Sete estilos universais da moda: Descubra o seu!

Descubra entre os sete estilos universais da moda qual mais combina com você e veja quais são as famosas de cada estilo para você se inspirar

Você já ouviu falar nos 7 estilos universais da moda ou você é daquelas que acha que estilo não é para você?

Se você pensa assim, saiba que todo mundo, sem exceção, tem um estilo, até aquela sua tia que só anda de calça preta e camisa branca, tem estilo próprio.

Afinal, os estilos universais derivam de um estudo baseado no comportamento do consumidor e neste sentido, todas nós temos nossas preferências na hora de se vestir.

Além disso, estes estilos falam muito sobre nossa personalidade e transmitem uma mensagem. Por isso, nós podemos usá-los a nosso favor em situações do nosso dia a dia quando precisamos usar a nossa imagem, como em uma entrevista de emprego, por exemplo.

Veja então quais são os 7 estilos universais e com qual deles você mais se identifica.

 

Como surgiram os 7 estilos universais

 

Eu sei, resumir a mulher do século XXI a apenas 7 estilos parece algo muito limitante. Afinal, nós raramente estamos com o mesmo humor, energia e vibração, mudamos a cada fase e muitas vezes até a cada dia.

Tem dias que estamos exalando sensualidade enquanto que em outros não temos tempo nem de passar um batom, não é mesmo?

Contudo, esse estudo que surgiu nos 80, foi feito pela americana Alyce Parsons que analisou o comportamento de consumo de mulheres e homens durante alguns anos.

Assim, a americana desenvolveu o sistema PASS (Proportion Analysis / Style Selection) que deu origem aos estilos universais.

Desse modo, os 7 estilos universais nada mais são do que um compilado de dados que refletem um padrão de consumo, não só na moda, como também no designer, decoração etc.

 

Estilo sexy, dramático urbano, romântico e elegante. Fonte: Pinterest

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Estilos predominantes e secundários

 

Como dito anteriormente, a mulher moderna não pode ser limitada a apenas um estilo. Sendo assim, é por isso que todos nós temos, no mínimo, um estilo predominante e dois secundários.

Assim, o estilo predominante é aquele que você mais se identifica e fala mais sobre você e os secundários são seus estilos complementares, que podemos ver nos acessórios, por exemplo.

Independente de estilos universais ou secundários, a grande dica para não pesar no visual é misturar os estilos, ainda que eles sejam opostos.

Afinal, a moda é uma forma de expressão e liberdade e você não só pode, como deve usá-la para se expressar de forma livre e autêntica, sem se prender a regras.

Como já disse : Yves Saint Laurent”A moda passa, o estilo fica!

 

Fonte: Pinterest

Como identificar o estilo pessoal

 

Identificar o nosso estilo pode ser muito vantajoso e útil para nossas vidas. Afinal, o nosso estilo diz muito sobre quem nós somos e a mensagem que queremos passar para o mundo.

Sendo assim, pare e pense! Será que eu estou transmitindo a mensagem correta ? Será que meu estilo reflete de fato a minha personalidade?

Outra vantagem de conhecer o seu estilo é que, assim você pode economizar dois recursos preciosíssimos; o seu tempo e o seu dinheiro.

Afinal, se você conhece o seu estilo vai ser mais difícil que você gaste dinheiro comprando roupas por impulso e que no fim das contas vão ficar paradas no seu armário.

Assim, com as roupas certas você pode conquistar um armário mais enxuto e funcional e não perder horas e horas decidindo qual roupa vestir.

Além disso, você pode usar cada estilo de acordo com as situações da sua vida e a imagem que quer transmitir.

No trabalho, por exemplo, para passar uma imagem mais séria e confiante, o estilo clássico pode ser um grande aliado.

 

Fonte: Pinterest

Os 5 passos para desvendar o seu estilo

 

Para desvendar o seu estilo, de modo geral, você precisa prestar atenção em 5 elementos: tecidos, modelagem da roupa, cores, estampas e acessórios.

Assim, cada estilo universal tem uma característica quanto a cada um destes elementos.

