O estilo urbano veio para ficar. Sem dúvidas, você já deve ter se interessado ou mesmo se deparado com o gênero urbano no seu dia a dia.

Todos os elementos desse estilo o tornam extremamente marcante e autêntico. É por isso que cada vez mais mulheres de “personalidade forte”, estão se rendendo à tendência.

Existem algumas características marcantes envolvendo as cores, estampas, tecidos, acessórios e sapatos que o tornam inconfundível.

Se você deseja entender melhor como esse universo fashion funciona, precisa conferir este conteúdo super completo que a equipe Fashion Bubbles desenvolveu!

Nele, você descobrirá melhor quais são as tendências para a modalidade, quais as peças chave no guarda-roupas de quem é adepto ao gênero e várias inspirações. Basta continuar a leitura. Acompanhe!

O que é o estilo urbano?

O estilo urbano, ou “urban style”, do inglês, faz parte dos 7 estilos de moda universais. Ele é marcado pela autenticidade e presença, com looks compostos por cores fortes e recortes modernos.

Essa é uma tendência com muita presença da modernidade, refletindo a constante evolução tecnológica e social que ocorre nas grandes cidades.

Isso é marcado pelo uso da cor preta, poucos acessórios e sapatos mais “rústicos”, tais como botas, tênis e mocassins.

Quais são as principais características do estilo urbano?

estilo urbano características
Foto: Colagem Pinterest | Características da moda urbana.

As principais características do estilo urbano são representadas pela presença de itens despojados e pontuais, sempre com o objetivo de despertar emoções em quem vê.

Essa vertente do universo fashion não se relaciona apenas à vestimenta, em si. Afinal, as roupas são apenas um modo de expressão e identificação.

É por isso que as mulheres que gostam desse gênero tendem a ser mais sérias, modernas, autoconfiantes e priorizam seus próprios valores e opiniões.

Um toque de “rebeldia” também é bem-vindo nesse perfil, marcado através do couro, óculos de sol comuns e peças oversized.

Cada detalhe da moda urbana pode ser debatido e personalizado, mesmo as cores, as estampas e os tecidos usados, como você verá a seguir.

Cores

estilo urbano cores
Foto: Colagem, Pinterest | Cores comuns deste estilo.

Nas cores, as mais escuras e densas são sempre mais comuns, já que possibilitam trabalhar o contraste entre outras peças e acessórios.

Preto é a cor que se destaca, seja nas blusas, camisas, saias, vestidos, calças ou sapatos. Ele é geralmente complementado pelo branco e outras cores neutras, como o cinza e o marrom.

Essa combinação pode ser explorada de vários modos, com inúmeras combinações distintas. Ter peças variadas nessas cores permite compor looks incríveis com rapidez.

Tendo em vista que a praticidade, conforto e versatilidade são grandes pilares desse estilo, há a possibilidade de criar composições estilosas em pouco tempo e sem muito esforço.

Por isso, a priorização de cores neutras e tons terrosos é tão marcante e presente nesse gênero.

Estampas

estilo urbano estampas
Foto: Colagem, Pinterest | Tipos de estampas que podem ser combinadas nesse estilo.

Usar cores mais básicas não quer dizer que as estampas estejam proibidas — a verdade é que nada é proibido ou obrigatório, tudo está sujeito à sua adaptação.

Mesmo assim, o melhor modo de investir em estampas no estilo urbano continua sendo contar com figuras geométricas, linhas e padrões.

O segredo está em evitar exageros e buscar apenas alguns detalhes, sem sobrecarregar o look, deixá-lo com aspecto infantil, com estampas muito ilustradas ou perder a essência do gênero.

Cortes 

estilo urbano cortes
Foto: Colagem, Pinterest | Gola alta, blazer e alfaiataria estão presentes.

Os cortes das peças que compõem esse estilo costumam ser mais largos e lineares, sem marcar o corpo ou proporcionar desconforto.

É extremamente comum ver itens como calças de alfaiataria para as ocasiões mais formais, todas com recortes mais masculinos e modernistas.

