· ·

Decoração junina simples: dicas para fazer em casa, sem gastar muito na Festa de São João

Veja em fotos e vídeos como fazer uma decoração junina estilo DIY sem gastar muito e curtir sua própria festa de São João em casa!

Decoração junina em casa.
Compartilhe

O mês de junho é adorado por muitas pessoas. Não apenas pela chegada do inverno, mas também pelas tradicionais festas juninas. Porém, com a pandemia, não é possível reunir a galera e fazer aquele evento que gostamos tanto. Mas, que tal fazer uma junina simples em casa para não passar esse mês em branco?

Como resultado, além de dar uma descontraída vocês também poderão aproveitar para relembrar o gostinho dos pratos característicos das festas como o milho, a paçoca, o cachorro quente e até o vinho quente e o quentão!

Decoração simples de em casa. Foto: Instagram

Além disso, quem tem crianças em casa com certeza essa festinha de São João vai ter um toque a mais de alegria. Isso porque como os pequenos não estão tendo as festas na escola, esse momento será super especial. Outro ponto importante é que eles podem ajudar a fazer os itens decorativos como uma atividade criativa!

Para isso, separamos algumas ideias para você fazer uma decoração linda. Porém, sem gastar muito. Afinal, o orçamento anda meio apertado ultimamente, não é mesmo? Além disso, são várias inspirações que você pode fazer sozinha, estilo DIY.

Já prepare seu vestido e as marias chiquinhas que o arraiá já vai começar!

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Mesa com decoração junina

 

Decoração junina simples.
Fonte: Pinterest

Parece uma decoração junina sofisticada, não é mesmo? Porém, é apenas um painel feito de pallets, uma toalha de crochê colorida, bandeirinhas feitas de papel colorido e flores. Além disso, quer deixar o cantinho com a sua cara? Basta fazer um varal de bandeirinhas em frente a mesa e colocar seu nome feito com retalhos!

Canto pequeno junino.
Fonte: Pinterest

Além disso, outros adereços bastante característico da decoração junina são: palha, chapéus, balões e enfeites feitos com retalhos. Desta forma, basta colocar a criatividade em prática para criar um cantinho temático em casa.

Decoração simples com flores e bandeirolas

Painel de pallet
Fonte: Reprodução/Pinterest

Que tal explorar sua habilidade nos recortes? Você pode imprimir moldes de desenhos tanto para parede quanto para decoração junina da mesa e recortá-los. Além disso, aproveite algum objeto não utilizado para dar uma cara diferente para o bolo. Por exemplo, um vaso de plantas aramado!

Decoração junina dentro de casa.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Existem dois formatos típicos de bandeirolas para as festas juninas. A primeira delas é um triângulo de ponta cabeça. Por outro lado, tem ainda o quadrado com um corte embaixo. Você pode misturar os dois formatos para criar um espaço divertido e personalizado.

Flores de pano.
Fonte: Pinterest

Outra dica para incrementar a decoração é apostar nas flores feitas de tecido. Como resultado, você não precisará gastar ou arrancá-las de um jardim. Além disso, é uma ótima forma de aprender novas habilidades manuais ou valorizar o trabalho artesanal.

Flores como os girassóis são ótimos para decoração simples de festa junina em casa. Foto: Instagram

E por falar em flores, os girassóis são os preferidos para esse tipo de decoração. Afinal, sua cor vibrante ajuda a dar vida ao ambiente.

Use os pompons para incrementar sua decoração

Se sua mesa de jantar ficar encostada em uma parede de espelhos vai parecer que você tem um verdadeiro banquete na sua festa junina. Neste caso, o único item que deu cara para a decoração junina foi o tecido. Com ele, além da toalha da mesa, foram feitas as bandeirinhas, foi encapado o vaso florido e também feito alguns detalhes nas panelas.

Mesa junina.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Decoração junina simples

Por outro lado, para quem quer uma decoração junina mais discreta e que permaneça durante todo o mês, existem alternativas menos enjoativas. Porém, sem perder a característica da festa de São João! Neste caso, ao invés de bandeirinhas, os moradores optaram por casinhas coloridas. Além disso, o quadro tem um papel super importante de demarcar a área.

Quadro azul.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Na hora de planejar sua decoração junina não se esqueça de que o que dá personalidade ao ambiente são as referências caipiras. Por isso, detalhes de palha, chapéus e flores é uma opção. Neste exemplo, há ainda um toque criativo que atrai a participação de todos da festa que é o mural personalizável na mesa. Ele é feito de um papel semelhante ao saco de pão, ou seja, é super barato!

Mesa de festa junina.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Além disso, você pode fazer esse tipo de decoração em vários cômodos da casa, como o armário da sala de jantar, o rack da sala ou até mesmo no aparador dor hall de entada. Os balões também são super bem-vindos!

Armário pequeno decorado.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Geralmente, nas festas tradicionais de aniversário, por exemplo, existe um fundo através do bolo onde as pessoas costumam tirar fotos. Uma versão super simples e a cara da festa junina é uma manta ou pano xadrez.

Painel xadrez.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Que tal apenas um café da tarde temático? Para isso, você vai precisar de apenas um caminho de mesa combinando com o jogo americano. Agora é só colocar as bandeirinhas no bolo caseiro e um guardanapo xadrez.

Mesa de café da manhã.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • Você também pode gostar: Caipira chique – inspirações de maquiagem e penteados para festa junina!

Enfeites para mesa

Mesmo sem muito recursos é possível usar a criatividade para dar personalidade à sua decoração junina. Por exemplo, cruzar algumas fitas coloridas na mesa. Afinal, a dança das fitas é característica desta data comemorativa.

 

Guardanapo xadrez.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, se você tem apenas alguns pedaços de fitas, saiba que ainda dá para fazer uma decoração junina super delicada e charmosa. Para isso, é preciso apenas fazer alguns laços no guardanapo e acrescentar um mini chapéu de palha.

Laço com fitas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Além disso, já deu para notar que o guardanapo também pode fazer toda a diferença na decoração de uma festa junina em casa, não é mesmo? Por isso, vale a pena apostar em formas diferentes de dobrá-lo. Como resultado, você só precisa de um deles para criar uma bandeirinha dentro do prato.

Chapéu pequeno.
Fonte: Reprodução/Pinterest

  • Você também pode gostar: São João – 50 ideias de decoração para festas juninas sem cair no clichê!

Por outro lado, as flores também são ponto alto da decoração junina. Além disso, o vaso onde elas estão fazem toda a diferença. O ideal é apostar em versões rústicas. Lembra das bandeirinhas em cima do bolo? Também é possível usá-las no vaso de flores.

Vaso de flor.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Comida como decoração

Há um ditado que diz que o brasileiro come pelos olhos. Por isso, que tal deixá-la ainda mais apetitosa e, de quebra, usá-la na decoração da festa junina?

Pipoca, um dos clássicos da festa junina

 

Pipoca doce parecendo espiga de milho.
Fonte: Pinterest

Vidro com pipoca.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Foto: Instagram

Outras comidas

Por outro lado, existe uma forma simples e super delicada de deixar a comida decorada, quer saber como? Basta usar pequenas pás de madeira, muito usadas em sorveterias, e colar uma bandeirinha colorida. Pronto, agora basta espetar em qualquer prato. Por exemplo, no milho, no cachorro quente e até nos docinhos!

Pedaços de milho na bandeja.
Fonte: Reprodução/Pinterest

A barraca do beijo é tão famosa mundo afora, que virou até nome de filme! Aqui no Brasil, é exclusiva da festa junina. Mas, como não estamos fazendo aglomeração e muito menos dando beijos, que tal fazer uma pequena adaptação? Por exemplo, fazendo uma barraca do beijinho!

Barraca do beijinho.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Para não correr o risco de os convidados ficarem o tempo todo perguntado do quê é o doce, que tal colocar uma plaquinha de identificação?

Cural.
Fonte: Pinterest

Além disso, com uma única folha colorida, é possível fazer diversas bandeirinhas para enfeitas os lanchinhos. Outra opção criativa e divertida é cortar os próprios lanches em formato de bandeirinhas.

Pão com bandeirinha.
Fonte: Pinterest

O milho é um dos alimentos mais versáteis para uma festa junina, tem bolo de milho, pamonha, cural, pipoca, milho cozinho e até buquê de milho! Escolha uma base bem bonita, por ser uma bandeja, amarre os milhos com um barbante ou corda de sisal e acrescente flores de várias espécies e cores.

Buquê de milho.
Fonte: Reprodução/Pinterest

  • Você também pode gostar: São João Neon – decoração para festa junina com cores fluo!

Decoração junina para área externa

Por fim, se você tem um quintal, aproveite essa área externa para ter uma festa o ar livre com decoração junina. Lembra que falamos sobre a dança da fita? Neste espaço você pode até ensaiar uma coreografia em volta de uma árvore.

Decoração Junina com Fitas

Um piquenique também vai super bem. Afinal, o frio já chegou e a tarde é o período mais quente do dia. Aproveite e convide a criançada a fazer alguns jogos e brincadeiras desta data comemorativa. Por exemplo, a pescaria, jogo de argolas e corrida de saco.

Fitas para decoração Junina
Decoração Junina simples. Foto via Liraby

Decoração junina com fitas na árvore.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Foto: Instagram

 

Decoração com bandeirolas e flores em papel ceda

Decoração junina com bandeirinha.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Use flores de papel ceda na decoração

Achou que não íamos falar do balão, não é mesmo? Claro que não os deixaríamos de fora. Afinal, também fazem parte da decoração junina. Além disso, a festa foi montada em uma varanda pequena com pergolado. Como resultado, dá até para separar um espaço para dançar uma quadrilha!

Decoração junina na varanda.
Fonte: Reprodução/Pinterest

  • Além disso, veja também: Festas Juninas – como fazer flores em papel seda e pompons para decoração das festas de São João!

Como fazer uma festa junina em casa

Por fim, separamos uma playlist com vários vídeos que irão te ensinar na prática a fazer uma decoração junina. São várias inspirações e modelos para copiar!

Por fim, veja também:

Compartilhe

Stories

Matérias Similares