Por isso, para identificar o seu estilo, abra o seu armário e observe bem cada uma das suas peças e acessórios e veja qual, entre os 7 estilos universais da moda é mais a sua cara.

 

Quais são os  estilos universais da moda

 

Ao todo são 7 os estilos universais da moda. Assim, eles se dividem em romântico, básico/esportivo, elegante, clássico, sexy, dramático urbano e criativo.

Contudo, existem vários outros tipos de estilo como o Boho, Vintage, Retrô, Lady Like, Punk Rocker etc.

 

1. Estilo Romântico

 

De todos os 7 estilos universais, com toda a certeza o estilo romântico é aquele que mais expressa a feminilidade da mulher.

Assim, este estilo passa a mensagem de delicadeza, romantismo e sensibilidade. Em contrapartida, se você “pesar muito a mão” ele também pode passar a imagem de fragilidade e até de infantilidade.

Por isso, para fugir dessa imagem frágil e infantil, o segredo é misturar peças românticas com peças de outros estilos.

 

A calça jeans quebrou um pouco o romantismo da camisa branca com manga bufante e da maquiagem delicada. Fonte: Pinterest

 

Um estilo derivado do romântico é o estilo Lady Like que surgiu com o polêmico New look da Dior e que mistura peças do estilo romântico com o estilo clássico.

Assim, as românticas podem apostar no Lady Like para passar uma imagem mais adulta e elegante. De fato, uma lady.

 

Saia com pregas, estampa floral, sapatos com laço e blusa com babados e em ton pastel caracterizam o estilo romântico. Fonte: Pinterest

O guarda roupa da mulher romântica

 

No guarda roupa da mulher romântica encontramos vestidos evasê, saias plissadas e mangas bufantes. Tecidos fluidos e roupas com renda, babados e laços são os seus favoritos.

As cores são compostas por tons pastel e claras como rosa claro, azul bebê e verde menta, por exemplo.

Já as estampas são sempre delicadas!! Assim, vemos muito floral liberty, poá e estampa de bichinhos como gatinhos, passarinhos, borboletas etc.

Os acessórios favoritos dela são tiaras, joias delicadas, sapatilhas de bico arredondado e bolsas do estilo Lady Dior.

 

Vestido rose e branco, de renda e com colarinho. Fonte: Pinterest

Famosas do estilo romântico

 

Algumas famosas que apostam no estilo romântico e Lady like  é a cantora Taylor Swift  que inclusive é uma grande referência na moda.

A atriz Kerry Washington, a nossa eterna Olivia Pope de “Scandal” e Keira Knightley a estrela da franquia , Piratas no Caribe e Orgulho e Preconceito costuma apostar no estilo romântico tanto em situações casuais quanto em ocasiões glamourosas.

Por fim, aqui no Brasil quem representa muito este estilo é a atriz Paola de Oliveira.

 

A cantora Taylor Swift apostou em um look romântico com uma pegada vintage com saia midi de estampa floral e camisa de seda azul com detalhe em laço, para a gravação de seu clipe em Paris. Fonte: Pinterest

 

2.Clássico/Tradicional

 

O estilo clássico é aquele estilo que transmite confiança, credibilidade e firmeza.

De modo geral, as mulheres que adotam este estilo são mais conservadoras e raramente gostam de seguir tendências.

O grande problema do estilo clássico é fazer com que você pareça mais velha do que realmente é.

Desse modo, para evitar parecer mais velha, o ideal é usar peças clássicas em versões mais modernas ou então misturar essas peças com outros estilos.

Além disso, adeptas do estilo clássico também podem se identificar com o retrô ou vintage, que se caracteriza por usar peças garimpadas em brechó que fizeram sucesso em décadas passadas.

 

As cores neutras e as peças em alfaiataria caracterizam o estilo clássico. Fonte: Pinterest

O guarda roupa da mulher clássica

 

O armário da mulher clássica é basicamente composto por roupas mais discretas e formais. Assim, peças de alfaiataria feminina como calças, blazers e camisas femininas são peças chaves do estilo.

