Amigo ladrão – O amigo secreto mais divertido de todos!

Você já ouviu falar em amigo ladrão ou amigo da onça? Essa brincadeira faz sucesso no final de ano e tem tudo para virar a melhor lembrança da festa.

 

O que é um amigo ladrão?

 

O amigo ladrão é uma variação divertida onde compra-se o presente primeiro e o sorteio acontece no dia da entrega. Isso mesmo!

Sendo assim, você compra algo bacana, seguindo as regras e, no dia, descobre quem irá presentear. Mas não para por aí.

Mas na hora da revelação, os participantes podem decidir se escolhem um novo presente ou roubam o presente de alguém. Bacana, né?

 

Quando se faz amigo-secreto?

 

Amigo-secreto é uma brincadeira tradicional das festividades de fim de ano. Pode ser feito na noite de Natal ou ano novo, no caso das festas de família ou amigos. Já nas empresas, o amigo oculto costuma ser realizado em meados de dezembro, na confraternização de fim de ano.

 

As regras do amigo-secreto ladrão

 

Foto: Freepik

 

  1. Inicialmente defina as regras do amigo secreto: valores, tema, etc;
  2. Em seguida, compre um presente bem bacana;
  3. Faça uma lista com números na quantidade de participantes, começando do número 1 até o último número de acordo com a quantidade de participantes. Recorte os papeizinhos, coloque em um saco;
  4. Por fim, arrume o local do amigo secreto, deixando os presentes no centro e as cadeiras em volta;

 

 

Como fazer o amigo ladrão

 

  • Primeiramente, faça o sorteio. Assim, cada participante tira um papelzinho e neste papel terá seu número;
  • Na sequência, a brincadeira começa com a pessoa que tirou o número um, seguida do número dois e assim sucessivamente;
  • Agora, cada participante, à medida que for sendo sorteado, pode escolher um presente fechado da pilha no centro ou “roubar” um dos presentes que já saíram.
  • A brincadeira segue enquanto restarem presentes na mesa!

Atenção: cada presente pode ser roubado até três vezes. Se não o amigo secreto ficará muito longo.

 

 

 

Vantagens do amigo-ladrão ou amigo da onça

 

No amigo secreto tradicional, é comum as pessoas acabarem tirando alguém com quem não têm muita afinidade e ainda podendo ficar com a pressão de encontrar um presente que agrade essa pessoa.

Mas já no amigo-ladrão, como os presentes não são definidos, os participantes ficam mais livres para comprar aquilo que realmente gostam, o que enriquece a brincadeira e também a deixa mais leve, evitando possíveis constrangimentos em um período do ano já conturbado. Assim, um exemplo, é quando na confraternização da firma, a pessoa tira o chefe ou um colega de trabalho com quem não tem uma boa relação.

Além de evitar esse tipo de situação, o amigo-ladrão é muito divertido e terá risadas garantidas!

E então, ficou com dúvida? Veja explicação detalhada de como fazer o amigo-ladrão, que é conhecido por ser o mais divertido de todos.

 

 

Dicas de como fazer o amigo ladrão

 

Em primeiro lugar, defina as regras para o presente. Você pode estipular preço, tema e o que mais desejar. Todos os presentes devem ser comprados antes.
No dia do sorteio, distribua os presentes em cima de uma mesa. Na sequência faça uma lista em ordem numérica. Cada pessoa recebe um número e o primeiro escolhe o embrulho que irá abrir.

Agora cabe ao próximo sorteado decidir se mantém o presente ou fica o aquele do participante anterior! O rouba-rouba é super divertido, já que se disputa alguns itens.

Cada presente pode ser roubado no máximo três vezes; o que traz ainda mais diversão para a brincadeira. Assim os participantes precisam estar atentos para o número de vezes que cada presente foi roubado.

A brincadeira segue enquanto restarem presentes na mesa. Cada um fica com o que já tem em mãos e a comemoração segue. Gostaram da ideia?

Para deixar tudo ainda mais divertido, uma ideia bacana é combinar temas e categorias, que podem combinar com a ideia da festa.

 

Ainda vale, também, fazer embrulhos básicos para “confundir” os participantes.

Leia mais:
+ ÁRVORE DE NATAL – 108 IDEIAS CRIATIVAS PARA CASA E EMPRESAS
+ DECORAÇÃO NATAL  – 3 TENDÊNCIAS MODERNINHAS PARA APOSTAR JÁ

 

Tem como fazer sorteio de amigo secreto online?

 

Fonte: Facebook

 

O site Amigo Secreto, por exemplo, é um organizador de troca de presentes de fim de ano de forma online. 

Para usá-lo é bem simples, e o sorteio é super prático. Basta criar uma conta na página cadastro. Depois fazer um grupo ou entrar em um existente. E enviar um convite por e-email para todos que forem participar. 

Assim que todas as pessoas se cadastrarem, o sorteio poderá ser realizado com apenas um clique. 

O site é bem completo. Nele tem o Mural do Grupo onde os participantes podem conversar e definir data, hora do sorteio e local da confraternização, por exemplo. 

Além de não ter o risco de se auto tirar, é permitido montar uma lista de desejos. Isto é, criar uma lista com presentes que gostaria de ganhar de seu amigo secreto. 

Ainda não acabou! O site Amigo Secreto facilita a vida de quem, por exemplo, não quer de jeito nenhum tirar uma certa pessoa na brincadeira. 

As alternativas são pagas. Em resumo, se pode escolher 1 ou 3 amigos para excluir das opções na hora do sorteio. Ou até mesmo escolher 1 ou 3 amigos que adoraria tirar no amigo secreto. 

 

Fonte: Site Amigo Secreto

 

Os diferentes tipos de amigo secreto

 

Quem resiste à uma brincadeira de amigo-oculto? Melhor ainda se for bem diferentão.

 

Essa brincadeira é um dos grandes clássicos das confraternizações em família ou no trabalho. É, é claro, ganha diversas variações divertidas para nunca cair na mesmice.

Entre elas, as mais famosas: inimigo-oculto, amigo-artesão, amigo do R$ 1,99… a lista é grande. Clique aqui para conferir 12 ideias bacanas para inovar nas festas.

 

 

 

Por fim veja também:

Amigo da onçaAmigo OcultoAmigo SecretoFesta da empresaFesta de NatalFestasNatalsugestões amigo secreto