Jeans: top tendências, como usar e combinar

Você conhece a origem do jeans? E os principais modelos e tipos de calça? Descubra todas as curiosidades sobre esta peça clássica, aprenda a compor looks incríveis e veja quais são as principais tendências para estação!

- Continue depois da Publicidade -

Você sabia que o jeans, essa peça que 9 em cada 10 mulheres ama, já foi sinônimo de rebeldia, símbolo de luta por igualdade e que chegou até a ser proibida em alguns lugares?

Se você fosse uma garota nos anos 60, dificilmente conseguiria sair por aí livremente com sua calça jeans. Isso  sem receber olhares inquisitivos ou ser proibida até mesmo de ir à escola.

Quem diria, que décadas depois, um dos vestuários mais polêmicos do século XX seria uma das peças mais usadas e vendidas do mundo. Hoje, o índigo, como também é conhecido, é um verdadeiro must have no armário de homens e mulheres de qualquer idade e gênero.

Além disso, o jeans também é uma das peças mais democráticas do mundo da moda. Assim, sejam as calças, camisetas, jaquetas ou shorts de sarja em índigo blue, se tornaram atemporal, mas, ainda assim, sempre sendo repaginado.

Saiba então qual é a origem do jeans, seus principais tipos e modelagens e aprenda a montar looks incríveis com esse coringa.

 

- Continue depois da Publicidade -

Qual é a origem do jeans: De símbolo de rebeldia a ícone da moda

 

Jeans: O guia definitivo da peça que revolucionou o mundo da moda
Trabalhadores das minas foram os primeiros a usar jeans. Fonte: Vogue

 

- Continue depois da Publicidade -

O Jeans foi inventado na França em 1800, mas foi Jacob Davis e Levi Strauss que patentearam o tecido nos EUA em 1873.

Assim, inicialmente as calças jeans eram usadas apenas por mineiros e outros trabalhadores que logo se adaptaram à peça. Afinal, graças a seus bolsos com rebites de cobre, o jeans evitava que os os uniformes dos trabalhadores rasgassem ou furassem dentro das minas de carvão.

Em 1920, o jeans ganhou espaço em Hollywood graças aos filmes de bang bang, onde os cowboys usavam calças jeans com botas de couro. Contudo, ele só virou um item de moda em 1950 graças ao ator Marlon Brando e estrelas do Rock como Elvis Presley.

 

- Continue depois da Publicidade -

Saiba tudo sobre a história do Jeans em

 

O cinema e a música ajudaram a tornar o jeans uma das peças mais icônicas do mundo da moda

 

Jeans: O guia definitivo da peça que revolucionou o mundo da moda
Sinônimo de juventude e rebeldia nos anos 50, o rei do Rock ajudou a popularizar o uso do jeans no mundo todo. Fonte: Pinterest

 

Portanto, com atores e rockeiros usando a peça para cima e para baixo, não demorou muito para que o jeans fosse associado à juventude rebelde. Nos anos 60 e 70, os hippies paz e amor usavam a peça como uma forma de manifestar apoio aos trabalhadores.

Enquanto isso, as feministas também apostaram na peça para lutar e demonstrar igualdade de gênero. Nesse intérim, a atriz Marylin Monroe foi uma das primeiras mulheres a usar a calça jeans, e é claro, que este fato causou muita polêmica na época.

 

Jeans: O guia definitivo da peça que revolucionou o mundo da moda
Marylin Monroe foi uma das primeiras mulheres a aparecer usando calças jeans em público, e assim causando uma grande tabu na sociedade da época. Afinal, nesta época mulheres que usavam calças não eram bem vistas. Fonte: Vogue

 

Inclusive, foi na década de 60, quando o tecido trabalhado em índigo blue passou a ganhar um status de símbolo de contracultura, o seu uso chegou a ser proibido em algumas escolas.

Foi a partir de 1976 que o jeans começou a ganhar o status de vestuário de moda, graças a Calvin Klein que foi o primeiro estilista a exibir a peça em um desfile. Depois dele, outras marcas como Dior, Dolce & Gabbana, Versace, etc também apresentaram suas versões.

 

Jeans
Hollywood ajudou a popularizar o uso do jeans entre os jovens através de filmes como “O selvagem” com Marlon Brando. Assim,  o personagem motoqueiro junto com a ascensão do Rock and Roll contribuiram para que o jeans fosse associado a juventude rebelde. Fonte: Vogue

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

 

Modelos de Jeans: Dos clássicos ao modernos

 

Sem dúvida, as calças jeans são um must have no armário de qualquer homem ou mulher independente da idade, estilo, peso, etc. Afinal, o jeans em geral é uma peça democrática que funciona em qualquer tipo de corpo e que você pode usar em qualquer ocasião.

Veja quais são os modelos mais famosos e indispensáveis de calças jeans.

 

  • Confira ainda Jeans 2023: 6 tendências para o verão que você pode usar já!

 

1. Calça jeans Skinny

 

Apesar da calça Skinny ser cringe segunda a geração Z, a verdade é que este modelo é um verdadeiro clássico e segue sendo a favorita de muitos millennials por aí.

Assim, a Skinny se caracteriza por ser justa ao corpo, começando pelo quadril e indo até o tornozelo. Você encontra jeans Skinny em várias lavagens, cores, e eles também podem ser de cintura alta ou média.

De modo geral, a Skinny fica bem em qualquer tipo de corpo. Contudo, se você tem o quadril largo e não gostaria de realçá-lo, o truque é usar a calça com alguma blusa comprida que cubra o bumbum ou terceira peça como colete e blazer alongado para disfarçar essa região.

 

Jeans
Camila Coelho. Fonte: Instagram

2. Calça Flare

 

A calça Flare é aquele tipo de calça jeans que começa justa na região do quadril  e vai se alargando do joelho para baixo. Assim, além de ser clássica e atemporal, a Flare é um dos modelos de calça jeans mais elegantes que tem.

Ela é ótima para quem quer parecer mais alta e mais magra, pois o seu formato ajuda a alongar e afinar a silhueta.

 

Jeans
Thássia Naves. Fonte: Pinterest

3. Jeans reto

 

O Jeans de corte reto é um modelo de calça clássico, atemporal e super democrático pois fica bem em qualquer tipo de corpo. Como o nome indica, esta calça é toda em modelagem reta, desde o quadril até os tornozelos.

Ele ficou durante um tempo esquecido graças ao reinado da calça Skinny.

Como a Skinny está sendo deixada de lado, a calça de corte reto retorna para compor looks elegantes e descolados.

 

Jeans
Camila Coutinho. Fonte: Pinterest

4. Pantacourt

 

A Pantacourt tem uma modelagem muito semelhante a da Pantalona, ou seja, ela é um pouco justa no quadril e vai se alargando.

Contudo, a diferença entre as duas está no comprimento da calça. Enquanto a Pantalona chega até o tornozelo, a Pantacourt vai até o meio da canela.

Sendo assim, a Pantacourt é um ótimo modelo de calça jeans para se usar no verão, pois além de deixar as canelas de fora, em geral ela é confeccionada em jeans mais leves e fluídos.

 

Jeans
A calça jeans pantacourt é curinga tanto para produções de inverno quanto para look de verão. Fonte: Pinterest

5. Jeans destroyed

 

O jeans destroyed é aquele Jeans que costuma vir com rasgos seja no joelho, nas pernas, nas coxas etc. Ele surgiu nos 70 junto com o movimento Punk, que simbolizava a rebeldia e a contracultura. Ironicamente, o movimento Punk também era contra a moda.

Assim, bandas de Punk Rock como Ramones e Sexy Pistols foram os primeiros a aparecer com calças jeans rasgadas em seus clipes e shows. Contudo, essa calça só passou a surgir no mundo da moda, graças a Vivienne Westwood, estilista inglesa responsável por introduzir elementos da cultura punk à moda.

Porém, foi só nos anos 90 que o jeans destroyed deixou de ser uma peça só de roqueiros rebeldes e caiu no gosto popular, graças ao movimento grunge liderado por Kurt Cobain e Kourtney Love.

 

 

Jeans
Kurt Cobain e o movimento Grunge ajudaram a popularizar o uso dos jeans destroyed. Desse modo, a peça que era símbolo do punk se tornou um artigo indispensável no guarda-roupa de quem curte moda. Fonte: Pinterest

 

Hoje, o jeans destroyed é uma das peças- chaves do estilo dramático urbano e um dos queridinhos de várias it girls e celebridades do mundo.

