spacointerior.com.br

@spacointerior

Av. Rouxinol, 84 Cj. 52 – Moema, São Paulo – SP / (11) 98753-4033 (WhatsApp)