Moda Festa – A evolução do estilo das vencedoras de Cannes nos 40 anos de Festival
O Festival Cinema de Cannes é um dos mais tradicionais red carpets anuais e um prato cheio para as aficcionadas por moda festa. Além de…
O Festival Cinema de Cannes é um dos mais tradicionais red carpets anuais e um prato cheio para as aficcionadas por moda festa. Além de trazer prestígio para grandes nomes das telinhas, os 40 anos de história do festival foram marcados pelo glamour, talento e beleza de atrizes excepcionais, que rendem um capítulo à parte na história da moda. Pensando nisso, o pessoal do Um Só Lugar elaborou um estudo apontando as principais mudanças no estilo dasvencedoras do Prêmio de Interpretação Feminina das últimas 4 décadas de Cannes.
Os modelos sempre enlouquecem as fashionistas e apontam tendências interessantes para os anos seguintes. Confira:
Cannes 2017 – Charlotte Gainsbourg, Monica Bellucci e Uma Thurman
Transição das cores – 4 décadas de estilo em Cannes
Nos 30 primeiros anos do Festival, a cor preta era predominante nos looks Moda Festa. Ao longo dos 10 anos iniciais, sete premiadas que compareceram à cerimônia optaram por trajes neste tom, dentre elas Isabelle Huppert, Sally Field e Cher. Mas também houveram as que fugiram ao padrão e subiram ao palco vestindo branco, como foi o caso de Isabelle Adjani, ou cinza, como Norma Aleandro.
Moda Festa em Cannes – Isabelle Adjani (1981) e Cher (1985)
Na última década o figurino foi ficando cada vez mais colorido. Das vencedoras do prêmio, entre 2007 e 2016, cinco escolheram tons claros, como branco ou bege, e apenas duas apostaram no certeiro pretinho básico. Entre as atrizes que optaram pelos vestidos em cores claras estão Juliette Binoche, Cosima Stratan e Rooney Mara – este último, um modelo de Rochas, do estilista belga Olivier Theyskens, que foi bastante questionado por críticos da época por supostamente deixar a atriz com “cara de noiva”.
Modelo da manga – 4 décadas de estilo em Cannes
O encurtamento das mangas dos vestidos foi outra grande mudança percebida nos trajes das atrizes vencedoras. Modelos que antes cobriam colo e braços foram mudando até que as mangas se transformassem em alcinhas ou, ainda, desaparecessem. Nas duas primeiras décadas, 14 atrizes receberam seus prêmios com o tradicional vestido de mangas longas. Entre os anos de 1997 e 2016, as mangas longas quase foram extintas do catálogo das vencedoras. Apenas 5 atrizes usaram modelos que cobriam os braços completamente, nestes 20 anos.
Moda Festa em Cannes – Penelope Cruz (2006) e Kirsten Dunst (2011)
O vestido tomara que caia, por sua vez, parece ter chegado para ficar – dentre as que adotaram o estilo estão Penélope Cruz em seu elegante Dior, por John Galliano, e Kirsten Dunst com um brilhante Chanel.
Comprimento e estilo– 4 décadas de estilo em Cannes
Outra evidente mudança no estilo das estrelas no Festival de Cinema de Cannes está no comprimento dos vestidos – ou mesmo em sua substituição. O clássico longo vestido de festa para a noite, adotado em peso pelas vencedoras do prêmio de melhor atriz do festival, entre 1977 e 1986, perdeu completamente sua força nas últimas três décadas do evento. Curtinhos ou mesmo ternos invadiram o tapete vermelho e de lá não saíram mais.
Moda Festa em Cannes – Jodhi May (1988), Jaclyn Jose (2016) e Irène Jacob (2015)
As atrizes Irène Jacob e Kathy Burke foram algumas das que adotaram as calças compridas para a cerimônia de entrega do título. Entretanto, foram os vestidos acima do joelho que ganharam popularidade no festival, com alguns exemplos que marcaram época, como o bufante modelo de Jodhi May ou o curtíssimo e transparente tubinho-de-uma-manga-só de Elodie Bouchez. Também não se pode deixar se lembrar o plus size preto acima do joelho usado por Jaclyn Jose, para fechar com chave de ouro a edição de 2016. A atriz foi a primeira mulher de seu país, as Filipinas, a receber a honraria.
Infográfico via @UmSóLugar