 

 

Jeans
O jeans destroyed adiciona personalidade, estilo e jovialidade a qualquer look. Fonte: Pinterest

 

Descubra como rasgar o seu jeans no vídeo abaixo!

 

6. Jeans Mom

 

A calça jeans Mom fez muito sucesso entre as décadas de 80 e 90 e leva esse nome porque era muito usada pelas mães na época.  Além disso, este foi o primeiro modelo de calça jeans usado pelas mulheres nos EUA e Reino Unido.

Com cintura alta, quadril largo, o jeans mom vai se afunilando à medida que chega nos tornozelos.

Graças a sua modelagem, essa calça é uma das mais confortáveis que existe, permitindo que você se movimente livremente no dia a dia e se sinta muito à vontade.

Assim, o modelo voltou com tudo e está entre as principais tendências em calças jeans do momento.

 

 

Jeans
Fonte: Pinterest

 

 

7. Wide legs

 

A wide legs é a calça queridinha do momento e está fazendo muito sucesso entre a geração Z. Assim, esta calça é derivada da pantalona e sua maior característica é seu caimento fluído onde a barra da calça deve ser larga e longa o bastante para quase encostar no chão.

Sendo assim, o ideal é que você use a wide legs com saltos altos, sejam eles finos, grossos ou em blocos.

Além de confortável, este modelo de calça é democrático, moderno e elegante. Graças a seu corte reto e barra comprida, essa calça ajuda a alongar a silhueta fazendo com que você pareça mais alta e magra.

 

 

Jeans
A calça Wide Leg é uma das principais tendências em jeans. está fazendo muito sucesso entre a geração Z. Fonte: Pinterest

8. Cintura alta

 

As calças ou shorts com cintura alta são elegantes, democráticas e ajudam a valorizar praticamente todos os tipos de corpos.

Além disso, ela combina com vários estilos, podendo compor desde looks vintage até os looks mais modernos e fashionistas.

Você pode usá-las com praticamente todos os tipos de blusa e sapatos. Contudo, a combinação que dá um match em qualquer look é combiná-la com um top cropped.

 

jeans
Fonte: Pinterest

9. Cintura média

 

As calças ou short jeans de cintura média também são conhecidos como “cintura no lugar”. Assim, eles são ótimos para usar com camisas e t-shirts e compõem um visual moderno e elegante.

 

jeans
Victória Beckham. Fonte: Pinterest

10. Cintura baixa

 

Polêmicas, as calças de cintura alta fizeram muito sucesso no início dos anos 2000, mas logo foram aposentados por mulheres do Brasil e do mundo.

Afinal, esta modelagem além de desconfortável, não costuma valorizar o corpo da maioria.  Apesar disso, a cintura baixa esteve presente na maioria dos desfiles nas principais semanas de moda e promete ser uma das tendências para o verão 2023.

Resta saber se ela vai sair das passarelas e invadir os armários das blogueiras para então chegar às lojas e depois, finalmente às ruas.

Será que essa moda volta?

 

  • Enquanto isso, leia também: NYFW 2021: 12 tendências do Verão 2023 para usar já!

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

jeans
Fonte: Pinterest

Looks com jeans: 7 combinações infalíveis

 

Apesar de ser fácil compor looks descolados com jeans, existem 7 formas infalíveis e muito estilosas de usar este clássico. Além disso, essas combinações servem para todo mundo.

´Portanto, seja você alta ou baixa, magra ou plus size, homem ou mulher pode se jogar sem medo nessas fórmulas que o sucesso é garantido.

Confira!

 

1. Look all jeans

 

Nessa onda de back to 2000, vários estilistas apostaram nos looks all jeans em seus desfiles durante as principais semanas de moda de primavera/verão de 2022.

Assim, depois do sucesso dos looks monocromáticos, produções compostas 100% do material prometem bombar na estação.

Desse modo, você pode apostar em vestidos para propostas mais casuais e frescas. Além disso, outra peça que que tem tido um grande destaque no verão são os macaquinhos. Nessa mesma proposta, os macacões e jardineiras são ótimos aliados para os dias mais frios.

Mas, para um look all jeans você não precisa apostar apenas sem peças únicas.

Outra combinação muito elegante e fashionista é misturar calça ou short jeans com uma camisa também feita do material. Assim, para um look mais chique use ambas as peças que tenham a mesma lavagem. Em contrapartida, para uma proposta mais fashionista, aposte em lavagens diferentes.