Por serem mais discretas, preferem roupas em tons mais neutros como preto, branco e cinza e raramente usam estampas. Quando usam preferem apostar em estampas clássicas e atemporais como risca de giz, pied du poule etc.

Os acessórios também são discretos e os sapatos geralmente são sapatilhas de bico fino ou scarpin.

As bolsas são aquelas atemporais como a 2.55 da Chanel, por exemplo.

 

O Tailleur criado por Coco Chanel nos anos 20 é o clássico dos clássicos que a maison francesa sempre renova em cada coleção. Fonte: Pinterest

Famosas do estilo clássico

Quando falamos de estilo clássico, uma das maiores referências com toda a certeza é Kate Middleton.

 

A duquesa de Cambridge é referência no estilo clássico. Fonte: Pinterest

 

Além da duquesa, você também pode se inspirar na atriz Angelina Jolie e na ex primeira dama Michela Obama.

 

Saia midi preta, camisa de seda branca, scarpin nude e batom vermelho é uma combinação perfeita para a mulher clássica. Fonte: Revista Quem.

3. Sofisticado/ contemporâneo

 

Sabe aquela mulher com cara de rica e que está sempre muito bem vestida sem aparentar se esforçar muito para isso?

Essa é a mulher do estilo sofisticado

Assim, este estilo transmite poder, autoconfiança e empoderamento. Em regra, mulheres que adotam este estilo preferem usar roupas de alta qualidade e que tenham durabilidade, além de um caimento perfeito.

Contudo, este estilo também pode transmitir a imagem de soberba e superioridade. Como resultado, você pode ser vista como uma mulher inatingível e até afastar as pessoas de você.

Assim, uma boa forma de equilibrar isso é apostar no estilo High -low que mistura peças sofisticadas e de grife com peças mais básicas e mais baratas.

 

O trench coat é um clássico, mas que combinado com um jeans destroyed, mule e a bolsa de corrente Chanel boy, deixou o look moderno mas sem perder a sofisticação. Fonte: Pinterest

O guarda roupa da mulher sofisticada

 

O estilo elegante nada mais é do que o estilo clássico, mas com uma pegada mais moderna.

Assim, as adeptas deste estilo apostam em roupas de alfaiataria, camisas de seda, vestidos transpassados e blazers com um corte mais moderno.

Related Post

A paleta de cores da mulher elegante consiste numa mistura de tons mais neutros com cores mais frias como vinho e fúcsia, por exemplo. Elas também adoram apostar em looks monocromáticos poderosos.

Os acessórios são discretos e geralmente elas gostam de usar joias ou semijoias. Os óculos escuros, bolsas estruturadas e o sapato alto complementam o look da mulher elegante.

 

O blazer é um must have no guarda roupa da mulher sofisticada. Fonte: Pinterest

Famosas do estilo elegante

 

Quando o assunto é elegância não tem como não pensar em Olívia Palermo. Se você precisa de inspiração para se vestir de forma elegante porém moderna, pode se inspirar na modelo.

Olívia consegue criar um estilo único ao misturar peças clássicas como o blazer a outras peças mais atuais, compondo looks modernos e criativos.

 

Olivia Palermo usa look monocromático all white, blazer branco Balmain com corte moderno e tênis. Fonte: Pinterest

 

Outra referência no estilo elegante é a duquesa de Sussex, Megan Marple. Apesar de  apostar em peças clássicas, assim como sua cunhada, Megan consegue trazer elementos mais modernos e atuais a seus looks.

 

Megan Marple trouxe muita modernidade ao look ao usar o blazer sob os ombros. A bolsa crossbody deixa o look bem moderno . Fonte: Pinterest

4.Casual/Esportivo

 

Para as mulheres que adotam este estilo, a palavra conforto vem em primeiro lugar. Discretas, elas transmitem alegria e descontração por onde passam.

Quanto às estampas, elas apostam nas mais clássicas e fáceis de combinar como a estampa de listras e a estampa xadrez, por exemplo.

O lado negativo desse estilo é que elas podem passar a imagem de desleixo.

