Vem chegando a data de aniversário do seu filho e você quer comemorar de forma simples, mas marcante? Para celebrar o aniversário de uma criança, antes é necessário definir algumas questões importantes, como o tema, o local, a decoração, o bolo, os doces e os convitinhos, por exemplo.

Independentemente do modo, uma festa precisa ser organizada com antecedência. Então, escrever em uma lista tudo o que precisa para não se esquecer de nada no dia especial é praticamente indispensável.

Mas você não está sozinha(o) nessa! O Fashion Bubbles preparou tudo o que você precisa nessa matéria para uma festa infantil simples, mas fabulosa.

Abaixo você encontra como fazer uma festa infantil econômica, mas bonita, receitas de comidas de baixo custo, mas gostosas, decorações simples e, ainda mais, dezenas de sugestões de temas adoráveis. Tudo para se inspirar! Confira em seguida:



Como fazer uma festa infantil bonita e barata?


Foto de crianças em festa de aniversário.
Fonte: Canva

É possível fazer uma festa divertida e bonita sem gastar muito dinheiro. Se você quer dar ao seu filho uma comemoração incrível sem esvaziar o bolso, o Fashion Bubbles pode te ajudar. Aqui estão ótimas dicas para a sua próxima festa de aniversário.

Confira em seguida como fazer uma festa infantil simples com o orçamento limitado:



1. Escolha um local gratuito ou barato


Alugar um local pode custar uma boa parte do seu orçamento. Sem contar o quanto você gastaria com mais decorações para “preencher o espaço”.

Por isso, uma boa ideia é optar por fazer a festa de aniversário em casa ou em um local gratuito. Seu quintal, um parque local, a praia, ou até mesmo o quintal de um parente, caso eles oferecerem.


2. Convide somente as pessoas essenciais


Com um orçamento limitado, resta resistir à tentação de convidar dezenas e dezenas de pessoas para a festa do seu filho. Afinal, quanto mais convidados, mais gastos com suprimentos e alimentos serão necessários.

Uma regra que pode funcionar é fazer com que o aniversariante convide o mesmo número de pessoas que o da sua nova idade para a festa. Por exemplo, caso ele esteja completando 6 anos, ele pode convidar 6 amigos. Que tal?


3. O horário da sua festa pode favorecer o bolso


Você sabia que o horário da sua festa pode ajudar com os gastos? Por exemplo, se pretende fazer durante uma refeição, como almoço ou jantar, o mais apropriado é fornecer essa refeição aos seus convidados. Assim sendo, uma festa pela manhã ou tarde, quer dizer oferecer lanches leves e comidas simples, que são mais acessíveis. Fica a dica!


4. Use convites digitais


Além de economizar tempo, os convites digitais são elegantes, animados e interativos. Você pode criar gratuitamente um modelo no Canva, por exemplo, e depois enviar por e-mail ou WhatsApp.


5. Faça você mesmo o máximo possível


É possível economizar muita grana fazendo o máximo possível de coisas para a festa do seu filho. Isso significa criar os convites, a decoração, fazer a comida, os lanches e até mesmo assar o próprio bolo.

Coloque a mão na massa, o forno para trabalhar e use suas habilidades de artesanato!


6. Decore com coisas que já tem em casa


Busque por decorações, brinquedos e atividades que tem em casa, antes de começar as compras para a festa. Seja criativo, assim a comemoração será divertida e acessível.


Qual melhor horário para festa infantil?


Foto de festa infantil.
Fonte: Canva

Geralmente, festas de bebê ou criança acontecem nos fins de semana, nos horários entre 16h e 18h. Todavia, não há problemas em celebrar a nova idade do seu filho num dia de semana. O ideal é escolher um horário conveniente, como 18h ou 19h. Tais horas do dia são ótimas para brincadeiras, lanches e bolo.



Que horas canta o parabéns?


O parabéns é o momento mais esperado e especial da festa. Normalmente se canta quando a comemoração está prestes a encerrar. Só assim, então, o aniversariante assopra a vela e o bolo e os docinhos são servidos. O parabéns é perfeito para finalizar a comemoração com elegância!


Que comida servir em festa infantil?


Foto de crianças com comidas em festa infantil.
Fonte: Canva

O que é uma festa sem comida, não é mesmo? Quando vamos em uma celebração infantil costumamos ser servidos com salgadinhos, tortas, pão recheado, além dos clássicos doces, como o bolo da festa, brigadeiro e beijinho.

Todavia, existem outras opções adoráveis de comida para servir aos seus convidados. Eles certamente vão devorar essas ideias abaixo. Confira em seguida:

  1. Cachorro-quente;
  2. Mini hambúrguer;
  3. Pizza caseira;
  4. Bolo salgado;
  5. Enroladinho de salsicha;
  6. Pastel;
  7. Nuggets de frango;
  8. Tacos;
  9. Sanduíches;
  10. Batata frita;
  11. Salada de frutas;
  12. Sorvete;
  13. Pirulitos;
  14. Cupcakes;
  15. Pipoca doce;
  16. Donuts;
  17. Gelatina;
  18. Espetinho de frutas;
  19. Marshmallow;
  20. Morangos com cobertura;
  21. Pé de moleque;
  22. Churros.

No vídeo em seguida, confira mais dicas de mini lanches para servir em festa infantil:



Veja ainda, como calcular bebidas, docinhos, salgadinhos e bolo para os seus convidados da festa:



  • Em seguida, leia Dia dos Pais: Confira sugestões de presentes masculinos

O que de baixo custo servir em festa infantil?


Você consegue gastar pouco e servir coisas deliciosas para os convidados da festa de aniversário. Afinal, um cardápio simples com comidas tradicionais é mais que do que suficiente.

Então, confira abaixo dicas econômicas do que servir na festa infantil do seu filho:

  • Cachorro-quente;
  • Pão de queijo;
  • Milho cozido;
  • Pipoca salgada;
  • Torta de sardinha;
  • Geladinho;
  • Pipoca doce;
  • Salada de frutas;
  • Gelatina;
  • Balas de coco ou goma.

Confira em seguida, como fazer torta de sardinha de liquidificador simples, deliciosa e econômica:



Ainda mais, assista como fazer copinhos de gelatina com mousse e granulado:




Decoração para festa infantil


Foto de decoração de unicórnio para festa infantil.
Decoração de unicórnio para festa infantil. Fonte: Canva

Indispensável em qualquer festa, a decoração em uma comemoração infantil contagia os convidados, principalmente as crianças. Sem contar como ficarão lindas as fotos do momento especial do aniversariante e sua família.

Independentemente do tema, cores, balões e músicas são essenciais para a harmonização do ambiente. Todavia, antes de pensar na temática para a celebração, é importante levar alguns pontos em consideração.

  1. Pense na idade da criança: é importante para atrair a atenção do aniversariante e dos convidados. Afinal, quando a criança conhece o personagem ou mesmo se familiariza com as formas e cores diverte-se muito mais;
  2. Cogite o que está na moda: pesquise os temas mais buscados em sites ou confira nas vitrines das lojas;
  3. Pergunte ao aniversariante o que ele prefere: caso houver a possibilidade, a criança pode querer um tema que seja o seu personagem preferido, por exemplo. Então vocês podem entrar em comum acordo sobre isso.

  • Enquanto isso, confira Dia das Crianças: 130 ideias de lembrancinhas para seu filho

Como enfeitar festa infantil em casa?


Opte por um espaço com parede em destaque para fazer um painel decorativo. É essencial uma mesa, não se esqueça de uma toalha e selecione alguns potes da cozinha bonitos para adicionar riqueza à decoração. Use a imaginação com o que já tem em casa.

Para seus convidados se acomodarem, caso você não for alugar mesas, pode espalhar as cadeiras e bancos da sua casa no espaço em que a festa for acontecer.

Confira em seguida, coisas que você pode ter em casa que ajudam na decoração da festa de aniversário do seu filho:

  • Bomboniere;
  • Boleiras;
  • Bandejas;
  • Taças grandes;
  • Tigelas;
  • Vasos de flores;
  • Flores artificiais;
  • Porta-retratos;
  • Caixas;
  • Mesas de canto;
  • Brinquedos do tema do aniversário.

Abaixo, selecionamos algumas ideias simples que ao mesmo tempo podem ser sugestões ideais para a sua festa:

Como fazer painel de papel crepom e balões:



Como fazer arco de balões desconstruído:




Decoração simples, mas charmosa, de mesa para festa infantil:



Ideias de decoração de centro de mesa:



Confira ainda, 6 ideias fáceis e criativas que você pode fazer para decorar a festa infantil:



  • Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Qual o valor de uma decoração de festa infantil?