As blusas de gola alta, mangas compridas e blazers são extremamente comuns e proporcionam conforto e elegância.

Camisas sociais mais larguinhas, acompanhadas por sobretudos compridos, até a altura dos joelhos ou tornozelos aconchegam os dias mais frios do gênero urbano.

Não é impossível ver vestidos e saias, mas esses itens quase sempre são no tamanho midi, com comprimento até a canela, acompanhados por uma bota do tipo coturno ou militar.

Tecidos

Para os tecidos, é interessante notar que a preferência vai para as malhas, moletons e jeans, que garantem conforto e facilidade de manutenção.

Esses tecidos não “estragam” fácil, mesmo quando lavados na máquina de lavar roupas e transmitem perfeitamente a mensagem da moda urbana.

Os jeans, por exemplo, tendem a ser mais larguinhos, do tipo wide leg ou calça mom, que não marcam o corpo nem são apertados.

Tendências para o estilo urbano

estilo urbano tendências
Foto: Colagem Pinterest | Tendência desta vertente.

As principais tendências para a moda urbana são vistas constantemente nos feeds das redes sociais e passarelas de vários lugares do mundo.

É verdade que a moda é muito volátil, mas essa vertente tende a investir mais em acessórios e sapatos daqui em diante, a fim de personalizar ainda mais os looks.

Acessórios

A última moda em acessórios para o estilo urbano é composta por colares de correntes grossas, gargantilhas e pulseiras também marcadas pelos elos das correntes.

Essa é a escolha que mais chama a atenção. Apesar disso, é comum apostar em colares mais minimalistas, sem muitos “frufrus”, geralmente representando padrões geométricos.

As bolsas também costumam ser mais discretas, comumente pretas, com apenas alguns detalhes em metal.

É muito comum ver os óculos escuros dos mais diversos modelos compondo os looks, tornando-o ainda mais interessante e atraente.

Sapatos 

Para os sapatos, as botas do tipo coturno são as favoritas, aliadas também aos tênis brancos ou modelo All Star, tanto de cano curto, quanto alto.

Em ocasiões mais formais, porém, sandálias abertas, tamancos e mocassins são bem-vindos.

Peças chave no guarda-roupas do estilo urbano

No guarda-roupas da moda urbana, existem algumas peças que não podem faltar, como:

  • jaquetas de couro;
  • calças jeans mais soltinhas;
  • calças de alfaiataria;
  • calças de moletom;
  • blazers e casacos oversized;
  • blusas de gola alta;
  • camisas sociais;
  • e botas coturno.

Com essas peças, você já terá uma boa base para montar diversas combinações diferentes, já que as cores e estampas não serão uma barreira.

Inspirações de celebridades com looks estilo urbano

estilo urbano inspirações
Foto: Pinterest | Gigi Hadid, Billie Eilish, Cleo Pires e Gisele Bündchen.

Muitas famosas se rendem ao estilo urbano e são excelentes inspirações para compormos novos looks.

A modelo norte-americana Gigi Hadid montou um look simples, porém autêntico com peças pretas e botas, assim como a icônica Billie Eilish, que tem a moda urbana como um traço marcante.

Outros exemplos interessantes, sem utilizar a cor preta como predominante, estão nos looks das brasileiras Cleo Pires e Gisele Bündchen.

Cleo escolheu uma camisa branca, simples e elegante, enquanto que Gisele apostou no sobretudo oversized com uma calça mom confortável.

Conclusão

Percebeu como o estilo urbano é interessante e apaixonante? Com ele, você pode expressar modernidade e autenticidade sem deixar de lado sua personalidade.

Se você gosta de moda e de assuntos relacionados, precisa conhecer a seção Estilo, aqui mesmo do Portal Fashion Bubbles!

Nela, você vai encontrar conteúdos sobre as principais tendências de moda e detalhes do universo fashion.

Siga o Fashion Bubbles no Google News, para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da moda, entretenimento, decoração, saúde e beleza!