Assim, o segredo para este estilo é misturar peças confortáveis com peças mais elegantes como por exemplo, vestido e tênis, blazer e calça jeans etc.

 

Tênis, calça legging preta, camisa de algodão branca e parca são peças chaves do estilo básico. Fonte: Pinterest

O guarda roupa da mulher casual

 

As peças chaves da mulher casual são tênis, calça jeans e camisa de malha. Usam poucos ou quase nenhum acessório e também não costumam se maquiar muito.

Assim, as mulheres usam cores neutras ou alegres e tecidos confortáveis como malha, moletom feminino e jeans. De qualquer modo, a roupa tem que estar sempre solta no corpo para dar mais conforto e flexibilidade.

Bolsas crossbody, pochetes e mochilas são as favoritas deste estilo, pois são bolsas básicas e confortáveis já que deixam “ as mãos livres”.

 

Tênis branco, calça jeans e t-shirt são apostas certeiras. Fonte: Pinterest

Famosas do estilo casual

 

Entre as famosas do estilo casual esportivo que você pode se inspirar temos a top Gisele Bündchen que sempre opta pelo combo jeans+ tênis+ camiseta para passeios do dia a dia.

 

Gisele usa calça jeans, camisa de malha e rasteirinha. Fonte: Pinterest

 

A atriz Giovanna Antonelli   também é uma forte inspiração para as adeptas do casual/ esportivo.

 

Giovana Antonelli usa calça jeans, t-shirt de algodão, parka verde militar e pochete sucesso nos anos 90 que voltou a moda. Fonte:  Instagram

5. Sexy

 

Como o próprio nome já indica, o estilo sexy é o mais sensual de todos os sete estilos universais da moda e  transmite sensualidade, autoconfiança e poder.

As mulheres que adotam este estilo são fortes, empoderadas e gostam de valorizar o corpo.

O grande risco da mulher que adota este estilo é exagerar na sensualidade e acabar ficando vulgar.
Assim, o segredo para ser sexy sem ser vulgar é buscar um equilíbrio nas proporções.

Usou uma saia justa ou curta? Invista em uma blusa mais soltinha no corpo! Vai sair com uma blusa decotada? Na parte de baixo, use uma saia ou calça mais larga.

 

Modelo veste conjunto de alfaiataria com blazer decotado provando que a sensualidade e a elegância combinam. Fonte: Pinterest

 

O armário da mulher sexy

 

A mulher do estilo sensual adora valorizar o corpo e por isso, saias e vestidos curtos, decotes, transparência, fendas e saltos altíssimos abarrotam o guarda roupa da mulher sexy.

Quanto às cores, este estilo aposta bastante no preto e em cores que remetem a sensualidade como o vermelho, por exemplo. Quanto às estampas, a animal print é uma das favoritas da mulher sexy.

Os acessórios característicos do estilo são brincos grandes como o de argola, chandelier etc.

Os óculos de sol grandes e quadrados são o modelo favorito da mulher sexy. E por fim, a maquiagem é quase sempre marcante e ela usa a abusa do batom vermelho ou vinho.

 

Blusa segunda pele transparente com calça jeans mom de cintura alta. Fonte: Pinterest

Famosas do estilo sexy

 

Não tem como não pensar no estilo sensual e não pensar no clã das Kardashians, não é mesmo?

Kim, Kourtney, Chloé e Kylie Jenner transpiram sensualidade e sem dúvida são referência no assunto.

 

Kim Kardashian. Fonte: Pinterest

 

Aqui no Brasil a malandra Anita e a atriz Bruna Marquezine são as rainhas do estilo sexy.

 

Decotes, fendas, saltos e a cor vermelha são peças chaves do estilo sexy. Fonte:  Instagram

6.Dramático urbano

 

As mulheres deste estilo são modernas, descoladas, rebeldes e de personalidade forte.

Não raro, a mulher do dramático urbano sai por aí parecendo uma estrela de rock, no maior estilo Ramones ou Kurt Cobain.

Afinal, este estilo é derivado do modo de se vestir do movimento punk rock e também do Grunge que fez muito sucesso nos anos 90.

Contudo, a mulher deste estilo ainda presa pela elegância e modernidade, bem no mood lady rocker.

 

Modelo veste calça skinny, botas pretas, t-shirt da banda Ramones blazer cinza. Fonte: Pinterest

O guarda roupa do estilo dramático/ urbano

 

O jeans destroyed, a jaqueta de couro e o coturno, por exemplo, são as peças chaves do estilo dramático urbano.

Apesar  da cor característica do dramático urbano ser o preto, a mulher deste estilo também adora apostar em looks de cores contrastantes como o preto e branco, por exemplo.

Os acessórios, bolsas e sapatos com spikes e correntes são os favoritos dessa mulher, que também gosta de apostar em roupas com recortes e designers diferentes, muitas vezes no tamanho oversized.

E por fim, as estampas favoritas da mulher deste estilo são as estampas xadrez e a de listas.

 

Botas com detalhes de spikes, vestido preto e jaqueta de couro em um look monocromático all black são as apostas do estilo dramático urbano. Fonte: Pinterest

Famosas do estilo dramático urbano

 

A diva e ex spice girl, Victoria Beckham é uma referência no estilo dramático urbano. A estilista aposta em looks all black,  cortes e designers geométricos e é claro com um toque de muita sofisticação.

 

Victória Beckham usa look monocromático preto e maxi cardigan. Fonte: Pinterest

 

Aqui no Brasil, os looks da Pitty no programa da GNT, “Saia Justa” tem mostrado que  o estilo da cantora evoluiu muito desde o início da carreira.

Se você quer uma referência no estilo dramático urbano é só se inspirar nos looks da rainha do rock nacional.

 

As botas com brilho, a calça jeans destroyed e a blusa preta compõem estilo dramático urbano de Pitty. Fonte: Instagram

 

7.Criativo

 

O estilo criativo se caracteriza pela junção de todos os outros seis estilos universais.

Assim, a mulher que adota este tipo de estilo é autêntica, original e não se importa nenhum um pouco com a opinião dos outros.

Afinal, ela faz a moda dela.

O lado negativo deste estilo é, mais uma vez, o exagero, e com isso a mulher do estilo criativo pode se passar por brega e até caricata.

Desse modo, para não sair por aí parecendo o Agostinho Carrara, o ideal é dosar nas cores, estampas etc.

 

O mix de estampas é uma aposta de quem ama o estilo criativo. Fonte: Pinterest

O guarda roupa da mulher criativa

 

No guarda roupa da mulher deste estilo encontramos as peças chaves de todos os outros. Geralmente, ela usa todas estas peças no mesmo look, compondo um visual único marcante.

Assim, cores vibrantes e saturadas, muito brilho e mix de estampas são algumas das apostas da criativa.

 

Fonte: Pinterest

Famosas do estilo criativo

 

Assim como a sua personagem Carrie Bradshaw, a atriz Sarah Jéssica Parker tem um estilo bem criativo. A loira adora misturar estampas e roupas com com cores bem chamativas.

 

O estilo único e inspirador de Sarah Jéssica Parker que apostou em um mix de estampas na cor amarela e finalizou a produção com um scarpin rosa choque. Fonte: Pinterest

 

Aqui no Brasil, a modelo Isabela Fiorentino é a prova viva de que é possível ser criativa, misturar estampas, tecidos e cores diferentes e ainda assim, ficar muito elegante.

 

Isabela Fiorentino mistura estampas e cores sem perder a elegância. Fonte: Pinterest

 

Por fim, estes são os sete estilos universais da moda. Acompanhe também todas as nossas dicas de moda e estilo e fique por dentro de todas as principais tendências do momento.

E você? Conseguiu identificar o seu estilo? Qual deles é predominante e quais são os secundários?

Conta pra gente nos comentários!

Karina Faria: Carioca, escritora, digital content creator, viajante. Especialista em SEO. Apaixonada por viajar e produzir conteúdo. Escreve sobre moda, beleza e viagens desde 2018.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais