Mangas Bufantes: Como usar essa tendência e seu significado!

Sucesso nos anos 80, as mangas bufantes voltaram com tudo e prometem conquistar o coração das brasileiras!!

674

- Continue depois da Publicidade -

As mangas bufantes voltaram com tudo e , dessa vez elas vieram para ficar.

Na verdade este tipo de manga mais volumosa teve origem no século XIX. Depois fez sucesso nos anos 80 e foi voltando completamente repaginada e modernizada nas últimas estações, para agora virar uma verdadeira febre!

Seja para usar no dia a dia ou até mesmo em uma ocasião especial, a verdade é que, em qualquer situação a peça garante elegância  e estilo. Afinal, é muito versátil!! Ela é perfeita para dar um “up” em visuais sem graça e para dar aquele ar de arrumada em produções mais simples e formais.

- Continue depois da Publicidade -

Famosas e blogueiras do mundo todo já apostam nesta peça super feminina, delicada e estilosa, mas que também denota poder, já que destaca os ombros, símbolo de responsabilidade.

Você vai encontrar as mangas bufantes em croppeds, camisas, body, vestidos e macacões, desde os mais básicos até os mais chiques.

- Continue depois da Publicidade -

Veja também: Looks do Verão 2021 com 4 grandes tendências.

Metáfora das mangas bufantes – Moda Simbólica

- Continue depois da Publicidade -

Denise Pitta, criadora do Fashion Bubbles e pesquisadora de Moda como espírito do tempo e metáfora, que dá cor e forma, às emoções humanas, destaca que, simbolicamente, os ombros representam a capacidade de suportar peso, além de referência para assumir responsabilidades (diz-se nos ditados populares: “um peso sobre os ombros”).

- Continue depois da Publicidade -

Ombro refere-se ainda, a ter atitude diante da vida (“Beijinho no ombro.”), comenta  a pesquisadora. As mangas bufantes também enfatizam os braços, geralmente associados à força de trabalho e independência (braços fortes).

Entretanto, o interessante das mangas bufantes, é que trazem uma mensagem de poder, mas de forma feminina, diferente da ombreira, que às vezes, pode trazer um visual mais masculinizado.

Denise pitta usando mangas bufantes
Denise Pitta, editora e idealizadora do Fashion Bubbles, também é fã das mangas bufantes. Na foto, com o historiador João Braga e Marta Rovella.

Empoderamento Feminino

 

Desta forma, podemos concluir, que as mangas bufantes tem um certo tom na luta pelo empoderamento feminino. Pode ser também um recurso de apoio em momentos de crise. Com elas parecemos maiores e mais fortes, sem no entanto, abrir mão da feminilidade, trazendo assim, um efeito psicológico de segurança e estruturação de que necessitamos para enfrentar os tempos difíceis, reflete Denise.

Do mesmo modo, podemos observar que tal  recurso também é utilizado na natureza, quando bichos que se sentem ameaçados ou querem conquistar algo (no caso dos machos), inflam para parecerem maiores diante de predadores ou do objetivo a ser conquistado.

Além disso, em momentos de crise ou períodos conturbadas, como forma de compensação, a moda tende a criar volumes artificiais para recuperar o padrão perdido, recurso usado pelo Dior na criação do New Look, no pós-guerra.

Veja mais artigos sobre Moda Simbólica.

 

Quem pode usar?

 

Todas!!! O importante é se sentir linda e bem consigo mesma!! Qualquer uma pode usar e abusar dessa peça!

Para quem tem o corpo no formato pera, ou seja, os ombros são mais estreitos do que o quadril, as mangas bufantes são ótimas para dar mais equilíbrio e chamar mais atenção para a parte de cima, equilibrando assim a silhueta.

Entretanto, que tem corpo no shape triângulo invertido, deve evitar mangas muito volumosas, pois irão destacar ainda mais os ombros, causando um maior desequilíbrio da silhueta. Uma dica é colocar uma parte de baixo mais volumosa, como saias godês ou calças no estilo pantalona. Isso não quer dizer que não deve usar mangas bufantes, mas sim, escolher modelos menos volumosos.

Outro tipo de corpo que também vai se beneficiar muito do efeito mais volumoso desta peça são as mulheres que tem o corpo no formato ampulheta, o famoso corpo violão. Neste caso, a dica é marcar a cintura para  enfatisar ainda mais as suas curvas.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Assim, veja como usar esta tendência e se inspire nos looks.

 

1.CROPPED com mangas bufantes

 

Os Tops com manga bufantes são super femininos, sexys e descontraídos. A dica aqui é usá-los com calças, shorts ou saias com cintura alta. Sem dúvida, uma incrível e moderna recriação do visual que fazia muito sucesso nos anos 80.

 

Mangas Bufantes/ cropped

 

2. Mangas bufantes Body

O body é uma peça amada pelas brasileiras, pois além de sexy, ele também é muito feminino. Por isso, os body com mangas bufantes conferem ao look uma produção mais delicada e ao mesmo tempo poderosa!

 

Mangas Bufantes/ Body

 

 

3. Blusas

As camisas com manga bufantes são perfeitas para ambientes mais formais, como o seu próprio ambiente de trabalho. Como explicamos antes, as mangas maiores destacam ombros e braços, partes associadas à responsabilidade e força. A peça

Elas ficam ótimas com calça jeans e calça de alfaiataria. Mas, lembre- se que o equilíbrio é fundamental. Assim, se você for usar camisas cuja manga seja muito volumosa prefira usar na parte de baixo, calças e saias que sejam mais justas para manter o look equilibrado.

 

Mangas Bufantes/ Camisas

Reprodução: Fashionistando

 

 

4.Vestidos

Os vestidos com mangas bufantes podem ser usados em qualquer ocasião, principalmente sem situações de festas, noitadas e baladas enfim.

Seja com vestidos mais curtos ou no tamanho mídi, a peça confere a qualquer vestido uma certa feminilidade poderosa e um ar meio retrô.

 

Mangas Bufantes/ vestidos curtos

Reprodução: JustLia

 

5. Macacão

O macacão é uma peça chique por natureza. Assim, aqueles com mangas bufantes dão ar ainda mais elegante e sofisticado a seu look.

 

Mangas Bufantes macacão neutro

Mangas Bufantes/ Macacão colorido com mangas bufantes

 

Quanto aos pés, as mangas bufantes podem ser usadas com vários tipos de sapato, inclusive tênis e botas. No fim, tudo vai depender da ocasião e do seu conforto.

Por fim, também veja quais são as outras  principais tendências para o verão 2021  e quais serão os vestidos e estampas que prometem  fazer sucesso na estação.

E você??  Gostou dos looks? Qual foi o seu favorito? Conta pra gente nos comentários!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também