 

 

Jeans
Zendaya em um look total jeans. com scarpin verde.Fonte: Pinterest

2. Jeans com blazer

Combinar o jeans, em especial o destroyed com um blazer é uma das produções mais fashionistas, estilosas e modernas que existem.

Assim, a elegância do blazer aliada a rebeldia urbana do destroyed é uma aposta certeira para qualquer ocasião. Para dias mais frios, use um blazer mais encorpado com uma calça destroyed e finalize a produção com uma t-shirt estilosa e tênis nos pés.

Para dias mais frescos aposte em um blazer mais leve e use-o com um short jeans destroyed ou desfiado.

Você pode terminar a composição com uma t-shirt ou top cropped e finalizar com um salto alto.

Enfim, as possibilidades de combinações são inúmeras, basta você usar a sua criatividade.

 

 

Jeans
Usar a calça jeans com blazer é uma ótima forma de deixar o office look mais moderno. Em contrapartida, você também pode deixar um look casual mais elegante. Fonte: Pinterest

 

Jeans
Short jeans e blazer; o match perfeito. Fonte: Pinterest

3. Looks com camisa jeans

 

Outro must have no guarda roupa de qualquer mulher moderna é uma camisa jeans. Clássicas e estilosas, você pode usá-las em várias ocasiões e das mais diversas maneiras.

Seja com leggings, minissaias, saias lápis ou calça de alfaiataria, a camisa jeans tem o poder de deixar qualquer look mais atual e descolado.

Além disso, você pode usá-las fechadas como segunda peça e até abertas como terceira peça. Truques de estilo como arregaçar as mangas da camisa e dar um nozinho também são ótimos para deixar o look ainda mais moderno.

 

jeans
A camisa jeans é um must have no guarda-roupa. Versátil, ela combina com qulalquer tipo de roupa e deixa qualquer look mais descolado.

 

4. Jeans com cropped

 

Outra forma cool e moderna de usar jeans é combinando com top cropped. Assim, para um visual elegante e confortável use o cropped com calças ou shorts de cós alto e de preferência que sejam mais largos na região dos quadris.

Assim, calças mom, wide legs, pantacourt e a clochard são apostas certeiras. Para um look mais casual finalize a produção com um par de tênis.

Caso você queira ousar mais e apostar em um visual sexy, use o top cropped com uma calça de cintura baixa. Afinal, deixar a barriguinha de fora é outra tendência dos anos 2000 que bombou nas passarelas das principais semanas de moda de 2021.

 

 

jeans
Modelo veste look casual com tênis branco chunkers, calça jeans de cintura alta e cropped branco. Fonte: Pinterest

5. Looks com jaqueta jeans

 

Por fim, outro look que não poderia faltar são aqueles com a jaqueta jeans. Afinal, ela é outro clássico do guarda-roupa feminino além de ser um must have.

Versátil, você pode usá-la em qualquer ocasião, desde as mais casuais até as mais formais. Quer deixar o seu office look menos formal? Deixe o blazer de lado e invista em uma jaqueta jeans.

Quer usar aquela peça brilhosa e mais elaborada de manhã sem parecer over? É só adicionar uma jaqueta jeans à produção e criar um visual poderoso.

 

jeans
Fonte: Pinterest

6. Jaqueta de couro+ jeans

 

Este outfit é um verdadeiro clássico e é assim que as pessoas costumavam usar o jeans assim que ele surgiu. Elvis Presley, Marlon Brando e Ramones eternizaram essa combinação que é uma das mais estilosas e certeiras até hoje.

Para uma pegada bem dramática urbana use a icônica jaqueta de couro preta perfecto com um jeans destroyed.

Para uma proposta mais despojada, aposte no jeans mama, camiseta e jaqueta de couro.

Enfim, as possibilidades são inúmeras e você consegue adaptar ao seu estilo e a qualquer situação.

 

jeans
Modelo usa calça jeans destroyed, t-shirt e jaqueta de couro.

7. Jeans com camisa branca

 

Combinação simples, mas repleta de elegância e estilo, o jeans e a camisa branca é uma aposta certeira para qualquer ocasião. Assim, para um passeio casual, o combo short ou calça jeans e uma t-shirt de malha branca é infalível.