Contratar profissionais para decorar uma festa infantil pode custar cerca de R$ 300,00 a até R$ 5.000,00. É importante ressaltar que esse valor depende de fatores, como a quantia de convidados e o local a ser personalizado, por exemplo.



Como fazer decoração de festa simples?



Temas para festas infantis


Ainda está em dúvida quanto ao tema da festa de aniversário do seu filho? Não se preocupe! Separamos aqui dezenas de ideias que estão em alta esse ano. Alguma delas pode ser o que você busca. Confira em seguida:


Que tema de festa infantil está em alta?


Raposinha


Versátil, a raposinha combina tanto com os meninos quanto com as meninas. Os tons que se destacam na decoração são, laranja, amarelo e branco.


Foto de painel de festa de aniversário com tema raposinha.
Fonte: Etsy

Cinderela


Com o novo filme da Cinderela lançado no ano passado, a princesa retornou como um dos temas em alta mais procurados para meninas.


Foto de decoração de aniversário cinderela.
Fonte: Kara’s Party Ideas


Lhama


Para todas as idades, lhama caiu no gosto dos pequenos. A festa pode ser decorada com cactos, pompons e bandeirinhas.


Foto de decoração de aniversário lhama.
Fonte: Sunshine Parties Blog

Tutti Frutti


Para pais que gostam de fugir do óbvio, há a opção de se inspirar na decoração tutti frutti. As frutas são incorporadas de forma alegre e divertida.


Foto de decoração de bolo de aniversário tutti fruty.
Fonte: Kara’s Party Ideas

Arco-íris


As cores do arco-íris inspiram lindas decorações de aniversário. O elemento da natureza pode ser trabalhado com balões, como o exemplo em seguida:


Foto de decoração de aniversário no tema arco-íris.
Fonte: Project Nursery

Cata-vento


Considerado versátil, o tema pode agradar os meninos e meninas. É a sugestão ideal para quem quer decorar a festa infantil sem se inspirar em um personagem.


Foto de decoração de aniversário no tema cata-vento.
Fonte: Constance Zahn

Dinossauro


Sucesso entre os meninos, esse tema valoriza os gigantes históricos e propõe um clima de aventura, que agrada todos os convidados.


Foto de decoração de aniversário no tema dinossauro.
Fonte: Instagram @festejebyjulie

  • Ao mesmo tempo, leia Mini presentes: 50 ideias para gastar pouco e dar grandes presentes

Unicórnio


Temática sucesso nos últimos anos, é um dos preferidos buscados pelas meninas. As cores suaves e doces são valorizadas nessa decoração.


Foto de decoração de aniversário no tema unicórnio.
Fonte: Catch my Party

Chuva de Amor


Romântico e cheio de charme, o tema é a sugestão ideal para celebrar os primeiros anos de vida dos pequenos. Aposte na decoração em nuvens, corações e arco-íris.


Foto de decoração de bolo de aniversário no tema chuva de amor.
Fonte: Kara’s Party Ideas

Rei Leão


Um clássico adorado por muitos que cativa também os pequenos dessa geração. O tema valoriza o reino animal e cores que remetem à floresta.


Foto de decoração de aniversário no tema rei leão.
Fonte: Kara’s Party Ideas

Pequeno Príncipe


Quer uma festa mais elegante? O personagem Pequeno Príncipe pode ser ideal para sua decoração. Use e abuse de estrela, coroa, lua etc.


Foto de decoração de aniversário no tema pequeno príncipe.
Fonte: Baby and Breakfast

Fazendinha


Caso esteja buscando um tema mais simples, então você deve considerar a fazendinha. O ambiente da festa ficará bem rural e a inspiração pode vir dos animais do campo, por exemplo.


Foto de decoração de festa no tema fazendinha.
Fonte: The Bubbles Crew

  • Em seguida, confira Lembrancinha DIY: 23 ideias que vão bem em qualquer ocasião!

Moana


Uma das novas princesas da Disney, Moana é destemida, aventureira e corajosa. Uma festa com esse tema pode ser decorada com espetinhos, guirlandas e flores.


Foto de decoração de aniversário no tema moana.
Fonte: Instagram @monicaandcro_events

Circo


Usado há muito tempo, essa é uma decoração super colorida e unissex.


Foto de decoração de aniversário no tema circo.
Fonte: Pinterest Blog 529

Flamingo


Vale considerar o tema Flamingo como uma opção para a festa que irá fazer. O tom rosa do animal rende lindas decorações, que trazem clima romantico numa mistura tropical.


Foto de decoração de festa no tema flamingo.
Fonte: Fab Flamingo Fitness

Bailarina


Bailarina é um ótimo tema que as meninas se identificam. A decoração fica romântica, delicada e super feminina, afinal.


Foto de decoração de aniversário no tema bailarina.
Fonte: Beading Buds

Quais os temas de festa infantil para 2022?


TikTok


Essa rede social de vídeos contagia o público de todas as idades. As crianças e jovens, inclusive, adoram! Os tons que podem predominar são, preto, vermelho e azul.


Foto de decoração festiva no tema tiktok.
Fonte: Catch My Party


Pop It


Seu filho provavelmente tem um desses brinquedos ou já brincou com um! O Pop It é um tema em alta para festas de aniversário. Super versátil, pode ser montado para meninas e meninos.


Foto de decoração festiva no tema pop-it.
Fonte: Karas Party Ideas

Now United


O grupo musical tem sido adorado pelas crianças. Ótima sugestão para os filhos que irão completar entre 7 e 11 anos.


Foto de decoração festiva no tema now united.
Fonte: Casa e Festa

Fortnite


Os pequenos que adoram vídeos do YouTube e jogos eletrônicos certamente adorariam uma festa neste estilo, como é o caso Fortnite. Como resultado, será uma celebração colorida, animada e energética.


Foto de decoração festiva no tema fortnite.
Fonte: DxBrx

Luccas Neto


Um grande sucesso entre os pequenos que passam tempo assistindo o YouTube. O Lucas Neto é um tema que seu filho ou filha pode adorar.


Foto de decoração festiva no tema luccas neto.
Fonte: Instagram @maisonmerci

Homem-Aranha


As cores vermelho e azul ditam o rumo da decoração da festa. O amarelo também pode se destacar no bolo, lembrancinhas e doces.


Foto de decoração festiva no tema homem-aranha.
Fonte: Karas Party Ideas

  • Ao mesmo tempo, confira Quarto safari: 23 fotos + vídeos de decoração para o cômodo infantil

Minecraft


Use blocos no cenário da festa com tema Minecraft. Abuse das cores verde, marrom e vermelho.


Foto de decoração festiva no tema minecraft.
Fonte: Karas Party Ideas

Patrulha Canina


Febre entre a criançada, essa animação infantil é um tema que pede aperitivos com formato de osso, pegadas caninas e balões nas cores vermelho, azul e amarelo.


Foto de decoração festiva no tema patrulha canina.
Fonte: Dxbrx

Peppa Pig


Mais uma opção que está entre as principais buscas de decoração para festa infantil, Peppa Pig.


Foto de decoração festiva no tema peppa pig.
Fonte: Pinterest Amazonaws

Sonic


Querido entre os meninos, o Sonic é um porco-espinho azul que pede decoração nessa tonalidade e também no vermelho. Use elementos que lembram a história, como anéis, diamantes e coqueiros.


Foto de decoração festiva no tema sonic.
Fonte: Mom Sand Munchkins

Como escolher um tema de festa infantil?




  • Em seguida, leia Quarto infantil: aprenda a reunir funcionalidade e beleza na decoração

Ideias de decoração simples


Como fazer lindos painéis de festa com menos de R$ 10,00?



Faça você mesmo número 3D para decorar a festa de aniversário infantil:



Em seguida, assita ideias simples de painel de festa infantil para fazer em casa:



Logo depois, confira como fazer lembrancinhas em E.V.A:



Ao mesmo tempo, confira como você pode usar as coisas que tem em casa na decoração de festa infantil:



Enfim, veja outras ideias para festa infantil simples no vídeo abaixo:



  • Em seguida, confira Quarto duplo: 20 ideias para quarto de casal, infantil e de solteiro

Conclusão


Se inspirou nas nossas dicas e conseguiu planejar a festa infantil do seu filho? Certamente será um momento especial muito marcante para ele. Afinal, basta que o aniversariante fique feliz com o resultado e seu esforço. Não é mesmo?

Por isso, não se esqueça dos convitinhos, das comidas, do bolo e, principalmente, do tema para a decoração. No fim das contas, tudo que é feito com carinho tem grandes chances de ficar eternizado na memória.

Para receber mais dicas festivas para seus filhos, nos acompanhe em Festas Infantis. Por lá, você encontra dicas para outras datas comemorativas, como Festa Junina e Dia das Crianças. Não perca!