Looks com calça de alfaiataria: quando usar, tipos e como montar

Nada é mais chique do que vestir looks com calça de alfaiataria! Aprenda os tipos que existem, quando usar e como combinar
três looks com calça de alfaiataria

Fonte: Pinterest

Nada é mais chique do que vestir looks com calça de alfaiataria, não acha? O caimento do tecido, as modelagens e as opções de combinações disponíveis apenas ressaltam a elegância e delicadeza dessa peça.

Além disso, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), no Brasil há mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras e donas do próprio negócio. Com essa ascensão feminina no empreendedorismo, a busca por composições mais sérias e estratégicas aumentou.

Tanto as “girl boss” quanto outras mulheres que se identificam com o estilo podem utilizar esse tipo de calça como sua melhor amiga.

A fim de te ajudar a entender mais sobre as tendências do universo da alfaiataria, a equipe Fashion Bubbles desenvolveu este conteúdo completo. Continue a leitura e confira vários exemplos e fotos de inspiração!


O que é a calça de alfaiataria?


Fonte: Pinterest

A calça de alfaiataria é um modelo que consiste em recortes mais finos e caimentos mais alinhados ao corpo. As peças são desenvolvidas a partir de tecidos encorpados, que permitem causar uma impressão mais refinada.

O estilo “alfaiataria” vem literalmente dos alfaiates. Afinal, eram eles que produziam roupas masculinas mais chiques e sob medida, perfeitas para trazer um ar de elegância para executivos.

Pode ser que a primeira imagem que venha à sua mente quando o assunto é alfaiataria seja relacionada às roupas sociais para homens. É o caso de calças utilizadas em reuniões empresariais, por exemplo.


Fonte: Pinterest

Apesar de ter sido desenvolvida pensando no público masculino, a peça já ganhou o guarda-roupas de muitas mulheres. Mas, não se engane: os looks com calça de alfaiataria femininos vão muito além de apenas uma calça social larga e sem graça.


Fonte: Pinterest

Na verdade, as passarelas nos mostram que combinações incríveis e criativas podem surgir com os principais modelos dessas calças.


Quais são os tipos de calça de alfaiataria?


Existem vários tipos de calças de alfaiataria femininas, Assim, vão desde as mais soltinhas, com tecidos molinhos, até as mais alinhadas e acinturadas, com tecido encorpado.

Vamos te mostrar inspirações e dicas de combinações com cada um dos principais modelos de calça de alfaiataria disponíveis no mercado — de pantacourts até flares!

Related Post

Pantacourt


Inspiração de pantacourt em alfaiataria. Fonte: Pinterest

A calça pantacourt é um excelente exemplo de peça mais soltinha e desapegada do corpo. Desse modo, tem a capacidade de alongar a imagem da mulher que a usa. Além disso, é possível combiná-la com diversas estampas e modelos de blusa.


Fonte: Pinterest

É possível formar looks minimalistas e elegantes apenas com uma calça pantacourt de alfaiataria em cor neutra e uma camisa social branca. Tudo se completa quando unimos a um lindo mocassim e acessórios.

Ao mesmo tempo, é possível montar um look mais despojado com a calça estampada, uma blusa de tom neutro que harmonize com as outras cores e uma sandália.

Você também pode ficar à vontade para investir em um cropped de sua preferência e tênis, se preferir algo mais informal e confortável.

Várias opções são viáveis com apenas uma peça — e praticamente todos os estilos podem aproveitar uma boa calça pantacourt de alfaiataria.


Cigarrete


Inspiração de cigarrete em alfaiataria. Fonte: Pinterest

As calças cigarrete são totalmente versáteis: você pode combiná-las com os mais diversos acessórios e sapatos.

Elas podem ser mais largas ou mais justas, conforme a sua preferência, e ser combinadas tanto com camisas sociais, quanto com paletós ou mangas bufantes.

Essas opções são ainda mais atraentes quando combinadas com um salto alto ou um scarpin. Principalmente para situações mais formais!


Corte reto


Inspirações em calça corte reto de alfaiataria. Fonte: Pinterest

As calças de alfaiataria com corte reto são as mais parecidas com o vestuário masculino. Isso por causa de seu acabamento e caimento no corpo. Além de serem meia retas, como o próprio nome sugere, essas calças possuem bolsos bem demarcados e pregas ao longo do tecido.

Podem ser combinadas não só com salto alto, para um ar mais sofisticado, como também com tênis e sapatilhas, para looks mais casuais e despojados.

Essa é uma opção muito confortável para trabalhar e passear, já que não marca o corpo e é geralmente bem fresquinha.

Ademais, unir as calças de corte reto com blazers e paletós traz uma sensação de empoderamento. Como resultado, é uma combinação comum entre as “girl boss” e empresárias.


Flare


Inspirações em calça flare de alfaiataria. Fonte: Pinterest

A calça flare de alfaiataria é um dos modelos mais comuns e utilizados pelas mulheres, ficando atrás apenas da calça jeans. Elas geralmente são apresentadas em cintura média a alta e combinadas com blusas mais sociais, com “cara de executiva”.

Esse modelo pode ser acompanhado por sandálias abertas ou sapatilhas e sapatos coloridos, dependendo da ocasião e das suas circunstâncias.


Por que investir em calças de alfaiataria?


Fonte: Pinterest

Investir em calças de alfaiataria é uma escolha totalmente inteligente, já que ela pode ser usada para compor os mais diversos looks. Além disso, vai bem nas mais diferentes ocasiões — desde uma ida ao shopping até um jantar de negócios.


Fonte: Pinterest

A verdade é que não importa o modelo escolhido: a calça de alfaiataria precisa estar no seu guarda-roupa. Desse modo, é possível se vestir com elegância e sofisticação.


Fonte: Pinterest

Como usar calça de alfaiataria?


Mas como usar a calça de alfaiataria no seu dia a dia? É simples: basta buscar no mundo da moda inspirações e referências que te chamem a atenção e com as quais você se identifique.

Para te ajudar a montar o seu repertório, reunimos dicas para 5 estilos de moda. Um deles (ou vários) pode conquistar seu coração!


Looks com calça de alfaiataria descontraídos


Fonte: Pinterest

Os looks com calça de alfaiataria mais descontraídos e despojados são principalmente compostos por tênis, uma blusa mais larguinha e acessórios do seu gosto.


Fonte: Pinterest

Aqui combina bem a calça pantacourt ou cigarrete de alfaiataria, podendo ter uma combinação mais confortável conforme o tecido e a estamparia da calça.


Fonte: Pinterest

Looks com calça de alfaiataria formais


Fonte: Pinterest

Os estilos mais formais são aqueles que envolvem as calças corte reto e flare, combinadas com camisas sociais ou blazers.


Fonte: Pinterest

Essas peças podem mesclar cores contrastantes ou complementares, sempre com o objetivo de ser visualmente agradável.


Fonte: Pinterest

O salto alto, de preferência aberto, também será um grande aliado das mulheres que preferem esse estilo.


Looks com calça de alfaiataria fashionistas


Thássia Naves. Fonte: Pinterest

As fashionistas sempre tendem a misturar mais de um estilo. Além disso, as mulheres dessa classe também gostam de se manter informadas e sempre atualizadas sobre o universo da moda.


Fonte: Pinterest

É muito comum, por exemplo, vê-las unindo o estilo romântico, com estampas floridas, por exemplo, se unir a um estilo mais gótico, com botas coturno.


Fonte: Pinterest

A peça principal, nesse caso, é a calça cigarrete, que combina com praticamente qualquer mix de estampas e estilos.


Looks com calça de alfaiataria para o inverno


Fonte: Pinterest

Para o inverno, as calças de corte reto combinadas com suéteres, moletons e tênis são excelentes para que se crie uma atmosfera mais jovial.


Fonte: Pinterest

Ao mesmo tempo, é totalmente possível investir em blazers estampados para ser o ponto de contraste com um look mais monocromático, por exemplo.


Fonte: Pinterest

Nesses casos, o mais sábio a fazer é investir nos colares, brincos e relógios com o objetivo de complementar o look e deixá-lo ainda mais bonito.


Looks com calça de alfaiataria para o verão


Fonte: Pinterest

Ainda que seja um dia quente de verão, a calça de alfaiataria com tecido leve pode estar presente, “dando match” com os croppeds e regatas.


Fonte: Pinterest

Se seu objetivo é um look mais sério, basta investir em croppeds com recortes mais delicados, que realcem o busto.

Ao mesmo tempo, mocassins e saltos finos darão à composição um toque mais formal e maduro.


Conclusão


Percebeu como é possível “brincar” com todas as possibilidades de looks com calça de alfaiataria? Afinal, essa é uma peça curinga, que pode se adaptar para qualquer situação.

Gosta de temas como esse, explorando uma peça da moda e suas inúmeras aplicações? Então, você precisa conferir também a seção Estilo, aqui mesmo no Blog Fashion Bubbles.

A fim de se manter sempre atualizada, não se esqueça de seguir o Portal Fashion Bubbles no Googles News. Dessa forma, você vai ficar por dentro de todas as novidades!

Posts Relacionados