Para o trabalho, uma camisa feminina branca de seda ou chiffon com uma calça jeans flare é uma combinação sofisticada e fácil de montar. Assim, se seu ambiente de trabalho é mais formal finalize a produção com um scarpin ou mocassim.

Em contrapartida, se o seu trabalho não exige tanta formalidade, você pode finalizar a produção com tênis.

Por fim, você também pode usar esta mesma camisa branca com um short jeans e uma sandália de salto alto para um happy hour ou para um jantar que você queira estar arrumada, mas casual ao mesmo tempo.

 

 

jeans
A atriz Shay Mitchell usa short jeans, cinto Gucci e camisa feminina branca. O óculos aviador deixou o look ainda mais descolado enquanto a sandália de tiras reforçou a sensualidade da produção.

 

jeans
Até a diva da elegância Victória Beckham aposta combo camisa branca e calça jeans para produções mais casuais. O scarpin laranja deixou o look mais interessante enquanto o colar de corrente trouxe uma proposta mais urbana a produção.

Top tendências em jeans para 2022/2023

 

1. Calças Wide Legs

 

Certamente, uma das tendências mais bombadas para 2022 e 2023 são as calças Wide Legs. Assim, essas calças são uma mistura da calça reta e da pantalona e desde que apareceram pela primeira vez conquistaram o coração das principais fashion icons do Brasil e do mundo.

 

 

jeans
Modelo veste calça wide legs jeans com recorte pélvico e top cropped. A pochete deu um ar noventista a produção. Fonte: Pinterest

2.  Calça Jogging

 

Com a volta da calça cargo, a calça jogging também está entre as principais tendências para 2022/2023.  Assim, esta calça é caracterizada por ter a perna mais curta e um elástico na região do tornozelo.

Alguns modelos podem até vir com bolsos na lateral e por isso lembram muito as calças cargo, o que torna o modelo além de confortável e estiloso, utilitário.

 

jeans
Modelo veste calça jogging com blusa branca. Fonte: Pinterest

3. Calça com recorte pélvico

 

A calça com recorte pélvico já vinha conquistando espaço desde 2020 e muitos a viram como um prenúncio que a temida calça de cintura baixa iria voltar. Afinal, este tipo de calça é caracterizada por ter um recorte estratégico que fica bem na região pélvica e com isso deixa parte da barriga à mostra.

Conhecida também como “calças ovário”, pois o seu corte tem a forma de um, a trend começou a bombar quando celebridades como Gibi Hadid, Kim Kardashian, Dua Lipa  e outras apareceram usando.

Daí foi uma questão de tempo até o modelo aparecer em lojas como Zara, C&A e outras e assim, começar a fazer a cabeça da geração Z.

 

jeans
As calças com recorte pélvicos são uma das maiores tendências em jeans para estação. Fonte: Pinterest

4. Vestidos

 

Os vestidos jeans também são uma forte tendência, principalmente para o verão 2022. Estilosos e frescos, existem vestidos jeans nas mais diversas modelagens, indo desde longos até mini.

 

jeans
Os vestidos chemise vão bombar no verão 2022. Fonte: Pinterest

5. Jaquetas jeans cropped

 

Na onda dos casacos curtos, o blazer cropped foi o primeiro  a ganhar uma versão mais menor. Assim, logo em seguida veio as jaquetas jeans que também encurtaram de tamanho e são ótimas alternativas para usar nos dias mais frescos tanto na primavera quanto no verão.

Direto dos anos 90, a jaqueta cropped garante um visual cool e despojado. Uma fórmula infalível de usar a peça é com uma calça de cintura alta e um top cropped. Esta combinação tem um mood noventista e ultra descolado.

 

jeans
Não sabe como usar jaqueta cropped? Então, é só apostar em uma calça jeans de cintura alta e um top. Esta combinação não tem erro.Fonte: Pinterest

Jeans: Conclusão

 

Democrático, clássico, atemporal e estiloso, assim podemos definir essa peça tão fundamental na moda do século XXI.

Seja com o cós alto ou baixo, rasgados ou lisos, coloridos ou em Denim, a verdade é que o jeans é aquela peça icônica que ainda fará parte do nosso guarda-roupa por um bom tempo.

Aproveite e acompanhe também todas as nossas dicas de moda e estilo e fique por dentro de todas as principais tendências do momento.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes