SPFW N53: tudo sobre a semana de moda de São Paulo
O SPFW n53 já começou! Saiba tudo sobre o evento: programação, estilistas e estreantes que vão desfilar e as novidades do evento!
Está começando mais um SPFW! Norteado pelo tema IN-PACTOS, que aborda criatividade, moda, arte, sustentabilidade, inovação e tecnologia, a 53ª edição do maior evento de moda do país acontece entre os dias 31 de maio e 4 de junho!
Sendo assim, você não pode ficar de fora dessa! Pensando nisso, separamos uma lista de tudo o que você precisa saber sobre o SPFW n53, vale a pena conferir o que acontecerá nos 5 dias de evento!
Então, continue lendo!
Quando e onde será o SPFW n53?
Em 2022, o SPFW acontece entre os dias 31 de maio e 4 de junho e está com muitas novidades. Afinal, mais de 40 marcas irão desfilar em modelo híbrido, ou seja, serão 22 apresentações presenciais e 19 digitais.
Sendo assim, a fim de ocupar novos espaços, os desfiles presenciais acontecerão entre o Senac Lapa Faustolo e o Komplexo Tempo, na Mocca. Além disso, algumas marcas elegeram suas próprias locações externas, em locais como o Hotel Rosewood, o Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP) e o Teatro FAAB.
- Enquanto isso, leia Melissa estreia no metaverso com coleção de NFTs
Programação do SPFW n53
Terça-feira: 31/05
- 20h00: À La Garçonne
Quarta-feira: 01/06
- 15h30: Martha Medeiros (presencial-Senac)
- 16h30: Fauve (digital)
- 17h00: Ponto Firme (presencial- Senac)
- 18h00: Dendezeiro (digital)
- 18h30: Ta Studios (digital)
- 20h00: Rocio Canvas (presencial- Komplexo Tempo)
- 21h30: Boldstrap (presencial- Komplexo Tempo)
Quinta-feira: 02/06
- 13h00: Anacê (presencial- Faap)
- 14h00: Renata Buzzo (digital)
- 16h00: Sankofa: Meninos Rei (presencial- Senac)
- 17h30: Sankofa: Naya Violeta (presencial- Senac)
- 18h00: Freiheit (digital)
- 18h30: Modem (digital)
- 19h00: Mnisis (digital)
- 20h00: Igor Dadona (presencial)
- 20h30: Apartamento 03 (digital)
- 21h30: Misci (presencial- Komplexo Tempo)
Sexta-feira: 03/06
- 14h00: Victor da Justa (digital)
- 14h30: Sankofa: Silvério (presencial- Senac)
- 15h30: Aluf (digital)
- 16h00: Martins (presencial- Senac)
- 17h00: Thear (digital)
- 17h30: João Pimenta (presencial- Senac)
- 18h00: Wilson Ranieri (digital)
- 18h30: Gloria Coelho (digital)
- 20h00: Lino Villaventura (presencial- Komplexo Tempo)
- 21h00: Handred (digital)
- 21h30: Walério Araújo (presencial- Komplexo Tempo)
Sábado: 04/06
- 13h00: Neriage (presencial- Rosewood)
- 14h00: Soul Básico (digital)
- 14h30: Weider Silveiro (presencial- Senac)
- 15h00: Ronaldo Silvestre (digital)
- 15h30: Sankofa: Az Marias (presencial- Senac)
- 16h00: Corcel (digital)
- 17h00: Sankofa: Santa Resistência (presencial- Senac)
- 18h30: Depedro (digital)
- 19h00: Led (presencial- Komplexo Tempo)
- 19h30: ÀLG (digital)
- 20h00: Ateliê Mão de Mãe (presencial- Komplexo Tempo)
- 21h30: Isaac Silva (presencial- Komplexo Tempo)
- Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Principais marcas que desfilarão no SPFW n53
O Fashion Week começou e nós do Fashion Bubbles viemos para te deixar por dentro de tudo! Pensando nisso, conheça algumas das marcas já conhecidas no cenário nacional que estarão presentes no São Paulo Fashion Week.
Sendo assim, alguns exemplos são: Handred, Gloria Coelho, Lino Villaventura, Misci, Ponto Firme e Isaac Silva, que ficará com o encerramento no dia 4 de junho, às 21h30. Continue lendo!
- Logo depois, leia Lizzi lança coleção PERSONA na Mostra #ModaDoNovoMundo
Handred
A Handred é um ateliê carioca que é referência em design minimalista e genderless. Suas peças, em geral, são desenvolvidas em linho, seda e algodão, sempre visando a vida longa e os processos humanizados.
Dessa maneira, a Handred fará seu desfile no SPFW n53, no dia 3 de junho, às 21h e apresentará a Coleção de Inverno “Atelier”, em comemoração aos 10 anos da marca.
- Ao mesmo tempo, leia TRADŪE: marca de bolsas veganas sustentáveis para um estilo livre de crueldade
Glória Coelho no SPFW n53
Glória Coelho é uma estilista brasileira eleita como uma das cinquenta mais estilosas do mundo pelo Fashion Foward. Com isso, Glória possui inúmeras lojas no Brasil e um showroom em Paris, onde expõe suas coleções.
Nesse sentido, para a SPFW n53, Glória Coelho fez uma parceria com a marca alemã PFAFF, de máquinas e acessórios de costura doméstica e industrial. Assim, para criar a Coleção “Iluminação”, a estilista usou a máquina Ambition 620 da PFAFF.
Trazendo a estética marinha refinada, assim como a influência do romantismo moderno e a inspiração da arte, da flora, do grafite e, claro, da iluminação, mais de 60 peças serão apresentadas no evento.
Dessa forma, o desfile, que será 100% digital, foi gravado na FAAP, em São Paulo e estará disponível no dia 3 de junho, às 18h30.
- Em seguida, leia Upcycling: tudo o que você precisa saber + ideias geniais do TikTok
Lino Villaventura
Lino Villaventura é um estilista brasileiro que foi um dos primeiros a voltar os olhos para o mercado internacional. Assim, atualmente, Lino é conhecido por moldar seus ciclos da moda em uma realidade paralela, sempre agarrado a um trabalho visual próprio.
Dessa forma, no SPFW, a marca de Lino Villaventura desfila presencialmente no Komplexo Tempo, em 3 de junho, às 20h, com a coleção “Displexo & Complexo”
- Logo após, leia Bold Strap: conheça a marca de moda queer sexy
Misci no SPFW n53
A Misci, marca de roupas e mobiliário que se destaca por suas peças minimalistas, foi criada por Airon Martin, um designer irônico e muito talentoso.
A marca apresenta um novo conceito que inclui o vestuário e o mobiliário partindo de um mesmo processo criativo, as experiências e descobertas do próprio Airon. Assim, ela ganhou destaque nacional ao mesclar moda e estilo de vida, com uma visão autoral brasileira.
No dia 2 de junho, às 21h30, a Misci apresentará no SPFW n53, a coleção “EVA”, uma homenagem à importância da mãe brasileira e ao resgate dos nossos símbolos nacionais.
- Ao mesmo tempo, leia Sabrina Sato apresenta sua primeira collab de lingerie
Ponto Firme
Criado em 2015, o projeto Ponto Firme ensina para detentos da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, técnicas de crochê, tricô e amigurumi.
Assim, em 2022, o projeto marcou sua sexta participação no SPFW. Nesta edição, detentos, mulheres, pessoas trans e refugiados, sob o comando do estilista Gustavo Silvestre, se dedicaram na produção da coleção.
Dessa forma, as peças foram confeccionadas com a união do artesanal e do sustentável, apresentando uma inovação do uso de materiais.
Nesse sentido, o desfile foi super emocionante e contou com o depoimento de algumas das pessoas que participaram do projeto, que falaram um pouco mais sobre suas histórias.
Com isso, um dos maiores destaques do desfile foram os chapéus e bolsas de crochê, que tinham os escritos de marcas de luxo, como, por exemplo, Chanel e Balenciaga.
Isaac Silva
Com a filosofia de “Acredite no seu Axé”, a marca Isaac Silva é democrática e possui roupas sem gênero que vestem todos os tipos de corpos. Aliás, as peças de alta costura, são produzidas através da técnica de moulage com tecidos finos e renda Richelieu e são feitas em handmade pelo próprio estilista.
Dessa forma, no SPFW n53, a marca irá desfilar presencialmente no Komplexo Tempo, no dia 4 de junho, às 21h30, ou seja, ela encerrará o evento!
Marcas Estreantes do SPFW n53
A São Paulo Fashion Week n53 começou no dia 31 de maio e durante seus 5 dias contará com mais de 40 desfiles, entre eles 22 presenciais e 19 digitais.
Dessa maneira, esta edição tem como uma das principais novidades três marcas estreantes. São elas: Martha Medeiros, Dendezeiro, de Hisan Silva e Pedro Batalha, Thear, do designer Theo Alexandre.
Sendo assim, para saber mais sobre cada uma delas, continue lendo!
Martha Medeiros
Entre as marcas estreantes, a primeira que se apresentou foi a da estilista Martha Medeiros. O desfile aconteceu no dia 1º de junho, às 15h30, no Senac.
Desse modo, fundada em 2004, em São Paulo, a marca é conhecida na moda nacional por seus bordados e rendas de Alagoa, onde a estilista nasceu.
Então, no SPFW n53, Martha celebrou sua história e trouxe para o desfile vestidos e peças de renda em preto e branco. Assim, ela entrou na passarela com uma trilha sonora do sertão e enquanto contava sua história, os looks eram desfilados.
Dendezeiros, de Hisan Silva e Pedro Batalha, no SPFW n53
Em seguida, no mesmo dia, às 18h, a marca baiana Dendezeiro estreou virtualmente na semana de moda paulistana.
A marca, que teve início em 2019, é de Salvador e foi fundada por Hisan Silva e Pedro Batalha e tem como essência a moda sem limitações de gênero, com peças em mood jovem, descolado e cheio de referências à Bahia.
“A Tabuleiro é a nossa coleção de inverno onde trazemos peças ajustáveis com um mix de alfaiataria com nosso DNA street. Traduzimos texturas e sensações através da sarja, malhas e nossa principal matéria-prima, o algodão, unida a outros tecidos e materiais como miçangas e elementos que referenciam a cultura baiana e o tabuleiro de acarajé”, contam Hisan Silva e Pedro Batalha.
Nesse sentido, o desfile online trouxe a coleção “Tabuleiro”, que foi dividida em cinco partes, cada uma representando um quitute do tabuleiro: acarajé, abará, vatapá, caruru e cocada. Ao todo, foram 20 looks vestidos por um casting 100% baiano.
Além disso, a marca também produziu um fashion film da coleção, onde contou a história africana e afro-brasileira mostrando Salvador e os arredores, com peças que misturam alfaiataria e streetwear, combinação que já uma das referências da marca.
- Além disso, leia também Alix apresenta coleção de beachwear de crochê no DFB Festival 2022; veja fotos
Thear Vestuário
A última novidade é a marca goiana Thear, que se apresentará pela primeira vez na SPFW, na sexta-feira (03/05), às 17h, em uma participação digital.
Fundada por Theo Alexandre, designer de moda pela Universidade Federal de Goiás, a Thear é uma marca que busca produzir moda de forma consciente. Assim, um dos pilares da marca é a sustentabilidade e a reutilização de resíduos de tecidos que sobram no corte.
Assim, no SPFW n53, a marca desfilará sua Coleção Jardins de Poteiro, que é inspirada na obra do artista Antônio Poteiro. Além disso, o fashion film, que será apresentado no evento, foi gravado no Instituto Antônio Poteiro, que conta com um grande acervo das obras do artista.
“A nossa marca traz em todas as coleções a regionalidade goiana. Poteiro era português, mas criou raízes e encontrou inspiração em terras goianas e, com suas obras inconfundíveis, levou a cultura brasileira para o mundo.
E, para essa coleção, estudamos e analisamos sua vida e obras, selecionamos uma cartela de cores que transita entre os tons terrosos do barro e da cerâmica e as cores vibrantes das pinturas, e nos inspiramos nas texturas de suas obras para criar detalhes em design de superfície“, conta Theo Alexandre.
- Logo depois, aproveite também Enel Upcycling apresenta coleção no DFB Festival 2022. Veja mais de 40 fotos!
O que é o SPFW?
O SPFW (São Paulo Fashion Week), é o maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina. Além disso, também é considerada a quinta maior Semana de Moda do Mundo, perdendo apenas para Paris, Milão, Nova York e Londres.
Dessa maneira, o evento reúne milhares de pessoas que são apaixonadas por moda, desde estilistas, grifes brasileiras, celebridades, modelos e convidados. Assim, ele acontece de modo semi-anual, ou seja, duas vezes ao ano, uma no início e outra no final.
Em 2022, o SPFW celebra sua 53ª edição com o tema IN-PACTOS, onde aborda as mudanças no mundo da moda como uma forma de convite para “abraçar o novo”.
- Em seguida, veja também DFB Festival 2022: tudo sobre o maior encontro da moda autoral da América Latina
SPFW n53: conclusão
A São Paulo Fashion Week acontece entre 31 de maio e 4 de junho. Assim, será norteado pelo tema IN-PACTOS, que aborda criatividade, moda, arte, sustentabilidade, inovação e tecnologia.
E aí, gostou de saber o line-up completo do evento? Por qual desfile você está mais ansioso?
Por fim, acompanhe nossas dicas de moda e estilo e fique por dentro de todas as principais tendências do momento.
- Então, leia Ecobag da Maria Filó ressignifica matéria-prima de coleções passadas
Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 2024?
O público tem seus favoritos e segue votando no reality. Por isso, o menos querido foi eliminado do reality show da Record, e Gui Vieira e Sidney Sampaio seguem na atração. Faça parte da enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flora Cruz e vote em quem deve ganhar o programa da Record: